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MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM

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Apresentação em tema: "MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM"— Transcrição da apresentação:

1 MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM

2 COMPETÊNCIAS Demonstração, dentro de situações reais, de domínio de conhecimentos e de habilidades, de condições de agir com eficácia. De uma forma geral, designa a capacidade mobilizada pelos indivíduos ao buscar a realização de uma atividade ou a resolução de problemas.

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8 EIXOS COGNITIVOS COMUNS A TODAS AS ÁREAS DE CONHECIMENTO
I. Dominar Linguagens Tem como propósito avaliar se o estudante sabe “dominar a norma culta da língua portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa”. O domínio de linguagens implica um sujeito capaz de realizar leituras compreensivas de textos que se expressam por diferentes estilos de comunicação, ou que combinem conteúdos escritos com imagens, “charges”, figuras, desenhos, gráficos etc.  

9 06) LEIA A “TIRINHA” E AS INFORMAÇÕES QUE A SEGUEM:
Existem três categorias de vermes: os de corpo achatado (platelmintos), como as tênias, os de corpo cilíndrico (nematelmintos), como as lombrigas, e os de corpo segmentado (anelídeos), como as minhocas e as sanguessugas. Somente entre os platelmintos e os nematelmintos, encontram-se os vermes parasitas intestinais dos humanos e de muitos outros animais.

10 A “tirinha” faz uma analogia entre a tênia (do latim “taenia”, do grego “tainia”, que significa faixa, fita ou tira) e o espaguete, um tipo de macarrão em forma de fios longos e cilíndricos. Analise as frases a seguir, relacionadas às informações fornecidas: I. No primeiro quadrinho da tira, a expressão “palestra sobre veterinária” é inadequada, já que a tênia parasita exclusivamente os humanos. II. Na tirinha, está correta a associação entre a aparência da tênia e o espaguete. III. Seria correto associar a tênia ao talharim, um tipo de macarrão com forma de fita ou tira estreita e achatada. IV. Seria mais adequado comparar o espaguete à lombriga, devido à forma de ambos. Estão corretas apenas as frases: a) I e II b) I e III c) II e IV d) III e IV e) I e IV.

11 II. Compreender Fenômenos
Avaliar se o participante sabe “construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas”. Construir, é articular um tema com o que qualifica sua melhor resposta ou solução. Compreender fenômenos significa ser competente para formular hipóteses ou idéias sobre as relações causais que os determinam.

12 03) A lactose é um carboidrato dissacarídeo encontrado somente no leite dos mamíferos. Sua digestão é feita pela enzima intestinal lactase, cuja produção é determinada pelo gene LCT. Na maioria absoluta dos mamíferos, inclusive nos primatas, o gene LCT só tem atividade em filhotes na fase da lactação. Após o período de amamentação, ele é inativado. Em alguns humanos, entretanto, uma mutação manteve a atividade do gene LCT nos adultos, possibilitando a digestão da lactose. Essa mutação surgiu por volta de nove mil anos atrás, somente entre habitantes do norte da Europa. Pessoas sem a mutação apresentam graus variáveis de intolerância alimentar à lactose, que acarreta distúrbios digestivos.

13 A figura mostra as porcentagens de população intolerante à lactose no mundo. Com base nas informações fornecidas e nos seus conhecimentos sobre metabolismo celular e mecanismos de evolução, você pode afirmar que: a) a intolerância à lactose é rara entre asiáticos e latinos. b) todas as células somáticas de um lactente apresentam o gene LCT ativo. c) a mutação do gene LCT pode ter sido selecionada, em algumas populações, pelo uso do leite na alimentação de adultos. d) o gene LCT é encontrado em todas as espécies animais, manifestando-se somente nos mamíferos. e) todos os europeus adultos apresentam tolerância à lactose e podem consumir leite.

14 III. Enfrentar Situações-Problema
Avaliar se o aluno sabe "selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema". Observe-se que enfrentar uma situação-problema não é o mesmo que resolvê-la. Ainda que nossa intenção diante de um problema ou questão seja encontrar ou produzir sua solução, a ação ou operação que se quer destacar é a de saber enfrentar, sendo resolver, por certo, seu melhor desfecho, mas não o único. Quando bem-sucedido nesse enfrentamento, pode-se afirmar que o sujeito chegou à resolução de uma situação-problema.

