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Tema da Aula Digital Números Racionais DisciplinaAnoAula número Matemática8º01 AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Produtor/a da aula Débora Sousa da Silva.

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1 Tema da Aula Digital Números Racionais DisciplinaAnoAula número Matemática8º01 AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Produtor/a da aula Débora Sousa da Silva

2 Competências e Habilidades envolvidas - Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal identificando a existência de ordens como décimos, centésimos e milésimos. - Reconhecer as diferentes representações de um número racional. -Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados e sua localização na reta numérica. -Identificar a localização de números racionais na reta numérica. Referencial Teórico - Projeto Araribá Matemática- SP – Editora Moderna/2010 - site: http://testesolucao.blogspot.com.br/2010/10/desafio-numeros-inteiros.html -Iezzi, Gelson; Dolce, Osvaldo; Machado, Antônio – Matemática e realidade – SP – Atual/2009 - Giovanni. Giovanni Jr. – Pensar e Descobrir- SP- Editora FTD/2010 - Name, Miguel Asis - Vencendo com a matemática – SP- Editora do Brasil/2006 PARÂMETROS DIDÁTICOS

3 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5

4 Atividade 1: Relembrando Na aula anterior você estudou NÚMEROS INTEIROS Você aprendeu a: - Identificar a localização de números inteiros na reta numérica -.Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). -Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). Você aprendeu a: - Identificar a localização de números inteiros na reta numérica -.Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). -Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). Clique no elevador e pratique mais Será que você sabe em que andar Madalena foi parar? Madalena está em um elevador no terceiro andar de um prédio que leva dois primeiros andares para cima, para baixo em seguida, quatro níveis, acima novamente, agora um andar e desceu dois andares. Após esta pequena viagem em que nível ela foi parar?

5 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), peça a seus alunos exemplos de situações onde usamos os números inteiros. Motive seus alunos a resolverem a situação problema e a utilizar o objeto de aprendizagem que traz um jogo de adição com números inteiros. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagem: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRO4vEJ- YYtUH-4ceYS2ggjMi6EmQVHgyT5gY-r40rdCl8Zl- vDjjEf68gJhttp://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRO4vEJ- YYtUH-4ceYS2ggjMi6EmQVHgyT5gY-r40rdCl8Zl- vDjjEf68gJ e http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSqiDc3HQSRbq MT4MVPZBAc8GvS4-iwXbDJv6Mo-slA6jBCGpdp Link atividade: http://www.rpedu.pintoricardo.com/jogos/Jogo_adicao_com _ranking_pronto/num_int_rel_com_ranking.htmlhttp://www.rpedu.pintoricardo.com/jogos/Jogo_adicao_com _ranking_pronto/num_int_rel_com_ranking.html Este link traz um jogo de adição com números inteiros. Atividade 1: Relembrando Desenvolvimento da atividade -Inicialmente Madalena está no terceiro andar( +3). -Em seguida ela sobe dois andares ( +3 + 2 = +5) -Madalena agora está no quinto andar. -Agora ela desce quatro andares( +5 -4 = +1). -Madalena agora está no primeiro andar. -Novamente sobe, agora um andar( +1 +1 = +2). -Madalena agora está no segundo andar. -E finalmente desce dois andares ( +2 – 2 = 0). -Madalena termina sua viagem, parando no térreo( andar zero). Tempo de duração da atividade: 7 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada em duplas

6 Atividade 2: Apresentação inicial Nesta aula você vai aprender Ao final da aula você estará pronto para : - Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal identificando a existência de ordens como décimos, centésimos e milésimos. - Reconhecer as diferentes representações de um número racional. -Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados. -Identificar a localização de números racionais na reta numérica. - Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal identificando a existência de ordens como décimos, centésimos e milésimos. - Reconhecer as diferentes representações de um número racional. -Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados. -Identificar a localização de números racionais na reta numérica. Clique aquiClique aqui e raciocine rápido para fazer mais representações decimais.

7 Orientações práticas de aplicação dessa atividade O(A) professor(a) deverá mostrar aos alunos quais são os objetivos a serem alcançados até o final dessa aula. -Ao final da aula os alunos serão capazes de: Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal identificando a existência de ordens como décimos, centésimos e milésimos ; Reconhecer as diferentes representações de um número racional e Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados e sua localização na reta numérica. Professor(a), motive seus alunos a resolver a situação problema e a utilizar o objeto de aprendizagem. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagem: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTg7g7k24TCuU Npxm-o-aM0bN_7BRy4TIGMm_vWsV7RL9PazJlz Link atividade: http://www.mrnussbaum.com/death_decimals/index.html Este link traz um jogo de representações decimais. http://www.mrnussbaum.com/death_decimals/index.html Atividade 2: Apresentação inicial Desenvolvimento da atividade -1ª atividade (questão proposta): José acertou e Carlos também. Mas Roberta errou, ela deve ter pensado que Já Paulo confundiu as casas decimais. -2ª atividade (jogo): Já apresenta o desenvolvimento das questões. OBS: aperte espaço para atirar e as setas para andar. Tempo de duração da atividade: 8 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada em duplas

8 Atividade 3: Pergunta-desafio Paula pegou na internet uma receita de bolo de chocolate que possuía os seguintes ingredientes: Está difícil solucionar o desafio? Fique tranquilo, ao final desta aula, você estará apto a responder esta questão! Está lançado o desafio! Observe a imagem abaixo, leia atentamente as informações e tente descobrir a solução deste desafio. Massa: 1,5 xícaras (chá) de farinha de trigo; 2 xícaras (chá) de açúcar; xícara (chá) de chocolate em pó (amargo); 0,5 xícara (chá) de água morna; 0,25g de fermento; 6 ovos. Recheio: 1 lata de leite condensado; 2,5 latas de morangos em calda. Cobertura: ½ xícara (chá) de açúcar 1 lata de creme de leite; 200g de chocolate em barra para cobertura. Massa: 1,5 xícaras (chá) de farinha de trigo; 2 xícaras (chá) de açúcar; xícara (chá) de chocolate em pó (amargo); 0,5 xícara (chá) de água morna; 0,25g de fermento; 6 ovos. Recheio: 1 lata de leite condensado; 2,5 latas de morangos em calda. Cobertura: ½ xícara (chá) de açúcar 1 lata de creme de leite; 200g de chocolate em barra para cobertura.

