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Economia e Gestão do Setor Público Unip Universidade Paulista Aula 0 Apresentação de “Economia e Gestão do Setor Público” 6º. e 7º. Semestres do Curso.

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1 Economia e Gestão do Setor Público Unip Universidade Paulista Aula 0 Apresentação de “Economia e Gestão do Setor Público” 6º. e 7º. Semestres do Curso de Administração

2 Economia e Gestão do Setor Público Unip Universidade Paulista Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação: “Exportações Brasileiras: cinco aspectos sobre a competitividade-preço do produto brasileiro no exterior” Áreas de concentração acadêmica e profissional: Economia Finanças Marketing Estratégia

3 Economia e Gestão do Setor Público Unip Universidade Paulista Dados pessoais Casado (Rachel), 1 filha (Camila) e 1 filho (Tiago), 1 neto (Matheus) e 2 netas (Marcela e Paula) 5561-7100 99234-0321 fauzi@novosolhos.com.br

4 Economia e Gestão do Setor Público Unip Universidade Paulista “Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria.” Juramento do Administrador (Resolução CFA n o. 201, de 19.12.1997)

5 Economia e Gestão do Setor Público Unip Universidade Paulista "Senhor, diante das organizações devo ter consciência de minhas responsabilidades como administrador. Reconheço minhas limitações, mas, humildemente, junto com meus companheiros de trabalho, busco o consenso para alcançar a solução e tornar o trabalho menos penoso e mais produtivo; Senhor, despido do egoísmo, quero crescer, fazendo crescer, também, os que me cercam e que são a razão de minha escolha profissional; Senhor, administre o meu coração para que ele siga o caminho do bem, pois a mim caberá realizar obras sadias para tornar as organizações cada vez melhores e mais humanas“. Oração do Administrador (http://www.cra-pr.org.br/administradores/adm1.html, 4.2.08, 17:30h)

6 Economia e Gestão do Setor Público Unip Universidade Paulista Ementa Esta matéria trata do papel do Estado na economia e seus impactos na sociedade. Sendo assim, estuda-se a origem, a estrutura e as funções do Estado diante as falhas de mercado, como também as principais teorias de economia do setor público e seus conceitos de endividamento e falhas de governo. Trata, ainda, do planejamento público por meio da relação dos objetivos de governo e de suas políticas públicas, bem como do planejamento orçamentário e dos resultados da política fiscal brasileira no Brasil contemporâneo.

7 Economia e Gestão do Setor Público Unip Universidade Paulista Objetivos gerais da matéria A matéria “Economia e Gestão do Setor Público” contribui para o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades requeridas dos Administradores formados pela UNIP: Senso crítico e capacidade de contextualização Visão de futuro e pensamento estratégico Orientação para processos Orientação para as necessidades dos Clientes Orientação para resultados Capacidade de identificar, analisar e solucionar problemas Trabalho em equipe Comunicação e expressão Desenvolvimento pessoal

8 Economia e Gestão do Setor Público Unip Universidade Paulista Objetivos específicos da matéria Saber compreender como o papel do Estado e a administração das finanças públicas, isto é, a implantação e implementação das políticas fiscal e tributária, e seus resultados impactam nas práticas de planejamento e gestão administrativas das instituições produtivas, familiares, de outras esferas públicas e das relações com o resto do mundo.

9 Economia e Gestão do Setor Público Unip Universidade Paulista Focos da Gestão Modelo de Excelência da Gestão 2014 Disciplinas diretamente relacionadas Liderança Cultura Organizacional e desenvolvimento da gestão Governança Levantamento de interesses e exercício da liderança Análise do desempenho da organização Processos Decisórios (3º) Governança Corporativa (8º) Liderança: Atributos e Atribuições (8º) Estratégias e planos Formulação das estratégias Implementação das estratégias Administração Estratégica (7º) Economia e Negócios (1º) Homem e Sociedade (1º) Ciências Sociais (2º) Economia e Gestão do Setor Público (7º) Instituições de Direito (3º) Direito nas Organizações (4º) Geopolítica, Regionalização e Integração (3º) Clientes Análise e desenvolvimento de mercado Relacionamento com clientes Adm. Relacionamento com o Cliente (1º) Gestão Mercadológica (8º) Formação de Preços de Venda (8º)

