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PublicouJoão Gabriel di Castro Lobo Alterado mais de 8 anos atrás
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Ministério das Relações Exteriores – MRE Departamento de Promoção Comercial e Investimentos – DPR Painel 1: Visão Panorâmica e Ações de Promoção Comercial de Serviços Rodrigo de Azeredo Santos Diretor-Geral do DPR ENAServ 2016 – Agenda estratégica para o comércio de serviços
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GABINETE DPR Atrações de Investimentos Estrangeiros Apoio à Internacionalização de Empresas Brasileiras Mecanismos Institucionais COFIG CTIC – Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação CGF – Coordenação de Gestão Financeira Missões e Eventos Empresarias Feiras e Exposições Turismo Produtos de Defesa Publicações Estatísticas Inteligência Consultas e Reclamações Comerciais Gestão dos SECOMs Planejamento Estratégico Treinamento e Aperfoiçoamento Administração da BrasilExport DINVDOCDIC DPG
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Organização da participação brasileira em feiras internacionais Atendimento a consultas comerciais Reclamações comerciais Atração de investimentos Identificação de projetos de obras públicas locais Serviços oferecidos: Setores de Promoção Comercial (SECOMs)
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Cadastro de empresas locais no BRASIL EXPORT Identificação de investimento direto Organização de missões compradoras/ investidoras ao Brasil Cooperação com Câmaras de Comércio Serviços oferecidos: Setores de Promoção Comercial (SECOMs)
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É política pública secular: a primeira Agência de Crédito à Exportação foi fundada em 1906, na Suíça. Ao longo do século XX foram criadas centenas de instituições do tipo. Razão de existir: atuar nas LACUNAS de mercado. Operações de longo prazo de amortização. Países com baixa disponibilidade de crédito ou alto risco percebido pelos agentes privados. Setores de alto conteúdo tecnológico. MPMEs. Setores cujas operações são de alto valor e apresentam intensa competição mundial. Mais recentemente, estímulo a investimentos internacionais (especialmente green field) Introdução: O PAPEL DOS EXIMBANKS NO MUNDO
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As exportações de serviços de engenharia são tipicamente apoiadas por Eximbanks: Operações de vulto e com longo prazo de repagamento. Os mercados de maior crescimento são em regiões de maior risco percebido pelos agentes financeiros privados (América Latina 18,2%, África 16,6%, entre 2004 e 2012, superando até a Ásia). A cadeia é longa, o que implica apoio indireto a MPMEs e grande geração de empregos no país exportador. Competição pelos projetos se dá entre países (entre pacotes financeiros, associados à capacidade técnica). Além de alavancar as exportações, estimula o investimento externo (surgimento de novos negócios) em razão da necessária presença no país importador. Introdução: O PAPEL DOS EXIMBANKS NO MUNDO
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Tipos de apoio concedidos pelas Agências de Crédito à Exportação: Financiamento à exportação. Seguros e garantias à exportação. Equalização de taxas de juros. Apoio a investimentos: financiamento direto ou garantia para a obtenção de recursos. Financiamento e garantia a capital de giro, bid bonds, estudos de viabilidade, inteligência de mercado, performance. Financiamento concessional – taxas de juros abaixo do piso da OCDE (CIRR), conforme regras do FMI e Banco Mundial, a países com dificuldades e acesso a crédito. Introdução: O PAPEL DOS EXIMBANKS NO MUNDO
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Mercado mundial de crédito oficial à exportação: US$ 657 bilhões em 2013 (dados da Berne Union – www.berneunion.org). O Brasil apresenta média anual de crédito à exportação de US$ 2 bilhões, representando 0,3% do total de créditos oficiais concedidos em 2013 no mundo. Dados: BNDES; Elaboração: BNDES Introdução: O PAPEL DOS EXIMBANKS NO MUNDO
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Market share estrangeiro na África - 2013 Market share estrangeiro na Africa - 2004 24,7% França 16,1% Outros 14,7% China 13,8% EUA 9,1% Itália 13,7% Outros Europeus 5,4% Japão 2,4% Espanha 48,7% China 4,7% Brasil 1,6% EUA 4,9% Coréia do Sul 10,3% Itália 9,6% França 20,2% Outros 27,0% EUA 26,0% Espanha 17,3% Itália 10,2% Outros 9,0% França 6,9% Outros Europeu s 2,0% Japão 1,6% China Market share América Latina - 2013 Market share América Latina - 2004 28,8% Espanh a 17,3% Brasil 16% EUA 10,5% China 7,9% Itália 5,3% França 14,2% Outros A intensificação da atuação do BNDES-Exim e a instituição do FGE, a partir do fim da década de 1990 proporcionaram o incremento da participação brasileira na década seguinte e nos principais mercados de projeção geopolítica do Brasil: América Latina e África (regiões de maior crescimento em infraestrutura). PARTICIPAÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL DE SERVIÇOS
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PaísParticipação Espanha14,7% EUA13,0% China14,5% Alemanha8,6% França9,3% Coreia do Sul7,8% Itália5,3% Japão4,1% Turquia3,8% Grã-Bretanha1,1% Brasil2,4% Austrália1,9% Holanda1,8% Canadá0,2% Outros11,5% Fonte: ENR 2013. The Top 250 international contractors. No entanto, a participação do país permanece menor que aquela de países como China, Coreia do Sul, Alemanha, Itália e EUA, países que dispõem de fortes Eximbanks e Agências de Crédito à Exportação. PARTICIPAÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL DE SERVIÇOS
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Percebe-se que os Eximbanks dos países concorrentes do Brasil adotam práticas ainda não autorizadas pelas normas brasileiras, o que confere às empresas desses países maior competitividade face às empresas nacionais. Além disso, os prazos de aprovação e desembolso das agências internacionais são mais ágeis que os brasileiros, ampliando a competitividade de seus bens e serviços. Critério EUACHINABRASILESPANHA Tempo médio de concessão de crédito60120487ND Ampla aceitação de garantias soberanasSIM NÃOSIM Financiamento de gasto localSIM NÃOSIM Fonte: Estudo AEB: Exportação de Serviços de Engenharia no Brasil: benefícios para a economia brasileira e mecanismos de apoio. Janeiro 2014. COMPARATIVO: O BRASIL E OS EXIMBANKS INTERNACIONAIS
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