A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensino Fundamental, 8º Ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensino Fundamental, 8º Ano"— Transcrição da apresentação:

1 Ensino Fundamental, 8º Ano
MATEMÁTICA Ensino Fundamental, 8º Ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas

2 A MATEMÁTICA carece de leitura, de organização e de interpretação?
Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas A MATEMÁTICA carece de leitura, de organização e de interpretação? INSTIGANDO Imagem: Freepik.

3 TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO ATIVIDADE 1 Sr. José vende frutas na feira. Todos os dias ele anota o que vendeu. Assim suas vendas foram: Domingo: 10 melancias, 12 maças, 30 bananas, 34 laranjas e 40 limões. Segunda: 15 melancias, 20 maças, 44 bananas, 38 laranjas, 26 limões. Terça: 8 melancias, 21 maças, 34 bananas, 9 laranjas, 15 limões. Quarta: 22 melancias, 10 maças, 25 bananas, 15 laranjas, 38 limões. Quinta: 0 melancia, 29 maças, 0 bananas, 26 laranjas, 20 limões. Sexta: 16 melancias, 0 maças, 40 bananas, 30 laranjas, 25 limões. Sábado: 9 melancias, 10 maças, 52 bananas, 22 laranjas, 19 limões. Monte uma tabela que ajude seu José a se organizar. Informe qual a quantidade vendida de cada fruta por dia. Faça um gráfico de coluna para ajudar seu João a interpretar as suas vendas. ESTIMULANDO

4 TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO ATIVIDADE 2 ESTIMULANDO Fonte: Cantinho da Conversa.

5 TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO ATIVIDADE 3 ESTIMULANDO Fonte: Atividades para Alfabetização.

6 TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO ATIVIDADE 4 ESTIMULANDO Fonte: Compartilhando Atividades.

7 Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas Mundo Educação. Vocacional. Blog da Zuera. Calcule Mais. Micheli M. Arcari. Frases da Vida. Prime Educacional. Blog de Biologia. Portal do Professor. Gizel da Hnritter. Lide Educação. Toledol. LEITURA DE IMAGENS Por que meios de comunicação (jornais, revistas, televisão) utilizam gráficos para passar informações? Em que os gráficos ajudam? Eles facilitam a compreensão? CONTEXTUALIZANDO

8 COMO OS GRÁFICOS SE APRESENTAM EM NOSSO DIA-A-DIA?
Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas COMO OS GRÁFICOS SE APRESENTAM EM NOSSO DIA-A-DIA? 1.Forneça aos estudantes vários tipos de gráficos recortados de jornais ou revistas. 2. Solicite que eles agrupem os gráficos levando em conta o tipo de cada um deles (linha, coluna ou setor). 3. Solicite que os estudantes distribuídos em equipes, elaborem, ao menos, 10 perguntas cujas respostas estejam contidas no gráfico. Imagem: Vocacional. Imagem: Prime Educacional. COLUNAS OU BARRAS LINHAS OU SEGMENTOS SETORES OU CIRCULAR INTERAGINDO

9 Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas Imagem: Prime Educacional. GRÁFICO DE LINHAS OU SEGMENTOS Imagem: Vocacional. GRÁFICO DE COLUNAS OU BARRAS Imagem: Vocacional. GRÁFICO DE SETORES OU CIRCULAR Este tipo de gráfico é mais adequado para representar tendências de aumentos ou diminuição dos dados num determinado período. É o mais simples, tanto para a construção como para a leitura e interpretação. Ele é muito utilizado para representar situações que envolvem uma grande quantidade de dados a serem exibidos. É mais adequado para representar a relação entre duas ou mais variáveis (frequência ou contagem de ocorrência). É importante destacar que neste tipo de gráfico o círculo todo deve corresponder a 100%. APROFUNDANDO Texto: Energia e Meio Ambiente.