10 Economia e Gestão do Setor Público Unip Universidade Paulista Focos da Gestão Modelo de Excelência da Gestão 2014 Disciplinas diretamente relacionadas Sociedade  Responsabilidade socioambiental  Desenvolvimento social Responsabilidade Social (7º) Informações e conhecimento  Informações da organização  Conhecimento da organização Tecnologias da Informação (2º) Gestão das Informações (7º) Pessoas  Sistemas de trabalho  Capacitação e desenvolvimento  Qualidade de vida Estruturas Organizacionais (3º) Gestão de Pessoas (4º) Comportamento Humano nas Organizações (1º) Processos  Processos da cadeia de valor  Processos relativos aos fornecedores  Processos econômico-financeiros Processos Organizacionais (4º) Adm. de Suprimentos e Logística (5º) Gestão de Operações Produtivas (6º) Matemática Financeira (4º) Contabilidade (2º) Análise Demonstrações Contábeis (3º) Administração Financeira (5º) Análise de Custos (6º)

11 Economia e Gestão do Setor Público Unip Universidade Paulista Focos da Gestão Modelo de Excelência da Gestão 2014 Resultados  Econômico-financeiros  Sociais e ambientais  Relativos aos clientes e ao mercado  Relativos às pessoas  Relativos aos processos

12 Economia e Gestão do Setor Público Unip Universidade Paulista Disciplinas Sistêmicas Evolução do Pensamento Administrativo (2º) Empreendedorismo e Plano de Negócios (6º) Elaboração de Análise Projetos (5º) Adm. Interdisciplinar (6º) Adm. Integrada (7º) Tópicos de Atuação Profissional (8º) Disciplinas Instrumentais Interpretação e Produção de Textos (1º) Comunicação e Expressão (2º) Matemática (3º) Matemática Aplicada Adm (4º) Estatística (5º) Estatística Aplicada (6º) Metodologia do Trabalho Acadêmico (5º) Metodologia de Pesquisa (6º) Pesquisa Operacional (8º)

13 Economia e Gestão do Setor Público Unip Universidade Paulista Conteúdo programático 1. Fundamentos do Estado, das Formas e das Funções do Governo 1.1 – Estado, Governo e Sociedade 1.2 – Teoria da Burocracia 2. Teoria da regulação e seus fundamentos 2.1 As sete questões da teoria da regulação 2.2 A questão central da teoria da regulação 3. Conceitos Básicos 3.1 - Teoria das Finanças Públicas 3.2 - Conceitos Básicos Relevantes: o caso do Brasil 4. As Falhas de Mercado, Externalidades e Bens Públicos 5. O Estado e as Empresas Estatais no Desenvolvimento Econômico

14 Economia e Gestão do Setor Público Unip Universidade Paulista Conteúdo programático (continuação) 6. O Sistema Tributário Brasileiro 7. O Sistema Federativo e o Fenômeno da Descentralização 8. Seguridade Social 9. As Falhas de Governo 9.1 – Teoria da Escolha Pública 9.2 – Corrupção e Produção de Bens Públicos 10. Planejamento e Processo Orçamentário 10.1 – Planejamento de governo e políticas públicas 10.2 – Fundamentos do Orçamento-Programa 10.3 – Processo Orçamentário 11. A Política Fiscal Brasileira no período 2000-2013

15 Economia e Gestão do Setor Público Unip Universidade Paulista Bibliografia básica: BOYER, Robert. Teoria da regulação: os fundamentos. São Paulo: Estação Liberdade, 2009. GIAMBIAGI, F. e ALÉM, A. Finanças Públicas: Teoria e Prática no Brasil. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2011. MATIAS PEREIRA, José. Finanças Públicas: A Política Orçamentária no Brasil. São Paulo: Atlas, 2010.

16 Economia e Gestão do Setor Público Unip Universidade Paulista Bibliografia virtual: ASSUMPÇÃO, M. J. Contabilidade aplicada ao setor público. Curitiba: IBPEX, 2011 BERNARDI, J. L. A organização municipal e a política urbana. 2ª edição. Curitiba: IBPEX, 2009. BERNARDONI, D. L. & CRUZ, A. W. Planejamento e orçamento na administração pública. 2ª ed. Curitiba: IBPEX, 2010. QUEIROZ, R. B. Formação e gestão de políticas públicas. 3ª ed. Curitiba: IBPEX, 2011.

