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NOVOS PARADIGMAS DE RECURSOS HUMANOS A Importância do Uso da Tecnologia no Processo Educacional Pedro Luiz Pereira.

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1 NOVOS PARADIGMAS DE RECURSOS HUMANOS A Importância do Uso da Tecnologia no Processo Educacional Pedro Luiz Pereira

2 MUNDO

3 Como Liderar para Atrair e Manter Talentos Macrotendências A era dos extremos A era dos limites Globalização Meio Ambiente Tecnologia Acelerada Energias Alternativas Mundo sem Fronteiras Velocidade Nova Sociedade

4 NOVOS PARADIGMAS DE RECURSOS HUMANOS

5 CENÁRIO ATUAL – MUNDO Perspectivas – alguns fatores Crise Americana / China India / Russia / Brasil India / Russia / Brasil Guerra Religiosa Oriente x Ocidente ENERGIA Agricultura Intensificada como ameaça O Nível de Competitividade está ligado a EDUCAÇÃO

6 PERSPECTIVAS SOBRE AS MUDANÇAS Modelo Japonês de Produção – Década de 70 Lean production – Altos índices de produtividade e rentabilidade Baseado nos estudos realizados pelo MIT. Sucesso incontestável de produção que faz o modelo americano ser analisado e repensado. Lean Manufactoring – Just in time, TQC - Qualidade Total Transformações no Modelo Sócioeconômico – Chesnais foi um dos principais autores desta corrente – especialista em economia e inovação tecnológica. Substituiu o termo globalização por mundialização econômica. Ele buscou entender a influência dos mercados financeiros nas estruturas de governança corporativa Revolução Tecnológica – Computadores, sistemas de comunicação, decodificação e programação genética são amplificadores e extensões da mente humana. A valorização do capital humano como um dos elementos chaves para a consecução de vantagem competitiva

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8 Crescimento da Classe média Crescimento da Classe média Bônus Demográfico (até 2025) Modernização da Infra estrutura Copa do Mundo e Olimpíada Famílias menores Benefícios sociais (bolsa família) Crise na Educação Falta de pessoas no mercado de trabalho APAGÃO DA MÃO DE OBRA A correlação entre a ECONOMIA e o EMPREGO é direta.

9 AS FAMILIAS ESTÃO MENORES 28% dos lares brasileiros tem um único filho 4,7 milhões de lares tem a presença de um filho entre 25 e 30 anos de idade – 42% mais do que em 2009 1980 – 4,5 px por familia 2000 – 3,7 px por familia 2010 – 3,3 px por familia 41,5% das pessoas com mais de 60 anos moram sozinhas Os jovens ficam cada vez mais tempo morando com os pais

10 Pedro Luiz Pereira Como Liderar para Atrair e Manter Talentos BRASIL Nossa economia vai indo muito bem Estamos entre as 10 MAIORS ECONOMIAS No entanto em EDUCAÇÃO encontramos algumas dificuldades

11 Pedro Luiz Pereira Como Liderar para Atrair e Manter Talentos Nosso desempenho em MATEMÁTICA Program for International Student Assessment (PISA) 2009 1 – China - 600 2 – Cingapura - 562 3 – Hong Kong - 555 4 – Coreia do Sul – 546 5 – Taiwan - 543 6 – Finlândia - 541 7 – Liechtenstein - 536 8 – Suiça – 534 9 - Japão – 529 10 – Canadá - 527 57 - Brasil – 386

12 Há uma percepção de que precisamos Andar mais rápido Recuperar um tempo perdido

13 CENÁRIOS – BRASIL Perspectivas – alguns fatores O crescimento econômico de 2010 fez as oportunidades de trabalho crescerem com grande velocidade Escassez da mão de obra Segundo pesquisa do IPEA em 2010 foram gerados no Brasil 1.7 milhão novos postos de trabalho. no Brasil 1.7 milhão novos postos de trabalho. Surgiu um Novo Trabalhador Mais exigente, que não quer mais trabalhar por um salário que não seja capaz de suprir suas necessidades. SURGIMENTO DO COMPORTAMENTO ESSENCIALMENTE CONSUMISTA DINHEIRO É PARA SER GASTO E NÃO PARA SER ECONOMIZADO. Geração Y – impulsionou drásticas mudanças nas relações de trabalho – Está mudando as regras, mudando as relações, humanizando o ambiente organizacional – exigindo salários mais compatíveis – Está mudando as regras, mudando as relações, humanizando o ambiente organizacional – exigindo salários mais compatíveis

