A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

N.A.F.T.A..

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "N.A.F.T.A.."— Transcrição da apresentação:

1 N.A.F.T.A.

2 O QUE É? N.A.F.T.A.: sigla que significa Acordo de Livre Comércio da América do Norte (North American Free Trade Agreement). Instrumento de integração entre a economia dos países participantes.

3 PROPOSTA PRINCIPAL Estabelece a supressão gradual de tarifas alfandegárias e outras barreiras, da maioria dos produtos fabricados ou vendidos na América do Norte. Elimina barreiras para investimentos internacionais. Limita-se à livre circulação de mercadorias entre os países membros.

4 PAÍSES MEMBROS E FUNDAÇÃO
Canadá, Estados Unidos e México. O primeiro passo para a NAFTA foi o tratado de livre comércio assinado por norte americanos e canadenses em 1988, ao qual os mexicanos aderiram em 1993. Em janeiro de 1994, a fundação da NAFTA vem para consolidar o intenso comércio e concorrer com a União Européia.

5 PONTOS POSITIVOS Eliminação gradativa das tarifas e barreiras alfandegárias. Desestimula as exportações de outros países para os do NAFTA. Apesar de não estar no contrato, a criação da NAFTA possibilitou a ajuda dos EUA ao México, durante a crise cambial no país.

6 PONTOS NEGATIVOS Falta de infra-estrutura adequada para o transporte de produtos, que provoca prejuízos. Beneficia única e exclusivamente as corporações multinacionais, especialmente a dos EUA. Exploração norte-americana da mão-de-obra mexicana.

7 PONTOS NEGATIVOS Com decorrência da falta de oportunidades cresce o número dos melhores cérebros que buscam seu futuro nos EUA. Com a economia crescendo, todas as riquezas ficam concentradas num pequeno grupo, gerando pobreza nos demais. O Canadá e o México dependem totalmente dos EUA.

8 PONTOS NEGATIVOS Apesar de toda propaganda da mídia internacional, o México não ganha absolutamente nada com a vigência do NAFTA. A agricultura mexicana perde a força e 6 milhões de lavradores mexicanos perdem suas terras e ocupações.

9 RELAÇÃO COM O BRASIL Produtos brasileiros enfrentam mais dificuldades para entrar nos países da NAFTA, em especial o EUA que é um dos principais importadores dos produtos brasileiros.


Carregar ppt "N.A.F.T.A.."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google