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Treinamento & Educação Programa LBA

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Apresentação em tema: "Treinamento & Educação Programa LBA"— Transcrição da apresentação:

1 Treinamento & Educação Programa LBA
XX SSC/ 2007

2 Missão do T&E Dar treinamento avançado para jovens cientistas, em especial na Amazônia e Cerrado Aumentar a capacidade dos cientistas regionais em nível interdisciplinar Fortalecer as instituições de pesquisa e ensino na região norte. Para quê o T&E?

3 Histórico bolsas RHAE T&E
1999  cota RHAE/LBA = 98 bolsas 2004  cota RHAE/LBA = 46 bolsas (24 DTI e 22 ITI) 2005  saldo restante CNPq = mais 57 bolsas RHAE (de até 6 meses de duração) finalidade: produção de papers e conteúdo para fascículos educativos LBA Bolsas RHAE/LBA do CNPq = 211 jovens pesquisadores inseridos no Programa LBA no período de Distribuição nos Estados na região norte (e DF) do Brasil: 41% no Pará, 26% no Amazonas, 9% no Mato Grosso, 7% em Rondônia, 7% no Acre, 5% em Tocantins e 4% no Distrito Federal Para quê o T&E?

4 ESTUDANTES E BOLSISTAS LBA
(cumulativo março 2007) Estudantes Total Gradua(n)dos 380 Mestra(n)dos 276 Doutora(n)dos 209 Sem Informações 14 879 Formação de pessoal

5 Treinamento no Campo Treinamento prático

6 Treinamento em salas de aula e laboratórios

7 Pesquisadores LBA enviem as teses e dissertações de seus estudantes para o edulba@inpa.gov.br

8 BIBLIOPAC – Biblioteca Central INPA
Números levantados até março de 2007: 485 registros de teses e dissertações*  276 dissertações de mestrado 209 teses de doutorado * 16 dissertações e teses com informações incompletas  BIBLIOPAC – Biblioteca Central INPA 170 teses e dissertações depositadas (arquivo PDF) na Biblioteca LBA 102 teses e dissertações disponíveis online no Programa BIBLIOPAC Teses e Dissertações LBA

9 BIBLIOPAC : http://biblioteca.inpa.gov.br/

10 Cursos que nasceram ou se fortaleceram com o LBA
2 Cursos de Graduação 3 Cursos de Pós-graduação Cursos de Longa Duração

11 Desde 2002, 69 alunos ingressaram, em turmas anuais.
Iniciou em 2002 com três linhas: Interação biosfera-atmosfera Geohidro Desde 2002, 69 alunos ingressaram, em turmas anuais. O no. de vagas determinadas pelos orientadores. 12 em 2002; 14 em 2003; 11 em 2004; 16 em 2005 16 em 2006 Até agora 30 dissertações concluídas Mestrado em Física e Meio Ambiente- UFMT

12 A entrega da obra esta prevista para outubro/2007.
Construção do prédio próprio do Programa de Pós-Graduação em Física e Meio Ambiente/UFMT, com área de 512 m2 e projetada para abrigar o Programa de Doutorado em Física Ambiental, com recursos provenientes do Projeto de Apoio à Programas de Pós-Graduação em Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento de Mato Grosso II - APGEMT, aprovado junto ao CT-INFRA/FINEP/MCT. A entrega da obra esta prevista para outubro/2007. Mestrado em Física e Meio Ambiente- UFMT

13 Áreas de concentração:
Física ambiental Climatologia da Amazônia Interação Biosfera- Atmosfera Ecossistemas e uso da terra Ecologia e Ecossistemas Amazônicos Impactos sócio-ambientais das mudanças de uso da terra 1ª turma: com 16 estudantes 2ª turma: 2006 com 17 estudantes 3ª turma: 2007 com 08 estudantes A defesa das dissertações acontecerão a partir do 20 semestre de 2007. Curso Multi-Institucional (UFPA, MPEG e Embrapa)

14 Criado em 2006, 1ª. Turma em 2007 com 40 vagas/ano.
Curso de Graduação em Engenharia Ambiental - UNIR, Campus de Ji-Paraná, RO Criado em 2006, 1ª. Turma em 2007 com 40 vagas/ano. Foco = gestão ambiental com controle de qualidade Forte parceria com o LBA de longa data A Dra. Beatriz Gomes é membro do T & E Curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente

15 Fortalecido e funcionando bem a partir de 2006
Curso de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, UNIR, Porto Velho, RO Criado em 2004 e fortalecido com a parceria de professores do LBA – credenciado na Capes Fortalecido e funcionando bem a partir de 2006 As duas turmas têm 15 alunos cada Curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente

16 Curso de Licenciatura Plena em Física Ambiental - UFPA
Criado em 2005 – campus Santarém - PA 2005: concurso para cinco professores e novo concurso realizado em 2006 para mais duas vagas. Dois professores são egressos do LBA São 69 alunos entre os turnos matutino e vespertino Planos para Mestrado em breve Curso de Física em Santarém