9 Orientações práticas de aplicação dessa atividade O(a) professor(a) deverá lançar a questão-desafio, encorajando seus alunos a resolver o exercício, utilizando estratégias pessoais. Lembre-se que ao final da aula eles serão capazes de resolver este exercício e outros semelhantes, caso não o tenham conseguido. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagem: http://www.qvinho.com.br/wp-content/uploads/2009/06/bolo- de-chocolate.jpg Atividade 3: Pergunta-desafio Desenvolvimento da atividade -Obtemos a representação decimal de cada número dividindo o numerador pelo denominador. -A receita de bolo contém os seguintes números: -1,5 - 2 - - 0,5 - 0,25 - 6 - 1 - 2,5 - - 1 - 200 -Logo os ingredientes que possuem a mesma quantidade são: -Farinha de trigo e chocolate em pó. -Água morna e açúcar. -Leite condensado e creme de leite. Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada em grupos.

10 Atividade 4: Por que isso é importante? NÚMEROS RACIONAIS Por isso nesta aula você conhecerá mais sobre NÚMEROS RACIONAIS Clique na fração ao lado e descubra a origem e a evolução dos números Naturais, Inteiros e Racionais. A professora de Mário, levou uma balança para sua aula e pediu para seus alunos que pesassem seu lanche e escrevessem por extenso o peso encontrado. Qual foi a resposta de Mário, sabendo que ele levou de lanche o biscoito Club Social ao lado?

11 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), motive seus alunos a refletirem sobre a importância dos números racionais na resolução de problemas do cotidiano. Leve os alunos a usarem o objeto de aprendizagem que traz um vídeo contando a origem e a evolução dos números racionais. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagem: http://nossasraizes.pbworks.com/f/dsc01752.jpghttp://nossasraizes.pbworks.com/f/dsc01752.jpg e http://1.bp.blogspot.com/_OLoSPlVS8s8/SQZHTsWScDI/A AAAAAAAAu8/WqlFywi9JOE/s200/frac%C3%A7%C3%B5e s.jpg Link da atividade: http://www.youtube.com/watch?v=j8IQjaD1m3g&noredirect =1http://www.youtube.com/watch?v=j8IQjaD1m3g&noredirect =1. Este link traz um vídeo sobre a origem e a evolução dos números Naturais, Inteiros e Racionais. Atividade 4: Por que isso é importante? Desenvolvimento da atividade -Veja como fica a representação desse número no quadro de ordens. -Logo a resposta correta é quatrocentos e dez milésimos. Tempo de duração da atividade: 8 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada em grupos. Udcm 0,410

12 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Questão 1: Gêneros musicais A rádio de uma escola realizou uma pesquisa para identificar os gêneros musicais preferidos pelos alunos.O resultado da pesquisa foi: prefere Rock, prefere Pagode, prefere Funk e prefere MPB. Que gênero musical foi o mais escolhido? Antes de iniciar o conteúdo da aula, vamos ver o que você já sabe sobre o assunto. (A)Pagode (B) Funk (C) MPB (D) Rock Gabarito: (A)

13 Questão 2: Tabagismo Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? IBGE: RS tem o maior percentual de fumantes diários no país Cerca de 24,6 milhões de brasileiros com mais de 15 anos são fumantes e 20,9 milhões desse total fumam diariamente. O Rio Grande do Sul apresenta a maior incidência de fumantes diários de cigarros (18,4%). A maioria dos fumantes do país é de homens, tem entre 25 e 44 anos, é preta ou parda, vive em áreas rurais, predominantemente na Região Sul, e não tem a intenção de largar o hábito em breve. A Região Sul apresentou o percentual mais elevado de fumantes, 19%. Menos pessoas fumam no Centro-Oeste (16,6%) e no Sudeste (16,7%). Dos 10,4 milhões de fumantes da Região Sudeste, a maioria (20,4%) está na área rural. Dos números decimais que aparecem no texto acima, qual é o maior? (A)16,6 (B) 16,7 (C) 18,4 (D) 20,4 Gabarito: (D) Clique na imagem ao lado e assista um vídeo sobre os riscos do tabagismo Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/noticia/2009/11/ibge-rs-tem-o-maior-percentual-de-fumantes-diarios-no-pais-2731110.html

14 Questão 3: Preço da gasolina Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Um posto de combustível colocou um cartaz anunciando o preço da gasolina por 2,206 reais o litro. Isso significa que o posto vende a gasolina a 2 reais e quantos? (A) 0,206 centésimos de real. (B) 0,206 décimos de real. (C) 206 centésimos de real. (D) 206 milésimos de real. Gabarito: (D)

15 Feedback Corretivo – Educoquiz 1 I I II III A) Parabéns!, você acertou! A resposta correta é pagode. B)A resposta correta é pagode, alternativa A. Fique atento! C)A resposta correta é pagode, Alternativa A. Fique atento! D)A resposta correta é pagode, Alternativa A. Fique atento! A) A resposta correta é 24,6 alternativa D. Fique atento! B) A resposta correta é 24,6, alternativa D. Fique atento! C) A resposta correta é 24,6, alternativa D. Fique atento! D) Parabéns, você acertou! A resposta correta é 24,6. A) A resposta correta é 206 milésimos de real., alternativa D. Fique atento! B) A resposta correta é 206 milésimos de real., alternativa D. Fique atento! C) A resposta correta é 206 milésimos de real., alternativa D. Fique atento! D) Parabéns, você acertou! A resposta correta é 206 milésimos de real.

16 Desenvolvimento das questões do Educoquiz 1 Questão 1 - Devemos fazer a representação decimal de cada fração. -Obtemos esta representação decimal dividindo o numerador pelo denominador. -Temos: -Logo a resposta correta é Pagode. -Opção (A). Questão 3 -Devemos estar atentos ao sistema de numeração decimal identificando a existência de ordens como décimos, centésimos e milésimos -Logo. -A resposta correta é 206 milésimos de real. -Opção ( D). Questão 2 -Vamos colocar os números decimais em ordem crescente. 16,6 < 16,7 < 18,4 < 20,4 Logo o maior é 20,4. -Opção (D).

