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Prof. Dr Márcio Antonio Moreira Galvão Professor Associado DECME/UFOP e Coordenador do Curso de Medicina da UFOP OS DESAFIOS DE TRANSFORMAR A FORMAÇÃO.

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1 Prof. Dr Márcio Antonio Moreira Galvão Professor Associado DECME/UFOP e Coordenador do Curso de Medicina da UFOP OS DESAFIOS DE TRANSFORMAR A FORMAÇÃO MÉDICA EM UMA ESCOLA JOVEM O CASO DO CURSO DE MEDICINA DA UFOP O CASO DO CURSO DE MEDICINA DA UFOP

2 A SITUAÇÃO DA SAÚDE EM MINAS GERAIS A SITUAÇÃO DEMOGRÁFICA A SITUAÇÃO DEMOGRÁFICA A CARGA DE DOENÇA A CARGA DE DOENÇA

3 FONTE: IBGE (2004) A TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA EM MINAS GERAIS 9% da população idosa MG 2005 a 2030 15% da população idosa 1,7 milhões de pessoas> 4 milhões de pessoas 19801990 2000 20052010 2020 2030

4 FONTE: IBGE (2003)

5 A SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA EM MINAS GERAIS: A TRIPLA CARGA DE DOENÇAS UMA AGENDA NÃO CONCLUÍDA DE INFECÇÕES, DESNUTRIÇÃO E PROBLEMAS DE SAÚDE REPRODUTIVA A FORTE PREDOMINÂNCIA RELATIVA DAS DOENÇAS CRÔNICAS E DE SEUS FATORES DE RISCOS, COMO TABAGISMO, SOBREPESO, INATIVIDADE FÍSICA, USO EXCESSIVO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS E ALIMENTAÇÃO INADEQUADA O FORTE CRESCIMENTO DAS CAUSAS EXTERNAS FONTE: FRENK, 2006; MENDES (2009)

6 O PROBLEMA CRÍTICO DO SUS EM MINAS GERAIS A incoerência entre uma situação de saúde que combina transição demográfica acelerada e tripla carga de doenças, com forte predominância de condições crônicas, e um sistema fragmentado de saúde que opera de forma episódica e reativa para a atenção às condições agudas e às agudizações de condições crônicas. FONTE: MENDES (2009)

7 A CRISE DO SUS NO PLANO MACRO UMA SITUAÇÃO DE SAÚDE DO SÉCULO XXI SENDO RESPONDIDA SOCIALMENTE POR UM SISTEMA DE ATENÇÃO À SAÚDE DA METADE DO SÉCULO XX POR QUÊ? DESCOMPASSO ENTRE : 1.FATORES CONTINGENCIAIS QUE EVOLUEM RAPIDAMENTE (TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA, TRANSIÇÃO EPIDEMIOLÓGICA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA) 1.FATORES INTERNOS (CULTURA ORGANIZACIONAL, RECURSOS, SISTEMAS DE INCENTIVOS, ESTILOS DE LIDERANÇA E ARRANJOS ORGANIZATIVOS) FONTE: MENDES (2009) BRECHA

8 A CRISE NO PLANO MICRO: A REGRA DOS 50% NAS RELAÇÕES ENTRE MÉDICOS E PESSOAS USUÁRIAS 50% das pessoas deixaram as consultas sem compreender o que os médicos lhes disseram. (Roter & Hall, 1989) 50% das pessoas compreenderam equivocadamente as orientações recebidas dos médicos. (Schillinger et al., 2003) 50% das pessoas não foram capazes de entender as prescrições de medicamentos. (Schillinger et al., 2005)

9 A SOLUÇÃO DO PROBLEMA CRÍTICO DO SUS EM MINAS GERAIS O RESTABELECIMENTO DA COERÊNCIA ENTRE A SITUAÇÃO DE SAÚDE COM TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA ACELERADA E TRIPLA CARGA DE DOENÇAS E UM SISTEMA INTEGRADO DE SAÚDE EQUILIBRADO NA ATENÇÃO ÀS CONDIÇÕES AGUDAS E CRÔNICAS: AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE FONTE: MENDES (2009)

