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A Aprendizagem como Critério de Avaliação de Conteúdos Educativos on-line Seminário SACAUSEF Qualidade e Avaliação de Recursos Educativos na Internet.

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1 A Aprendizagem como Critério de Avaliação de Conteúdos Educativos on-line
Seminário SACAUSEF Qualidade e Avaliação de Recursos Educativos na Internet fernando albuquerque costa UNIVERSIDADE DE LISBOA aprendercom.info/pessoal Lisboa, ISCTE Dezembro 2005

2 What is needed in education at all levels is a revolution – not just a change in methodology, but a fundamental revolution in spirit. (Jonassen, 2000)

3 Fraco repertório de estratégias de aprendizagem
. Diagnóstico?… Why are learners often unable to think, to learn, to solve problems, and to reach their learning potential? Fraco repertório de estratégias de aprendizagem Pouca motivação para aprender Abordagem superficial (Salomon & Globerson, 1987)

4 . Fazendo a ponte… 8 P|E|D|A|C|T|I|C|E
A concepção e realização de software multimédia educativo deve ser ancorada em princípios sólidos sobre a aprendizagem. PRODUÇÃO

5 . Fazendo a ponte… 9 P|E|D|A|C|T|I|C|E
A produção de software educativo deve privilegiar a construção de recursos e materiais que favoreçam o pensamento crítico e a actividade cognitiva de nível superior. PRODUÇÃO

6 . Fazendo a ponte… 10 P|E|D|A|C|T|I|C|E
A produção de software deve ter em especial atenção a realização de produtos em Língua Portuguesa, nas áreas e níveis disciplinares mais deficitários e que vão ao encontro dos interesses e motivações específicos dos jovens a quem se destinam. PRODUÇÃO

7 tópicos Algumas questões de partida O potencial da Internet
A Aprendizagem como critério Alguns exemplos interessantes

8 I. Questões de partida Apoio aos Alunos?
Objectivos curriculares como principal determinante para a concepção de sites educativos? Em caso afirmativo, que Objectivos? Apoio aos Alunos?

9 Complemento do Programa?
I. Questões de partida Conteúdos curriculares como principal oferta do site? Em caso afirmativo, que tipo de Conteúdos? Complemento do Programa?

10 I. Questões de partida Apoio aos Alunos?
Aprofundar o trabalho da sala de aulas? Consolidar as aprendizagens? Aplicar, praticar? Saber mais? Orientar o estudo individual? Sugerir novas aprendizagens? Apoio aos Alunos?

11 Complemento do Programa?
I. Questões de partida Oferecer o mesmo? Oferecer mais? Oferecer melhor? Oferecer diferente? Complemento do Programa?

12 I. Questões de partida CONCEPÇÃO AVALIAÇÃO

13 II. O potencial da Internet
QUALIDADE “A maioria dos programas educativos reforça os aspectos mais pobres da educação pré-computador…” (Papert, 1997, p.66) Qualidade “duvidosa” do ponto de vista educativo. Ausência de padrões de qualidade do ponto de vista da aprendizagem.

14 II. O potencial da Internet
Acesso às fontes, a especialistas… Comunicação, interacção, colaboração… Elaboração, articulação, produção… Perspectivar novas estratégias de trabalho com os alunos…

15 II. O potencial da Internet
Elaboração, Conhecimento Acesso à Informação Comunicação, Interacção

16 III. A aprendizagem como critério
CONTEÚDO DESIGN FUNCIONALIDADES PEDAGOGIA

17 III. A aprendizagem como critério
(Newby, T. et al., 1996) O que é a Aprendizagem? Mudança no significado construído através da experiência Como é o processo? Resolução de problemas nomeadamente através de trabalho colaborativo Qual o principal papel do Professor? Modelar e guiar O que pode fazer o professor para desempenhar esse papel? Coloca “bons” problemas; cria oportunidades de aprendizagem em grupo; modela e guia o processo de construção do conhecimento…

18 III. A aprendizagem como critério
(Jonassen, 1999) Aprender Com Tecnologias MIND TOOLS ACTIVO ENVOLVIMENTO SISTEMA, PROFESSOR PASSIVO CONTROLE ALUNO APRESENTAÇÃO CRIAÇÃO FUNÇÃO

19 III. A aprendizagem como critério
(Jonassen, 1999) Ambientes de aprendizagem significativa “Aprendizagem cognitivamente activa e consciente”

20 III. A aprendizagem como critério
“Aprendizagem cognitivamente activa e consciente” suprimir respostas iniciais e reflectir acerca dos aspectos dos problemas; recolher, examinar e personalizar informação acerca dos problemas; gerar e seleccionar estratégias alternativas; estabelecer relações com conhecimento pré-existente e construir novas estruturas; despender esforço na aprendizagem; concentrar-se; reflectir acerca da forma como uma tarefa foi realizada. (Salomon & Globerson, 1987)

21 III. A aprendizagem como critério
(Jonassen, 1999) PROCESSOS DE E-A “Modelling” “Scaffolding” “Coaching” Modeling primarily deals with demonstrating to the learner how (and why) to perform the activities necessary for the completion of some task or objective. The main objective of coaching is to intervene at critical points in the instruction in order to provide the learner with encouragement, diagnosis, directions and feedback. The main objective of scaffolding is to adjust the task for the learner to match his/her level of performance.

22 IV. Exemplos… http://www.epcc.pt/e-student/pt/index.html
e-student, materiais para apoio à aprendizagem da Matemática e Língua Portuguesa

23 IV. Exemplos… http://www.e-escola.pt/
e-escola, o aluno como principal actor na construção do seu conhecimento…

24 IV. …interessantes http://www.pavconhecimento.pt/home/
Conhecimento, Ciência Viva…

25 IV. … interessantes http://cidadedamalta.pt/
Cidade da Malta, um espaço de encontro…

26 IV. … interessantes http://seeingmath.concord.org/
Seeing Math™ guides each participant through a unique and deep learning experience.

27 IV. … interessantes http://www.dartmouth.edu/~chemlab
The General Chemistry Laboratory! Contrary to popular belief, the laboratory portion of general chemistry is not designed to torture students. The laboratory is designed to support and illustrate chemical concepts studied in the lecture portion of the course, as well as to introduce important laboratory techniques and encourage analytical thinking.

28 IV. … interessantes http://www.exploratorium.edu/
The museum of science, art and human perception Online since 1993, the Exploratorium was one of the first science museums to build a site on the World Wide Web. Our site now contains over 15,000 Web pages exploring hundreds of different topics.

29 IV. … interessantes http://www.becominghuman.org/
Journey through the story of human evolution…

30 A Aprendizagem como Critério de Avaliação de Conteúdos Educativos on-line
Seminário SACAUSEF Qualidade e Avaliação de Recursos Educativos na Internet fernando albuquerque costa UNIVERSIDADE DE LISBOA aprendercom.info/pessoal Lisboa, ISCTE Dezembro 2005 OBRIGADO!


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