17 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor/a, estas atividades visam identificar o conhecimento prévio dos alunos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: (1ª questão) http://pt.dreamstime.com/dois-meninos-e-computadores-portateis- thumb3811855.jpg ;http://pt.dreamstime.com/dois-meninos-e-computadores-portateis- thumb3811855.jpg (2ª questão) http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTfZpbqABDIT6z5YXNIgCHrRpg7qo15FGVO7I4 bIvjm-vqNmYG23Q http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTfZpbqABDIT6z5YXNIgCHrRpg7qo15FGVO7I4 bIvjm-vqNmYG23Q Link da atividade: http://www.youtube.com/watch?v=oM7RvHV_-CU Este link traz um vídeo sobre tabagismo.http://www.youtube.com/watch?v=oM7RvHV_-CU (3ª questão) http://3.bp.blogspot.com/- MBY0ABDI3_I/TmtwWvqXlXI/AAAAAAAAArY/dIOgLmckqhc/s1600/posto+de+gasolina.jpghttp://3.bp.blogspot.com/- MBY0ABDI3_I/TmtwWvqXlXI/AAAAAAAAArY/dIOgLmckqhc/s1600/posto+de+gasolina.jpg Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Tempo de duração da atividade:7 minutos. Organização da sala de aula:A atividade poderá ser realizada em dupla

18 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL Reflexão ATIVIDADE 6 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 7 a 9 Checagem ATIVIDADE 10

19 Atividade 6: Momento de reflexão Uma funcionária marcou o tempo de quatro clientes: Josué ficou na fila por 1/5 de hora, Sara esperou 3/2 da hora, Juca demorou 2/3 da hora e Seu João ficou de pé por 4/5 da hora até serem atendidos. Lembrando que uma hora possui 60 minutos, responda. Que cliente não teria direito a reclamação? Você já ouviu falar da Existe uma lei que limita o tempo de espera na fila dos bancos. O tempo máximo é de 15 minutos em dias normais.Após esse tempo, o cidadão pode reclamar com razão da demora Clique aqui! Clique aqui! e faça mais atividades. Pratique mais!

20 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), o tema proposto é uma excelente ocasião para tratar tantos outros assuntos relacionado ao não cumprimento das leis e da conscientização dos nossos direitos. Deixe claro, à seus alunos que usamos com frequência os números racionais no cotidiano. Motive os alunos a resolverem a questão proposta. Leve seus alunos a utilizar o objeto de aprendizagem que traz um exercício online de fixação do conteúdo apresentado. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagem: http://2.bp.blogspot.com/_D_pigIBPwh4/TR51k3BEJaI/AAA AAAAAAB4/IwLp-lhAnuM/s400/Filas_de_Banco-1.jpg Link atividade: http://www.somatematica.com.br/soexercicios/racionais.php http://www.somatematica.com.br/soexercicios/racionais.php.Este link traz um exercício online de fixação. Atividade 6: Momento de reflexão Desenvolvimento da atividade -Vamos calcular o tempo de espera de cada cliente. -Josué esperou 1/5 da hora ou seja 1/5 de 60 min = 1/5 x 60 = 60/5 = 12 min. -Sara esperou 3/2 da hora ou seja 3/2 de 60 min = 3/2 x 60 = 180/2 = 90 min. -Juca esperou 2/3 da hora ou seja 2/3 de 60 min = 2/3 x 60 = 120/3 = 40 min. -João esperou 4/5 da hora ou seja 4/5 de 60min = 4/5 x 60 = 240/5 = 48 min. - Logo o cliente que não tem direito de reclamar é o Josué que esperou menos de 15 minutos. Tempo de duração da atividade: 8 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada em grupos.

21 Atividade 7: Números Racionais – Dízima periódica A turma do João foi à ilha do Pico Uma das atividades da viagem foi uma caminhada, subindo ao vulcão da ilha. Para facilitar a subida, a caminhada foi dividida em 3 percursos da seguinte forma: Percurso 1 da caminhada Percurso 2 da caminhada Percurso 3 da caminhada A Ilha do Pico mede 42km de comprimento e 20km de largura. Tem a mais alta montanha de Portugal e a terceira maior montanha que emerge do Atlântico, atingindo 2351 metros de altitude. Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_do_Pico Clique aqui!Clique aqui! e assista o vídeo sobre dízimas periódicas Clique aqui!Clique aqui! e assista o vídeo sobre dízimas periódicas

22 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), explore o tema sobre o ponto turístico da Ilha do Pico com seus alunos e peça outros exemplos em que se pode trabalhar outras situações do cotidiano para desenvolver a representação dos números racionais. Motive seus alunos a utilizar o objeto de aprendizagem que traz um vídeo com exemplos de dízimas periódicas simples e utilize o desafio proposto nessa atividade. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagem: http://4.bp.blogspot.com/- f6D7WQ4kPMA/UKbsY61HPJI/AAAAAAAAAqY/LKtMwBEF dTI/s1600/Ilha+do+Pico_208.jpg Link da atividade: http://www.youtube.com/watch?v=uL5cqX9Wau4 Este link traz um vídeo sobre dízimas periódicas simples. Atividade 7: Números Racionais – Dízima periódica Tempo de duração da atividade: 7 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada em duplas. Desenvolvimento da atividade ª atividade (questão proposta): Vamos fazer as representações decimais de cada fração -1/3 = 0,333... ( 1º percurso) -4/11 = 0,363636...(2º percurso) -23 /90 = 0,2555...(3º percurso) -Essas frações são dízimas periódicas pois possuem infinitas ordens decimais. -Logo o maior percurso foi o segundo, 4/11 = 0,363636... 2ª atividade (vídeo): Já apresenta o desenvolvimento das questões.

23 Atividade 8: Números Racionais – Situações problemas Mariana e Carol foram fazer um mergulho radical em Fernando de Noronha para observarem a fauna do oceano da região. A observação ia ser feita a uma profundidade de 20 metros (-20), mas por motivos de saúde, teriam de fazer três paragens durante a descida. 1.ª paragem da profundidade 2.ª paragem da profundidade 3.ª paragem da profundidade Considera-se que as posições acima do nível do mar são dadas por números positivos e as posições abaixo desse nível são dadas por números negativos. Clique aqui e desafie um colega!

24 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), explore o tema com seus alunos e peça outros exemplos em que se pode trabalhar situações do cotidiano para desenvolver a representação dos números racional. - Vamos ler o texto de introdução e em seguida aquele sobre a representação dos números inteiros de acordo com o nível do mar. Utilize o objeto de aprendizagem que traz um jogo com outros exemplos e motive seus alunos a resolverem o exercício proposto nessa atividade. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagem: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQOCeuJKabkbx9eV pppOcNdyLT5F_P2-0OTNjac_zKZsN-MoKYyhttp://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQOCeuJKabkbx9eV pppOcNdyLT5F_P2-0OTNjac_zKZsN-MoKYy e http://agr261.cne- escutismo.pt/images/una%20gota%20de%20agua%2023.JPG Link da atividade: http://escola.britannica.com.br/static/Portuguese-static- content/lm/GM_4_14/GM_4_14.htmhttp://escola.britannica.com.br/static/Portuguese-static- content/lm/GM_4_14/GM_4_14.htm. Este link traz um jogo onde o objetivo é encontrar a caixa em que o número e a sentença se equivalem. Atividade 8: Números Racionais – Situações problemas Tempo de duração da atividade: 7 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada em duplas. Desenvolvimento da atividade 1ª atividade (questão proposta): Vamos calcular que profundidade foi atingida em cada parada. - 1 ª parada : de 20m = x 20 = = 8 m -2 ª parada: de 20m = x 20 = = 14m -3 ª parada : de 20m = x 20 = = 16m -Logo elas estavam a uma profundidade de 16 m. 2ª atividade (vídeo): Já apresenta o desenvolvimento das questões.

