A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensino Fundamental , 8º Ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensino Fundamental , 8º Ano"— Transcrição da apresentação:

1 Ensino Fundamental , 8º Ano
EDUCAÇÃO FÍSICA Ensino Fundamental , 8º Ano Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam

2 Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam Jogos esportivos JOGO Jogo de salão Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam

3 Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam Historicamente O jogo esteve presente em todas as civilizações, acompanhando a evolução histórica da humanidade (KISHIMOTO, 1998). Segundo o Coletivo de Autores (2012), o jogo é uma invenção da humanidade, um ato em que suas intencionalidades e curiosidades resultam num processo criativo para modificar, imaginariamente a realidade e o presente. Imagem:"Les jeux d'enfants Pieter Brueghel l'Ancien" por Yelkrokoyade - Trabalho próprio pelo carregador. Licenciado sob CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons -

4 Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam Segundo Tavares e Souza Junior ( 2006), propõem que o tratamento do jogo leve em conta a sua classificação em três categorias que são interligadas histórica e teoricamente:

5 Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam Vamos entender como os Jogos Esportivos e Jogos de salão se diferenciam, como suas regras são alteradas e seu sentido e significado são ampliadas a partir da realidade dos que praticam.

6 Jogos Esportivos Jogos de Salão
Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam São jogos cujo objetivo principal é ensinar as habilidades motoras básicas das modalidades esportivas. Com eles o aluno conhece o objetivo do jogo, a função e o modo de execução das principais ações técnico-táticas e suas principais regras. Jogos Esportivos São aqueles em que o jogador depreende menos energia por parte da movimentação corporal, realizado em ambientes mais fechados (salas), usando-se tabuleiros e pequenas peças para representação dos jogadores, em que suas regras são pré-determinadas. Na atualidade muitos desses jogos são pré-fabricados /industrializados. (SOUZA JR.; TAVARES, 2007). Jogos de Salão

7 Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam Os jogos possuem certo número de características comuns que permite que sejam classificados como elementos de um jogo: Jogador; Adversário; Interatividade; Deve existir regras; Deve existir objetivo; Condições de vitória, empate e derrota; Ser uma forma de entretenimento. JOGO Jogos de Salão Jogos Esportivos

8 No jogo, as regras são essenciais, mas podem ser modificadas!
Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam No jogo, as regras são essenciais, mas podem ser modificadas! O jogo é uma atividade prazerosa, ou seja, crianças e adultos jogam pelo simples prazer de jogar, é uma atividade livre e sem compromisso com as regras sociais (CAILLOIS, 1990; HUIZINGA, 2010), que ultrapassa os limites temporais e espaciais, podendo ser interrompido a qualquer momento ou jogado até o fim. Todo jogo é regido por regras, que determinam o que vale ou não, podem ser implícitas ou explícitas, mas são obrigatórias e respeitadas por todos que participam do jogo, com exceção daquele que as ignora ou desrespeita, o chamado desmancha-prazeres (HUIZINGA, 2010). acessado em

9 Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam Vamos entender melhor! A queimada é um jogo esportivo vivenciado por diferentes comunidades, e dentro de sua vivência, suas regras podem ser ampliadas à partir das intencionalidades dos participantes, permitindo ao longo de aplicabilidade: mudar regras, trocar de participantes, tempo de jogo, sem perder sua essência central. O aluno experimenta novas formas socialmente organizadas, cria e recria variações e alternativas. Imagem:By Iñaki (Own work) [GFDL ( or CC-BY-SA ( via Wikimedia Commons

10 Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam Nos jogos esportivos voltados a prática do futsal, encontramos inúmeras variações de regras que atendem os interesses dos participantes: dois toques, travinha, futebol de mãos dadas... Imagem:"Three Sided Football" by NoraSophie - Own work. Licensed under CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons -

11 Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam Vamos vivenciar? Na quadra ou outros espaços de vivências dividir a turma em grupos, os quais estes escolherão um tipo de jogo esportivo voltado ao futebol/futsal, discutirão a melhor forma de socializar com a turma. As observações feitas pelas outras equipes serão discutidas e inseridas na atividade, ampliando o universo de possibilidades de práticas.

12 Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam Veja como as regras nos jogos de salão são modificadas... O dominó é um jogo de salão que também muda suas regras de acordo com os interesses dos participantes. Jogado individual, em duplas, com seis, sete pedras...Este jogo carrega em sua vivência inúmeras intencionalidades, como: estratégias, lealdade, percepção... Imagem:"Dominoes sml". Licenciado sob CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons -

13 Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam O ludo , poderá também ter suas regras discutidas e de acordo com os interesses, ser ampliada para melhor dinâmica do jogo: jogar individual, em duplas, marcar um tempo de jogo e depois mudarem de peças, dando continuidade ao jogo do outro.... Imagem:"Ludo skråfoto" by Bubblemaker at no - Own work. Licensed under CC BY 3.0 via Wikimedia Commons -

