A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa Regional de Educação Ambiental pela Arte

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa Regional de Educação Ambiental pela Arte"— Transcrição da apresentação:

1 Programa Regional de Educação Ambiental pela Arte

2 articulação projectos apoio técnico – pedagógico
PREAA Educação ambiental Educação artística formação de professores rede escolas rede instituições articulação projectos apoio técnico – pedagógico financiamento grupo concelhio plano de acção local

3 Sensibilizar a comunidade problema / necessidade
PREAA Sensibilizar a comunidade problema / necessidade “conhecer para valorizar” Propor mudanças atitude e comportamento CONTOS e LENDAS do ALGARVE Desenvolvimento valores pró - ambientais estudo do património algarvio expressão artística: prática pedagógica e intervenção social

4 Contos e Lendas do Algarve
PREAA ciclos temáticos 97-00 06-09 SAGAAA - Guardiões Água do Sul Operação Lágrimas Negras Guardiões Água do Algarve Contos e Lendas do Algarve cidadania prevenção maré negra gestão: água energia valorização património natural e histórico - cultural conto performance filme animação multimédia Happening Canção Cartoon BD Filme… Petição Simulação maré negra

5 contos e lendas do Algarve
Livro “O Bailado do Talude” Narrativas e actividades de descoberta Contos divulgação científica Actividades de educação ambiental e artística formação de professores Projectos – piloto: Gestão água - multimédia Três Erres - performance Património - filme Ilustração Contos Geológicos Sec Tomás Cabreira Sec Poeta António Aleixo Sec Albufeira edição de livro e formação de professores recurso didáctico para escolas básicas do respectivo concelho

6 O caso do Oceano Remendado
Escola Secundária de Albufeira […] Das tocas saiam dinossáurios de todos os tamanhos, vermes desenterravam-se da areia, aves gigantes naviavam pelos ares.[…]

7 O caso do Oceano Remendado
[…]Olhou fixamente para o Nuteixo, moveu três vezes os braços de baixo para cima e disse: - Nuteixo, Nuteixo Zerpilofó, Zerpilofá Partir o continente Ao centro, ao centro E entrar o mar É p’ra já, é p’ra já![…]

8 O caso do Oceano Remendado
[…]Até que o Mago teve uma ideia: as fendas da periferia do Pangea poderiam ser fechadas com a ajuda de todos os animais do reino Meso.[…]

9 O caso do Oceano Remendado
[…]Batalhões de amonites bombeavam para fora a água do mar. Enchiam as câmaras enroladas das suas conchas e borrifavam o ar. O reino Meso estava transformado num enorme chuveiro.[…]

10 A Duna Luna da Praia de Faro
Escola Secundária Tomás Cabreira “Luna, a duna da praia de Faro, é irmã da duna Nuna…” Filipa Alves e Mónica

11 “… e, tal como ela, sente comichão quando homens e animais caminham na praia com os pés descalços e com os dedos a fazer fosquinhas. ….”

12 Iolanda Sarmento

13 “- Quais são? E Luna explicou onde era. Aqui, aqui e aqui.
…”

14 Jani Brito e Raquel Cunha

15 “Quando se dirigia para o segundo local apontado por Luna, encontrou um casal de galinhas sultanas a almoçar, no sapal da laguna. …”

16 Fábio Manjua

17 pela ARTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL criatividade desenvolvimento cidadania

18 UTOPIA equidade social ética sustentabilidade energia desenvolvimento
Igual distribuição de riqueza Igualdade de oportunidades Respeito - auto - limitação sustentabilidade energia

19 FUTURO falta água,energia qualidade vida rotura ciclos
perenidade ciclos Gestão energética Ética Equidade social crescimento económico desenvolvimento consumismo auto - limitação educação educação ambiental cultura contra - cultura

20 TER problema consequências causas rotura dos ciclos
Valores da sociedade de consumo TER Energia Água Ar Solo Biodiversidade Ozono Fogos Lixo Conflitos sociais Necessidades artificiais Desperdício Imediatismo Comodismo Património é bem de consumo Desresponsabilização Preço + barato Moda, aparência Quantidade

21 caracterização do local e aspectos a transmitir
metodologia contos e lendas caracterização do local e aspectos a transmitir Percursos para interpretação da paisagem: história, geologia, biologia, contos e lendas, pesquisa bibliográfica, entrevista… criação do conto jogos criativos de linguagem: matrizes, binómio fantástico; activadores criativos: chuva ideias, analogia inusual; técnicas dramáticas: jogo, dramatização, interpretação de papéis … apresentação pública percurso animado, contar colectivo de conto, happening, dança, instalação, filme… intervenção acções de intervenção local avaliação competências dos alunos, impacto na comunidade, resolução de problemas

22

23

24 Mostras de Trabalhos Escolares

25

26 “Água Mole em Pedra Dura”

27

28 OPERAÇÃO LÁGRIMAS NEGRAS

29

30

31

32

33

34 RELATÓRIO: .................. fim de transmissão .................
CÓDIGO DE OPERAÇÃO: LÁGRIMAS NEGRAS PRIORIDADE: MÁXIMA ALVO: POPULAÇÃO EM GERAL FÓRMULA: REUNIR ASSINATURAS PARA PETIÇÃO RELATÓRIO: PETIÇÃO ENTREGUE NA AR JUNHO 2000 DISCUTIDA EM PLENÁRIO ABRIL 2001 APROVADO SISTEMA COLOCAÇÃO DE VTS MAIO 2001 COLOCAÇÃO VTS fim de transmissão


Carregar ppt "Programa Regional de Educação Ambiental pela Arte"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google