25 Atividade 9: Números racionais – Reta numérica Em uma maratona, os corredores tinham que percorrer 3 km, entre uma escola e uma Igreja. Joaquim já percorreu do percurso João percorreu do percurso, Marcos percorreu do percurso e Mateus percorreu do percurso. Qual é o corredor que está representado pela letra L? Assista o vídeo representação de números racionais na reta numérica clicando aqui. aqui Assista o vídeo representação de números racionais na reta numérica clicando aqui. aqui

26 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor/a, nesta atividade é apresentada uma situação do cotidiano para mostrar a aplicação do tema desta aula em situações do dia a dia. O professor pode trabalhar outras situações do cotidiano para desenvolver a representação e localização dos números racionais na reta numérica. Utilize e motive seus alunos a utilizarem o objeto de aprendizagem que traz um vídeo sobre a localização dos números racionais na reta numérica e a questão proposta. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagem: http://www.anossaescola.com/cr/testes/dulcilene/5provabra silmatematicaquintoanobloco1e22011.jpghttp://www.anossaescola.com/cr/testes/dulcilene/5provabra silmatematicaquintoanobloco1e22011.jpg e http://4.bp.blogspot.com/-8XuRyaRENp4/T4vm39qa- KI/AAAAAAAABLk/G0VCj5WG9Ac/s1600/correndo_de_me do.jpg Link atividade: http://www.youtube.com/watch?v=uozd7kcobAYhttp://www.youtube.com/watch?v=uozd7kcobAY Este link traz um vídeo sobre a localização de números racionais na reta numérica. Atividade 9: Números racionais – Reta numérica Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada em grupos. Desenvolvimento da atividade 1ª atividade (questão proposta): Vamos calcular qual foi o percurso andado por cada um dos meninos. - Joaquim: de 3m = x 3 = = 2,25 m -João : de 3m = x 3 = = 2,4m -Marcos: de 3m = x 3 = = 1m -Mateus: de 3m = x 3 = = 2m. -Logo, João está representado pela letra L. -2ª atividade (vídeo): Já apresenta o desenvolvimento da questão.

27 Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Questão 1:Quilômetros rodados Um automóvel percorreu 3/5 de uma estrada de 600 km. Quantos quilômetros percorreu? (A)100 km. (B) 260 km. (C) 300 km. (D) 360 km. Gabarito : (D)

28 Questão 2: Reta numérica João está com dúvidas no seu dever de casa. Ele não consegue resolver a seguinte questão: A s frações e estão sendo representadas por quais letras respectivamente na reta numérica abaixo. Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Você pode ajudar o João no seu dever de casa? (A) B e D. (B) D e A. (C) D e B. (D) E e C. Gabarito : (C)

29 Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Questão 3: O valor da multa Se por dois dias de atraso,Calvin paga dez centavos de multa, qual é o valor, por extenso, da multa diária do livro? (A) Cinco décimos de real. (B) Cinco centésimos de real. (C) Cinco milésimos de real. (D) 50 décimos de real. Gabarito : (B)

30 Questão 4: Tratamento dentário Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Meu tratamento dentário foi orçado em R$1200,00. Darei de entrada e o restante será dividido em quatro parcelas iguais. Qual é o valor de cada parcela? (A) 120. (B) 180. (C) 200. (D) 480. Gabarito : (B) Você sabe quem inventou a escova de dente ? Foi na china em meados de 1.400 que surgiu a escova de dente mais parecida com a que temos hoje. Acredita que prendiam em uma vareta de bambu pêlos de porco! Esses pêlos de porco foram utilizados até 1938 quando finalmente surgiram as cerdas de nylon que utilizamos até hoje

31 Feedback Corretivo – Educoquiz 2 I I II III IV A) Fique atento, refaça as multiplicações! B) Você deverá multiplicar por 3 e não dividir. C) Fique Atento! Você deve dividir por 5 e não multiplicar. D) Parabéns, você acertou! A resposta correta é 360km. A) Cuidado! Preste atenção nos sinais. B) Atenção! Faça os cálculos novamente. C) ) Parabéns! Você acertou! A resposta correta é D e B. D) Fique atento! Faça a representação decimal dos números. A )Pense bem, fique atento ao quadro de ordens. B) Parabéns, você acertou! A resposta correta é cinco centésimos de real. C) Fique atento! Observe onde o último algarismo parou no quadro de ordens. D) Atenção: preste atenção nas casas decimais. A) Atenção: refaça os cálculos.! B) Você acertou! A resposta correta é 180 reais. C) Fique atento! Não esqueça de dividir para achar o valor de cada parcela. D) Pense bem, não se esqueça das quatro parcelas..

32 Desenvolvimento das questões do Educoquiz 2 Questão 1 -Assim temos: - de 600 = x 600 = = 360 km. Questão 2 -Vamos fazer a representação decimal de cada fração., dividindo o numerador pelo denominador e assim obtendo o quociente. - = 2,75 - = - 0,2 -Logo, observamos na reta numérica que os pontos são D e B.

