A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gêneros textuais: cordel, entrevista, artigo de curta extensão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gêneros textuais: cordel, entrevista, artigo de curta extensão"— Transcrição da apresentação:

1 Gêneros textuais: cordel, entrevista, artigo de curta extensão
LÍNGUA PORTUGUESA Ensino Fundamental, 8º Ano Gêneros textuais: cordel, entrevista, artigo de curta extensão

2 Língua Portuguesa, 8º Ano, Gêneros textuais: cordel, entrevista, artigo de curta extensão
São entidades sóciodiscursivas e formas de ação social incontornáveis em qualquer situação comunicativa. No entanto, mesmo apresentando alto poder preditivo e interpretativo das ações humanas em qualquer contexto discursivo, os gêneros não são instrumentos estanques e enrijecedores da ação criativa. Caracterizam-se como eventos textuais altamente maleáveis. dinâmicos e plásticos. Surgem emparelhados a necessidades e atividades sócioculturais, bem como na relação com inovações tecnológicas, o que é facilmente perceptível ao se considerar a quantidade de gêneros textuais hoje existentes em relação a sociedades anteriores à comunicação escrita.

3 Língua Portuguesa, 8º Ano, Gêneros textuais: cordel, entrevista, artigo de curta extensão
A tecnologia favorece o surgimento de formas inovadoras, mas não absolutamente novas. Veja-se o caso do telefonema, que apresenta similaridade com a conversação que lhe pré-existe, mas que, pelo canal telefônico, realiza-se com características próprias. Daí a diferença entre uma conversação face a face e um telefonema, com as estratégias que lhe são peculiares. O (correio eletrônico) gera mensagens eletrônicas que têm nas cartas pessoais ou comerciais e nos bilhetes os seus antecessores. Contudo, as cartas eletrônicas são gêneros novos com identidades próprias, como se verá no estudo sobre gêneros emergentes na mídia virtual. Aspecto central no caso desses e outros gêneros emergentes é a nova relação que instauram com os usos da linguagem como tal.

4 O gênero textual e-mail
Língua Portuguesa, 8º Ano, Gêneros textuais: cordel, entrevista, artigo de curta extensão O gênero textual

5 O gênero de texto carta pessoal
Língua Portuguesa, 8º Ano, Gêneros textuais: cordel, entrevista, artigo de curta extensão O gênero de texto carta pessoal

6 O gênero textual bilhete
Língua Portuguesa, 8º Ano, Gêneros textuais: cordel, entrevista, artigo de curta extensão O gênero textual bilhete

7 Língua Portuguesa, 8º Ano, Gêneros textuais: cordel, entrevista, artigo de curta extensão
O cordel São folhetos contendo poemas populares, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome. Os poemas de cordel são escritos em forma de rima e alguns são ilustrados. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores. Cordel também é a divulgação da arte, das tradições populares e dos autores locais e é de inestimável importância na manutenção das identidades locais e das tradições literárias regionais, contribuindo para a perpetuação do folclore brasileiro.

8 Língua Portuguesa, 8º Ano, Gêneros textuais: cordel, entrevista, artigo de curta extensão

9 Língua Portuguesa, 8º Ano, Gêneros textuais: cordel, entrevista, artigo de curta extensão
Literatura de cordel No Brasil, a literatura de cordel é encontrada no Nordeste, principalmente nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Costumava ser vendida em mercados e feiras pelos próprios autores. Hoje também se encontra em outros estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, e são vendidos em feiras culturais, casas de cultura, livrarias e nas apresentações dos cordelistas. É uma modalidade impressa de poesia, que já foi muito estigmatizada mas hoje em dia é bem aceita e respeitada, tendo, inclusive, uma Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Devido ao linguajar despreocupado, regionalizado e informal utilizado para a composição dos textos.

10 Língua Portuguesa, 8º Ano, Gêneros textuais: cordel, entrevista, artigo de curta extensão

11 Língua Portuguesa, 8º Ano, Gêneros textuais: cordel, entrevista, artigo de curta extensão
A cada dia os textos são mais valorizados por todo o Brasil e pelo mundo. Os textos são publicados em livretos fabricados praticamente de forma manual pelo próprio autor. Eles têm geralmente 8 páginas mas podem ter mais, variando entre 8 e 32. Assim como muitos itens dos que compõem a nossa cultura, a literatura de cordel tem influência Portuguesa. Os autores das poesias se denominam trovadores e geralmente quando as declamam são acompanhados por uma viola, que eles mesmos tocam. No Brasil prevalece a produção poética, mas em outros locais nota-se a forte presença da prosa. A forma mais frequentemente utilizada é a redondilha maior, ou seja, o verso de sete sílabas poéticas. A estrofe mais comum é a de seis versos, chamada sextilha. E o esquema de rimas mais comum é ABCBDB.