10 Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas Gráfico de barras: Um gráfico onde os dados são representados com faixas verticais ou horizontais. Imagem e Texto: Matemática Essencial. Gráfico de linha: Formado por uma linha construída pela ligação de segmentos de reta, unindo os pontos que representam os dados. Imagem e Texto: Matemática Essencial. Gráfico de Setores é dividido em setores cujos ângulos são proporcionais a frequência absoluta. Imagem: Frases da Vida. Texto: Física Vivencial. APROFUNDANDO

11 TUDO ACABA EM PIZZA APROFUNDANDO Matemática, 8º ano
Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas TUDO ACABA EM PIZZA APROFUNDANDO Imagem: Ângelo Branco.

12 TUDO ACABA EM PIZZA APROFUNDANDO Matemática, 8º ano
Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas TUDO ACABA EM PIZZA APROFUNDANDO Imagem: Ângelo Branco.

13 COMO RELACIONAR TABELAS E GRÁFICOS?
Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas COMO RELACIONAR TABELAS E GRÁFICOS? A tabela abaixo mostra o desempenho dos 80 estudantes do 8º ano A e do 8º B. Vamos tentar compreender as informações e compará-las. O recurso gráfico possibilita aos meios de comunicação a elaboração de inúmeras ilustrações, tornando a leitura mais agradável. DESEMPENHO EM MATEMÁTICA QUANTIDADE DE ESTUDANTES PERCENTUAL RUIM 12 15% REGULAR 20 25% BOM 28 35% ÓTIMO TOTAL 80 100% Tabela: Brasil Escola. Observe que cada uma das colunas da tabela é representada em um dos eixos coordenados (Eixo Horizontal e Eixo Vertical). Assim, o gráfico elaborado, apresentará informações relacionadas as duas grandezas envolvidas. APROFUNDANDO

14 O QUE É FREQUÊNCIA RELATIVA E FREQUÊNCIA ABSOLUTA?
Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas O QUE É FREQUÊNCIA RELATIVA E FREQUÊNCIA ABSOLUTA? DESEMPENHO EM MATEMÁTICA QUANTIDADE DE ESTUDANTES PERCENTUAL RUIM 12 15% REGULAR 20 25% BOM 28 35% ÓTIMO TOTAL 80 100% DESEMPENHO EM MATEMÁTICA FREQUÊNCIA ABSOLUTA (FA) FREQUÊNCIA RELATIVA (FR) RUIM 12 15% REGULAR 20 25% BOM 28 35% ÓTIMO TOTAL 80 100% Tabelas: Brasil Escola. FREQUÊNCIA ABSOLUTA ou apenas “frequência” de um valor é o número de vezes que uma determinada variável assume esse valor. FREQUÊNCIA RELATIVA: é a percentagem relativa à frequência, ou seja, o quociente entre a frequência absoluta da variável e o número total de observações. APROFUNDANDO Texto: Med Stat Web.

15 COMO ILUSTRAR A SITUAÇÃO? REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS...
Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas COMO ILUSTRAR A SITUAÇÃO? REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS... GRÁFICO DE COLUNAS - VERTICAL GRÁFICO DE COLUNAS - HORIZONTAL GRÁFICO DE SETOR APROFUNDANDO Imagens: Brasil Escola.

16 INTERPRETANDO INFORMAÇÕES
Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas INTERPRETANDO INFORMAÇÕES Que informações estão sendo passadas neste gráfico? PROFISSÃO Nº DE ALUNOS Jogador de Futebol Médico Dentista Advogado Ator TOTAL DE ESTUDANTES PESQUISADOS Imagem: PB Wiki. INTERPRETANDO

17 INTERPRETANDO INFORMAÇÕES
Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas INTERPRETANDO INFORMAÇÕES Que informações estão sendo passadas neste gráfico? CORES PREFERIDAS Nº DE ALUNOS Vermelho Castanho Laranja Verde Preto Roxo Rosa Azul TOTAL DE ESTUDANTES PESQUISADOS Imagem: Nota Positiva. INTERPRETANDO