33 Desenvolvimento das questões do Educoquiz 2 Questão 3. Primeiro vamos calcular qual foi o valor da multa de Calvin por dia. -dez centavos(0,10) é a multa por dois dias de atraso. -Logo cada dia é a metade deste valor -Metade de 0,10 é igual a 0,05 -Vamos ver a representação deste número no quadro de ordens. -Logo a resposta correta é cinco centésimos de real. -Opção B. Questão 4 -Vamos calcular primeiro o valor da entrada. - de 1200 = x 1200 = = 480. A entrada foi de 480, o que sobrou foi 1200 – 480 = 720 -Agora vamos calcular o valor de cada parcela dividindo 720 por 4. - Temos então o valor de 180 reais por parcela. -Opção correta é a alternativa B. Udcm 0,05

34 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Estas questões têm o objetivo de revisar o que foi ensinado até aqui. Você, professor(a), deverá aprofundar estes conhecimentos em sua sala de aula, incluindo atividades do cotidiano que despertem o interesse do aluno. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: (1ª questão): http://blogs.diariodonordeste.com.br/automovel/wp-content/uploads/2010/12/ESTRADA.jpg e http://pt.dreamstime.com/caderno-e-lapis-thumb22120128.jpghttp://blogs.diariodonordeste.com.br/automovel/wp-content/uploads/2010/12/ESTRADA.jpghttp://pt.dreamstime.com/caderno-e-lapis-thumb22120128.jpg (2ª questão): http://3.bp.blogspot.com/_BSjc0WpjJQc/TKFQrYyiuGI/AAAAAAAAHnc/IV7FEGtIl6k/s400/educacao_pensan do_copy.jpg http://3.bp.blogspot.com/_BSjc0WpjJQc/TKFQrYyiuGI/AAAAAAAAHnc/IV7FEGtIl6k/s400/educacao_pensan do_copy.jpg (3ª questão): http://4.bp.blogspot.com/-D8k9wC6vuAw/T- zHu3_qbgI/AAAAAAAAABU/SfLkXomjjws/s1600/calvin1.jpghttp://4.bp.blogspot.com/-D8k9wC6vuAw/T- zHu3_qbgI/AAAAAAAAABU/SfLkXomjjws/s1600/calvin1.jpg (4 ª questão) http://www.colgate.com.br/PDP/MundodaCrianca/BR/Images/dicas/5.jpghttp://www.colgate.com.br/PDP/MundodaCrianca/BR/Images/dicas/5.jpg Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Tempo de duração da atividade: 7 Minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada individualmente.

35 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 11 a 14 Checagem ATIVIDADE 15

36 Atividade 11: Números racionais – Diferentes representação de um número racional. De acordo com as informações da figura, que fração da água doce do planeta corresponde a águas de superfície? clique aqui clique aqui e veja dicas para evitar o desperdício de água. Clique no menino e descubra as frações equivalentes

37 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), esta atividade aborda o tema de desperdício de água. Fale a respeito fazendo perguntas do tipo: Vocês acham importante evitar o desperdício de água? Existe pouca ou muita água doce no nosso planeta? Qual é a porcentagem de água doce no nosso planeta? Motive seus alunos a realizar a questão proposta e a utilizar os objetos de aprendizagem que traz dois link’s: Um mostra figuras e dicas de como evitar o desperdício de água e o outro traz um jogo sobre frações equivalentes. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagens: http://3.bp.blogspot.com/_Ieli5QDt074/TAoot3Q87jI/AAAAAAAA DJs/f1qgBrHme48/s1600/Distribui%C3%A7%C3%A3o+da+%C3 %81gua+na+Terra.jpghttp://3.bp.blogspot.com/_Ieli5QDt074/TAoot3Q87jI/AAAAAAAA DJs/f1qgBrHme48/s1600/Distribui%C3%A7%C3%A3o+da+%C3 %81gua+na+Terra.jpg e https://encrypted- tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSZJbMzDR9EaI- 8lKFbp_sPuUnlh4WoMy9uBpzTj_MmMpRJeBcShttps://encrypted- tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSZJbMzDR9EaI- 8lKFbp_sPuUnlh4WoMy9uBpzTj_MmMpRJeBcS Link atividade: http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2006- 1/agua/curiosidades.htm Este link traz dicas para evitar o desperdício de água.http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2006- 1/agua/curiosidades.htm http://escolovar.org/mat_fraccoes_equivalentes.swfhttp://escolovar.org/mat_fraccoes_equivalentes.swf Este link traz um jogo sobre frações equivalentes. Atividade 11: Números racionais – Diferentes representação de um número racional. Tempo de duração da atividade: 7 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada em duplas Desenvolvimento da atividade 1ª atividade (questão proposta): Vamos então efetuar o cálculo proposto. Deve-se fazer a representação fracionária de 2,5% = ( multiplica-se o numerador e o denominador por 10, encontrando então uma fração equivalente.) Logo corresponde a fração de água doce. 2ª atividade (dicas e jogo): Já apresenta o desenvolvimento das questões.

38 Atividade 12: Números Racionais – Comparação de números racionais Uma herança foi divida entre três filhos de modo que Pedro o mais velho recebeu da quantia, Lucas o filho do meio recebeu da quantia e Marcos o filho mais novo recebeu da quantia. Quais filhos receberam a mesma quantia? Pratique mais clicando na imagem do arqueiro! Você sabia! Os cães de uma milionária americana herdaram nove milhões de euros com a sua morte. A mulher deixou apenas cerca de um milhão para o filho que acionou já um processo na Justiça por se sentir lesado.

39 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), antes de resolver a questão proposta, faça perguntas para estimular o interesse do aluno sobre o tema abordado, como: Vocês conhecem alguma história diferente sobre herança? Vocês conhecem as leis sobre partilha de bens ou como funciona a divisão de uma herança? Ao tentar resolver a questão proposta, deixe que cada aluno(a) utilize estratégias diferentes para encontrar a solução do problema. Motive seus alunos a utilizarem o objeto de aprendizagem que traz um jogo sobre comparações de frações (equivalência). Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagem: http://quatrocantosdomundo.files.wordpress.com/2012/07/pr eocupacao-com-o-dinheiro-9.gifhttp://quatrocantosdomundo.files.wordpress.com/2012/07/pr eocupacao-com-o-dinheiro-9.gif e http://colorir.com/reso/gale/print/?idi=pt&i=125973 Link atividade: http://www.somatematica.com.br/matkids/arqmat.htmlhttp://www.somatematica.com.br/matkids/arqmat.html Este link traz um jogo de equivalência de frações. Atividade 12: Números Racionais – Comparação de números racionais Tempo de duração da atividade: 7 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada em grupos. Desenvolvimento da atividade 1ª atividade ( questão proposta): Vamos então resolver! -Devemos simplificar as frações e verificar quais são equivalentes -Logo a resposta é Pedro e Marcos. 2ª atividade (jogo): Já apresenta o desenvolvimento das questões.

40 Atividade 13: Números racionais: Tratamento da informação De acordo com uma pesquisa realizada no estado de São Paulo, a quantidade média de lixo que cada pessoa produz por dia varia de acordo com o número de habitantes do município em que mora. Municípios com até 100 000 habitantes Kg de lixo por dia Municípios com 100 000 a 200 000 habitantes Kg de lixo por dia Municípios com 200 000 a 500 000 habitantes Kg de lixo por dia Municípios com mais de 500 000 habitantes Kg de lixo por dia De acordo com essas informações, quantos quilogramas de lixo, em média,100 pessoas produzem por dia em um município com 280 000 habitantes? Clique aquiClique aqui e saiba mais sobre reciclagem de lixo Na sua opinião, por que as pessoas que moram em municípios com mais habitantes produzem em média, mais lixo? Clique nas latas de lixo e vamos jogar!!!!