17 Economia e Gestão do Setor Público Unip Universidade Paulista Bibliografia Complementar: BIDERMAN, C. e ARVATE, P. Economia do Setor Público no Brasil. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2005. COSTA, Greiner; DAGNINO, Renato. Gestão Estratégica em Políticas Públicas. Campinas: Alínea, 2013. GRUBER, J. Finanças públicas e política pública. Rio de Janeiro: LTC, 2009. JAMES, G. Orçamento público. São Paulo: Atlas, 2010. NASCIMENTO, E. R. Gestão pública. São Paulo: Saraiva, 2010. Além disso, recomenda-se a leitura, de forma periódica e sistemática, de jornais e de revistas de negócios, para uma interpretação da realidade empresarial e dos fatores que influenciam o processo de gestão das organizações.

18 Economia e Gestão do Setor Público Unip Universidade Paulista Estratégia de aprendizagem Aulas expositivas Seminários didáticos Critério de avaliação O processo formal de avaliação do aprendizado compreende duas avaliações bimestrais, sendo que as notas destas avaliações poderão ser compostas por notas de provas, trabalhos intra e extraclasse, participação em sala de aula, elaboração dirigida de exercícios e outros meios semelhantes. A avaliação de seminários deverá ser realizada individual e explicitamente – com ampla comunicação ao avaliado –, focando sua fluência verbal, argumentação na exposição dos assuntos, respostas às perguntas eventualmente formuladas durante ou após a apresentação, postura diante das dificuldades encontradas e liderança individual no processo de execução do seminário. De fundamental importância para o desenvolvimento das competências e habilidades, a avaliação do aprendizado deve ser executada em todos os momentos, em cada atividade intra e extraclasse, privilegiando a formação integral do aluno.

19 Economia e Gestão do Setor Público Unip Universidade Paulista Aprendizagem Competência Motivação Competência Motivação Professor Fatos e Teorias Aplicação e Resolução de Problemas Capacidade de Comunicação Objetivos Organização Curso Estudante Tipos de Aprendizagem

20 Economia e Gestão do Setor Público Unip Universidade Paulista As funções básicas do Professor  Facilitar o processo de aprendizado;  Conduzir este processo;  Estimular os participantes do processo.

21 Economia e Gestão do Setor Público Unip Universidade Paulista As funções básicas do Aprendiz/Administrador  Participar de forma pró-ativa do processo de aprendizado;  Definir os seus próprios limites na apreensão deste processo;  Estimular os demais participantes do processo.

22 Economia e Gestão do Setor Público Unip Universidade Paulista Ensino Participativo Saber Fazer Olhar Informação Habilidade Reflexão Técnicas Manuais Casos Exercícios Problemas Desafios

23 Economia e Gestão do Setor Público Unip Universidade Paulista  “Aja ou sofra a ação de outros”.  “No lugar de se concentrar em coisas e tempo, concentre- se em preservar e fortalecer relacionamentos e em atingir resultados”. STEPHEN R. COVEY, autor de “Reflexões Diárias Para Pessoas Muito Eficazes” e “Os 7 Hábitos das Pessoas Muito Eficazes”.  “Aula dada, aula estudada. Hoje”. Prof. PIERLUIGI PIAZZI, autor de “Aprendendo Inteligência”, “Estimulando Inteligência” e “Ensinando Inteligência” Para se lembrar sempre...

24 Economia e Gestão do Setor Público Unip Universidade Paulista Goethe 1 ensinava: “Trate um homem como ele é, e ele permanecerá como é. Trate um homem como ele pode e deve ser, e ele se tornará o que pode e deve ser”. STEPHEN R. COVEY, autor de “REFLEXÕES DIÁRIAS PARA PESSOAS MUITO EFICAZES” e “OS 7 HÁBITOS DAS PESSOAS MUITO EFICAZES”. 1 Wolfgang von Goethe, poeta alemão (1749-1832) Nosso desafio

25 Economia e Gestão do Setor Público Unip Universidade Paulista “Os analfabetos do século XXI não serão aqueles que não conseguem ler e escrever, mas sim aqueles que não conseguem aprender, desaprender e reaprender”. Alvin Toffler Aprender a aprender

26 Economia e Gestão do Setor Público Unip Universidade Paulista Ao futuro!!


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