18 INTERPRETANDO INFORMAÇÕES
Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas INTERPRETANDO INFORMAÇÕES Que informações estão sendo passadas neste gráfico? USUÁRIOS DE REDES SOCIAIS RESPOSTA Qual das três faixas de usuários mais utiliza Orkut? Qual o grupo de usuários que menos utiliza as redes sociais? O percentual de usuários de 18 a 25 anos utiliza mais Twitter ou Facebook? O grupo de usuários de 25 a 35 anos utiliza mais Orkut ou Facebook? Qual das redes sociais apresenta queda e qual apresenta crescimento? TOTAL DE ESTUDANTES PESQUISADOS Imagem: Prime Educacional. INTERPRETANDO

19 INTERPRETANDO INFORMAÇÕES
Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas INTERPRETANDO INFORMAÇÕES Que informações estão sendo passadas neste gráfico? PREFERÊNCIA POR MODALIDADES ESPORTIVAS PERCENTUAL DE ENTREVISTADOS FUTEBOL VÔLEI BASQUETE NATAÇÃO OUTROS Juntando vôlei e natação, o percentual é maior ou menor que o de vôlei sozinho? O percentual das pessoas que preferem as 4 modalidades é o dobro daqueles que não preferem nenhuma delas? TOTAL DE ESTUDANTES PESQUISADOS Imagem: Mundo Educação. INTERPRETANDO

20 APRENDENDO A CONSTRUIR O GRÁFICO DE SETORES
Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas APRENDENDO A CONSTRUIR O GRÁFICO DE SETORES Qual o percentual de cada grupo abaixo? Uma empresa produz e vende três tipos de leite. Uma pesquisa feita com 200 consumidores apresentou o seguinte resultado: Para calcular a frequência relativa a cada tipo de leite, procedemos da seguinte forma: Leite tipo I = 30/200 = 0,15 x 100 = 15%. O ângulo central corresponde a 0,15 x 360º = 54º. Leite tipo II = 50/200 = 0,25 x 100 = 25%. O ângulo central corresponde a 0,25 x 360º = 90º. TIPO DE LEITE Nº DE CONSUMIDORES I 30 II 50 III 120 TOTAL 200 Leite tipo II = 120/200 = 0,6 x 100 = 60%. O ângulo central corresponde a 0,6 x 360º = 216º. I II III Como elaborar o gráfico de setores para esta informação? ELABORANDO Imagem e Texto: Empreendedorismo.

21 APRENDENDO A CONSTRUIR O GRÁFICO DE SETORES
Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas APRENDENDO A CONSTRUIR O GRÁFICO DE SETORES Qual o percentual de cada grupo abaixo? Uma pesquisa sobre a preferência para quatro marcas de sabão em pó apontou o seguinte resultado: Calculando os ângulos para cada setor Sabão em pó QUANT. PESSOAS A 30 B 80 C 70 D 20 TOTAL 200 Expressando a “FA” e a “FR” Sabão em pó FA FR % A 30 30/200 = 0,15 15 B 80 80/200 = 0,40 40 C 70 70/200 = 0,35 35 D 20 20/200 = 0,10 10 ELABORANDO Imagem e Texto: Alunos Online.

22 Com a turma, dividida em pequenos grupos, propor a seguinte atividade:
Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas Com a turma, dividida em pequenos grupos, propor a seguinte atividade: Dois estados produzem trigo e soja. Os gráficos abaixo apresentam a produção relativa de grãos de cada um desses estados. a) A produção de trigo do Estado A corresponde a que porcentagem da produção de grãos do Estado? ESTADO A ESTADO B 4/5 2/5 TRIGO SOJA b) É possível afirmar, com base nos gráficos, que a produção total de trigo do Estado A é maior do que a do Estado B? Justifique sua resposta. ELABORANDO Imagem e Texto: Empreendedorismo.