17 UEA– Curso de Graduação em Meteorologia, Escola Superior de Tecnologia
Criado em 2005 mas iniciado em março de 2006 Foram 50 alunos inscritos em 2006 e 50 em 2007 O curso é no período noturno Este curso está articulado com o Centro de Meteorologia e Recursos Hídricos do Amazonas Curso de Graduação em Meteorologia

18 INPA/UEA – Curso de Pós-graduação
em Clima e Ambiente Para fazer pleno uso de toda a infra-estrutura implementada no Núcleo de Modelagem Climática e Ambiental do LBA no INPA O Curso foi aprovado pela Capes para Doutorado e Mestrado com conceito 4 Está previsto para começar em agosto Curso de Pós-Graduação Clima e Ambiente INPA x UEA

19 Periódicos-alvo para submissão dos manuscritos dos Bolsistas RHAE saldo LBA
Acta Amazonica – 14 papers aguardando Associação de Geografia Teorética Boletim da Sociedade Brasileira de Meteorologia Espaço Científico/ULBRA-Santarém Fênix do Estudante da UNEMAT Journal of Hidrology Environmental Conservation Outlook on Agriculture Pesquisa Agropecuária Brasileira Revista da Árvore Revista Brasileira de Meteorologia Revista da Universidade do Amazonas Revista Iheringia Revista Pneumologia da Faculdade de Medicina da USP Revista Sodebras Scientia Florestalis 14 trabalhos ainda em revisão 04 aceitos 03 ainda serão enviados 02 publicados

20 I. Informações científicas atualizadas
Trabalhos científicos baseados em pesquisas LBA, desenvolvidos pelo doutorando Cassiano D´Almeida, foram publicados nas revistas J. of Hydrology e International J. of Climatology. 17/04/2007 Pesquisadores LBA, liderados pelo pesquisador Marcos Heil Costa da UFV, publicam pesquisa sobre os efeitos do plantio de soja sobre a floresta amazônica. 20/04/2007 Mini-curso "Dimensões Humanas do Uso e Cobertura das Terras na Amazônia - Uma Contribução do LBA" será ministrado em Belém-PA em maio. 14/03/2007 II. Oportunidades de bolsas e trabalhos CNPq abre inscrições para prêmio em Iniciação Científica. 20/04/2007 Volunteer Field Assistant- Tropical Forest Ecology. 16/04/2007 Fonte atualizada sobre ciência e oportunidades para jovens cientistas

21 BOLSAS RHAE LBA - EGRESSOS
Bolsista MANAUS From: "Livia Oliveira" Date: Mon, 09 Apr :20: Na minha vida profissional a oportunidade de participar deste programa foi decisiva. Não participei de nenhum projeto de iniciação científica durante a minha graduação, então a chance de desenvolver um projeto de pesquisa logo após o término do meu curso foi o ponto de partida para a continuação das minhas atividades científicas. O projeto desenvolvido durante o programa deu embasamanto para o projeto que desenvolvo hoje no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do qual sou aluna regular.  Bolsista BRASILIA From: katiasivek Date: Fri, 5 Aug :41: Fiquei muito feliz em participar do projeto LBA. Está sendo uma experiência maravilhosa, pois estou trabalhando com excelentes profissionais. Ainda estou trabalhando nas análises deste projeto, algumas análises de solo estão sendo processadas e deverão ser analisados estatisticamente. Não será possível terminar até o final deste mês. Não tenho outra bolsa para a continuidade deste trabalho. Meu objetivo é fazer o doutorado aqui com em Brasília com a Prof. Mercedes. LBA é uma oportunidade única!

22 BOLSAS RHAE LBA - EGRESSOS
Bolsista ACRE From: "Eliete dos Santos Sousa" Date: Mon, 09 Apr :26: Sou bióloga e durante três anos da graduação estive envolvida com a pesquisa, estudando ecologia de peixes. Após minha formação, ingressei no Projeto LBA, e fui contemplado com uma Bolsa RHAE, e optei por outro ramo da pesquisa, a hidrobiogeoquímica, estudando a ciclagem de carbono em ecossistemas fluviais da Amazônia. Hoje, sou aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduaçao em Ciências Ambientais (UFPA/MPEG/EMBRAPA), e continuo a desenvolver pesquisa relacionada a ciclagem de carbono e, com certeza, o perído em fui bolsista RHAE fui muito importante, pois o aprendizado aquirido foi a base desta conquista. Eliete Sousa Bolsista BELEM Date: Tue, 10 Apr :38: (ART) From: Ludmila Silva No momento estou fazendo o curso de Pós-graduação em Ciências Ambientais na Universidade Federal do Pará. A bolsa RHAE significou bastante para meu desempenho pessoal, profissional e, principalmente, científico.

