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Módulo: Gestão do Conhecimento

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Apresentação em tema: "Módulo: Gestão do Conhecimento"— Transcrição da apresentação:

1 Módulo: Gestão do Conhecimento
Universidade Estadual de Londrina Departamento de Administração Curso de Especialização em Gestão Pública – Escola de Governo Módulo: Gestão do Conhecimento Professores: Marli Verni e Gerson Melatti 18 e 19 de Agosto de 2006

2 Desenvolver a consciência sobre a
Objetivo das aulas: Desenvolver a consciência sobre a importância da Gestão do Conhecimento nas organizações públicas.

3 Graduada em Administração – UEL
Especialização em Marketing - Mestre em Administração Doutoranda em Administração - USP Professora de graduação e pós-graduação: UEL, UNIFIL, UNOPAR, INBRAPE Áreas de atuação: Marketing, Gestão Empresarial, Empreendedorismo Contatos:

4 Programa GESTÃO DO CONHECIMENTO: conceitos, práticas e perspectivas
AS DIMENSÕES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO CONVERSÃO DO CONHECIMENTO COACHING EDUCAÇÃO CORPORATIVA

5 Bibliografia utilizada
ARAÚJO, Ane. Coach: um parceiro para seu sucesso. Ed. Gente, 2002. CARDOSO, Fernando de C. e PESTANA, Thiago M. P. E-learning. In: BOOG, Gustavo G. Manual de Treinamento e Desenvolvimento: um Guia de Operações. Makron Books, 2001. DRUCKER, Peterr. Sociedade Pós-Capitalista. Ed. Pioneira, 1999. NISKIER, Arnaldo. Educação à Distância. São Paulo: Edições Loyola, 1999. MEISTER, Jeanne. Educação Corporativa. Ed. Makron Books, 1999. NONAKA, Ikugiro e TAKEUCHI, Hirotaka. Criação do Conhecimento na Empresa. Ed. Campus, 1997. SVEIBY, Karl. A nova riqueza das Organizações. Ed. , 1998. TERRA, José Cláudio Cyrineu. Gestão do Conhecimento. Negócio Editora, 2000.

6 O mundo mudou?

7 CICLOS DE EVOLUÇÃO (Fonte: Toffler, 1980)
ERA AGRÍCOLA PODER: PROPRIEDADE ERA DO CONHECIMENTO PODER: INFORMAÇÃO ERA INDUSTRIAL PODER: $ Sociedade Feudal Época doTER Época do SER 1800 1950 2000

8 CICLOS DE EVOLUÇÃO (Fonte: Toffler, 1980)

9 Alterações no formato do trabalho
Fonte: Robbins, 2000

10 CONCEITOS Na nova economia, o conhecimento não é apenas mais um recurso ao lado dos tradicionais fatores de produção, trabalho, capital e terra, mas sim, o único recurso atualmente significativo. No futuro, o sucesso das empresas, dependerá das pessoas que deterão o conhecimento e saberão como utilizá-los. “O centro de gravidade social deslocou-se para o trabalho intelectual”. PETER DRUCKER (1999), em “Sociedade Pós - Capitalista”.

11 Gestão do Conhecimento
?

12

13 Do ponto de vista filosófico o trabalho intelectual foi um dos primeiros temas estudados de forma exaustiva pelos filósofos desde Platão, Sócrates e Aristóteles e desde então tanto a Filosofia, a Pedagogia e a Psicologia vêm se dedicando a desenvolver uma teoria de aprendizado. Tanto PIAGET (1967), como POLANYI (1962) abordaram o conhecimento, do ponto de vista filosófico, como um “processo de assimilação de modelos e a ação sobre eles”. CONCEITOS

14 CONCEITOS Conhecimento ?

15 Conceitos Conhecimento Informação Dado

16 Conceito de Dado 1, 2, 3, 4, 5, ………., 148, ………
a, b, c, d, e, f, g, ……..w, x, y, z

17 Conceito de Dado Qualquer elemento, identificado em sua forma bruta, que por si só não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação (símbolos, ícones, etc.)

18 INFORMAÇÃO É um conjunto de dados, arranjados e trabalhados de forma a permitir a compreensão de uma determinada realidade, fato ou situação. É o conjunto de dados que permite a tomada de decisões sobre uma dada realidade !

19 Conhecimento ?

20 “Crença Verdadeira Justificada”
Conhecimento “Crença Verdadeira Justificada” Platão

21 Questões Importantes Desde quando o ser humano faz uso de conhecimento para viver e produzir ? Conhecimento é algo importante para a vida humana ?

22 Questões Importantes Então porque somente no final do século XX, começamos a falar de Gestão do Conhecimento como algo estratégico para a produção que é realizada pelo ser humano ?

23 Produzimos mais dados e informações do que somos capazes de sintetizar
Questões Importantes Produzimos mais dados e informações do que somos capazes de sintetizar Um dos maiores problemas que enfrentamos, hoje, não é a falta, mas o excesso de informações disponíveis

24 A Gestão das Inovações

25 A Gestão das Inovações O espaço de tempo decorrido entre duas inovações consecutivas, geradas em um mesmo setor da produção, é cada vez menor

26 Criatividade (humana) (“novos” conhecimentos) Invenção (“algo” novo)
A Gestão das Inovações Criatividade (humana) Novas Idéias (“novos” conhecimentos) Invenção (“algo” novo) Inovação (mercado)

27 O Advento da Globalização
Eliminação das fronteiras Eliminação das barreiras comerciais Aumento da concorrência Maior competitividade Mais inovação em menos tempo