10 DOS SISTEMAS FRAGMENTADOS PARA AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE FONTE: MENDES (2009) SISTEMA FRAGMENTADO E HIERARQUIZADO REDES POLIÁRQUICAS DE ATENÇÃO À SAÚDE APS AC MC ABS

11 A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE BRASILEIRO 1º CICLO: OS CENTROS DE SAÚDE-ESCOLA, ANOS 202º CICLO: O MODELO DA FUNDAÇÃO SESP, ANOS 403º CICLO: OS CENTROS DE SAÚDE ESTADUAIS, ANOS 604º CICLO: O MODELO DA MEDICINA SIMPLIFICADA, ANOS 705º CICLO: AS AÇÕES INTEGRADAS DE SAÚDE, ANOS 80 6º CICLO: A MUNICIPALIZAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, INÍCIO DOS ANOS 90 7º CICLO: O MODELO DA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE, DE 1993 ATÉ O PRESENTE, A IMPLANTAÇÃO DO PSF FONTE: MENDES (2002)

12 O SUS como Escola: O caso do Curso de Medicina da UFOP Foco nas diretrizes em saúde preconizadas pelo Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAÚDE), elaborado de forma conjunta pelos Ministérios da Saúde e Educação, lançado em Novembro de 2005; Foco nas diretrizes em saúde preconizadas pelo Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAÚDE), elaborado de forma conjunta pelos Ministérios da Saúde e Educação, lançado em Novembro de 2005; Autorizado pelo MEC a partir do segundo semestre de 2007 e reconhecido em 2011,propõe trabalhar a formação do médico em estreita articulação com os serviços públicos de saúde, com o propósito de buscar respostas para as necessidades concretas da população brasileira; Autorizado pelo MEC a partir do segundo semestre de 2007 e reconhecido em 2011,propõe trabalhar a formação do médico em estreita articulação com os serviços públicos de saúde, com o propósito de buscar respostas para as necessidades concretas da população brasileira;

13 Objetivos Formar um profissional médico com uma visão humanística com conhecimentos fundamentais nas áreas de Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Clínica Médica e Saúde Coletiva, que o tornem competente para prestar assistência médica de qualidade, para atuar na promoção da saúde, na prevenção das doenças,na recuperação e reabilitação dos pacientes, e nas diversas interfaces da Saúde Coletiva. Formar um profissional médico com uma visão humanística com conhecimentos fundamentais nas áreas de Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Clínica Médica e Saúde Coletiva, que o tornem competente para prestar assistência médica de qualidade, para atuar na promoção da saúde, na prevenção das doenças,na recuperação e reabilitação dos pacientes, e nas diversas interfaces da Saúde Coletiva.

14 Principais características do Curso de Medicina da UFOP Inserção do aluno na rede de serviços de saúde Inserção do aluno na rede de serviços de saúde Disciplinas da Área de Ciências Biológicas Integradas Disciplinas da Área de Ciências Biológicas Integradas Conteúdo de Saúde Coletiva e Ciências Humanas permeando a aprendizagem nos diversos períodos do curso Conteúdo de Saúde Coletiva e Ciências Humanas permeando a aprendizagem nos diversos períodos do curso Prática em Serviços nas unidades do Sistema de Saúde regionais em Atenção Primária,Secundária e Terciária Prática em Serviços nas unidades do Sistema de Saúde regionais em Atenção Primária,Secundária e Terciária

15 Grade curricular - 1º período Anatomia Humana Básica Anatomia Humana Básica Genética Básica Genética Básica Bases Moleculares da Célula Bases Moleculares da Célula Saúde e Sociedade Saúde e Sociedade Prática em Serviços de Saúde I Prática em Serviços de Saúde I Temática em Saúde Coletiva: Antropologia e Introdução às Políticas de Saúde

16 Prática em Serviços de Saúde I

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18 Grade curricular - 2º período Imunologia Básica Imunologia Básica Estrutura e Função de Tecidos e Órgãos I: Embriologia, Citohistologia, Fisiologia e Bioquímica dos Sistemas Nervoso, Endócrino-reprodutor, Hematopoiético e Imunológico. Estrutura e Função de Tecidos e Órgãos I: Embriologia, Citohistologia, Fisiologia e Bioquímica dos Sistemas Nervoso, Endócrino-reprodutor, Hematopoiético e Imunológico. Medicina, Ciência e Sociedade Medicina, Ciência e Sociedade Prática em Serviços de Saúde II Prática em Serviços de Saúde II Anatomia Médica I Anatomia Médica I Temática em Saúde Coletiva: Epistemologia e Metodologia Científica; Educação e Promoção da Saúde.

