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GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO

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Apresentação em tema: "GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO

2 A economia do conhecimento
GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO Parte 1 A economia do conhecimento

3 1. A economia do conhecimento
1.1 - Fundamentos da economia do conhecimento Desenvolvimento econômico Mudanças demográficas Recursos naturais e meio ambiente Globalização da economia Desenvolvimento tecnológico: TIC Customização da produção Gestão empresarial

4 Conhecimento: O novo fator de produção

5 1. A economia do conhecimento
1.2 - A nova riqueza: os ativos do conhecimento Tratamento da informação Sistema de Gestão do Conhecimento Razões para a implantação de um SGC Dimensões do valor agregado Uso da informação Curvas de aprendizagem Planejamento estratégico Equipe de um SGC Gestão do capital intelectual

6 1. A economia do conhecimento
1.2 - A nova riqueza: os ativos do conhecimento Sabedoria/Competência Entendimento dos princípios Conectividade (Símbolos →Conceitos) Conhecimento Entendimento dos padrões (Signos →Regras) Informação Entendimento das relações (Sinais → Programas) Dado Entendimento

7 1. A economia do conhecimento
1.3 - A exploração dos recursos da nova economia Algumas definições fundamentais Dado é um registro a respeito de um determinado evento (um sinal) para o sistema; Informação é um conjunto de dados com um determinado significado (um signo) para o sistema.

8 1. A economia do conhecimento
1.3 - A exploração dos recursos da nova economia Conhecimento é a informação devidamente tratada (um símbolo) que muda o comportamento do sistema; Saber é um conjunto de conhecimentos a respeito de um determinado tema utilizado para a RP no sistema.

9 1. A economia do conhecimento
1.3 - A exploração dos recursos da nova economia O conhecimento formal independe do indivíduo que o criou, ao contrário, a competência é sempre pessoal;

10 1. A economia do conhecimento
1.3 - A exploração dos recursos da nova economia O conhecimento é uma coleção de peças de informação que foram filtradas, destiladas e analisadas; Conhecimento é o que os gerentes precisam para tomar decisões (não informação);

11 Habilidade 1. A economia do conhecimento Competência
1.3 - A exploração dos recursos da nova economia Perícia Competência Habilidade

12 A competência não pode ser copiada com exatidão;
1. A economia do conhecimento 1.3 - A exploração dos recursos da nova economia A competência não pode ser copiada com exatidão; Todos nós desenvolvemos nossa própria competência, por meio do treinamento, prática, erros e reflexão;

13 1. A economia do conhecimento
1.2 - A nova riqueza: os ativos do conhecimento Compila Síntese e Análise CONHECIMENTO DADOS INFORMAÇÃO COLETA Retorno Comunicação DECISÃO RESULTADOS COMPETÊNCIA APLICA AÇÃO TOMADOR DE DECISÃO Adaptado de William Y. Wilson, NextStep & Timothy W. Powell, InfoStrat.

14 Sistema de Gestão do Conhecimento
1. A economia do conhecimento 1.2 - A nova riqueza: os ativos do conhecimento Sistema de Gestão do Conhecimento Processo de planejamento estratégico Disseminação Análise Objetivos Estocagem Rede interna de informações Avaliação Rede externa de informação Levantamento Retroalimentação Dados Concorrentes Governos Clientes Fornecedores Tecnologia Logística

15 1. A economia do conhecimento
1.2 - A nova riqueza: os ativos do conhecimento Dimensões do valor agregado Coleta: O que sabemos ? Análise: O que significa ? Implicações: Como respondemos ?

16 1. A economia do conhecimento
1.2 - A nova riqueza: os ativos do conhecimento Coleta da informação Dez processos: Aquisição de dados Classificação Estocagem Recuperação Edição Verificação Apresentação Agregação Disseminação Avaliação

17 1. A economia do conhecimento
1.2 - A nova riqueza: os ativos do conhecimento Compreende quatro processos: Análise propriamente dita: filtragem da informação Síntese: elaboração de um mapa da informação Hipótese: elaboração de cenários Construção e prova de suposições: procurar a explicação e prova das suposições que guiam a síntese e a hipótese

18 1. A economia do conhecimento
1.2 - A nova riqueza: os ativos do conhecimento Uso da informação Tradicionalmente: Tomada de decisão tática e operacional Processo de planejamento estratégico