28 A Massificação da Internet
Democratização do acesso à informação Trabalho virtual x Empresa virtual Comércio eletrônico Espionagem eletrônica Acesso global à informação Fácil acesso às informações informais

29 Informação x Decisão Informal Formal 30 % Eventos Exposições
Fornecedores Redes de contatos Informal 30 % Formal Artigos Documentos Publicações Bancos de dados 70%

30 A Tecnologia da Informação
Mudança na relação espaço x tempo decisões em tempo real eliminação das fronteiras mais fácil acesso à informação agregação de valor à informação

31 A Desmaterialização da Economia
Empresas virtuais Ativos intangíveis Capital Intelectual Produtos mais complexos mais conhecimento multidisciplinar agregado Desmaterialização das empresas

32 A Sociedade do Conhecimento
Inversão no valor dos insumos da produção - Capital Energia Matéria-prima Conhecimento

33 A Sociedade do Conhecimento
Sendo hoje o conhecimento o diferencial estratégico da produção, então é preciso tratá-lo com métodos, metodologias e ferramentais apropriados. - Processar dados Tratar informações Gerenciar conhecimentos

34 Conclusões Fazer Gestão do Conhecimento é:
Saber identificar quais conhecimentos são estratégicos para a organização > Planejamento Estratégico Saber identificar as fontes de informações (internas e externas) apropriadas a GCO Saber administrar dados e informações Promover a capacitação permanente

35 Conclusões E, principalmente:
5. Implementar metodologias para a criação e a disseminação de conhecimento na organização 6. Gerir o Capital de Conhecimento da empresa 7. Monitorar sistematicamente a produção de conhecimentos estratégicos para a organização e a utilização dos mesmos pelos concorrentes 8. Apropriar as soluções de Tecnologia da Informação a Gestão do Conhecimento

36 Conclusões Gestão do Conhecimento é o processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos que são estratégicos na vida de uma organização. É a administração dos ativos de conhecimento desta organização.

37 As Dimensões da Gestão do Conhecimento

38 As 7 Dimensões da Gestão do Conhecimento
Fatores estratégicos Cultura e valores organizacionais Estrutura organizacional Administração de RH Sistemas de informação Mensuração de resultados Aprendizado com o ambiente Fonte: Terra (2000)

39 A Evolução dos Modelos de Gestão
modelos clássicos x modelo japonês conceito de qualidade total reengenharia gestão por processos gestão estratégica do conhecimento

40 Os novos conceitos Gestão do Capital Intelectual Capital Humano
Capital Estrutural Capital do Cliente (relacionamentos)

41 Capital Intelectual A soma de tudo que as pessoas de uma empresa sabem e fazem, e que lhe dá uma vantagem competitiva no mercado (Stewart 1991) Conhecimento que pode ser convertido em valor (Edvinsson & Sullivan 1996) Material intelectual que foi formalizado, capturado e alavancado para produzir um ativo de maior valor (Klein & Prusak 1994)

42 Os novos conceitos Aprendizagem Organizacional
É o processo permanente de criação e disseminação do conhecimento organizacional, visando a adaptação contínua da empresa às mudanças no seu ambiente externo, através de metodologias que facilitem a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito.

43 Aprendizagem Organizacional
É o processo pelo qual uma organização exercita a sua competência e inteligência coletiva para responder ao seu ambiente interno e externo. É o processo contínuo de detectar e corrigir erros. Portanto, é o processo heurístico de tentativa, erro e contínua correção de rumo.

44 Os novos conceitos Educação Corporativa
É o processo de disseminação do conhecimento organizacional em toda a cadeia de valor da empresa (clientes, fornecedores, colaboradores, acionistas e comunidade), visando alinhar as competências individuais as competências institucionais e transformando o conhecimento em valor agregado aos produtos e serviço da empresa

45 Os novos conceitos Inteligência Competitiva
É o processo permanente de monitoramento das relações de uma organização com o seu meio ambiente, visando a identificação dos sinais que decorrem dessa relação e a transformação dos mesmos em informações apropriadas ao processo decisório, com o objetivo de subsidiar suas ações estratégicas

46 Tecnologia da Informação Aplicada à Gestão do Conhecimento
Os novos conceitos Tecnologia da Informação Aplicada à Gestão do Conhecimento

47 Práticas de Gestão do Conhecimento
Novas Soluções de Tecnologia da Informação Novas Soluções de Tecnologia de Gestão para áreas funcionais da organização Política de Gestão do Conhecimento Práticas x Estratégia Organizacional Mudança de Cultura

48 Práticas de Gestão do Conhecimento
Projetos de Portais de Conhecimento Sistemas de Inteligência Empresarial Projetos de Universidades Corporativas Programas de Aprendizagem Organizacional Desenvolvimento de Bases de Conhecimento Mapeamento de Competências Mensuração do Capital Intelectual Valoração de produtos e serviços com base nos ativos de conhecimento da organização Implementação de Comunidades de Práticas

49 Principais Barreiras A “Cultura Organizacional”
A natureza do Ativo Conhecimento (intangível) A dificuldade em definir conhecimento A dificuldade em mensurar o conhecimento A necessidade de compartilhamento O “mercado” do conhecimento A “transferência” do conhecimento Critérios diferenciados de reconhecimento A velocidade das mudanças

50 PERSPECTIVAS A disseminação do conceito no Brasil
A Educação Corporativa A Inteligência Competitiva A Gestão do Capital Intelectual As Soluções de Tecnologia da Informação O Setor Público no Brasil As Universidades Clássicas

51 Modelos Mentais Mais difícil do que convencer alguém a aceitar novos conceitos, é convencer alguém a “se livrar” dos velhos !

52 Fim


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