14 CENÁRIOS BRASIL Nos últimos anos o trabalho ganhou grandes doses de tecnologia, mesmo em atividades simples, exigindo pessoas com mais conhecimento Comércio: considerável volume de opções em todos os segmentos - tecidos, calçados, alimentação, tecnologia Serviços: considerável habilidades de comunicação, de contato, negociação, relacionamento, jogo de cintura Industria: Novos conceitos e ferramentas como lean, kaisen, kanban, six-sigma, qualidade total, ISO --------------------------------------------------------------------- Um mercado veloz e exigente exige pessoas mais competentes

15 NOVOS PARADIGMAS DE RECURSOS HUMANOS INIBIDORES DO APRENDIZADO DIFICULTADORES

16 Falta de Investimento e Valorização da Educação

17 Simplificação do Conhecimento pelas organizações

18 Arrogância do Conhecimento

19 Falta de Visão holística Do Sistema Educacional

20 Falta de Parceria Educação x Empresa x Sociedade

21 GENTE RARA E CARA No mundo inteiro o Brasil é o terceiro colocado no ranking de “sofrimento de contratação” com 57%, ficando atrás apenas do Japão líder com 80% e da Índia com 67% A falta de experiência dos candidatos é o maior problema. A saída é o DESENVOLVIMENTO INTERNO.

22 Relação Empregado x Empregador -Menos fidelidade e comprometimento das pessoas - Pressão cada vez maior por desempenho com menos recursos - Busca por maiores salários - Ambientes de mudanças constantes -Desejo de aumentar o engajamento dos empregados -Desejo de ver as expectativas atendidas rapidamente - Falta de conhecimento das pessoas -Baixa formação dos líderes provocando muitos conflitos

23 EXIGÊNCIA DAS EMPRESAS As empresas vêem única e exclusivamente a escola como formadora de mão de obra, não percebem que a missão da escola é mais nobre.

24 EXIGÊNCIA DAS EMPRESAS Muitos profissionais de Recursos Humanos sentem muita dificuldade para convencer as empresas de que elas devem criar processos de desenvolvimento profissional das pessoas. Simplesmente reclamam que a escola não cumpre o seu papel. Uma visão distorcida.

25 EXIGÊNCIA DAS EMPRESAS Preparar para o mercado de trabalho Ou Desenvolver o senso crítico, moral, cooperativo, incentivando as pessoas para a construção de uma sociedade mais justa, menos preconceituosa, solidária, participativa e porque não, mais feliz?

26 Este repasse de responsabilidade e de falta de análise provocou uma verdadeira guerra por talentos. 63% das empresas tem como preocupação manter o quadro atual de empregados de suas empresas 57 % das empresas temem não encontrar pessoas com escolaridade e capacitação compatíveis (price) O mercado está contratando pessoas mais maduras, para suprir determinadas necessidades..

27 MATURIDADE DA POPULAÇÃO MATURIDADE DA POPULAÇÃO  10.000 aC. menos de 20 anos.  Grécia Clássica média 25 anos.  1750 = 27 anos Brasil  1900 = 33 anos  Hoje = Mundial 67 anos  Santa Catarina = 76 anos  Joinville = 79 anos Em 1991 os idosos representavam no Brasil 3,3% da população – Hoje representam 5,8%. Dos 191 milhões de habitantes + de 14 milhões tem 65 anos ou mais. Em 1991 11,5% da população era formada por crianças de até 5 anos de idade. Hoje este número é de 7,6% da população

