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CECANE – NORTE – CENTRO OESTE

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Apresentação em tema: "CECANE – NORTE – CENTRO OESTE"— Transcrição da apresentação:

1 CECANE – NORTE – CENTRO OESTE
Desafios para a Formação do Nutricionista em Educação Alimentar e Nutricional Elisabetta Recine Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição/OPSAN Depto de Nutrição Universidade de Brasília – UnB I FÓRUM SOBRE DIREITO HUMANO A ALIMENTAÇÃO ADEQUADA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL CECANE – NORTE – CENTRO OESTE UnB Novembro 2009

2 Saúde Sustentabilidade
Promoção da Saúde EN ↔ PAS Saúde Sustentabilidade O que é ?? Educação Nutricional Efetividade Eficácia Eficiência Multidimensões do comportamento alimentar Informar ↔ Educar

3 O que é ?? Educação Nutricional

4 Educação Alimentar e Nutricional
“procedimento realizado pelo nutricionista junto a indivíduos ou grupos populacionais, considerando as interações e significados que compõem o fenômeno do comportamento alimentar, para aconselhar mudanças necessárias a uma readequação dos hábitos alimentares” CFN, Resolução Nº 380/ 2005

5 Saúde Sustentabilidade
Promoção da Saúde EN ↔ PAS Saúde Sustentabilidade Educação Nutricional

6 O Locus da Educação Nutricional na Promoção da Saúde
Papéis da Promoção da Saúde (Carta de Otawa): Defesa da causa da saúde (advocacy) Capacitação individual e social para a saúde Mediação entre os diversos setores envolvidos

7 Campos de ação para a PS (PAS)
Elaboração e implementação de políticas públicas saudáveis Criação de ambientes favoráveis à saúde Reforço da ação comunitária Desenvolvimento de habilidades pessoais Reorientação dos sistemas e serviços de saúde

8 MODELO DA PROMOÇÃO DA SAÚDE POPULACIONAL

9 Educação Nutricional Multidimensões do comportamento alimentar

10 Hábitos alimentares CFN, Resolução Nº 380/ 2005
Conjunto de hábitos envolvendo alimentos e preparações, de uso cotidiano por pessoas ou grupos populacionais, em que há forte influência da cultura,tabus alimentares e tradições de comunidades ou de povos. CFN, Resolução Nº 380/ 2005

11 Cultura Alimentar “ Conjunto de representações, crenças, conhecimentos e práticas herdadas ou aprendidas que estão associadas a alimentação e são compartilhadas por um determinado grupo social” (Jesus Contreras, 2006)

12 O nutriente O alimento A comida
A comida é uma construção ideológica devido a seu componente simbólico de escolha alimentar porque articula o natural o biológico e o cultural e constitui-se como “habitus” (Woortman, 2004).

13 Comensalidade “O comportamento relativo à comida liga-se diretamente à nossa identidade social e revela repetidamente a cultura em que está inserido(MINTZ, 2001). “Há uma clara distinção entre comida e alimento, onde comida não é apenas uma substância alimentar, mas também um modo, um estilo e um jeito de alimentar-se.”

14 Educação Nutricional Informar ↔ Educar

15 Informar Pontual Unidirecional Massiva

16 Educar “A educação tem caráter permanente. Não há seres educados e não educados, estamos todos nos educando...” Nesta concepção, o conhecimento não pode advir de um ato de "doação" que o educador faz ao educando, mas sim, um processo que se realiza no contato do homem com o mundo vivenciado, o qual não é estático, mas dinâmico e em transformação contínua. Baseada em outra concepção de homem e de mundo, supera-se a relação vertical, estabelecendo-se a relação dialógica. O diálogo supõe troca..,” Desse processo, advém um conhecimento que é crítico, porque foi obtido de uma forma autenticamente reflexiva, e implica em ato constante de desvelar a realidade, posicionando-se nela. O saber construído dessa forma percebe a necessidade de transformar o mundo, porque assim os homens se descobrem como seres históricos. Paulo Freire

17 Reflexão Informação Conceito O Processo Educacional Ação Valor Habilidade

18 Educação Nutricional Efetividade Eficácia Eficiência

19 A eficácia mede a relação entre os resultados obtidos e os objetivos pretendidos, ou seja, ser eficaz é conseguir atingir um dado objetivo. A efetividade é a capacidade de produzir um efeito. A eficiência refere-se a relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados.

20 A ação baseada em evidências
Agir metodológico Planejamento de ações Monitoramento do processo Avaliação de resultados

21 Conceito de Saúde Pública Baseada em Evidência
“É o uso explícito e consciente da melhor evidência disponível na tomada de decisão sobre o cuidado de comunidades e populações nos domínios da proteção, prevenção e promoção da saúde.” (Jenicek 1997) “É o processo de integração de intervenções baseadas na melhor evidência disponível com preferências das comunidades, visando a melhora da saúde da população.” (Kohatsu 2004)

22 Planejar ... Conhecer a situação Identificar problemas;
Levantar demandas reais; Formular propostas coerentes com as necessidades do grupo ou comunidade; Promover e garantir a participação e comprometimento do interessados; Selecionar processos e instrumentos adequados Implementar as ações Monitorar e Avaliar

23 Considerando…

24 Saúde Sustentabilidade
Promoção da Saúde EN ↔ PAS Saúde Sustentabilidade O que é ?? Educação Nutricional Efetividade Eficácia Eficiência Multidimensões do comportamento alimentar Informar ↔ Educar

25 Desafios atuais da EN Estratégia prioritária dos programas de saúde
Atividade privativa do nutricionista ↔ Responsabilidade compartilhada com outros profissionais Não é uma missão nem um dom  requer estudo, metodologia, processos, instrumentos

26 Obrigada !


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