41 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), essa atividade aborda o tema reciclagem de lixo. Fale a respeito! Motive seus alunos a debater este tema os conscientizando de sua importância. Após, utilize os objetos de aprendizagem que trazem dicas importantes sobre o lixo e um jogo para simplificar frações. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagem: http://4.bp.blogspot.com/- YkzbRXHrTWw/TYZh02WEiOI/AAAAAAAABRU/XiUccEkYreM/s16 00/2007_lixo_reciclavel_coleta_seletiva_recicling_trash_.jpg Link atividade: http://3.bp.blogspot.com/- A1c3N0Kvwg8/TeMEi2aMUmI/AAAAAAAAA7Q/3Kd5-8fnW- 0/s640/tabela-reciclagem.gifhttp://3.bp.blogspot.com/- A1c3N0Kvwg8/TeMEi2aMUmI/AAAAAAAAA7Q/3Kd5-8fnW- 0/s640/tabela-reciclagem.gif. Este link traz dicas de reciclagem. http://www.escolovar.org/mat_fraccao_simplificar.swfhttp://www.escolovar.org/mat_fraccao_simplificar.swf Este link traz um jogo de simplificação de frações. Atividade 13: Números racionais: Tratamento da informação Tempo de duração da atividade: 9 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada em duplas. Desenvolvimento da atividade 1ª atividade (questão proposta): Vamos então resolver! -- 280 000está na faixa de 200 000 a 500 000 logo cada pessoa produz do lixo.. -Ou seja x 100 = = 60 kg. 2ª atividade (jogo): Já apresenta o desenvolvimento das questões.

42 Atividade 14: Números Racionais – Diferentes representações de um número Racional Razões que levam à pratica do aborto em adolescentes nos E.U.A Veja o gráfico a seguir: Agora responda: Será que entre as adolescentes brasileiras as causas seriam as mesmas? Escreva na forma de representação decimal a porcentagem que representa a principal causa de aborto em adolescentes nos E.U.A. Fonte:http://quartetofantasticolante.blogspot.com.br/ Clique na imagem ao lado para refletir!

43 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), esta atividade aborda o tema da gravidez na adolescência. Fale a respeito! Motive seus alunos a debater este tema os conscientizando de sua importância. Utilize perguntas, como: -Alguém conhece uma adolescente grávida? O que se pode fazer para evitar a gravidez? Ao tentar resolver a questão proposta, deixe que cada aluno(a) utilize estratégias diferentes para encontrar a solução do problema. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagem: http://quartetofantasticolante.blogspot.com.br/ Link da atividade: http://www.youtube.com/watch?v=ZtT4lXu0Chghttp://www.youtube.com/watch?v=ZtT4lXu0Chg Este link traz um vídeo sobre gravidez na adolescência e aborto. Atividade 14: Números Racionais – Diferentes representações de um número Racional Tempo de duração da atividade: 5 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada em duplas. Desenvolvimento da atividade -Vamos analisar as porcentagens do gráfico - A maior parte do gráfico é a que representa, “pretendem adiar o nascimento” com 25,5%. -Representando este número na forma decimal temos: -25,5% = 25,5/100 = 255/1000( quando multiplicamos o numerador e o denominador por 10) -Logo 255/1000 = 0,255.

44 Atividade 15: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Questão 1: Dia de prova Uma prova de concurso era composta por questões de Português e Matemática. Flávio começou a resolver a prova às 13:00 hs e terminou às 17:00 hs. Do tempo de duração da prova, em Flávio resolveu as questões de Matemática. Quanto tempo Flávio levou para resolver as questões de Matemática? (A)2 h (B)3 h (C)4 h (D)5h30 GABARITO: ( B).

45 Atividade 15: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Júlia fez sua prova de Matemática porém não conseguiu resolver a seguinte questão: Observe a reta numérica a seguir e responda: Que ponto corresponde ao número +3 ? 2 Ajude a Júlia resolver esta questão. (A)Ponto C (B) Ponto A (C) Ponto E (D) Ponto B Gabarito: (C) Questão 2: Reta Numérica Clique aqui e faça a representação decimal de cada fração criada.

46 Questão 3 : Segurança da população O Norte brasileiro é a região com menores índices de sensação de segurança do país, onde mais de 50% das pessoas não se sentem seguras em sua cidade e quase 30% se dizem inseguras em seu próprio domicílio, segundo dados da Síntese de Indicadores Sociais 2012, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo aponta que índices do Nordeste e Sudeste também estão abaixo da média nacional.De acordo com o gráfico, indique como se lê, a quantidade de pessoas,em porcentagem,que se sentem seguras no bairro onde moram, na região Nordeste do Brasil. Atividade 15: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? (A)Seiscentos e cinquenta e nove décimos. (B)Seiscentos e cinquenta e nove centésimos. (C)Seiscentos e cinquenta e nove milésimos. (D) Sessenta e cinco centésimos e nove décimos. GABARITO: ( A)

47 Questão 4: Terremotos A quantidade de energia liberada por um terremoto é medida pela escala Richter. De forma geral, terremotos com magnitudes até 3,5 ou menos são raramente percebidos; de 3,5 a 6,0 são sentidos e causam poucos danos, entre 6,1 e 6,9, podem ser destrutivos e causar danos em um raio de cem quilômetros do epicentro; entre 7,0 e 7,9, causam danos sérios em áreas maiores; e de 8,0 em diante são destrutivos por um raio de centenas de quilômetros. Sandra e Paulo estão pesquisando e respeito dos super terremotos de 8,0 ou mais na escala Richter. Na tabela baixo estão alguns locais onde ocorreu esse tipo de catástrofe. Atividade 15: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Terremotos DataLocal Pontos na escala Richter 1755Lisboa (Portugal)8,75 1906São Francisco (EUA)8,3 1950Assan (Índia)8,7 1977Indonésia8,0 1985Cidade do México (México) 8,1 Em qual desses lugares ocorreu o terremoto menos arrasador ? (A)Assan. (B)Lisboa. (C)Indonésia (D)Cidade do México. GABARITO:(C)

48 Questão 5: Fazendo economia Carlos faz economia juntando moedas. Ele juntou 6 moedas de 50 centavos,4 moedas de 25 centavos e 15 moedas de 10 centavos. A quantia que ele juntou, está representada em qual ponto da reta numérica abaixo? Atividade 15: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? (A)Ponto C. (B)Ponto A. (C)Ponto B. (D)Ponto D.. GABARITO:(D)

49 Feedback Corretivo – Educoquiz 3 I I II III A) Atenção! Fique atento no tempo. B) Parabéns! Resposta correta! C) Atenção! Refaça as multiplicações. D) Cuidado! Não inverta a ordem das operações! A) Atenção! Refaça as divisões B) Cuidado! Preste mais atenção! C) Parabéns! Resposta correta! D) Fique atento! Não esqueça da representação decimal A) Parabéns! Resposta correta ! B) Atenção! Fique atento nas classes de ordem. C) Fique atento ! Não esqueça de observar em que casa decimal o último número parou. D)Cuidado! Observe melhor a posição dos números.

