A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recapitulando... O que vimos em aula até o momento: 1. A redação no ENEM 2. Estrutura do texto dissertativo-argumentativo 3. Interpretação, Planejamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recapitulando... O que vimos em aula até o momento: 1. A redação no ENEM 2. Estrutura do texto dissertativo-argumentativo 3. Interpretação, Planejamento."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 4 - Estrutura do texto dissertativo-argumentativo: Desenvolvimento

2 Recapitulando... O que vimos em aula até o momento: 1. A redação no ENEM 2. Estrutura do texto dissertativo-argumentativo 3. Interpretação, Planejamento e Introdução

3 A estrutura do texto dissertativo-argumentativo é tripartida:
Tese (ou Introdução); Argumentação (ou Desenvolvimento); e Fecho (ou Proposta de Intervenção). Hoje, vamos falar do Desenvolvimento.

4 Os parágrafos argumentativos são aqueles que fundamentam e justificam a ideia (ponto de vista, tese, opinião, teoria) expressa no texto. Dito de outro modo, constituem os argumentos utilizados pelo escritor para persuadir ou dissuadir o leitor de algo.

5 Algumas características dos parágrafos argumentativos:
grande “barriga” que abriga exemplos, aproximações, justificativas e evidências; dispensa afirmações genéricas, contradições de conceitos, instauração de falsos pressupostos, gírias, clichês, lugares- comuns dispensa circularidade;

6 As perguntas de sempre:
Como argumentar? De que forma sequenciar estes argumentos? Há alguma maneira de tentar organizá-los metodicamente?

7 Entre os vários tipos de desenvolvimento de parágrafos dissertativo-argumentativos, destacam-se alguns. Vejamos, a seguir, quais são e em que consiste cada um deles.

8 1. Exemplificação Simples
Exposição de dados conhecidos, divulgados pelos meios de comunicação. Exemplo:

9 2. Argumentação histórica, fazendo trajetórias comparativas (sócio-político-culturais ou geográficas) Explicação da origem de determinado problema ou comparação de um fato atual com outro anteriormente já ocorrido.

10 3. Argumentação por citação
Utilizada para dar maior consistência às minha ideias através da citação de autoridades. - Literal – com as aspas - Parafraseada – desenvolvida com as suas palavras

11 Fuvest 2013

12 4. Argumentação por comprovação
Consiste em apresentar dados, estatísticas, percentuais, etc. Muito utilizado quando a ideia é contestar um ponto de vista equívocado - Neste tipo de citação o autor necessita de dados que demonstrem sua tese.

13 Exemplo:

14 5. Argumentação por raciocínio lógico:
- Caso em que há relação de causa e efeito; Recurso utilizado para demonstrar que uma conclusão (afirmada no texto) é necessária, e não fruto de uma interpretação pessoal que pode ser contestada; Exemplo:

15 6. Argumentação por refutação:
Questiona valores pré-estabelecidos Busca outros ângulos de uma questão aparentemente “fechada” Busca sair do lugar comum, claro, sem discordar pelo absurdo. Exemplo:

16 7. Argumento de consenso Define-se pelo aproveitamento das opiniões consideradas indiscutíveis pelo grupo social a que pertence o enunciador. Vejamos o exemplo a seguir:

17

18 8. Argumento de competência linguistica:
Envolve a competência do enunciador em usar uma linguagem compatível com a do seu interlocutor. Ainda que a redação não possua os melhores argumentos, o de competência linguistica qualifica o enunciador, o que facilita a persuasão dos interlocutores. Não configura uma garantia de persuasão: trata-se de um atributo necessário, mas não suficiente.

19 Importante! Existem inúmeros outros tipos de argumentação, os chamados mistos. Da mesma maneira que você aprendeu a misturar dois ou mais aspectos na introdução, poderá, também, retomar esta prática aqui.

20

21 Vlw, flws!


Carregar ppt "Recapitulando... O que vimos em aula até o momento: 1. A redação no ENEM 2. Estrutura do texto dissertativo-argumentativo 3. Interpretação, Planejamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google