28 NOVO PARADIGMA DAS IDADES NOVO PARADIGMA DAS IDADES Revista Época – Julho de 2011 “A ciência conseguiu identificar a base neurológica da sabedoria. A partir da meia- idade as pessoas podem até esquecer nomes, mas tornam-se -acredite – mais inteligentes.” “A ciência conseguiu identificar a base neurológica da sabedoria. A partir da meia- idade as pessoas podem até esquecer nomes, mas tornam-se -acredite – mais inteligentes.” “Eu não sei se é a idade ou o excesso de informações, mas eu esqueço o que as pessoas me dizem. Na verdade, penso que aprendi a ser mais requintada. Sou capaz de fazer análises rápidas sobre coisas que as pessoas nem precisam me falar. Leio nas entrelinhas, pelo gestual, pelo olhar” “Eu não sei se é a idade ou o excesso de informações, mas eu esqueço o que as pessoas me dizem. Na verdade, penso que aprendi a ser mais requintada. Sou capaz de fazer análises rápidas sobre coisas que as pessoas nem precisam me falar. Leio nas entrelinhas, pelo gestual, pelo olhar” Marilia Gabriela 63 anos “Entre os 40 e os 60 anos, as habilidades verbal e de resolução de problemas melhoram muito. “ “Adultos que têm hábitos saudáveis e mente ativa mostram cérebro de alto desempenho na meia idade“

29 NOVO PARADIGMA NOVO PARADIGMA Revista Época – Julho de 2011 Revista Época – Julho de 2011 O QUE MUDA NO CÉREBRO MADURO O QUE MUDA NO CÉREBRO MADURO Córtex pré-frontal – A área mais racional do cérebro, encarregada de executar e planejar tarefas passa a ser mais acionada. Ainda não se sabe por que, mas a mudança ajuda no raciocínio. Córtex pré-frontal dorsolateral – Como ela controla a concentração, a capacidade de prestar atenção cai, por este motivo pessoas maduras se tornam mais impacientes. Vantagem: buscam resultados com mais velocidade e pés no chão. Amigdala – Faz parte do sistema que controla as emoções, tornando-se menos sensível com o tempo a estímulos negativos, o que explica porque muitos adultos maduros tornam-se mais felizes. No trabalho tornam- se mais positivistas e influenciam os outros

30 As empresas precisam aproveitar este contingente de profissionais. Sensibilizar para o uso da tecnologia é o maior desafio. Uma grande parcela da sociedade ainda é resistente, mas está havendo uma adaptação. "Mudar é difícil mas é possível“ Paulo Freire Paulo Freire

31 Número de horas conectados/mês BRASIL / EUA 15 a 24 anos 30 h 33h 25 a 34 anos 23 h 36h 35 a 44 anos 24 h 37h 45 a 54 anos 22 h 41 h + de 55 anos 24h 35h

32 Conectados nas redes sociais 15 a 24 anos 6h 8h 25 a 34 anos 4 h 6h 35 a 44 anos 4 h 5h 45 a 54 anos 4h 5 h + de 55 anos 3h 3h BRASIL / EUA A CORAGEM ELETRÔNICA TEM AJUDADO MUITA GENTE NO AMBIENTE LABORAL.

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35 DIVERSIDADE Veteranos, Boomers, X, Y, Z Mulheres e Homens Maduros e Jovens Magros e Gordos Brancos, Negros e Amarelos Agnósticos e Ateus Evangélicos e Católicos Feios e Bonitos Nerds e Birds Vanguardas e Caretas Metrossexual / Retrossexual / Uberssexual Piercings / Cabelos / Tatoos / Brincos P.N.Especiais COMPREENDER A DIVERSIDADE PARA CONSEGUIR O MELHOR DAS PESSOAS

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37 EUA 40 a 48 49 a 62 63 a 79 80 a 90 91... BRASIL até 54 55 a 64 65 a 80 81 a 00 2000 BRASIL até 54 55 a 64 65 a 80 81 a 00 2000 M TRAB 2010 8% 40% 35% 17% % 2010 8% 40% 35% 17% % VETERANOSBOOMERS GERAÇÃO X GERAÇÃO Y GERAÇÃO Z M TRAB 2020 3% 25% 30% 35% 7% 2020 3% 25% 30% 35% 7%

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39 Veteranos – Pós 2ª. Grande guerra Lealdade / Sacrifício / Obediência / Vínculos eternos Geração Boomers - Crise de Valores Morais Estabilidade / Poder / Status / Trabalho / Lealdade / Paciência Geração X - Tecnologia Competição/ Globalização / Crescimento / Crítica Geração Y - Inovação – 3ção Educação Familiar Questionamento / Crítica / Não Lealdade Ambiciosa / Impaciente / Muito Tecnológica Ambiciosa / Impaciente / Muito Tecnológica Geração Z Desafio / @ / Nanotecnologia / Extremamente tecnológica

40 Geração Y Geração Digital Geração Cangurú Geração game-over Geração internet Geração millenials Geração antenada Esta geração está chegando ao mercado de trabalho e as empresas não estão conseguindo lidar com ela.

