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Sistema de Informações de Marketing
Aula 3 Sistema de Informações de Marketing
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Sistema de Informação de Marketing
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O que os gerentes gostariam de ter O que os gerentes precisam ter
SIM O que os gerentes gostariam de ter O que os gerentes precisam ter O que os gerentes podem ter
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SIM Inteligência de Marketing
Informações sobre as alterações no ambiente de marketing. Podem ser colhidas tanto sistematicamente (acompanhamento contínuo de mercado) como de forma esporádica (acesso eventual a informações sobre concorrência) Fontes pessoal da empresa clientes e fornecedores relatórios anuais, imprensa empresas especializadas
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SIM Registros Internos Relatórios emitidos pela empresa
Usados para planejamento diário, implementação e controle Fontes Contabilidade Produção Vendas
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SIM Análise da Informação
Transformar dados colhidos em forma bruta no ambiente externo em informações úteis para a tomada de decisões. Pode-se utilizar desde simples fichas de registro até sofisticados softwares estatísticos e de gerenciamento de informações. O importante é a ter a informação de forma estruturada e compreensível.
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SIM Pesquisa de Mercado
Instrumento que liga, por meio da informação, o profissional de marketing ao mercado, cliente, consumidor, público. Tem como objetivos gerais: Identificar e definir oportunidades e problemas de marketing Gerar, aprimorar e avaliar oportunidades de marketing Monitorar o desempenho da empresa Melhorar a compreensão do processo de marketing
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Pesquisa de mercado Projeto de pesquisa Amostragem
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AMOSTRAGEM Projeto de pesquisa Problema de pesquisa 1. Objetivo:
2. Local: 3. Período de campo: 4. Universo (ou população): 5. Número de entrevistas / Intervalo de confiança/Margem de erro: 6. Procedimento de Amostragem: 7. Coleta de dados: 8. Instrumento 9. Variáveis 10. Controle de qualidade: AMOSTRAGEM
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Amostragem 4. Universo (ou população): Quem será entrevistado?
Por população entende-se o universo que se quer investigar, de quem se quer extrair informações. Amostra é qualquer parte de uma população, podendo representar fielmente essa população ou não. Para a pesquisa nos interessa que a amostra seja representativa da população, ou então nossas conclusões poderão estar erradas. Se a pesquisa é com mulheres de 25 a 35 anos compradoras de cama, mesa e banho, essa será a nossa população. A amostra será ou não representativa da população dependendo de certos fatores como...
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Amostragem 5. Número de entrevistas / Intervalo de confiança/Margem de erro: Quantas pessoas devem ser entrevistadas?
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Amostragem 6. Procedimento de Amostragem: Como as pessoas que irão compor a amostra deverão ser escolhidas? Amostra probabilística Amostra não-probabilística
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