12 Língua Portuguesa, 8º Ano, Gêneros textuais: cordel, entrevista, artigo de curta extensão

13 Língua Portuguesa, 8º Ano, Gêneros textuais: cordel, entrevista, artigo de curta extensão
Os temas são os mais variados, indo desde narrativas tradicionais transmitidas pelo povo oralmente até aventuras, histórias de amor, humor, ficção, e o folheto de caráter jornalístico, que conta um fato isolado, muitas vezes um boato, modificando-o para torná-lo divertido. Ao mesmo tempo que falam de temas religiosos, também falam de temas profanos. Escrevem de maneira jocosa, mas por vezes retratam realidades desesperadoras. Usar uma imagem estereotipada como personagem também é muito comum, às vezes criticando a exclusão social e o preconceito, às vezes fazendo uso dos mesmos através do humor sarcástico. Além dos temas “engajados”, se assim podemos chamá-los, há também cordéis que falam de amor, relacionamentos pessoais, profissionais, cotidiano, personalidades públicas, empresas, cidades, regiões, etc.

14 Língua Portuguesa, 8º Ano, Gêneros textuais: cordel, entrevista, artigo de curta extensão

15 Língua Portuguesa, 8º Ano, Gêneros textuais: cordel, entrevista, artigo de curta extensão
A entrevista A entrevista é um tipo de texto que tem a utilidade de informar as pessoas sobre algum acontecimento social ou fazer com que o público conheça sobre as ideias e opiniões da pessoa que é entrevistada. Desta maneira, tanto o entrevistado quanto o entrevistador devem se posicionar de maneira correta, procurando pronunciar as palavras de forma correta e mantendo uma boa aparência, para que possa causar uma boa impressão diante daqueles que irão assistir ou  a uma entrevista ou lê-la. Mas não podemos nos esquecer de que tudo aquilo é planejado com antecedência, tem mais chances de obter um bom resultado. Dessa forma, é muito importante elaborar as perguntas de maneira clara e objetiva, procurando sempre facilitar o entendimento.

16 Língua Portuguesa, 8º Ano, Gêneros textuais: cordel, entrevista, artigo de curta extensão

17 Estruturalmente, a entrevista compõe-se dos seguintes elementos:
Língua Portuguesa, 8º Ano, Gêneros textuais: cordel, entrevista, artigo de curta extensão Estruturalmente, a entrevista compõe-se dos seguintes elementos:   Manchete ou título – Essa é uma parte que deverá despertar interesse no interlocutor envolvido, podendo ser uma frase criativa ou pergunta interessante.   Apresentação – É o momento em que se apresentam os pontos de maior relevância da entrevista, como também se destaca o perfil do entrevistado, sua experiência profissional e seu domínio em relação ao assunto abordado.  Perguntas e respostas – Basicamente, é a entrevista propriamente dita, na qual são retratadas as falas de cada um dos envolvidos

18 Língua Portuguesa, 8º Ano, Gêneros textuais: cordel, entrevista, artigo de curta extensão

19 A entrevista de emprego
Língua Portuguesa, 8º Ano, Gêneros textuais: cordel, entrevista, artigo de curta extensão A entrevista de emprego  É um dos momentos decisivos para quem está em busca de recolocação no mercado.  A entrevista não começa quando se está frente a frente com o entrevistador, a Entrevista começa quando o Currículo/Curriculumé enviado, através do currículo e da forma que as informações são dispostas nele um candidato pode ser convocado ou eliminado em um processo seletivo. O ponto principal para ser chamado a uma entrevista será seu currículo. Ele é sua peça de marketing e nele você deverá mostrar um pouco da sua personalidade, despertando no selecionador a vontade de conhecer você. O currículo profissional deve conter as informações necessárias para que o selecionador possa ter uma boa percepção do candidato, sendo escrito de forma clara e precisa, sendo de extrema importância ressaltar as habilidades, formação acadêmica e também cursos que agregam valor ao currículo..