41 INFLUÊNCIA

42 Lan house / baladas / 11 de setembro / Tsunami / Ataque metrô Londres/ Vídeo Games / Harry Potter / Senhor dos Anéis / Power Rangers / Não inflação / Celulares / Internet / MSN / Orkut / Piercings /Redes Sociais / Shoppings / Dança eletrônica / Malhação / Big Brother / Meio ambiente / Causas Sociais / Enriquecimento + Ascensão Social / Bem estar / Imediatismo / + liberdade sexual / menos tabus / + Aceitação das diversidades / imediatismo / Fácil acesso a Pornografia / aliança de compromisso / culto ao corpo / Preocupação c/a obesidade / Influência da mídia / + religiosidade / Academias de Ginástica / Noites mal dormidas e uma mídia massacrante. MENSAGENS DE TEXTO

43 COMO FORAM CRIADOS Tecnocriação São muito familiarizados com a tecnologia e são verdadeiros apertadores de botões. Foram educados e desenvolvidos num ambiente cheio de eletroeletrônicos, celulares, brinquedos com alta tecnologia, computadores entre outras parafernálias,

44 Esta geração foi criada com uma dose saudável de auto-estima e dentro da mentalidade “Você pode ser o que quiser” Auto estima inflada. Geração mimada.

45 COMO SE COMUNICAM Dialeto Internetês Possuem um dialeto digital comum em suas redes sociais. Criam novos termos e gírias “Dar o toco”, “Responsa”, “Tá de k.o”, “Foi mal”, “É nóis que tá”, “Blogar”, “Twitar”, “Googlar”,

46 É a primeira geração que parou de passar recadinhos de papel e passou a enviar torpedos. Eles são viciados pelo contato digital e fazem o que for possível para se manterem conectados. Eles Desafiam os pais, educadores e empregadores para que este objetivo seja almejado.

47 DEVORADORES DE INFORMAÇÕES Eles são capazes de assimilar e consumir simultaneamente um grande volume de informação. Simultaneamente ouvem música, conversam no MSN, enviam emails, pesquisam, assistem a filmes e vídeos e ainda são capazes de realizar tarefas profissionais.

48 Uso dos recursos do telefone celular. Geração Z Geração Y Ger X Boomers

49 COMO DORMEM (MORCEGÁRIOS) Preferem a noite e ficam “linkados” até altas horas com seus amigos. Não há limites e os pais geralmente intervém. São conectados e solitários

50 COMO SE ALIMENTAM Indisciplinadamente Embora tenham acesso a um grande volume de informações sobre formas saudáveis de alimentação, preferem comidas rápidas e fáceis de serem preparadas e consumidas. fast food / pizzas / Mexicana Japonesa / exóticas / sucos Flexibilidade de horários e indisciplina

51 Eles procuram um nexo para as coisas Por que isto é assim? Por que aquilo é daquele jeito? Eles têm liberdade de expressão. São impulsivos e impacientes. COMO SE COMPORTAM

52 Eles têm comportamento empreendedor e desejam ter seu próprio negócio.

53 ELES ESTÃO LIGADOS EM TECNOLOGIA Pesquisa da Price realizada com cerca de 200 jovens de São Paulo, revelou que “91% dos nascidos entre 1980 e 1993 gostam muito de tecnologia e acreditam que sem ela o aprendizado, a competitividade do país e o acesso ao mercado de trabalho ficam prejudicados.

