A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema de Informações de Marketing

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema de Informações de Marketing"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Informações de Marketing
Aula 3 Sistema de Informações de Marketing

2

3 Sistema de Informação de Marketing

4 O que os gerentes gostariam de ter O que os gerentes precisam ter
SIM O que os gerentes gostariam de ter  O que os gerentes precisam ter  O que os gerentes podem ter 

5 SIM Inteligência de Marketing
Informações sobre as alterações no ambiente de marketing. Podem ser colhidas tanto sistematicamente (acompanhamento contínuo de mercado) como de forma esporádica (acesso eventual a informações sobre concorrência) Fontes  pessoal da empresa  clientes e fornecedores  relatórios anuais, imprensa  empresas especializadas 

6 SIM Registros Internos Relatórios emitidos pela empresa
Usados para planejamento diário, implementação e controle Fontes Contabilidade Produção Vendas 

7 SIM Análise da Informação
Transformar dados colhidos em forma bruta no ambiente externo em informações úteis para a tomada de decisões. Pode-se utilizar desde simples fichas de registro até sofisticados softwares estatísticos e de gerenciamento de informações. O importante é a ter a informação de forma estruturada e compreensível.

8 SIM Pesquisa de Mercado
Instrumento que liga, por meio da informação, o profissional de marketing ao mercado, cliente, consumidor, público. Tem como objetivos gerais: Identificar e definir oportunidades e problemas de marketing Gerar, aprimorar e avaliar oportunidades de marketing  Monitorar o desempenho da empresa Melhorar a compreensão do processo de marketing

9 Pesquisa de mercado Projeto de pesquisa Amostragem

10 AMOSTRAGEM Projeto de pesquisa Problema de pesquisa 1. Objetivo:
 2. Local:   3. Período de campo:   4. Universo (ou população):   5. Número de entrevistas / Intervalo de confiança/Margem de erro:   6. Procedimento de Amostragem:   7. Coleta de dados:   8. Instrumento  9. Variáveis  10. Controle de qualidade: AMOSTRAGEM

11 Amostragem 4. Universo (ou população): Quem será entrevistado?
Por população entende-se o universo que se quer investigar, de quem se quer extrair informações. Amostra é qualquer parte de uma população, podendo representar fielmente essa população ou não. Para a pesquisa nos interessa que a amostra seja representativa da população, ou então nossas conclusões poderão estar erradas. Se a pesquisa é com mulheres de 25 a 35 anos compradoras de cama, mesa e banho, essa será a nossa população. A amostra será ou não representativa da população dependendo de certos fatores como...

12 Amostragem 5. Número de entrevistas / Intervalo de confiança/Margem de erro: Quantas pessoas devem ser entrevistadas?

13 Amostragem 6. Procedimento de Amostragem: Como as pessoas que irão compor a amostra deverão ser escolhidas? Amostra probabilística Amostra não-probabilística


Carregar ppt "Sistema de Informações de Marketing"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google