20 - Pontualidade e apresentação pessoal.
Língua Portuguesa, 8º Ano, Gêneros textuais: cordel, entrevista, artigo de curta extensão Existem alguns pontos que podem ser analisados por candidato a uma vaga de emprego, antes de participar de uma entrevista: - Pontualidade e apresentação pessoal. - Estudar previamente o interlocutor. - Não tomar o lugar do entrevistador. - Saber falar de si mesmo. - Dar exemplos reais e ser autêntico, isso gera credibilidade. -Ser claro e objetivo. - Estar aberto a negociações.

21 Língua Portuguesa, 8º Ano, Gêneros textuais: cordel, entrevista, artigo de curta extensão

22 O artigo de curta extensão
Língua Portuguesa, 8º Ano, Gêneros textuais: cordel, entrevista, artigo de curta extensão O artigo de curta extensão É comum encontrar circulando no rádio, na TV, nas revistas, nos jornais, temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos ouvintes, espectadores e leitores, por isso, o autor geralmente apresenta seu ponto de vista sobre o tema em questão através de um artigo. É importante estar preparado para produzir esse tipo de texto, pois em algum momento poderão surgir oportunidades ou necessidades de expor ideias pessoais através da escrita. Nos gêneros argumentativos, o autor geralmente tem a intenção de convencer seus interlocutores e, para isso, precisa apresentar bons argumentos, que consistem em verdades e opiniões .O artigo é fundamentado em impressões pessoais do autor do texto e, por isso, são fáceis de contestar.

23 Para produzir um bom artigo é aconselhável seguir algumas orientações:
Língua Portuguesa, 8º Ano, Gêneros textuais: cordel, entrevista, artigo de curta extensão Para produzir um bom artigo é aconselhável seguir algumas orientações: a) Após a leitura de vários pontos de vista, anote num papel os argumentos que mais lhe agradam, eles podem ser úteis para fundamentar o ponto de vista que você irá desenvolver. b) Ao compor seu texto, leve em consideração o interlocutor: quem irá ler a sua produção. A linguagem deve ser adequada ao gênero e ao perfil do público leitor. c) Escolha os argumentos, entre os que anotou, que podem fundamentar a ideia principal do texto de modo mais consciente, e desenvolva-os . d) Pense num enunciado capaz de expressar a ideia principal que pretende defender.

24 Língua Portuguesa, 8º Ano, Gêneros textuais: cordel, entrevista, artigo de curta extensão

25 Língua Portuguesa, 8º Ano, Gêneros textuais: cordel, entrevista, artigo de curta extensão
Exercitando Questão 1 São folhetos contendo poemas populares, expostos para venda pendurados em cordas , o que deu origem ao nome. Seus poemas são escritos em forma de rima e alguns são ilustrados. A- B-Conto C-Carta D-Cordel E-Folder

26 Língua Portuguesa, 8º Ano, Gêneros textuais: cordel, entrevista, artigo de curta extensão
Exercitando Questão 2 Existem alguns pontos que podem ser analisados por um candidato a uma vaga de emprego, antes de participar de uma entrevista. Assinale abaixo a alternativa que apresenta uma atitude que deve ser evitada por qualquer candidato: A-Dar exemplos reais e ser autêntico B-Estudar previamente o interlocutor C-Saber falar de tudo e de todos, mas jamais de si mesmo D-Pontualidade e apresentação pessoal E-Ser claro e objetivo

27 Língua Portuguesa, 8º Ano, Gêneros textuais: cordel, entrevista, artigo de curta extensão
Exercitando Questão 3 Qual das opções abaixo mostra a principal virtude de quem produz um Artigo de curta extensão? A-A argumentação B-A entonação C-A digitação correta D-A diagramação E-A concisão

28 Língua Portuguesa, 8º Ano, Gêneros textuais: cordel, entrevista, artigo de curta extensão
Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso 4 Valter Campanato/Abr / Creative Commons - Atribuição 3.0 Brasil 11/07/2015 5 Marie-Lan Nguyen, 2011 / Creative Commons - Atribuição 2.5 Genérica. 6 Ian Starr / GNU Free Documentation License. 8 Agência Brasil / Creative Commons. l Attribution 3.0 Brazi 10 José Cruz/Abr / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil. 12 Valter Campanato/Abr / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil. 14 Agência Brasil / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil. 16 18 21 23


Carregar ppt "Gêneros textuais: cordel, entrevista, artigo de curta extensão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google