A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes

2 Jéssica da Silva Tamara Teixeira Caetité, 2015
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes Jéssica da Silva Tamara Teixeira Caetité, 2015

3 Introdução Atualmente fala-se muito nos problemas ambientais, porém poucas ações práticas vêm sendo desenvolvidas, principalmente na escola que é um espaço inserido no contexto social e formador de pessoas de mudanças; Assim, deve-se pensar em estratégias permanentes de Educação Ambiental escolar, com ações práticas capazes de transformar a escola de causadora de impactos para uma unidade que contribua com a redução dos problemas; Um ambiente propício à formação de novas atitudes, de novos comportamentos e valores, através do aprendizado voltado às questões ambientais.

4 Introdução É importante que os debates sobre Educação Ambiental sejam realizados de maneira interdisciplinar, pois caracterizam antes de tudo ato de pensar, de construir a partir de decisões tomadas pelo grupo, pois o ser humano necessita compartilhar com os outros suas experiências; Cabe aos professores trabalharem unidos aos seus alunos na busca de soluções para os problemas por eles detectados; É necessário que a interdisciplinaridade seja entendida como um processo tanto individual quanto coletivo e que a solução dos problemas aconteça principalmente na relação com os outros.

5 Interdisciplinaridade

6 Interdisciplinaridade
Caracteriza a colaboração existente entre disciplinas diversas; Processo que envolve a integração e engajamento de educadores num trabalho em conjunto; Objetivando a formação integral dos alunos, afim de que os mesmos possam exercer criticamente a cidadania.

7 Interdisciplinaridade
A atitude interdisciplinar ressalta a importância do diálogo, do questionamento, da reflexão, permitindo que os alunos e professores interajam e modifiquem situações que vivenciam. Contudo a prática interdisciplinar, para ser realizada com eficácia, deve ser trabalhada em equipe, com responsabilidade e cautela, buscando constantemente uma relação dialógica entre os participantes.

8 Educação Ambiental Educação Ambiental na maioria das vezes é desenvolvida nas escolas de forma ainda tímida, algumas atividades são abordadas de forma pontuais sugerindo “à preservação do ambiente”; O objetivo da Educação Ambiental é promover mudança de comportamentos e que estes novos comportamentos sejam desenvolvidos de maneira interdisciplinar no ambiente imediato;

9 Educação Ambiental A Educação Ambiental não deve priorizar apenas a área da biologia ou da geografia; já que são áreas tradicionais na parceria do desenvolvimento de conteúdos relacionados ao ambiente. Cada disciplina tem sua contribuição a dar nas atividades de educação ambiental; Assim cada profissional contribui com o conhecimento da sua área específica, tornando o saber mais enriquecedor, por haver essa continua interação e complementaridade entre as diversas disciplinas.

10 Educação Ambiental e Interdisciplinaridade
Português – Textos em sala de aula relacionados ao meio ambiente; História – Leitura reflexiva dos acontecimentos ecológicos do passado e presente, comparando-os; Matemática – Interpretação de dados estimulando a aquisição de novos hábitos de desenvolvimento sustentável como economia, reutilização e reciclagem dos recursos naturais; Física – Fenômenos que hoje vêm ocorrendo com muito mais intensidade na natureza.

11 Educação Ambiental e Interdisciplinaridade
Química – Questão do uso indiscriminado dos agrotóxicos; Inglês – Textos que tratem sobre inovações tecnológicas na área ambiental, catástrofes ambientais, etc; Artes- Através da diversificadas expressões teatro, música, sensibilizando para um ambiente de qualidade.

12 Considerações Finais A educação se tornará mais significativa quando a realidade do processo educacional assumir uma postura interdisciplinar como já sabe ele se encontra em construção. A Educação Ambiental/Interdisciplinaridade, busca através de apostas metodológicas, informar e estimular a percepção dos educadores ambientais, profissionais e pessoas, de modo a sensibilizá-los para participar de ações das quais, possam encontrar soluções sustentáveis que assegurem a manutenção e elevação da qualidade de vida.

13

14 Referências FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologias. 5.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002. REIGOTA, M. O que é educação ambiental. 1.ed. São Paulo: Brasiliense, 2001. DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1992. LÜCK, Heloísa. Pedagogia Interdisciplinar: fundamentos teórico- metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental na educação – Campinas, SP: Papirus, 1995.


Carregar ppt "Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google