A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Acadêmicos: Ana Paula Oliveira Claudiane Déborah; Thauanna Lima Salim

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Acadêmicos: Ana Paula Oliveira Claudiane Déborah; Thauanna Lima Salim"— Transcrição da apresentação:

1 Acadêmicos: Ana Paula Oliveira Claudiane Déborah; Thauanna Lima Salim
Doenças Endócrinas Acadêmicos: Ana Paula Oliveira Claudiane Déborah; Thauanna Lima Salim

2 Conceito Doenças que afetam as glândulas endócrinas;
Interferem nos processos corporais normais. As mais comuns estão relacionados ao mau funcionamento do pâncreas e hipófise, tireóide e glândulas supra- renais.

3 Diabetes Melito Doença crônica; Distúrbio do metabolismo de glicose;
Deficiência de insulina; Hiperglicemia; 12% do gasto norte americano com saúde (US$ 100 bi/ano); 200 milhões de diabéticos no mundo hoje; De 3 a 4% dos pacientes adultos submetidos a tratamento odontológico possuem diabetes.

4 Classificação etiológica do diabetes melito.
E. Indução por drogas ou produtos químicos I. Diabetes tipo 1 F. Infecções • destruição das células beta, usualmente levando à deficiência completa de insulina G. Formas incomuns de diabetes imuno- mediado A. auto-imune IV. Diabetes Gestacional B. idiopático II. Diabetes tipo 2 graus variados de diminuição de secreção e resistência à insulina III. Outros tipos específicos A. Defeitos genéticos da função da célula β B. Defeitos genéticos da ação da insulina C. Doenças do pâncreas exócrino D. Endocrinopatias

5 Causas

6 Diabetes tipo I É uma doença auto - imune;
Os leucócitos, agem como se as células beta do pâncreas fossem corpos estranhos; Requer a aplicação de injecções diárias de Insulina.

7 GRAVIDEZ

8 O QUE É? É um período de mudanças fisiológicas e psicológicas que afetam diretamente a saúde da gestante; Um grande número de alterações bucais pode aparecer neste período fazendo com que a gestante necessite de atendimento odontológico. Esse atendimento, se necessário, pode ser realizado em qualquer período da gestação, pois os prejuízos do não tratamento podem ser maiores que os causados pelo atendimento.

9 Considerações fisiológicas
As principais mudanças que ocorrem na mulher gravida são atribuídas a: Alterações endócrinas; Cardiovasculares; Hematológicas; Respiratórias.

10 CONDUTA DURANTE O ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO
• Investigar se a paciente está indo às consultas do pré-natal, e caso não esteja, indicar que ela o faça; • Orientar a paciente quanto à dieta alimentar, e higiene oral; • Realizar consultas curtas pela manhã, quando os enjoos são menos frequentes; Orientar a gestante a fazer uma alimentação leve antes das consultas; • Monitorar os sinais vitais (pulso, frequência respiratória, pressão arterial e temperatura) da paciente;

11 Tratamento Dentário • No primeiro trimestre: realizar profilaxia eliminar focos infecciosos e realizar tratamentos restauradores básicos; • No segundo trimestre: realizar procedimentos profiláticos, cirúrgicos, restauradores básicos e reabilitadores, além de raspagem e alisamento radicular, endodôntias e exodontias, se necessário, este é o momento mais estável da gestação; • No terceiro trimestre: realizar profilaxia, procedimentos restauradores básicos e fluorterapia.

12 Achados Bucais Gengivite: Gengivite gravídica:
Observada durante a gravidez é causada pelo biofilme que se localiza próximo ou dentro do sulco gengival e está associada a fatores sistêmicos como alterações hormonais Gengivite gravídica: Pode ocorrer durante toda a gestação. Representa uma resposta aumentada aos fatores locais e não é causada diretamente pela gravidez.


Carregar ppt "Acadêmicos: Ana Paula Oliveira Claudiane Déborah; Thauanna Lima Salim"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google