23 AS EXPRESSÕES GRÁFICAS INTERCAMBIAM OS CONTEÚDOS DA MATEMÁTICA
Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas AS EXPRESSÕES GRÁFICAS INTERCAMBIAM OS CONTEÚDOS DA MATEMÁTICA RESSIGNIFICANDO

24 EXPRESSÕES GRÁFICAS - INTERDISCIPLINARIDADE
Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas EXPRESSÕES GRÁFICAS - INTERDISCIPLINARIDADE EXPRESSÕES GRÁFICAS E OPERAÇÕES COM OS NÚMEROS RACIONAIS Principais setores importadores - Janeiro a Novembro de 1997 Imagem: Receita Federal do Brasil. a) De acordo com o gráfico, qual o percentual de importação da indústria, no período? b) Os demais setores importaram mais ou menos que o setor industrial, no período? RESSIGNIFICANDO

25 EXPRESSÕES GRÁFICAS - INTERDISCIPLINARIDADE
Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas EXPRESSÕES GRÁFICAS - INTERDISCIPLINARIDADE EXPRESSÕES GRÁFICAS – RAZÃO E PROPORÇÃO O gráfico abaixo informa a quantidade de calorias gastas por uma pessoa de 75 kg, no período de 1 hora, quando se exercita: a) Qual é a razão entre as quantidades de calorias gastas ao caminhar e ao nadar? b) Qual é a razão entre as quantidades de calorias gastas ao pedalar a ao correr? c) As razões obtidas nos itens “a” e “b” formam uma proporção? d) Qual é a porcentagem de atividade esportiva em relação ao total de pessoas pesquisada? Imagem: Energia e Meio Ambiente. RESSIGNIFICANDO

26 EXPRESSÕES GRÁFICAS INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE
Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas EXPRESSÕES GRÁFICAS INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE RESSIGNIFICANDO

27 EXPRESSÕES GRÁFICAS INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE
Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas EXPRESSÕES GRÁFICAS INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE a) Com que disciplina o gráfico está relacionado? b) Que conteúdo está sendo trabalhado? c) Desafie os estudantes a registrar as principais informações apresentadas pelo gráfico. RESSIGNIFICANDO Imagem: Diário Catarinense.

28 EXPRESSÕES GRÁFICAS INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE
Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas EXPRESSÕES GRÁFICAS INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE Analfabetismo: Índice cai, mas diferenças regionais persistem. 1) Com que disciplina o gráfico está relacionado? 2) Que conteúdo está sendo trabalhado? 3) Desafie os estudantes a registrar as principais informações apresentadas pelo gráfico. RESSIGNIFICANDO Imagem: Gente que Educa.

29 EXPRESSÕES GRÁFICAS INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE
Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas EXPRESSÕES GRÁFICAS INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE 1) Com que disciplina o gráfico está relacionado? 2) Que conteúdo está sendo trabalhado? 3) Desafie os estudantes a registrar as principais informações apresentadas pelo gráfico. ENEM: RESSIGNIFICANDO Imagem: História Digital.

30 EXPRESSÕES GRÁFICAS INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE
Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas EXPRESSÕES GRÁFICAS INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE Imagem: Skwirk Online Education. Imagem: Idealismo de Buteco. 1) Com que disciplina o gráfico está relacionado? 2) Que conteúdo está sendo trabalhado? 3) Desafie os estudantes a registrar as principais informações apresentadas pelo gráfico. RESSIGNIFICANDO

31 EXPRESSÕES GRÁFICAS INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE
Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas EXPRESSÕES GRÁFICAS INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE CONCURSO TJ - SÃO PAULO Imagem: Mapa da prova. Imagem: Projetos Educacionais. 1) Com que disciplina o gráfico está relacionado? 2) Que conteúdo está sendo trabalhado? 3) Desafie os estudantes a registrar as principais informações apresentadas pelo gráfico. RESSIGNIFICANDO

32 ATIVIDADES AVALIATIVAS
Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas ATIVIDADES AVALIATIVAS Tecnologia e Treinamento on line Oficinas criativas Desafie os estudantes a pesquisar a presença e importância das “EXPRESSÕES GRÁFICAS” no dia-a-dia. A partir da pesquisa solicitar que em equipes apresentem o resultado da pesquisa através de atividades lúdico-expressivas (teatro, música, poesia, dança, cordel, etc.). Imagem: TNSJ. Imagem: Tecnologia e Treinamento. A história do Cordel Auren Imagem: Mandacaru Imagem: Auren AVALIANDO E DESAFIANDO

