A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade Campo Real Foto do Engenheiro de produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade Campo Real Foto do Engenheiro de produção"— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade Campo Real Foto do Engenheiro de produção
Engenharia de Produção 7º not. Foto do Engenheiro de produção de hoje para o amanhã: o engenheiro frente aos desafios da moderna sociedade Prof. Ms. luigi chiaro

2 Construir sociedade: como, onde, quando e por que.
"Se você deixa o machado perder o corte e não o afia, terá de trabalhar muito mais. É mais inteligente planejar antes de agir" (Eclesiastes 10:10) Nada há de permanente A não se a mudança (Panta rei) (Heráclito)

3 Modernidade - ritmo das mudanças, muito mais acelerada do que acontecia nas sociedades pré-modernas; - separação tempo/espaço; - finalidade das mudanças: nas sociedades pré-modernas as mudanças ocorridas em uma localidade ficavam ali restritas, o que não ocorre na modernidade, na qual diferentes áreas do globo foram postas em interconexão; - novo papel das instituições sociais, como a família e a igreja, e o surgimento de novas instituições, como o Estado-nação; - o desenvolvimento de uma sociedade majoritariamente urbana.

4 Pós-modernidade  propensão a se deixar dominar pela imaginação das mídias eletrônicas; colonização do seu universo pelos mercados (econômico, político, cultural e social); celebração do consumo como expressão pessoal; pluralidade cultural; polarização social devido aos distanciamentos acrescidos pelos rendimentos; (fosso ricos-pobres) falências das metanarrativas emancipadoras como aquelas propostas pela Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade.

5 Hiper-modernidade pós-humanidade
Falta de espírito Religioso (referencia ao divino) (surgiu no medo, pobreza) Propriedade Privada dos bens substituída pelo acesso ao CAPITAL INTELECTUAL locação de algo, (define o uso provisório) Base sociedade: informática não + produção de lucro = riqueza sim produção de serviços intelectuais (INOVAR)

6 Engenheiro ATUAÇÃO Une conhecimentos de administração, economia e engenharia com o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a produtividade de uma empresa. E é justamente por trabalhar entre o setor técnico e administrativo de uma empresa, que o engenheiro de produção encontra trabalho em muitos locais, desde indústrias, até bancos.

7 Come deve vir-a-ser? Perfil do engenheiro Criatividade;
Espírito de liderança; Sociabilidade; Capacidade de argumentação; Transmissão de idéias com clareza; Adaptabilidade à constantes mudanças; Capacidade de lidar e interagir com desafios. Como conseguir?

8 Ainda: O que corporações e empresas destacam nos egressos de cursos de Engenharia: Aprendem fácil e rápido; Tem garra e ambição; Tem bons relacionamentos; São disciplinados e responsáveis; São práticos.

9 Necessidade do acadêmico
Portanto: Necessidade do acadêmico Sólida formação acadêmica; Ouvir a voz da demanda; Agregar valor estratégico; Ser empreendedor; Ser competente Tudo isso, vale a pena?

10 Engenharia de Produção
cursos

11

12 MOTIVO: Faça, antes que outro faça
Quando o sol surge, não importa se você é um leão ou uma gazela: é melhor que comece a correr. MOTIVO: Faça, antes que outro faça se quiser sobreviver na selva do mercado cada vez mais competitivo, cada vez mais seletivo.

13 Então: Conhecimentos Habilidades Atitudes que fazem a diferença? *

14 CONHECIMENTOS valorizados em um Engenheiro
Informática; Idiomas (inglês); Custos; Psicologia; Matemática; Planejamento; Conhecimento Sistêmico da Empresa.

15 HABILIDADES valorizadas em um Engenheiro/
Ter visão global da coorporação/empresa; Entender o negócio da empresa; Saber trabalhar em equipe; Ser Polivalente Capacidade para planejar; Capacidade para assumir riscos. Relacionar-se bem com o público (educação básica)

16 HABILIDADES valorizadas em um Engenheiro/
Capacidade para tomar decisões; (Liderança) Capacidade para aprender; (Metodologia de estudo) Capacidade de negociação; (Honestidade) Comunicar-se bem por escrito e verbalmente;

17 ATITUDES valorizadas em um Engenheiro/
Ter espírito empreendedor; Trabalhar em equipe; Fazer as coisas acontecerem; Ter iniciativa; Ser ético;

18 ATITUDES valorizadas em um Engenheiro
Ter maturidade; Apresentar entusiasmo pelo trabalho; Comprometimento; Pré-disposição para trabalhar muitas horas por dia.

19 Coorporações/empresa do futuro?
poder no chão da fábrica – funcionários de todos os níveis hierárquicos desempenham múltiplas tarefas; - comunicação no centro – a informação deve fluir livremente pelo espaço de trabalho, essencial para a gestão do conhecimento; - desenvolvimento sustentável – o crescimento será apoiado em práticas ambientalmente corretas; - obsessão pela qualidade; - importância da logística; - foco no cliente. estamos preparados para o desafio?

20 Olhe para você? Quais os conhecimentos, habilidades, atitudes que você já vivencia no trabalho? Quais estão faltando? Quais precisa melhorar? Reflita. Avalie-se. Ouse inovar-se...


Carregar ppt "Faculdade Campo Real Foto do Engenheiro de produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google