A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é a verdade? O mito da imparcialidade Repórter Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é a verdade? O mito da imparcialidade Repórter Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 O que é a verdade? O mito da imparcialidade Repórter Brasil

2 Meios jornalísticos (imprensa, rádio, TV, internet)
MÍDIA Conjunto dos meios de comunicação Indústria fonográfica, cinema, literatura, teledramaturgia e... Meios jornalísticos (imprensa, rádio, TV, internet)

3 Jornalismo Notícia Fato VERDADE

4 Só existe uma Verdade, com “V” maiúsculo.
O que é a verdade? Parmênides (filósofo da Grécia Antiga) “A essência do ser é imutável” Só existe uma Verdade, com “V” maiúsculo. Heráclito (filósofo da Grécia Antiga) “Um homem não toma banho duas vezes no mesmo rio” Tudo é movimento e, portanto, instabilidade. O mundo muda, as pessoas mudam, as verdades mudam. Há 500 anos, negro não tinha alma, não era considerado um ser humano... Verdade como construção histórica

5 O que é a verdade? “Jura dizer toda a verdade, nada mais do que a verdade, somente a verdade?” Não! “Existem três verdades: a minha, a sua e a verdade mesma” (ditado popular) Os fatos não existem independentemente da interpretação que lhes damos, e toda interpretação pode ser questionada. Se eu pedir: “Escreva uma notícia sobre essa palestra” Teremos todos os textos absolutamente diferentes (e talvez todos verdadeiros). Verdade jornalística: fato mediado pela interpretação pessoal

6 O mito da imparcialidade / objetividade
O que é a verdade? O discurso da mídia O mito da imparcialidade / objetividade “Julgar desapaixonadamente, de maneira reta e justa” (definição do dicionário Aurélio) A imprensa, de acordo com o mito da imparcialidade / objetividade, deveria colocar-se numa posição neutra e publicar tudo o que ocorresse, deixando ao leitor a tarefa de tirar suas próprias conclusões. A batalha pelos corações e mentes ficaria restrita à página dos editoriais. Todo veículo se diz neutro, objetivo, imparcial, com compromisso apenas com a verdade.

7 O mito da imparcialidade / objetividade
O que é a verdade? O discurso da mídia O mito da imparcialidade / objetividade Não existe objetividade absoluta no jornalismo. Ao redigir um texto e editá-lo, o jornalista toma uma série de decisões que são em larga medida subjetivas, influenciadas por suas posições pessoais, hábitos e emoções. (Manual de Redação da Folha de S. Paulo, 2a ed.) “Para a verdade sobre o que você lê abaixo, veja a página editorial” (Elmer Davies, falecido editor norte-americano)

8 O que é a verdade? Capas de 07.03

9 Não! O que é a verdade? Quer dizer que tudo é relativo?
“Quando não está em nosso poder discernir as opiniões mais verdadeiras, devemos seguir as mais prováveis, e considerá-las, na prática, como certas, porque a razão assim o determina” (Descartes) A verdade – e os valores – são precários e estão em constante mudança, mas são indispensáveis. Já que não tenho certeza de nada Devo investigar com rigor as minhas dúvidas e defender uma a uma, através do argumento, todas as minhas conclusões provisórias.


Carregar ppt "O que é a verdade? O mito da imparcialidade Repórter Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google