33 ATIVIDADES AVALIATIVAS
Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas ATIVIDADES AVALIATIVAS Desafiar os estudantes a pesquisar em jornais, revistas, televisão, internet e outros meios de comunicação a mais recente reportagem que envolva expressões gráficas. Em seguida solicitar que cada um deles socialize através da internet as conclusões com os colegas, preparando-se para a realização de um “chat” sob a coordenação do professor. Imagem: BH Cidadão. AVALIANDO E DESAFIANDO

34 ATIVIDADES AVALIATIVAS
Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas ATIVIDADES AVALIATIVAS Desafie os estudantes a elaborar o “autódromo dos gráficos” com questões relacionadas à realidade cotidiana (envolvendo suas propriedades e aplicações). Imagem: A química é divertida. Desafie os estudantes a construir gráficos, explorando os tipos, indicando suas propriedades e enfocando a sua importância, para usar em um jogo de dominó, conforme exemplo ao lado. Imagem: 52º CBQ. Imagem: Slide Share. Desafie-os a elaborar o “Ludo dos Gráficos”. No site indicado nas referências você pode obter algumas ideias que certamente podem ajudá-lo. AVALIANDO E DESAFIANDO

35 ATIVIDADES AVALIATIVAS
Matemática, 8º ano Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas ATIVIDADES AVALIATIVAS Imagem: Soro Cred. Desafie os estudantes a interpretar a leitura dos gráficos presentes na conta de luz, água, ou telefone, estabelecendo comparações com os meses anteriores e produzindo um texto sobre as suas conclusões. Desafie os estudantes a elaborar um vídeo sobre a temática da aula (dados, gráficos e tabelas), relacionando a indicadores sociais de sua comunidade como: índice de desempregados, índice de analfabetos, índice de estudantes fora da escola, índice de portadores de necessidades especiais. Imagem: Blog da Verdade. AVALIANDO E DESAFIANDO

36 Tabela de Referências Matemática, 8º ano
Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas Tabela de Referências Slide Autoria / Licença Link da Fonte / Obra Data do Acesso 2 Freepik 22/07/15 4 Cantinho da Conversa 5 Atividades para Alfabetização 6 Compartilhando Atividades 7 Mundo Educação Vocacional Blog da Zuera Calcule Mais Micheli M. Arcari Frases da Vida Prime Educacional Blog de Biologia 08/08/15 Portal do Professor Gizel da Hnritter Lide Educação Toledol

37 Tabela de Referências Matemática, 8º ano
Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas Tabela de Referências Slide Autoria / Licença Link da Fonte / Obra Data do Acesso 8 Vocacional 22/07/15 Prime Educacional 9 Energia e Meio Ambiente Fundação Roberto Marinho. Caderno Percurso Livre: Matemática – Ensino Médio. 08/08/15 10 Frases da Vida Matemática Essencial Física Vivencial 11 Ângelo Branco 12 13 Brasil Escola 14 Med Stat Web 15 16 PB Wiki 17 Nota Positiva

38 Tabela de Referências Matemática, 8º ano
Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas Tabela de Referências Slide Autoria / Licença Link da Fonte / Obra Data do Acesso 18 Prime Educacional 22/07/15 19 Mundo Educação 08/08/15 20 Empreendedorismo Fundação Roberto Marinho. Caderno Percurso Livre: Matemática – Ensino Médio. 21 Alunos Online 22 24 Receita Federal do Brasil 25 Energia e Meio Ambiente 27 Diário Catarinense 28 Gente que Educa 29 História Digital 30 Idealismo de Buteco Skwirk Online Education 31 Mapa da Prova Projetos Educacionais 32 TNSJ Tecnologia e Treinamento. Aurém Mandacaru

39 Tabela de Referências Matemática, 8º ano
Construções e análise de gráficos e tabelas a partir de situações simples propostas Tabela de Referências Slide Autoria / Licença Link da Fonte / Obra Data do Acesso 33 BH Cidadão 08/08/15 34 52º CBQ A química é divertida Slide Share 35 Soro Cred 22/07/15 Blog da Verdade


Carregar ppt "Ensino Fundamental, 8º Ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google