A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMUNICAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMUNICAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 COMUNICAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
João Alberto da Silva Regina Trilho Otero Xavier

2 Fontes desse MASHUP (Um mashup é um website ou uma aplicação web que usa conteúdo de mais de uma fonte para criar um novo serviço completo) Livros: Homo zappiens: educando na era digital (Wim Veen e Bem Vrakking – Editora Artmed) Second Life e WEB2.0 na Educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias (Carlos Valente e João Mattar – Editora Novatec)

3 A evolução do homem sempre ocorreu associada a:
ferramentas capazes de ampliar sua capacidade e difusão destas ferramentas para o maior número de pessoas possível.

4 * auxiliam nas novas descobertas e inventos,
Atualmente, computadores e telecomunicações servem de bases para grandes transformações: * auxiliam nas novas descobertas e inventos, * modificam substancialmente até as formas de tratar o conhecimento.

5 Computadores conectados mundialmente (Internet) causam uma revolução no ritmo da evolução do homem.

6 ? Que razões podem ter levado a essa revolução no ritmo da evolução do homem? Por quê computadores conectados à Internet têm esse poder?

7 Comportamento De acordo com Piaget, nossas tendências naturais nos levam a agir buscando: alargar o meio cada vez mais (Tendência a ultrapassar-se incessantemente = a evoluir sem cessar) aumentar seus poderes de ação sobre esse meio. (para pensar: uso de computador e Internet)

8 Progressos do comportamento ou a evolução do homem (Piaget)
Estão relacionados: ao aumento de mobilidade do indivíduo no meio (para pensar: conseqüências do uso de computador e Internet)

9 Como ocorre a comunicação na contemporaneidade?

10 Mudança no sistema de comunicação
MÍDIA DE MASSA MÍDIA DIGITAL

11 WEB2.0 MÍDIA TRADICIONAL MÍDIA SOCIAL Televisão Orkut Jornal Podcasts
Rádio Cinema Outdoor MÍDIA SOCIAL Orkut Podcasts Vídeocasts Blogs Fóruns Wikis Plataformas corporativas 2.0 WEB2.0

12 Web 2.0: Novas aplicações web:
fáceis, gratuitas e colaborativas Respondem ao princípio de não requerer uma “alfabetização tecnológica” avançada. Ferramentas estimulam a experimentação e a geração de conhecimentos individuais e coletivos, sempre de forma colaborativa.

13

14 um-muitos emissor receptor canal

15 muitos-muitos

16 Rafinha

17 Geração C Conteúdo Colaborativa Conectada

18 Uma geração que adotou o computador e a tecnologia assim como as antigas gerações fizeram com a eletricidade, o telefone,... – a informação e a tecnologia da informação são parte integrante de suas vidas.

19 Uma geração que está acostumada a resolver seus problemas com:
Atividade Imersão Controle Eles não lêem manuais, não fazem cursos para aprender uma tecnologia: Descobrem em geral na Internet (com os amigos ou em comunidades de especialistas)

20 2008 2014 2026 2030 a tecnologia de amanhã?

21 The Millennium Project
350 especialistas refletiram sobre mudanças que devem acontecer em um futuro imediato 2030 22 anos de distância Na Educação se destacam idéias como: a valorização do princípio de inteligência coletiva, os conteúdos educativos de código aberto a aprendizagem virtual particularmente Realidade Virtual Imersiva

22 aprender a DESAPRENDER
aprender a aprender aprender a DESAPRENDER

23

24

25 Para

26 Quem será (é) esse novo professor, esse novo orientador?
Quem será (é) esse novo aluno? Quem são os membros da Geração C, esses nativos digitais?

27 Aluno – pode ser (certamente será) um Homo zappiens
Zappiens – de zapear (ficar trocando de canais) Geração que nasceu com o mouse e o controle remoto nas mãos (de 1990 para cá)

28 Informação é processada de forma descontínua, não linear
Canal 1 Canal 2 Canal 3 Zapear permite às crianças processar 3 ou 4 vezes mais informação em uma hora do que um adulto.