23 BOLSAS RHAE LBA - EGRESSOS
Bolsista TOCANTINS Date: Thu, 4 Aug :23: (ART) From: Kleyton Sudário Olá a todos do Comitê de Treinamento & Educação LBA, Bom, não sei nem como agradecer pela oportunidade concedida pela bolsa é uma pena que esteja no fim, seria ótimo poder dar continuidade nas pesquisas aqui no Tocantins ou em outro lugar. No geral foi muito proveitoso ter trabalhado como bolsista do projeto LBA. Até breve a todos! Bolsista ACRE Date: Tue, 10 Apr :24: (ART) From: Flavio Obermuller Hoje estou cursando o Mestrado em Ecologia e Manejo dos Recursos Naturais da Universidade Federal do Acre, desenvolvendo a tese com o título Ecologia de Epífitas Colaterais ao Manejo de Três Espécies Madeireiras, no PAE Porto Dias município de Acrelândia, Acre. Além da dissertação, venho participando das atividades e pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório de Botânica e  Ecologia Vegetal da UFAC. Apesar do pouco tempo de bolsa RHAE, essa foi muito importante para a minha empreitada científica na Amazônia, porque me deu a primeira oportunidade na regio norte, me dando uma visão do cenário científico local, além disso com essa bolsa pude investir no ingresso do mestrado, que está sendo de grande importância para minha formação científica.

24 Histórico bolsas RHAE T&E
Questão 1: Histórico bolsas RHAE T&E 1999  cota RHAE/LBA = 98 bolsas 2004  cota RHAE/LBA = 46 bolsas (24 DTI e 22 ITI) 2005  saldo restante CNPq = mais 57 bolsas RHAE (de até 6 meses de duração) finalidade: produção de papers e conteúdo para fascículos educativos LBA Bolsas RHAE/LBA do CNPq para treinamento avançado na fase atual de síntese e integração do LBA = inexistentes, vedadas pelo CNPq! Faltaram bolsas (tipo DTI) de valores mais altos para incorporar os alunos com Mestrado nos grupos de pesquisa na Amazônia e os com Doutorado nos trabalhos e projetos aprovados de Síntese & Integração do LBA  treinamento avançado! Para quê o T&E?

25 FASCÍCULOS TEMÁTICOS LBA
Questão 2: FASCÍCULOS TEMÁTICOS LBA Clima, Atmosfera e relação com a Biosfera Assunção Dias e colegas Texto ainda incompleto, em revisão (Pedro Dias) Dinámica da vegetação secúndária na Amazônia Cleber Salimon Texto em elaboração. Previsão : 15/07/2006 Conseqüencias de mudanças no uso da terra no cerrado nos ciclos do carbono e nitrogênio Eddie L. de Oliveira / Mercedes Bustamente Texto pronto Faltam revisores Ciclos Biogeoquímicos na Amazônia : contribuições do Projeto LBA Carlos Moura / Flávio Luizão Aquecimento global e mudanças climáticas Carlos Cerri e colegas Em elaboração Previsão : 15 /07/2006 As percepções da Amazônia da década de 90s. Elen Gamarski / Bertha Becker Texto Pronto Revisores : Diógenes Alves, Wanderley Messias Costa, Tatiana Schor Fascículos LBA

26 FASCICULOS SOBRE FERRAMENTAS METODOLÓGICAS
O uso da metodologia isotópica em estudos ambientais Tomas F. Domingues / Jean Pierre Ometto Texto pronto Enviado para revisão a Leonel Sternberg (para 15 de julho) Modelagem Matemática de Sistemas Ambientais aplicados no Projeto LBA Laura de Borma / Carlos Nobre Texto em elaboração Previsão : 15/09/2006 Aplicações de sensoriamento remoto ao estudo de padrões e processos amazônicos Evlyn Novo Em preparação Fascículos LBA

27 Onde estão nossos egressos ?

28 Fixação do pessoal qualificado
Questão 3: Fixação do pessoal qualificado Nosso desafio permanece o mesmo de sempre: Criamos cursos de capacitação acadêmica Formamos pessoal Equipamos os laboratórios institucionais Mas, NÃO temos concursos na região para fixar essa geração de novos cientistas O desafio da fixação

29 Representatividade Multi-institucional
Questão 4: Representatividade Multi-institucional MEMBROS EXECUTIV0S Regina C.C. Luizão (INPA) Mercedes Bustamante (UnB)  Plínio Camargo (CENA/USP) Beatriz Gomes  (UNIR-Ji-Paraná) Ivani Pereira (NASA) Edson Rocha (UFPA) Lourdes Ruivo (MPEG) Ricardo Figueiredo (Embrapa) Francisco Lobo (UFMT) ???New Coordinator? MEMBROS CONSULTIVOS Rita Mesquita (INPA) Elsa Mendoza (UFAC) Chieno Suemitsu (UFPA-Santarém) Cláudio Carvalho (Embrapa) Marcos Heil Costa (UFV) José Francisco C. Gonçalves (INPA) Alejandro Fonseca (UFAC) O Comitê de Treinamento e Educação :

30 *** Pesquisadores LBA cadastrem seus estudantes e bolsistas no banco de dados EGRESSOS LBA CADASTRO DOS (EX)ESTUDANTES e (EX) BOLSISTAS LBA


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