A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologias e tecnologias ativas de aprendizagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologias e tecnologias ativas de aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologias e tecnologias ativas de aprendizagem

2 Metodologias e tecnologias ativas de aprendizagem
Escopo: responsável pelo estudo de novas metodologias, pela formação permanente dos docentes em práticas ativas de aprendizagem e pela análise de dados de aplicação das metodologias, tendo em vista as demandas do mundo contemporâneo e os consequentes desafios postos ao ensino superior.

3 Tecnologia e metodologias?

4 O que é a tecnologia? tecnologia tec.no.lo.gi.a sf (tecno+logo+ia) 1 Tratado das artes em geral. 2 Conjunto dos processos especiais relativos a uma determinada arte ou indústria. 3 Linguagem peculiar a um ramo determinado do conhecimento, teórico ou prático. 4 Aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral: Nossa era é a da grande tecnologia. T. de montagem de superfície.

5 O que é a tecnologia? tecnologia
tecno (arte, ofício = tecnologia, tecnocracia); log, logia (estudo = ginecologia, astrologia);

6 Tecnologia e ensino O que já foi considerado como tecnologia para o ensino?

7 Tecnologia e ensino O que já foi considerado como tecnologia para o ensino?

8 Tecnologia e ensino O que já foi considerado como tecnologia para o ensino?

9 Tecnologia e ensino O que já foi considerado como tecnologia para o ensino?

10 Tecnologia e ensino O que já foi considerado como tecnologia para o ensino?

11 Tecnologia e ensino O que já foi considerado como tecnologia para o ensino?

12 Tecnologia e ensino O que já foi considerado como tecnologia para o ensino? Microsoft PowerPoint Apple Keynote

13 Tecnologia e ensino Há muitas tecnologias disponíveis!

14 Tecnologia e ensino As pessoas têm acesso aos meios tecnológicos cada vez mais cedo.

15 Tecnologia e ensino É um evento natural da evolução humana...

16 Pergunta 01 Escolha a tecnologia/metodologia utilizada mais frequentemente em sala de aula (1ª mais utilizada): 1. Datashow 2. Lousa 3. Retroprojetor 4. Filme 5. Diálogo com os alunos 6. Dinâmica de grupo 7. Estudo de texto 8. Trabalho em grupo 9. Aula expositiva/dialogada 10. Outro

17 Pergunta 02 Escolha a tecnologia/metodologia utilizada com frequência média em sala de aula (2ª mais utilizada): 1. Datashow 2. Lousa 3. Retroprojetor 4. Filme 5. Diálogo com os alunos 6. Dinâmica de grupo 7. Estudo de texto 8. Trabalho em grupo 9. Aula expositiva/dialogada 10. Outro

18 Pergunta 03 Escolha a tecnologia/metodologia que você nunca utilizaria em sala de aula: 1. Datashow 2. Lousa 3. Retroprojetor 4. Filme 5. Diálogo com os alunos 6. Dinâmica de grupo 7. Estudo de texto 8. Trabalho em grupo 9. Aula expositiva/dialogada 10. Outro

19 Tecnologia, aprendizagem e aproximação
Tecnologia tem relação com a aprendizagem? Sim? Não? Sugestões?

20 Tecnologia, aprendizagem e aproximação
Basta a criatividade?

21 Tecnologia e aprendizagem
A adoção da tecnologia não dispensa a escolha de um método adequado. O que seria um método adequado? Utilizar as ferramentas da tecnologia? Utilizar sempre a mesma tecnologia? Quais os benefícios da utilização de várias tecnologias? E de uma única?

22 Tecnologia e aprendizagem
Após a escolha do(s) método(s): Criar um ambiente de aprendizagem efetivo (reconfigurar carteira, luzes, sistema de avaliação). Acreditar que poderá ter um resultado bom com o método escolhido. Transmitir segurança para os alunos.

23 Disciplina com o uso da tecnologia
Crie regras sobre o uso da tecnologia (regras negociáveis ou inegociáveis). O que uma pessoa considera como atitude respeitosa pode não ser considerado por outra pessoa. Prática: praticar o uso da tecnologia com os alunos até que se torne automático. Consistência no uso dos métodos: elimina a possibilidade de erros pelos alunos.

24 Disciplina com o uso da tecnologia
Início da aula: sempre inicie a aula com alguma atividade tecnológica (“Para começo de conversa...”) Planejar o conteúdo da aula: os alunos tendem a perder a concentração após 7-10 minutos de explanação contínua. Tente ajustar atividades práticas em ciclos de até 20 minutos (5 minutos para atividade ou menos).

25 Disciplina com o uso da tecnologia
IMPORTANTE: Não corra com a aula! No planejamento da aula, tenha certeza de que terá tempo para os ciclos de explanação. Afobamento ao final da aula desconcentra os alunos e eles se sentem inseguros (além de bravos!) Encerre a aula demonstrando o que você queria que os alunos aprendessem naquela determinada aula.

26 Aproximação com o uso da tecnologia
Diga algo positivo para a sala todos os dias; professores são a imagem direta que o aluno constrói da disciplina lecionada. A tecnologia inspira uma mudança de comportamento no professor, não de personalidade.

27 Pergunta 04 Qual o período você acha que leva para a tecnologia utilizada em sala de aula mudar? (Por exemplo: começou a utilizar o Datashow ao invés de utilizar o retroprojetor). meses 2. 6 meses a 1 ano anos anos 5. 6 anos ou mais 6. nunca altera

28 Pergunta 05 Você mudaria a metodologia quando alterasse a tecnologia empregada em sala de aula? 1. Sim, alteraria concomitantemente. 2. Sim, mas somente alteraria depois de um determinado período de experimentação. 3. Não alteraria 4. Não e não precisaria alterá-la 5. Não alteraria a tecnologia

29 Pergunta 06 De acordo com seu entendimento, qual o maior desafio que o Professor pode enfrentar? 1. A alteração da tecnologia. 2. A adequação da metodologia.

30 Pergunta 07 Você considera que a tecnologia privilegia o estudo:
1. Teórico. 2. Prático. 3. Ambos.

31 Pergunta 08 Você já enfrentou problemas em sala de aula devido ao uso de tecnologias pelos alunos? 1. Não. 2. Sim, do celular. 3. Sim, do notebook. 4. Sim, do tablet. 5. Sim de outras tecnologias.

32 Tecnologia e metodologias
Métodos? Democratic method? Autocratic method? Passive learning? Active learning? (peer instruction; TBL; Case study; think-pair-share; learning cell; class discussion; short written exercise; collaborative learning group; clarification pauses; reading quiz; clearest point, daily journal...). Tecnologia e metodologias


Carregar ppt "Metodologias e tecnologias ativas de aprendizagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google