15 08) “ESTAMOS CONDENADOS À CIVILIZAÇÃO. OU PROGREDIMOS OU DESAPARECEMOS
08) “ESTAMOS CONDENADOS À CIVILIZAÇÃO. OU PROGREDIMOS OU DESAPARECEMOS.” (EUCLIDES DA CUNHA)‏

16 A frase de Euclides da Cunha afirma que o progresso das sociedades humanas é inevitável. Por outro lado, sabemos que esse progresso está relacionado, nas sociedades modernas, ao crescimento econômico. Análises têm demonstrado, no entanto, que os modelos de crescimento adotados pelas sociedades atuais têm um alto custo, que recai sobre nosso planeta e sobre a qualidade de vida de grande parte da humanidade. Levando em consideração seus conhecimentos e as informações presentesna tabela, você poderia afirmar que: a) o “homem tecnológico” tem à disposição alimentos em maior quantidade, mas de baixa qualidade, que, associados ao tipo de vida sedentário que leva, justificariam o grande número de casos de obesidade e diabetes no mundo inteiro. b) à medida que as sociedades evoluem, também evolui o organismo humano, e para manter esse novo ser, geneticamente superior, é necessário muito mais energia do que antes. c) o aumento na demanda por energia na área dos transportes se deve, basicamente, à grande explosão populacional, ocorrida no período pré-revolução industrial. d) o progresso atingido nas sociedades modernas exigiu um consumo cada vez maior de energia, trazendo a reboque problemas ambientais, como poluição e aquecimento global. e) nas últimas décadas, o crescimento econômico possibilitou que as pessoas trabalhassem em casa, conectadas à internet. Esse fato levou a um recrudescimento dos problemas de congestionamento de trânsito e da poluição ambiental.

17 IV. Construir Argumentação
Verificar se o participante sabe "relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente".  Consideremos que convencer significa vencer junto, ou seja, implica aceitar que o melhor argumento pode vir de muitas fontes e que as idéias de partida podem ser confirmadas ou reformuladas total ou parcialmente no jogo das argumentações, A Competência IV é  muito valorizada no mundo atual, tendo em vista que vivemos tempos nos quais as sociedades humanas, cada vez mais abertas, perseguem ideais de democracia e de igualdade.

18 05) Leia com atenção o texto a seguir, adaptado de uma reportagem da revista Pesquisa FAPESP, edição 156 (fevereiro de 2009): Ornitólogos começaram a defender a pecuária e pecuaristas a valorizar animais silvestres em Bagé, no Rio Grande do Sul. “Aves e agronegócio podem conviver”, asseguram eles. A Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil e a Associação dos Produtores de Carne do Pampa da Campanha Meridional encontraram uma linha de trabalho conjunta com ganhos recíprocos: o rótulo green beef, um conceito que concilia pecuária e preservação ambiental; na prática, bois crescendo em pastagens naturais, formadas por gramíneas nativas, na companhia de inúmeras espécies de aves silvestres. “Uma fazenda com muitas espécies de aves é uma fazenda saudável, com menos pragas e menos gastos com herbicidas”, afirmam. Com base no texto, é possível afirmar que:

19 a) a convivência entre as aves selvagens e o gado faz com que este desenvolva um organismo mais saudável, com menor incidência de parasitas intestinais. b) as aves silvestres ajudam a disseminar os frutos das árvores nativas, promovendo uma melhora da alimentação do gado. c) a criação de gado no Pampa usualmente compete com a criação de aves domésticas; assim, a presença das aves silvestres contribui para diminuir o problema. d) a presença das aves silvestres assegura, de variadas maneiras, melhor qualidade na criação de gado no Pampa gaúcho. e) as gramíneas nativas do Pampa só crescem quando suas sementes são enterradas por pássaros silvestres daquela região.

20 V. Elaborar Proposta Valorizar a possibilidade de o aluno "recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural". Elaborar propostas, pressupõe tomar uma posição, traduzir uma crítica em uma sugestão, arriscar-se a sair de um papel passivo, considerar o ponto de vista do outro, articular meios e fins, pensar e atuar coletivamente.  Essa competência exige a capacidade de um sujeito exercer verdadeiramente sua cidadania, agindo sobre a realidade de maneira solidária, envolvendo-se criticamente com os problemas da sua comunidade, propondo novos projetos e participando das decisões comuns.