19 1. A economia do conhecimento
1.2 - A nova riqueza: os ativos do conhecimento Outras quatro formas: Sensibilização: a organização tem desafios a serem enfrentados Benchmarking: comparar a organização com seus melhores concorrentes Legitimação: justificativa das propostas Inspiração: geração de novas idéias para resolução de problemas

20 1. A economia do conhecimento
1.2 - A nova riqueza: os ativos do conhecimento Processo de planejamento estratégico SGC Objetivos Diagnósticos e cenários Propósito básico Estratégias Acompanhamento Estudos especiais Planos contingência Análise de consistência Diretrizes funcionais Fase Estratégica Fase Operacional Execução e Controle Resultados Planos funcionais e orçamentários

21 1. A economia do conhecimento
1.2 - A nova riqueza: os ativos do conhecimento Clientes 1 2 Logística Entender Medir Marketing Organização Recursos Tecnologia Concorrentes Fornecedores A M B 3 Processo de planejamento 4 A M Atratividade Ações estratégicas B Competitividade

22 Estratégias funcionais
1. A economia do conhecimento 1.2 - A nova riqueza: os ativos do conhecimento Estratégias funcionais Gestão do Conhecimento Comercialização Planejamento Estratégico Tecnologia da Informação Operações Tecnologia Novos Negócios Pessoal e Desenho Organizacional Finanças

23 Capacitação tecnológica
1. A economia do conhecimento 1.2 - A nova riqueza: os ativos do conhecimento Coleta de informações Gestão das idéias Coleta de informações Mercado Concorrência Tecnologia Gestão técnica dos produtos e apoio comercial Gestão (P&D) de estratégias de produtos e processos tecnológicos Gestão de programas e projetos Capacitação tecnológica

24 Criando redes de conhecimento
1. A economia do conhecimento 1.2 - A nova riqueza: os ativos do conhecimento Criando redes de conhecimento Organização tipo teia de aranha: Enfrentar problemas complexos ou não bem definidos Utilizar seus ativos intelectuais ao máximo

25 Natureza e alcance de um SGC: A) Considerações gerais:
1. A economia do conhecimento 1.3 - A exploração dos recursos da nova economia Natureza e alcance de um SGC: A) Considerações gerais: É uma ferramenta básica para o desenvolvimento competitivo das organizações; Na AL pouca atenção tem sido dado a criação de SGC;

26 Um SGC constitui a base para o desenvolvimento do CH;
1. A economia do conhecimento 1.3 - A exploração dos recursos da nova economia A criação de um SGC não é muito complexa, mas exige uma forte base teórica e uma metodologia de implantação; Um SGC constitui a base para o desenvolvimento do CH; Organização em aprendizagem contínua.

27 Objetivos de um SGC: A) Objetivo geral:
1. A economia do conhecimento 1.3 - A exploração dos recursos da nova economia Objetivos de um SGC: A) Objetivo geral: apoiar as organizações a obterem uma vantagem competitiva sustentável.

28 B) Objetivos específicos:
1. A economia do conhecimento 1.3 - A exploração dos recursos da nova economia B) Objetivos específicos: Evitar surpresas; Identificar oportunidades e ameaças; Diminuir o tempo de reação; Melhorar o planejamento e a gestão estratégica;

29 1. A economia do conhecimento
1.3 - A exploração dos recursos da nova economia Apoiar os tomadores de decisão a perceberem opções, avaliar implicações e preparar planos de contingência; Guiar os esforços de inovação tecnológica e de desenvolvimento de novos produtos.

30 Segundo K. E. Sveiby (1998): 1. A economia do conhecimento
1.3 - A exploração dos recursos da nova economia Segundo K. E. Sveiby (1998): O conhecimento é sobretudo tácito; O conhecimento é orientado à ação; O conhecimento é baseado em regras; O conhecimento (a representação) está em constante mutação.

31 A competência consiste de cinco elementos interdependentes:
1. A economia do conhecimento 1.3 - A exploração dos recursos da nova economia A competência consiste de cinco elementos interdependentes: conhecimento explícito: educação formal; conhecimento tácito: habilidades adquiridas através do treinamento e da prática;

32 experiência: reflexão sobre erros e sucessos passados;
1. A economia do conhecimento 1.3 - A exploração dos recursos da nova economia experiência: reflexão sobre erros e sucessos passados; rede social: relações com outros seres humanos dentro de um ambiente e de uma cultura, transmitidos pela tradição.