19 Encontro Didático Científico

20 Grade curricular - 3º período Estrutura e Função de Tecidos e Órgãos II: Estrutura e Função de Tecidos e Órgãos II: Embriologia, Citohistologia, Fisiologia e Bioquímica dos Sistemas Cardiovascular, Respiratório e Urinário. Microbiologia Microbiologia Parasitologia Parasitologia Bioestatística Bioestatística Psicologia Médica Psicologia Médica Anatomia Médica II Anatomia Médica II Temáticas em Saúde Coletiva e Humanidades: Microbiologia e Parasitologia aplicadas à Saúde Pública ; O Médico e o Estudante diante da Doença e da Morte.

21 Grade curricular - 4º período Modelos Explicativos do Processo Saúde e Doença Modelos Explicativos do Processo Saúde e Doença Epidemiologia Epidemiologia Estrutura e Função de Tecidos e Órgãos III: Estrutura e Função de Tecidos e Órgãos III: Embriologia, Citohistologia, Fisiologia e Bioquímica dos Sistemas Digestivo, Locomotor e Tegumentar. Princípios de Terapêutica e Farmacologia Princípios de Terapêutica e Farmacologia Patologia GeraI Médica Patologia GeraI Médica Anatomia Médica III Anatomia Médica III Temática em Saúde Coletiva: Evolução do conhecimento em Epidemiologia;Aplicação do Método Epidemiológico.

22 Grade curricular - 5º período Saúde Mental I* Saúde Mental I* Semiologia I* Semiologia I* Epidemiologia nos Serviços de Saúde** Epidemiologia nos Serviços de Saúde** Anatomia Patológica I Anatomia Patológica I Suporte Básico de Vida Suporte Básico de Vida * Articulação com o SUS dentro do Centro de Saúde Escola. Centro de Saúde Escola. * *Avaliação de banco de dados epidemiológicos do SUS epidemiológicos do SUS

23 Grade curricular - 6º período Semiologia II* Semiologia II* Anatomia Patológica II Anatomia Patológica II Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde* Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde* * Articulação com o SUS em unidades da * Articulação com o SUS em unidades da rede municipal de saúde. rede municipal de saúde.

24 Grade curricular - 7º período Medicina Geral da Criança I* Medicina Geral da Criança I* Medicina Geral de Adultos I* Medicina Geral de Adultos I* Patologia Clínica* Patologia Clínica* Saúde Mental II* Saúde Mental II* Vigilância em Saúde* Vigilância em Saúde* Radiologia e Métodos de Imagem* Radiologia e Métodos de Imagem* *Articulação com o SUS em unidades da rede municipal de saúde.

25 Grade curricular - 8º período Medicina Geral da Criança II* Medicina Geral da Criança II* Medicina Geral de Adultos II* Medicina Geral de Adultos II* Medicina da Mulher* Medicina da Mulher* Clínica Cirúrgica I* Clínica Cirúrgica I* * Articulação com o SUS em unidades da rede municipal de saúde.

26 Grade curricular - 9º período Clínica Cirúrgica II* Clínica Cirúrgica II* Medicina de Família e Comunidade* Medicina de Família e Comunidade* Atenção Secundária em Saúde* Atenção Secundária em Saúde* Medicina Legal e Deontologia Médica Medicina Legal e Deontologia Médica Saúde, Trabalho e Meio Ambiente** Saúde, Trabalho e Meio Ambiente** * Articulação com o SUS em unidades da rede municipal de saúde. rede municipal de saúde. * * Em construção.