21 A. a poluição da água por metais da usina.
8ª. A economia moderna depende da disponibilidade de muita energia em diferentes formas, para funcionar e crescer. No Brasil, o consumo total de energia pelas indústrias cresceu mais de quatro vezes no período entre e Enquanto os investimentos em energias limpas e renováveis, como solar e eólica, ainda são incipientes, ao se avaliar a possibilidade de instalação de usinas geradoras de energia elétrica, diversos fatores devem ser levados em consideração, tais como os impactos causados ao ambiente e às populações locais. RICARDO, B.; CAMPANILI, M. Almanaque Brasil Socioambiental. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2007 (adaptado). Em uma situação hipotética, optou-se por construir uma usina hidrelétrica em região que abrange diversas quedas d’água em rios cercados por mata, alegando-se que causaria impacto ambiental muito menor que uma usina termelétrica. Entre os possíveis impactos da instalação de uma usina hidrelétrica nessa região, inclui-se A. a poluição da água por metais da usina. B. a destruição do habitat de animais terrestres. C. o aumento expressivo na liberação de CO2 para a atmosfera. D. o consumo não renovável de toda água que passa pelas turbinas. E. o aprofundamento no leito do rio, com a menor deposição de resíduos no trecho de rio anterior à represa.

22 “Saber e não fazer é ainda não saber.”
22 Provérbio zen

23 MATRIZ DE REFERÊNCIA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

24 COMPETÊNCIA DE ÁREA 1 – COMPREENDER AS CIÊNCIAS NATURAIS E AS TECNOLOGIAS A ELAS ASSOCIADAS COMO CONSTRUÇÕES HUMANAS, PERCEBENDO SEUS PAPÉIS NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DA HUMANIDADE. H1 – Reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios, relacionando- os a seus usos em diferentes contextos. H2 – Associar a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde ou outro, com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico.

25 H3 – Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas. H4 – Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade.  

26 Competência de área 2 – Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos. H5 – Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano. H6 – Relacionar informações para compreender manuais de instalação ou utilização de aparelhos, ou sistemas tecnológicos de uso comum. H7 – Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de vida.  

27 Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico- tecnológicos. H8 – Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos. H9 – Compreender a importância dos ciclos biogeoquímicos ou do fluxo energia para a vida, ou da ação de agentes ou fenômenos que podem causar alterações nesses processos.

28 H10 – Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e(ou) destino dos poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais. H11 – Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia, considerando estruturas e processos biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos. H12 – Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.  

29 Competência de área 4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais. H13 – Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, prevendo ou explicando a manifestação de características dos seres vivos. H14 – Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.

30 H15 – Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos. H16 – Compreender o papel da evolução na produção de padrões, processos biológicos ou na organização taxonômica dos seres vivos.  

31 Competência de área 5 – Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos. H17 – Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica. H18 – Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos, sistemas ou procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam. H19 – Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.  

32 Competência de área 6 – Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas. H20 – Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes. H21 – Utilizar leis físicas e (ou) químicas para interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica e(ou) do eletromagnetismo. H22 – Compreender fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e a matéria em suas manifestações em processos naturais ou tecnológicos, ou em suas implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais. H23 – Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.  

33 Competência de área 7 – Apropriar-se de conhecimentos da química para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas. H24 – Utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias ou transformações químicas. H25 – Caracterizar materiais ou substâncias, identificando etapas, rendimentos ou implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais de sua obtenção ou produção. H26 – Avaliar implicações sociais, ambientais e/ou econômicas na produção ou no consumo de recursos energéticos ou minerais, identificando transformações químicas ou de energia envolvidas nesses processos. H27 – Avaliar propostas de intervenção no meio ambiente aplicando conhecimentos químicos, observando riscos ou benefícios.  

34 Competência de área 8 – Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico- tecnológicas. H28 – Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida ou com seus limites de distribuição em diferentes ambientes, em especial em ambientes brasileiros. H29 – Interpretar experimentos ou técnicas que utilizam seres vivos, analisando implicações para o ambiente, a saúde, a produção de alimentos, matérias primas ou produtos industriais. H30 – Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.  

35 “Se você não sabe para onde vai, todos os caminhos o levam a lugar nenhum.”
35 Henry Kissinger

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37 Fácil Intermediário Difícil

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41 Quando, em um curso,houver mais alunos do que vagas, a classificação se dará pela nota obtida no ENEM. Aí existe uma “nota de corte” (nota do último aluno que obtém a bolsa). Enquanto as inscrições estiverem abertas, a nota de corte de cada curso é informada diariamente no site. Com isso, o aluno pode saber se sua nota lhe permite obter a bolsa naquela faculdade e alterar suas opções visando à obtenção de bolsa.

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43 O que é? Quem pode participar?