33 O conhecimento tácito é uma capacidade de agir;
1. A economia do conhecimento 1.3 - A exploração dos recursos da nova economia O conhecimento tácito é uma capacidade de agir; O conhecimento não pode ser descrito por meio de palavras; O conceito de competência é a melhor forma de descrever o conhecimento no contexto empresarial;

34 1. A economia do conhecimento
1.3 - A exploração dos recursos da nova economia O conhecimento tácito está baseado em regras que não mudam com facilidade; Os novos conhecimentos sempre são baseados em conhecimentos que já possuímos (esquemas);

35 1. A economia do conhecimento
1.3 - A exploração dos recursos da nova economia Pesquisa fundamental e tecnológica Vigília tecnológica Circulação da informação Patentes, Normas Artigos, Publicações Circulação da informação Inteligência econômica Terceiros, Fornecedores Jurídica, financeira e fiscal Vigília comercial, Concorrentes Outras Vigílias Social e Recursos Humanos Inovações produtos e serviços Cliente, Distribuidor Econômica, Política Circulação da informação

36 Inteligência Econômica ?
1. A economia do conhecimento 1.3 - A exploração dos recursos da nova economia Inteligência Econômica ? Atividade de monitoramento do ambiente externo para integrar a informação que é relevante para o processo de tomada de decisão organizacional.

37 Inteligência Competitiva ?
1. A economia do conhecimento 1.3 - A exploração dos recursos da nova economia Inteligência Competitiva ? É um programa sistemático para a obtenção e análise da informação sobre as atividades dos concorrentes e tendências gerais dos mercados competitivos; Última ferramenta na guerra econômica mundial;

38 Componente da política industrial dos países desenvolvidos;
1. A economia do conhecimento 1.3 - A exploração dos recursos da nova economia Componente da política industrial dos países desenvolvidos; Transformar a informação em conhecimento é o que vai separar as organizações que progridem das organizações que fracassam.

39 Alcance e benefícios de um SGC Alcance: Concorrentes atuais;
1. A economia do conhecimento 1.3 - A exploração dos recursos da nova economia Alcance e benefícios de um SGC Alcance: Concorrentes atuais; Concorrentes potenciais; Oportunidades de crescimento; Contexto industrial; Mercados;

40 Situação política e legal; Situação econômica; Contexto social;
1. A economia do conhecimento 1.3 - A exploração dos recursos da nova economia Situação política e legal; Situação econômica; Contexto social; Contexto demográfico; Fornecedores; Clientes a serem conquistados.

41 1. A economia do conhecimento
1.3 - A exploração dos recursos da nova economia Benefícios de um SGC : Antecipar mudanças no mercado; Antecipar as ações dos concorrentes; Descobrir novos concorrentes potenciais; Aprender com os êxitos e fracassos dos outros; Incrementar a quantidade e qualidade dos objetos de coleta;

42 1. A economia do conhecimento
1.3 - A exploração dos recursos da nova economia Identificar NTs, produtos e processos; Ver as mudanças políticas e legais ; Identificar oportunidades de negócios; Analisar o negócio c/ mente aberta; Ajudar a implementar as últimas ferramentas gerenciais; Clientes a serem conquistados.

43 Funções chave de um SGC: Definir responsabilidades;
1. A economia do conhecimento 1.3 - A exploração dos recursos da nova economia Funções chave de um SGC: Definir responsabilidades; Estabelecer uma rede de CI/CE dentro e fora da organização; Proporcionar um fórum de discussão sobre conhecimento;

44 Gerencia situações conhecidas; Busca sinais de mudança;
1. A economia do conhecimento 1.3 - A exploração dos recursos da nova economia Um SGC: Gerencia situações conhecidas; Busca sinais de mudança; Gerencia a informação; Facilita a geração de conhecimentos na organização.

45 Razões de um SGC: 1. A economia do conhecimento
1.3 - A exploração dos recursos da nova economia Razões de um SGC: O rítmo dos negócios estão aumentando; Sobrecarga de informação; Competência global crescente de novos concorrentes; Concorrentes existentes mais agressivos; Mudanças políticas afetam as empresas; Rápida mudança tecnológica.


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