27 Medicina de Família e Comunidade  Estágios em PSF nos Municípios de: Mariana Mariana Ouro Preto Ouro Preto

28 Atenção Secundária em Saúde Conteúdo incorporado às disciplinas de Medicina Geral de Adultos e Crianças: CardiologiaCardiologia EndocrinologiaEndocrinologia GastroenterologiaGastroenterologia PneumologiaPneumologia InfectologiaInfectologia Disciplinas obrigatórias: Clínicas: Neurologia e DermatologiaClínicas: Neurologia e Dermatologia Cirúrgicas: Urologia e OrtopediaCirúrgicas: Urologia e Ortopedia Disciplinas optativas: InfectologiaInfectologia NefrologiaNefrologia OftalmologiaOftalmologia OtorrinolaringologiaOtorrinolaringologia Suporte Avançado de VidaSuporte Avançado de Vida

29 Grade curricular – 10º período Internato em Cirurgia I (Cirurgia Geral) Internato em Cirurgia I (Cirurgia Geral) Hospitais Arnaldo Gavazza e Nossa Senhora das Dores de Ponte Nova Hospitais Arnaldo Gavazza e Nossa Senhora das Dores de Ponte Nova Santa Casa de Ouro Preto Santa Casa de Ouro Preto Hospital Monsenhor Horta de Mariana Hospital Monsenhor Horta de Mariana Internato Hospitalar em Clínica Médica Internato Hospitalar em Clínica Médica Hospitais Arnaldo Gavazza e Nossa Senhora das Dores de Ponte Nova Hospitais Arnaldo Gavazza e Nossa Senhora das Dores de Ponte Nova Santa Casa de Ouro Preto Santa Casa de Ouro Preto

30 Grade curricular – 11º período Internato Hospitalar em Pediatria Internato Hospitalar em Pediatria Hospital Monsenhor Horta de Mariana Hospital Monsenhor Horta de Mariana Santa Casa de Ouro Preto Santa Casa de Ouro Preto Hospital Nossa Senhora das Dores de Ponte Nova Hospital Nossa Senhora das Dores de Ponte Nova Internato Ambulatorial e Hospitalar em Ginecologia e Obstetrícia Internato Ambulatorial e Hospitalar em Ginecologia e Obstetrícia Hospital Monsenhor Horta de Mariana Hospital Monsenhor Horta de Mariana Hospital Nossa Senhora das Dores de Ponte Nova Hospital Nossa Senhora das Dores de Ponte Nova

31 Grade curricular – 12º período Internato Ambulatorial e Hospitalar em Cirurgia II (Urgência e Emergência) Internato Ambulatorial e Hospitalar em Cirurgia II (Urgência e Emergência) Hospital Margarida de João Monlevade Hospital Margarida de João Monlevade Hospital João XIII de Belo Horizonte Hospital João XIII de Belo Horizonte Internato em Saúde Coletiva Internato em Saúde Coletiva Microregião de Itabirito(Itabirito, Ouro Preto e Mariana) Microregião de Itabirito(Itabirito, Ouro Preto e Mariana) Macroregião de Ponte Nova Macroregião de Ponte Nova

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33 COMPONENTES CURRICULARES QUANTIDADECRÉDITOS CARGA HORÁRIA Disciplinas Obrigatórias 441994305 Disciplinas Eletivas --360 Estágios 7542592 TOTAL 512537257 OBSERVAÇÃO: Os Estágios/Internatos serão cumpridos em períodos de 24 semanas. Curso de Medicina - UFOP

34 SINAL VERMELHO Práticas restritas a Hospitais Universitários SINAL VERMELHO Compreensão de saúde baseada em doenças da “moda” SINAL VERMELHO Práticas pedagógicas tradicionais SINAL AMARELO Práticas em Hospitais e Centros de Saúde Escola SINAL AMARELO Concepção de saúde baseada em doenças “comuns” SINAL AMARELO Introdução de algumas inovações educacionais SINAL VERDE Práticas na rede local de serviços de saúde e na comunidade SINAL VERDE Conceito de produção social de saúde SINAL VERDE Estudante construindo criticamente o próprio conhecimento Fonte: CAMPOS, Francisco E. Aderência do curso de graduação em Medicina às Diretrizes Curriculares Nacionais. In: II Congresso Mineiro de Educação Médica. Uberaba, 25 a 27 de Maio de 2007. UFTM.

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37 Obrigado! magalvao@oi.com.br


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