54 Eles brigam para conseguirem o que desejam. Não se sujeitam a tarefas subalternas de inicio de carreira e lutam por salários ambiciosos desde cedo. É o público alvo do consumo de novos serviços e da difusão de novas tecnologias. Eles têm muita pressa

55 AVERSÃO A HIERARQUIA Têm dificuldade de aceitarem a hierarquia e não aceitam o autoritarismo. São espertos, ousados, criativos e exigentes e frustram os educadores e empregadores pela forma como agem. Lutam pela humanização do ambiente organizacional.

56 Eles trabalham em rede e vão atrás da solução onde ela estiver. São autodidatas com grande capacidade de aprendizagem

57 O VÍDEO GAME permite que eles fiquem no comando e isto eles querem vivenciar em outras atividades... Se tiverem as ferramentas adequadas eles encontram a solução.

58 Os jogos reduzem o medo de errar e fortalecem as experiências

59 Eles planejam muito pouco. A regra básica é sair fazendo. Se não der certo, sempre é possível fazer novamente. Tentativa e erro é a melhor forma de atingir os resultados Errar faz parte do jogo. Errar é humano.

60 Eles são mais dispersos e realizam múltiplas tarefas simultaneamente. CONCENTRAÇÃO CONCENTRAÇÃO 50´7´

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62 Eles precisam sentir admiração e simpatia por seus pais, educadores e líderes O respeito desta geração somente pode ser adquirido por meio de conquista e nunca por imposição. Eles não respeitam autoridades e superiores simplesmente por seus títulos,

63 Eles gostam de trabalhar com projetos (pois o contexto fica mais claro) e precisam se sentir responsáveis por aquilo que fazem

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70 INTERDIDÁTICA 2012 É AGUARDADA COM EXPECTATIVA PELO SETOR A Interdidática - Feira Internacional de Tecnologia Educacional, com realização de 17 a 19 de abril de 2012, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo

71 NOVOS PARADIGMAS DE RECURSOS HUMANOS A OPINIÃO DE ALGUMAS PESSOAS

72 “Os avanços e descobertas no processo de aprendizagem é sem dúvida, uma das revoluções no sistema educacional... O aprendizado precisa ser potencializado com a ajuda da tecnologia.” Elvira Lima – Psicóloga e Doutora em Educação pela Universidade de Sorbone “A tecnologia é uma aposta para a evolução na aprendizagem, não adianta ser saudosista ao ponto de querer coibir a prática tecnológica dentro da sala de aula. O desenvolvimento da criança se dá por meio da prática de novos instrumentos, nesse caso, os que estão mais próximos delas”.

73 Educar é colaborar para que professores e alunos - nas escolas e organizações – transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional - do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornar- se cidadãos realizados e produtivos. José Manuel Moran

74 Na sociedade da informação todos estamos reaprendendo a conhecer, a comunicar- nos, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social. Uma mudança qualitativa no processo de ensino/aprendizagem acontece quando conseguimos integrar dentro de uma visão inovadora todas as tecnologias: as telemáticas, as audiovisuais, as textuais, as orais, musicais, lúdicas e corporais. Passamos muito rapidamente do livro para a televisão e vídeo e destes para o computador e a Internet, sem aprender e explorar todas as possibilidades de cada meio. José Manuel Moran

75 Gerações e gerações se passaram e novas formas de levar o conhecimento foram assimiladas...

76 Ferramentas... Tecnologia... Mais evolução O RITMO acelerou e surgiu a GERAÇÃO DIGITAL SOCIALIZANDO O CONHECIMENTO A tecnologia FAZ PARTE DE NOSSAS VIDAS!!!

77 Assustado posso fugir ou enfrentar e aprender... Conviver com os nativos digitais com toda a parafernália com nomes estranhos e complexos ou me esconder, na esperança de que tudo não passe de algo passageiro

78 Educar é mais do que ter uma profissão. Educar é uma vocação A MISSÃO? Tornar este mundo um pouquinho melhor a cada dia, a cada hora em cada canto e lugar.

79 MULTIPLICADORESDISSEMINADORES DO CONHECIMENTO DA TECNOLOGIA DE CIDADANIA DE CIDADANIA “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.” Paulo Freire

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81 "Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar a aprender." Alvin Tofler

82 “Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanha pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina. Paulo Freire - “Grande Pensador”

83 plp@terra.com.br


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