14 Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam O jogo oferece situações de aprendizagens ricas e interessantes, promove o desenvolvimento físico/motor, a interação entre os participantes, permitindo o confronto de percepções de esquemas, comparações, troca de informações e pontos de vistas, modificações de conceitos e conhecimentos diversos. Parâmetros para a Educação Básica de Pernambuco, Ensino fundamental e Médio,2013

15 Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam O jogo portanto deverá, ser entendido, apreendido, refletido e reconstruído... Imagem"Youths Playing Red Rover" por Kyra Malicse - red rover, red rover. Licenciado sob CC BY 2.0, via Wikimedia Commons -

16 Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam Segundo Huizinga (2010) o jogo se caracteriza por uma “[...] evasão da vida “real” (p. 11) e, é ao mesmo tempo, cultura e produtor de cultura, uma vez que é através dele “[...] que a sociedade exprime sua interpretação da vida e do mundo.” Os jogos vivenciados também fora da escola representam uma parte de suas vidas, o importante na vivência dos jogos é que vivenciem outros jogos de diferentes regiões, dessa forma, qualificam os jogos à luz da realidade.

17 Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam Vamos vivenciar! Nos espaços de prática, pátio, quadra, espaços vazios, divida a turma para vivenciar na prática a queimada, introduza as regras e no decorrer da vivência faça intervenção, peça aos alunos que indiquem as possibilidades de inserção de novas regras. Observe as sugestões, percebendo os interesses e intenções dos praticantes, ao final, abra uma roda de conversa para debater essas intervenções.

18 Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam As crianças ao brincarem, têm a possibilidade de ludicamente solucionar os problemas que lhes são apresentados ( BRUNER, 1978) Imagem"A scene of Volleyball play in Ervadi village." por Thamizhpparithi Maari - Trabalho próprio pelo carregador. Licenciado sob CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons -

19 Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam Tavares e Souza Júnior (2006), analisam que o jogo nas aulas de Educação física, não deve visar apenas o rendimento técnico, nem ser considerado somente entretenimento, descontração e premiação. Ele deve ser abordado como o conhecimento de que os estudantes precisam apropriar-se para a sua vida. Parâmetros para a Educação Básica de Pernambuco, Ensino fundamental e Médio,2013

20 Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam Os jogos podem sofrer alterações pedagógicas para propiciar um percurso de apropriação e produção, mas que os levem, também a compreender os jogos em sua forma atual e até mesmo oficial. A história, as regras, as técnicas e as táticas devem ser apreendidas em um processo metódico de vivência em pequenos e grandes jogos. (TAVARES, 2004;2012) Parâmetros para a Educação Básica de Pernambuco, Ensino fundamental e Médio,2013

21 Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam Imagem:"Bolivian children football" por Jerry Daykin de Cambridge, United Kingdom - Flickr. Licenciado sob CC BY 2.0 via Wikimedia Commons -

22 Celso Antunes (2003) cita o seguinte sobre o jogo:
Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam Celso Antunes (2003) cita o seguinte sobre o jogo: “O jogo é o mais eficiente meio estimulador das inteligências, permitindo que o indivíduo realize tudo que deseja. Quando joga, passa a viver quem quer ser, organiza o que quer organizar, e decide sem limitações. Pode ser grande, livre, e na aceitação das regras pode ter seus impulsos controlados. Brincando dentro de seu espaço, envolve-se com a fantasia, estabelecendo um gancho entre o inconsciente e o real”.

23 Sugestões de Atividades
Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam Sugestões de Atividades Pesquisa na internet: Pesquisar diferentes tipos de jogos: esportivos e de salão, observando suas respectivas regras em diferentes localidades; Observar durante as pesquisas: Quais jogos são mais evidenciados em determinada região; Listar as mudanças ( regras ) dos diferentes jogos; Socializar as pesquisas, levando a um grande debate.

24 Tabela de Imagens slide Autoria/Licença Link da Fonte Data de Acesso
Les jeux d'enfants Pieter Brueghel l'Ancien" por Yelkrokoyade - Trabalho próprio pelo carregador. Licenciado sob CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons - 30/07/2015 8a By Iñaki (Own work) [GFDL ( or CC-BY-SA ( via Wikimedia Commons 9a :"Three Sided Football" by NoraSophie - Own work. Licensed under CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons 11a Dominoes sml". Licenciado sob CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons - 12a :"Ludo skråfoto" by Bubblemaker at no - Own work. Licensed under CC BY 3.0 via Wikimedia Commons - 14a "Youths Playing Red Rover" por Kyra Malicse - red rover, red rover. Licenciado sob CC BY 2.0, via Wikimedia Commons -

25 Tabela de Imagens slide Autoria/Licença Link da Fonte Data de Acesso
Imagem"A scene of Volleyball play in Ervadi village." por Thamizhpparithi Maari - Trabalho próprio pelo carregador. Licenciado sob CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons - 30/07/2015


Carregar ppt "Ensino Fundamental , 8º Ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google