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45 No Sisu do inicio do ano O candidato fazia apenas uma opção de curso e instituição, mas o processo seletivo foi realizado em três etapas. Caso ele não fosse selecionado em uma etapa, poderia se inscrever nas etapas subsequentes. Nos dois casos o candidato pode alterar suas opções, quantas vezes julgar conveniente, enquanto durar o período de inscrição. Mas, será considerada a última. No Sisu do meio do ano O candidato teve de escolher duas opções de curso e instituição, por ordem de preferência. Ao final da inscrição, foram feitas três chamadas subsequentes, sendo que os candidatos não selecionados na primeira ou na segunda chamada estavam automaticamente concorrendo às chamadas posteriores.

46 O sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um processo informatizado, gerido pelo Ministério da Educação (MEC), para a seleção de candidatos a vagas nas universidades públicas por meio exclusivamente da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM),a inscrição é feita com a nota do último Enem, no portal do Sisu, dentro do site do MEC. Na 1ª edição foram 47,9 mil vagas. Algumas instituições adotam uma nota mínima para inscrição em determinados cursos, outras dão peso diferente para cada nota das áreas de conhecimento.

47 3.3 CONTEÚDOS DE BIOLOGIA   Moléculas, células e tecidos - Estrutura e fisiologia celular: membrana, citoplasma e núcleo. Divisão celular. Aspectos bioquímicos das estruturas celulares. Aspectos gerais do metabolismo celular. Metabolismo energético: fotossíntese e respiração. Codificação da informação genética. Síntese protéica. Diferenciação celular. Principais tecidos animais e vegetais. Origem e evolução das células. Noções sobre células-tronco, clonagem e tecnologia do DNA recombinante. Aplicações de biotecnologia na produção de alimentos, fármacos e componentes biológicos. Aplicações de tecnologias relacionadas ao DNA a investigações científicas, determinação da paternidade, investigação criminal e identificação de indivíduos. Aspectos éticos relacionados ao desenvolvimento biotecnológico. Biotecnologia e sustentabilidade.  

48 Hereditariedade e diversidade da vida - Princípios básicos que regem a transmissão de características hereditárias. Concepções pré- mendelianas sobre a hereditariedade. Aspectos genéticos do funcionamento do corpo humano. Antígenos e anticorpos. Grupos sangüíneos, transplantes e doenças autoimunes. Neoplasias e a influência de fatores ambientais. Mutações gênicas e cromossômicas. Aconselhamento genético. Fundamentos genéticos da evolução. Aspectos genéticos da formação e manutenção da diversidade biológica.  

49 Identidade dos seres vivos –
Níveis de organização dos seres vivos. Vírus, procariontes e eucariontes. Autótrofos e heterótrofos. Seres unicelulares e pluricelulares. Sistemática e as grandes linhas da evolução dos seres vivos. Tipos de ciclo de vida. Evolução e padrões anatômicos e fisiológicos observados nos seres vivos. Funções vitais dos seres vivos e sua relação com a adaptação desses organismos a diferentes ambientes. Embriologia, anatomia e fisiologia humana. Evolução humana. Biotecnologia e sistemática.  

50 Ecologia e ciências ambientais –
Ecossistemas. Fatores bióticos e abióticos. Habitat e nicho ecológico. A comunidade biológica: teia alimentar, sucessão e comunidade clímax. Dinâmica de populações. Interações entre os seres vivos. Ciclos biogeoquímicos. Fluxo de energia no ecossistema. Biogeografia. Biomas brasileiros. Exploração e uso de recursos naturais. Problemas ambientais: mudanças climáticas, efeito estufa; desmatamento; erosão; poluição da água, do solo e do ar. Conservação e recuperação de ecossistemas. Conservação da biodiversidade. Tecnologias ambientais. Noções de saneamento básico. Noções de legislação ambiental: água, florestas, unidades de conservação; biodiversidade.  

51 Origem e evolução da vida - A biologia como ciência: história, métodos, técnicas e experimentação. Hipóteses sobre a origem do Universo, da Terra e dos seres vivos. Teorias de evolução. Explicações pré-darwinistas para a modificação das espécies. A teoria evolutiva de Charles Darwin. Teoria sintética da evolução. Seleção artificial e seu impacto sobre ambientes naturais e sobre populações humanas.   Qualidade de vida das populações humanas - Aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de desenvolvimento humano. Principais doenças que afetam a população brasileira: caracterização, prevenção e profilaxia. Noções de primeiros socorros. Doenças sexualmente transmissíveis. Aspectos sociais da biologia: uso indevido de drogas; gravidez na adolescência; obesidade. Violência e segurança pública. Exercícios físicos e vida saudável. Aspectos biológicos do desenvolvimento sustentável. Legislação e cidadania.  

52 “O analfabeto atual não é o indivíduo que não sabe ler e escrever, mas aquele que não é capaz de aprender, desaprender e reaprender.” 52


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