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Gestão Empresarial Material de Aula Baseado no livro Gestão Empresarial, de Maria Inês Caserta Scatena, Editora Uninter, Curitiba, 2010.

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1 Gestão Empresarial Material de Aula Baseado no livro Gestão Empresarial, de Maria Inês Caserta Scatena, Editora Uninter, Curitiba, 2010

2 Apresentação Empresário Brasileiro Coragem
Ciclo de vida das empresas – 2 anos

3 Capítulo 1 - Administração empresarial: Conceito e Teorias

4 Administração de Empresas
Dar direção Normas Funções Ordem Princípios Chiavenato (2003): Tarefa Estrutura Pessoas Tecnologia Ambiente Mercado Comércio Indústria Hospitais Clubes Escolas Serviços Públicos

5 Gerir Fazer com que um conjunto de pessoas, em comum acordo e de forma harmônica, execute uma atividade com qualidade, de maneira adequada ao que foi proposto pela organização

6 Abordagem Histórica Revolução Industrial 1780 a 1840 1840 a 1895

7 INÍCIO  INGLATERRA CARACTERÍSTICAS:
Produção industrial em larga escala voltada para o mercado mundial. Especialização das tarefas. Uso intensivo de máquinas - mecanização da indústria. Relação Social – Burguesia X Proletariado Sistema Econômico – capitalismo Industrial. Construção de estradas de ferro, locomotivas, vagões, navios e máquinas industriais.

8 Etapas da Industrialização
ARTESANAL  quando o artesão tinha o domínio de toda a produção (matéria-prima até o produto final). MANUFATUREIRA  os artesãos se reuniam em oficinas, havia uma divisão de trabalho, porém os instrumentos de trabalho eram manuais e o ritmo de trabalho era imposta pela força humana. Mecanizada  uso de máquinas a vapor, impondo o ritmo de trabalho ao operário, especialização da produção

9 Newcomen inventa uma máquina para drenar a água acumulada nas minas de carvão. Patenteada em 1705 por James Watt foi a primeira máquina movida a vapor.

10 PIONEIRISMO INGLÊS Acúmulo de capitais, Cercamento,
Disponibilidade de mão-de-obra, Jazidas de minérios, Supremacia naval Desenvolvimento tecnológica,

11 Impactos do Avanço Industrial
Trabalho infantil Trabalho Feminino Altas jornadas de trabalho

12 Lutas de classe Ludismo Formação dos Union Trade – Movimento Cartista

13 FASES DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
1ª 1760 a  limitada basicamente a Inglaterra  Indústria têxtil, aperfeiçoamento da máquina a vapor, utilização do carvão e do ferro. 2ª1860 a 1900 espalhou-se pela Europa, América e Ásia inovações tecnológicas (aço, eletricidade, petróleo)  desenvolvimento na telecomunicação. 3ª meados do século XX  se traduz pelo impacto tecnologias: microcomputador,microeletrônica robótica, engenharia genética.

14 Principais Expoentes

15 Adam Smith A Riqueza das Nações – 1776 Divisão do Trabalho

16 Principais Expoentes Administração Científica Ênfase nas Tarefas
FREDERICK W. TAYLOR Abordagem Clássica da Administração Ênfase na Produtividade com Economia HENRY FORD Teoria Clássica Ênfase na Estrutura HENRY FAYOL ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO – PRINCIPAIS EXPOENTES (DAFT)

17 Empreendedor e inventivo... Gestor e referência mundial...
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADM FORDISMO Henry Ford ( ) de mecânico a engenheiro-chefe de uma fábrica... Empreendedor e inventivo... Gestor e referência mundial...

18 Principais Expoentes Ford: O mais conhecido dos precursores da Administração Moderna, Henry Ford ( ) iniciou sua vida como mecânico e chegou a engenheiro- chefe de uma fábrica...

19 Taylor Fundador da Administração Científica 3 Etapas:
Sistema eliminar problema dos salários Enfocou a Tarefa Trabalhador Manual Abandonou Faculdade Direito Torneiro 1874 a 1878 Siderúrgica 1878 a 1890 Engenheiro Chefe Fábrica de Papel 1890 a 1893 Gerente Consultor

20 Teoria CLÁSSICA DA ADM Na Administração Científica a ênfase era colocada apenas na tarefa que realiza cada operário... Na Teoria Clássica de Fayol e seus seguidores a ênfase já começa a ser posta na ESTRUTURA da organização.