50 Feedback Corretivo – Educoquiz 3 IV V V A) Atenção! Lembre da reta numérica. B) Fique atento! Compare os números. C) Parabéns! Resposta certa! D) Cuidado! Coloque os números em ordem crescente.Vai ajudar.! A) Atenção! Refaça os cálculos. B) Cuidado! Preste atenção no sinal. C) Fique atento! Observe bem a reta numérica D) Parabéns! Resposta correta!

51 Desenvolvimento das questões do Educoquiz 3 Questão 1 -Primeiro vamos analisar quanto tempo Flávio levou para realizar a prova. - Se ele começou às 13:00 hs e terminou às 17:00 hs, temos 17 – 13 = 4. Logo ele levou 4 horas para realizar a prova. -Agora realizaremos o cálculo para verificar quanto tempo levou para realizar a disciplina de matemática. -Como ele levou da duração de prova, temos: - x 4 = = 3. -Logo a resposta correta é opção A. Questão 2. Devemos fazer a representação decimal de cada fração. -Obtemos esta representação decimal dividindo o numerador pelo denominador. -Logo - A resposta correta é (C).

52 Desenvolvimento das questões do Educoquiz 3 Questão 3 -Vamos observar o gráfico e analisar -A quantidade de pessoas, em porcentagem, que se sentem seguras no bairro onde moram, na região nordeste do Brasil é 65,9. -Veja como fica a representação desse número no quadro de ordens. -Logo a resposta correta é seiscentos e cinquenta e nove décimos. Questão 4 -Analisamos a tabela e observamos os números -Vamos então colocá-los em ordem crescente. -8,0 < 8,1 < 8,3 < 8,7 < 8,75 -Logo o menor é o primeiro, que corresponde a Indonésia. -Logo a resposta correta é a opção C. Questão 5 -Vamos então descobrir qual quantia Carlos juntou. -6 moedas de 50 centavos é igual a R$3,00 -4 moedas de 25 centavos é igual a R$1,00 -15 moedas de 10 centavos é igual a R$1,50. -Somando estes valores temos R$5,50. - Logo a resposta correta é Ponto D. DU dcm 65,9

53 Orientações práticas de aplicação dessa atividade O Educoquiz 3 contém 5 itens de nível mais difícil. É importante o acompanhamento do professor nesse último questionário para que as possíveis dificuldades possam ser sanadas e conceitos reforçados com outros exemplos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: (1ª questão) http://4.bp.blogspot.com/_d6NI- muLfVU/TDJrCQyue2I/AAAAAAAAABE/yXuC5xXAcrY/s1600/cadernos.jpg e https://encrypted- tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRwRRYdIvGiMvHgR_vFKRLK19SehDNYd4RxjGHbjpPhvM4Y1xgS kQhttp://4.bp.blogspot.com/_d6NI- muLfVU/TDJrCQyue2I/AAAAAAAAABE/yXuC5xXAcrY/s1600/cadernos.jpghttps://encrypted- tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRwRRYdIvGiMvHgR_vFKRLK19SehDNYd4RxjGHbjpPhvM4Y1xgS kQ (2ª questão) http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/fracoes/z10601.png (adaptado), http://4.bp.blogspot.com/_Tl-E-HCE-Wo/SQ3Ws0px8bI/AAAAAAAAAVU/CZrXw5zu0HY/s320/caderno.gif e Este link (questão 2), traz um jogo de representações de frações http://www.escolovar.org/mat_fraccao_faz.mostra.swf,http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/fracoes/z10601.png http://4.bp.blogspot.com/_Tl-E-HCE-Wo/SQ3Ws0px8bI/AAAAAAAAAVU/CZrXw5zu0HY/s320/caderno.gif http://www.escolovar.org/mat_fraccao_faz.mostra.swf (3ª questão) http://s2.glbimg.com/Ltxcth9IRPN78hk5_KySrRz16KG4Z8rRwv25PZsBD1BIoz- HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/11/28/seguranca-ibge.jpghttp://s2.glbimg.com/Ltxcth9IRPN78hk5_KySrRz16KG4Z8rRwv25PZsBD1BIoz- HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/11/28/seguranca-ibge.jpg (4ª questão) http://www.varbak.com/imagens/fotos-do-desastre-do-terremoto-fotos-nb17128.jpg ehttp://www.varbak.com/imagens/fotos-do-desastre-do-terremoto-fotos-nb17128.jpg (5ª questão) http://1.bp.blogspot.com/_-wKgP6AvkUE/S56N1Olo0aI/AAAAAAAAALo/BdAHNme- RG0/s640/Reta_numerica.jpg e http://thumbs.dreamstime.com/thumblarge_532/12823834692DqkqE.jpghttp://1.bp.blogspot.com/_-wKgP6AvkUE/S56N1Olo0aI/AAAAAAAAALo/BdAHNme- RG0/s640/Reta_numerica.jpghttp://thumbs.dreamstime.com/thumblarge_532/12823834692DqkqE.jpg Atividade 15: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Tempo de duração da atividade:10 Minutos. Organização da sala de aula:A atividade poderá ser realizada em duplas.

54 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 16

55 Atividade 16: Você está sendo desafiado! A seguir você será desafiado a utilizar os seus conhecimentos sobre Números Racionais para resolver algumas situações-problema. Um trem saiu do Rio de Janeiro com 540 passageiros. Na primeira parada desceram dos passageiros, na segunda parada subiram 20 passageiros e na terceira parada desceram dos passageiros. Em outra estação desceram a metade dos passageiros restantes. O trem chegou à estação final com quantos passageiros? Desafie um colega e resolva mais enigmas aqui!aqui!