29 Homo Zappiens Nativos digitais Geração C

30 Descobriram o mundo por meio de uma grande variedade de recursos tecnológicos:
muitos canais de televisão, jogos de computador, video games, iPods, sites, Wikis, blogs, telefones celulares ...

31 de acordo com suas necessidades
Estes recursos permitiram: controle sobre o fluxo de informações, mesclar comunidades virtuais e reais, comunicarem-se e colaborarem em rede, de acordo com suas necessidades

32 Imigrantes digitais: aprenderam de forma linear.
B C A E F D Nativos digitais Não-linear B C A E F D

33 Nativos digitais (ou Homo zappiens)
Aprenderam a interpretar imagens antes de aprender a ler. Possuem habilidades icônicas: Telas coloridas Imagens múltiplas Som e movimento Ícones piscantes E até textos... Hiperlinks As estratégias para encontrar informação nesse mundo multimídia são diferentes das que os imigrantes digitais foram ensinados.

34 Imigrantes digitais: Mais centrada em caracteres semânticos
Aprenderam a ler só em preto e branco e de forma linear e estática Aprenderam a fazer uma coisa de cada vez e em silêncio Tudo tinha que ser ensinado Comportamento passivo para a aprendizagem - valorizado.

35 Homo zappiens É processador ativo de informação.
Resolve problemas de maneira muito hábil por meio de descobertas e usando estratégias de jogo. Sabe se comunicar muito bem. Gosta de desafios mentais. Porém, a escola não está conectada ao seu mundo. Ela desconhece (não valoriza) essas habilidades.

36 Homo zappiens Demonstra
comportamento hiperativo atenção limitada a pequenos intervalos de tempo Quer estar no controle daquilo com que se envolve. Não tem paciência para ouvir um professor explicar o mundo de acordo com suas próprias convicções.

37 Homo zappiens é digital.
A instituição educacional é analógica.

38 Nas instituições educacionais ainda tentam (tentamos) transferir o conhecimento como se fazia há 100 anos ...

39 Quando querem aprender algo, buscam na Internet:
As crianças e jovens estão acostumados com jogos que precisam ser jogados de maneira ativa, colaborativa e criativa com uso de estratégias para resolver problemas e descobertas. Quando querem aprender algo, buscam na Internet: com os amigos no MSN em comunidades virtuais no Google na Wikipedia...

40 As crianças e jovens de hoje possuem estratégias e habilidades de aprendizagem que são vitais para a aprendizagem futura em uma economia intensamente baseada no conhecimento.

41 As habilidades e estratégias que o homo zappiens está desenvolvendo –são fora da escola, fora da universidade.

42 O mundo mudou muito. Os alunos mudaram muito. A tecnologia tem um papel importante no processo de aprendizagem. Um enorme fosso se abriu entre educadores e alunos. Os educadores, no seu processo de formação, desenvolveram habilidades diferentes dos nativos digitais. Ensinar se tornou algo mais desafiador.

43 A sociedade do futuro precisará de pessoas que:
A sociedade do futuro (ou já é atual???) exige que seus cidadãos sejam capazes de lidar com a complexidade tanto na vida profissional quanto na particular A sociedade do futuro precisará de pessoas que: saibam lidar com problemas complexos e não muito claros a partir de ângulos diferentes apresentando soluções inesperadas.

44 Adquirir conteúdo deixará (ou já deixou
Adquirir conteúdo deixará (ou já deixou?) de ser a meta principal da educação, que dará mais ênfase ao que é significativo e relevante. Nova geração deverá saber viver e trabalhar em ambientes onde o conhecimento é intenso e eles deverão ter flexibilidade e adaptabilidade para lidar com situações em constante mudança. Mas, já não é essa a nossa realidade?

45 Vídeo da menininha do iphone
Para finalizar - e agradecendo a atenção de todos - veremos um vídeo com momentos de uma infância normal Vídeo da menininha do iphone

46


Carregar ppt "COMUNICAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google