21 Três aspectos suportam o sistema de Ford:
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADM FORDISMO Três aspectos suportam o sistema de Ford: Progressão do produto: através do processo produtivo-planejado, ordenado e contínuo; Trabalho distribuído ao trabalhador: em vez de deixá-lo com a iniciativa de ir buscá-lo; Operações são analisadas em seus elementos constituintes (precursor AQ)...

22 Teoria CLÁSSICA DA ADM Trabalho dividido = empresa eficiente;
Para Henry Fayol... Organizar vai além de maximizar os recursos Deve otimizar a sua obtenção. A organização para os Clássicos... Trabalho dividido = empresa eficiente; Trabalho semelhante = facilidade de treinamento; Poucos subordinados para cada chefe = Facilita supervisão Papel do Administrador = Criar uma estrutura ideal.

23  Em 1913, fabricava 800 carros por dia.
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADM FORDISMO  Fundou, em 1903, a Ford Motor.  Em 1913, fabricava 800 carros por dia.  Em 1914, repartiu com seus empregados uma parte do controle acionário da sua empresa.  Estabeleceu um salário mínimo de cinco dólares (US$ 5.00) por dia e jornada diária de 8 (oito) horas de trabalho, quando na época, na maioria dos países da Europa, salário e jornada diária variava entre US$3,00/10 e 12 horas.

24 ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADM FORDISMO
Fez uma das maiores fortunas do mundo graças ao constante aperfeiçoamento de seus métodos, processos e produtos... Pela racionalização da produção, idealizou a Linha de Montagem, o que lhe permitiu a produção em série, método que permite fabricar grandes quantidades de um determinado produto padronizadamente...

25 ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADM FORDISMO
Ficou famoso depois de iniciar a fabricação do Ford T. , um carro popular, barato (!?) e que rodava com uma ótima velocidade para a época...

26 Resumo: Aperfeiçoou o sistema de produção em linhas de montagem;
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADM FORDISMO Resumo: Aperfeiçoou o sistema de produção em linhas de montagem; As peças eram transportadas, as pessoas ficavam paradas aguardando as peças para montar; Buscou eliminar os movimentos desnecessários; Busca do mínimo consumo de força de vontade e esforço mental; Buscou democratizar o uso do automóvel; Pagamento com bases em bônus.

27 CRÍTICAS Robotização da mão de obra;
Ford Robotização da mão de obra; Linha de montagem sem alternativas de outro modelo; Busca EXAUSTIVA da quantidade (qualidade?); Visão voltada para o produto e não para o mercado; Sistema não permitia inovações e adaptações ao mercado; Excessos no controle de pessoal...

28 Linha do Tempo Revolução Ind
1760 Início Revolução Industrial 1776 Adam Smith Riqueza das Nações Divisão do Trabalho 1860 Início da II Revolução Ind. ADMINISTRAÇÃO Escola Clássica ADM Administração Científica Taylor Teoria Clássica Henry Fayol

29

30 Teoria das Relações Humanas
Intuito de Evidenciar a importância das pessoas no processo produtivo 1929 – Crise Nova Iorque Estado passou a exercer postura intervencionista Motivação Liderança Comunicação

31 Teoria da Burocracia Weber
Formalidade Baseadas em leis Impessoalidade Formada por cargos e não pessoas Profissionalismo Formação de Carreira

32 Teoria Comportamental
1974 – Livro Comportamento Administrativo – Herbert Alezander Simon Teoria X e Y Pirâmide de Maslow Teoria dos Dois Fatores

33 Teoria X e Y Mc Gregor (1906 a 1964)

34 Pirâmide de Maslow Abraham Harold Maslow (1908 a 1970)

35 Teoria dos Dois Fatores Frederick Herzberg (1923 a 1981)
Fatores Higiênicos Salário Benefícios Chefia Ambiente Fatores Motivacionais Autorrealização Merecimento

36 Teoria Estruturalista
Anos 50 Enfoca níveis hierárquicos Recompensas salariais e materiais Análise interna e externa Diversos Tipos de Organizações Sintetizar teoria clássica e relações humanas

37 Teoria dos Sistemas

38 Teoria Neoclássica

39 Teoria Neoclássica Após 1960 Pós Guerra Crescimento econômico
Releitura da Teoria Clássica Funções Planejar Organizar Dirigir Controlar

