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TEORIA DO CONHECIMENTO. CONHECIMENTO POSSIBILIDADE Dogmatismo Dogmatismo Sofistas Sofistas Desconsideração da função mediadora do conhecimento Desconsideração.

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1 TEORIA DO CONHECIMENTO

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3 CONHECIMENTO POSSIBILIDADE Dogmatismo Dogmatismo Sofistas Sofistas Desconsideração da função mediadora do conhecimento Desconsideração da função mediadora do conhecimento Ceticismo Ceticismo Pirro de Élis Pirro de Élis Conhecimento condicionado pelo sujeito e circunstâncias Conhecimento condicionado pelo sujeito e circunstâncias Pragmatismo Pragmatismo William James / Nietzsche / Vaihinger William James / Nietzsche / Vaihinger Intelecto como querer para o agir Intelecto como querer para o agir Criticismo Criticismo Kant Kant Pressupostos / condições do conhecimento Pressupostos / condições do conhecimento

4 CONHECIMENTO ORIGEM Empirismo Empirismo Sofistas / Estóicos / Epicuristas / Locke / Hume / Condillac / John Stuart Mill Sofistas / Estóicos / Epicuristas / Locke / Hume / Condillac / John Stuart Mill Racionalismo Racionalismo Plotino / Agostinho / Malebranche / Descartes / Leibniz Plotino / Agostinho / Malebranche / Descartes / Leibniz Razão: principal fonte do conhecimento Razão: principal fonte do conhecimento

5 CONHECIMENTO CONCEITO Informação com um propósito ou uma utilidade

6 INFORMAÇÃO Semântica: significado Semântica: significado abstração informal abstração informal representa algo representa algo

7 EPISTEMOLOGIA E BIOLOGIA DO CONHECIMENTO

8 CONHECIMENTO DEFINIÇÃO Maturana e Varella Escola Chilena de Biologia  Conduta adequada num contexto estabelecido  Repostas aos estímulos externos descritas por um observador

9 CONHECIMENTO ORIGEM Qualquer interação é representada no sistema nervoso com a seqüência de estados de atividade neuronal

10 PROCESSO COGNITIVO OBSERVADOR Sistema vivo Fenômeno biológico cognitivo Vive em um processo de cognição

11 PROCESSO COGNITIVO DEFINIÇÃO Criação de um campo de comportamentos

12 COMPORTAMENTO DEFINIÇÃO Seqüência de estados na superfície receptora para manter a organização viva

13 COMPORTAMENTO ESTÍMULO Todos os seres vivos têm a capacidade de responder a alterações do meio, através de modificações do seu estado ou de suas atividades. Estas alterações do meio são chamadas de estímulo, e estes podem ser luminosos, térmicos, elétricos, sonoros, etc... O sistema nervoso tem por função perceber os estímulos, transmiti-los a diversas partes do corpo e efetuar respostas.

14 LINGUAGEM Mecanismo fundamental de interação nos sistemas sociais humanos. Sistema de condutas (não um sistema de símbolos e regras utilizados para a comunicação)

15 CONDUTA Define uma linguagem Determinada pela emoção

16 EMOÇÃO Fenômeno biológico É necessário que haja uma pré-disposição física para que uma interação aconteça. Não há ação humana sem uma emoção que a estabeleça como tal e a torne possível como ato.

17 APRENDIZAGEM O organismo se move adequadamente num meio em transformação, visando conservar a sua organização. Processo de transformação do comportamento Não é processo de acúmulo de representações do meio.

18 DOMÍNIO COGNITIVO Interação Meio Recursividade

19 SISTEMA GENÉTICO Condições iniciais Trajeto de mudanças estruturais Interação com o meio

20 CONSCIÊNCIA Conhecimento Conhecimento Reflexão Reflexão Liberdade Liberdade

21 EDUCAÇÃO Transformação espontânea em coexistência com o outro e consigo mesmo.

22 CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E CIÊNCIAS COGNITIVAS Informação Informação Elemento gerador da solução de problemas relacionados ao ambiente no qual os usuários atuam. Elemento gerador da solução de problemas relacionados ao ambiente no qual os usuários atuam. A resolução desses problemas leva o usuário a aumentar o seu estoque de conhecimento, pois a informação é o elemento que gera o conhecimento no indivíduo. A resolução desses problemas leva o usuário a aumentar o seu estoque de conhecimento, pois a informação é o elemento que gera o conhecimento no indivíduo.

23 INTELIGÊNCIA INSTITUCIONAL Atividade que favorece: processo de aprendizagem processo de aprendizagem consolidação do conhecimento institucional consolidação do conhecimento institucional

24 CONHECIMENTO INSTITUCIONAL Condutas que se estabelecem no contato com os demais membros da instituição ou de outros indivíduos ou grupos, consensuais que se produzem na convivência e na história dessa convivência. Condutas que se estabelecem no contato com os demais membros da instituição ou de outros indivíduos ou grupos, consensuais que se produzem na convivência e na história dessa convivência. Os agentes operam, a todo o tempo, na linguagem, nessa rede de relações e interações. Os agentes operam, a todo o tempo, na linguagem, nessa rede de relações e interações.

25 INFORMAÇÃO Informação é uma perturbação que pode ou não desencadear mudanças nas condutas de um indivíduo e o que vai definir isto é o próprio indivíduo. Informação é uma perturbação que pode ou não desencadear mudanças nas condutas de um indivíduo e o que vai definir isto é o próprio indivíduo. Saber, portanto, qual informação possibilita que alguém conheça sobre algo, é necessário possuir a sensibilidade para reconhecer que tipo de perturbação é aceita por um indivíduo. Saber, portanto, qual informação possibilita que alguém conheça sobre algo, é necessário possuir a sensibilidade para reconhecer que tipo de perturbação é aceita por um indivíduo.

26 GESTÃO DA INFORMAÇÃO Livre de modelos e da idéia de prescrição de informação. Livre de modelos e da idéia de prescrição de informação. Análise de como os agentes atuam e gerenciam os suas atividades, os contatos que estabelecem e como os estabelecem, os domínios pelos quais transitam, ou gostariam de transitar, as pessoas que estão mais próximas deles e como são essas relações entre eles no âmbito de suas instituições. Análise de como os agentes atuam e gerenciam os suas atividades, os contatos que estabelecem e como os estabelecem, os domínios pelos quais transitam, ou gostariam de transitar, as pessoas que estão mais próximas deles e como são essas relações entre eles no âmbito de suas instituições.

27 PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO Habilidade para lidar com o usuário Habilidade para lidar com o usuário Capacidade de perceber particularidades do indivíduo Capacidade de perceber particularidades do indivíduo

28 ESTRUTURA DA INFORMAÇÃO Possibilitadora de alteração do conhecimento


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