56 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), fique atento às possíveis dificuldades. O desafio proposto leva o aluno a usar os conceitos apresentados nessa aula para resolvê-lo. Motive seus alunos a utilizarem o objeto de aprendizagem, onde cada um terá que colocar em prática o que aprendeu para solucioná-lo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagem: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSPGZw91QYig ElNSJy_ZqosvLa59LfKLnbUpsP2i7SEN8R9YVLWXA Link atividade: http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi- jogo.shtml?211_enigma_fracoes.swfhttp://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi- jogo.shtml?211_enigma_fracoes.swf Este link traz um jogo de perguntas e respostas sobre frações. Atividade 16: Você está sendo desafiado! Tempo de duração da atividade: 7 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada em duplas. Desenvolvimento da atividade 1ª atividade (questão proposta): Vamos então resolver passo a passo. -Primeira parada: Desceram de 540 = x 540 = = 60. Logo ficaram 540 – 60 passageiros que é igual a 480 passageiros. -Segunda parada- subiram 20 pessoas. Logo ficam 480 + 20 passageiros que é igual a 500 passageiros. -Terceira parada- desceram dos passageiros, ou seja de 500 = = 200 passageiros. Logo ficaram 500 – 200 passageiros = 300 passageiros. Em outra estação desceram a metade. Logo a metade de 300 é 150. O trem chega a estação com 150 passageiros.

57 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção ATIVIDADE 17 Resumo ATIVIDADE 18 Próximo tema ATIVIDADE 19

58 Atividade 17: Construindo um resumo Agora que você aprendeu sobre Números Racionais, crie um mapa de ideias com até 10 pontos que você estudou durante esta aula

59 Orientações práticas de aplicação dessa atividade Os alunos deverão listar em seu caderno virtual, os pontos abordados durante a presente aula para reforçar o conteúdo ministrado. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagem: http://afabricadedesenhos.files.wordpress.com/2012/06/menino-caderno- desenho-lapis-cor.jpg?w=1200http://afabricadedesenhos.files.wordpress.com/2012/06/menino-caderno- desenho-lapis-cor.jpg?w=1200 Atividade 17: Construindo um resumo Tempo de duração da atividade: 9 minutos. Organização da sala de aula:A atividade poderá ser realizada individualmente.

60 Atividade 18: Educossíntese Veja se você citou em seu resumo ao menos 5 dos 10 pontos apresentados abaixo. Se existirem alguns pontos diferentes, discuta com os seus colegas e verifique também as anotações deles. Um número racional é um número que exprime uma ou mais partes iguais em que uma unidade, ou número inteiro, foi dividida; Na matemática, um número racional é uma razão entre dois inteiros, geralmente escrita na forma a/b onde b é um número inteiro diferente de zero; Os números racionais podem ser decimais exatos: 1/2 = 0,5 ; 5/4 = 1,25 ou decimais periódicos: 5/3 = 1,66... ; 7/6 = 1,166... O conjunto de todos os números racionais é designado por Q. Todo número inteiro (Z) é racional; Todo número natural(N) é racional; Toda Dízima Periódica é um número Racional; Cada número racional pode ser escrito de diversas formas, como, por exemplo: 5/2, 3/1, 2,5. Os elementos presentes numa fração denominam-se: numerador (o número que se encontra em cima e que representa o número de partes do todo) e o denominador (o número que se encontra abaixo e que indica o número de partes pela qual o todo está dividido) e o traço de fração indica uma divisão; A noção de racional provém de ração (parte de um todo).

61 Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade proposta reúne os pontos importantes abordados na aula. É necessário que o(a) professor(a) motive os alunos a leitura dos pontos importantes para que ele compare com as anotações que fez na atividade anterior, quando elaborou sua própria Educossíntese. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagem: http://ec.comps.canstockphoto.com/can-stock-photo_csp10922144.jpghttp://ec.comps.canstockphoto.com/can-stock-photo_csp10922144.jpg Atividade 18: Educossíntese Tempo de duração da atividade:8 minutos. Organização da sala de aula:A atividade poderá ser realizada individualmente.

62 Atividade 19: Na próxima aula... Na próxima aula você conhecerá Um jogo de corrida bem diferente, clique nos carros ao lado e divirta-se!

63 Orientações práticas de aplicação dessa atividade -Professor(a), nessa atividade você encontrará um jogo (objeto de aprendizagem) que introduz as primeiras noções do próximo conteúdo: adição e subtração em Q. -É importante que o(a) professor(a) motive seus alunos através do objeto de aprendizagem. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte imagem: http://www.mundosimples.com.br/gifs/quiz- matematica1-298.gif e http://4.bp.blogspot.com/- kQwoVSr4ueY/UGUAI4P98EI/AAAAAAAAAsI/_okP6UM3JTU/s 1600/imagesCAAAVOUN.jpghttp://www.mundosimples.com.br/gifs/quiz- matematica1-298.gifhttp://4.bp.blogspot.com/- kQwoVSr4ueY/UGUAI4P98EI/AAAAAAAAAsI/_okP6UM3JTU/s 1600/imagesCAAAVOUN.jpg Link atividade: http://funschool.kaboose.com/fun-blaster/back- to-school/games/game_action_fraction.html Este link traz um jogo de carrinhos que utiliza operações em Q.http://funschool.kaboose.com/fun-blaster/back- to-school/games/game_action_fraction.html Atividade 19: Na próxima aula... Tempo de duração da atividade: 6 minutos. Organização da sala de aula: A atividade poderá ser realizada em duplas. Desenvolvimento da atividade Atividade (jogo): Já apresenta o desenvolvimento das questões.

64 PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital -Site de Jogos online: -http://escolovar.org/mat_fraccao_equivalentewmnet.swf (fração equivalente)http://escolovar.org/mat_fraccao_equivalentewmnet.swf -http://www.fractionmonkeys.co.uk/activity/ (colocar frações na reta numérica)http://www.fractionmonkeys.co.uk/activity/ PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema - Livro Didático - Caderno Pedagógico – Matemática – 8º ano ensino fundamental – SME - Atividades para fazer no caderno: http://nativavestibulares.blogspot.com.br/2010/05/matematica-simplificacao-de- fracoes.htmlhttp://nativavestibulares.blogspot.com.br/2010/05/matematica-simplificacao-de- fracoes.html e http://sosprofessor-atividades.blogspot.com.br/2011/09/comparando- fracoes.htmlhttp://sosprofessor-atividades.blogspot.com.br/2011/09/comparando- fracoes.html


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