40 Princípios Divisão do Trabalho Especialização Hierarquia Amplitude
Centralização Descentralização Decisores no topo da hierarquia, possuem visão global Decisões podem ser tomadas em níveis menores Reduz custos e esforços duplicados Aumenta agilidade, eficiência e motivação Decisões alinhadas com os objetivos da empresa Reduz complexidade das decisões Nível hierárquico mais alto é mais preparado Níveis mais baixos, tornam-se mais motivados por tornarem tomadores de decisão Divisão do Trabalho Especialização Hierarquia Amplitude

41 Tipos de Organização Simples Autoridade Linear
Funcional Simples Autoridade Linear Linhas formais Comunicação Centralização Autoridade Funcional Linhas direta Comunicação Descentralização Especialização

42 Departamentalização Funcional Produtos ou Serviços Clientela Processo
Projeto

43 Administração por Objetivos (APO)
“Qualquer empreendimento empresarial tem de montar uma verdadeira equipe e unir esforços individuais em esforço conjunto. Cada participante da empresa contribui com algo diferente, mas todos devem contribuir para um objetivo comum. Todos os seus esforços devem ser feitos na mesma direção, e suas contribuições devem ser ajustadas para produzir um todo harmonioso – sem lacunas, sem atritos, sem duplicação desnecessária de esforços. O desempenho da empresa, por conseguinte, exige que cada tarefa seja direcionada aos objetivos da empresa inteira. E, em particular, o trabalho de cada administrador deve ser focado no sucesso do conjunto” Drucker(2002)

44 Planejamento Estratégico
Estratégia: Refere-se a organização como um todo e é o meio que esta define para alcançar seus objetivos a longo prazo Tática: São os meios que a organização escolhe para que os departamentos alcancem seus objetivos a curto e médio prazo

45 Clima e Cultura Organizacional
Clima Organizacional Crenças Hábitos Valores Tradições Aspectos psicológicos Comportamento dos funcionários

46 Teoria da Contingência
Necessidade de se explicar por que algumas ferramentas de gestão funcionam e outras não. Organização Mecanística: Teoria Clássica, estrutura burocrática, centralizada, Organização Orgânica: Estrutura flexível, pouca divisão de trabalho, cargos redefinidos, descentralizada

47 Mecanístico e Orgânico

48 Administração Estratégica
“A arte da guerra implica cinco fatores principais, que devem ser o objetivo de nossa continua meditação e de todo cuidado, como fazem os grandes artistas ao iniciarem uma obra prima. Eles tem sempre em mente o objetivo a que visam, e aproveitam tudo que veêm e ouvem, esforçando-se para adquirir novos conhecimentos e todos os subsídios que possam conduzi-los ao êxito. Se quisermos que a glória e o sucesso acompanhem nossas armas, jamais devemos perder de vista os seguintes fatores: a doutrina, o tempo, o espaço, o comando, a disciplina” (Sun Tzu, 2007)

49 Ferramentas de Estratégia Porter e Ansoff

50 Swot e BCG

51 Administração Japonesa
Just-in Time: Diminuição de estoques Kanban: sistema de sinais Muda: Eliminação de desperdícios Kaizen: Melhoria Contínua

52 Ferramentas

53 Síntese Taylor conferiu ordem ao chão de fábrica, Fayol contribuiu para as funções administrativas, Weber com a burocracia, os humanistas destacaram a importância das pessoas, a teoria estruturalista integra as várias teorias. A teoria neoclássica, surge como uma releitura da teoria clássica adaptada aos novos modelos de organização.

54 Questões Qual a influência da administração científica de Taylor nas empresas de hoje? Explique como a teoria das relações humanas influenciou o surgimento da teoria comportamental. A administração estratégica é um desdobramento da teoria neoclássica? Explique a relação entre as duas.

55 Quais são as seis variáveis que a teoria geral da administração tem estudado ao longo de sua jornada histórica? Como elas integram entre si? Do ponto de vista da gestão empresarial, qual a importância do surgimento da teoria da burocracia de Weber? Questões

56 Capítulo 2 - Gestão Empresarial na Prática

57 Capítulo 3 - Organização, sistemas e métodos - OSM

58 Capítulo 4 - Gestão de Pessoas

59 Capítulo 5 - Sustentabilidade: progresso econômico, preservação do meio ambiente e responsabilidade social

60 Muito Obrigado!


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