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Seminário: Aspectos relativos à Associação ou Organização do Setor Hoteleiro do mercado brasileiro Outubro de 2013 São Paulo, SP, Brasil Guilherme de Moura.

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1 Seminário: Aspectos relativos à Associação ou Organização do Setor Hoteleiro do mercado brasileiro Outubro de 2013 São Paulo, SP, Brasil Guilherme de Moura Porto Yossef Sami el Didi CRP0469

2 A metodologia utilizada no estudo partiu de análises de “alto nível”, como forma de compreensão geral do setor para posterior fornecimento de racionais na definição da associação a ser aprofundada Análise Macro de Dados do setor de turismo/hoteleiro Revisão Bibliográfica Coletânea de dados gerais do setor em fontes diversas Comparação dos indicadores com parâmetros econômicos (PIB) Avaliações em âmbitos nacional e regional Escolha da Associação para aprofundamento Pesquisa referencial para conhecimento de atuantes nos setores de Associações do setor hoteleiro Utilização de análises de indicadores para orientação da escolha da Associação a ser aprofundada Definição Aprofundamento e questões norteadoras Foco de Atuação da Associação (Overview) Busca de “experiências de qualidade” para os clientes Uso da TI Estratégias de competitividade Perfil dos profissionais do setor hoteleiro Projeções futuras

3 A metodologia utilizada no estudo partiu de análises de “alto nível”, como forma de compreensão geral do setor para posterior fornecimento de racionais na definição da associação a ser aprofundada Análise Macro de Dados do setor de turismo/hoteleiro Escolha da Associação para aprofundamento Aprofundamento e questões norteadoras

4 No cenário mundial, o Brasil encontra-se, atualmente, na posição 37 de países mais visitados por turistas internacionais, estando atrás de países como México, Malásia e Macau Ranking de países mais visitados por turistas internacionais (2011). Fonte: OMT

5 Inicialmente, avaliou-se o cenário macroeconômico brasileiro segundo coletânea de fontes do mercado financeiro Relatório FOCUS (BACEN) Relatório Anual Itau BBA HSBC: “Global Research? The world in 2050” Projeção de PIB Brasil 2013-20172018-20202021-2050 Projeção de PIB segundo a coletânea de fontes avaliadas (2013 – 2050) [tri R$@2012] CAGR: 4,9%

6 Em se tratando da América do Sul, o crescimento do PIB brasileiro pode ter impulsionado os investimentos em turismo, atraindo consumidores e incrementando a representatividade do país na receita da América do Sul No horizonte avaliado, as receitas cambiais geradas por turismo, no Brasil, cresceram em 384% Ao mesmo tempo, a América do Sul teve suas receitas aumentadas em 209% O desenvolvimento nacional aliado a políticas de incentivos ao turismo, eventos globais e oferecimento de infraestruturas pode ter impulsionado o crescimento observado No horizonte avaliado, as receitas cambiais geradas por turismo, no Brasil, cresceram em 384% Ao mesmo tempo, a América do Sul teve suas receitas aumentadas em 209% O desenvolvimento nacional aliado a políticas de incentivos ao turismo, eventos globais e oferecimento de infraestruturas pode ter impulsionado o crescimento observado Receitas Cambiais (2001 – 2012). Fonte: BACEN Legenda

7 Como parte da abordagem, também avaliou-se a distribuição de voos entre domésticos e internacionais num horizonte passado do país Histórico do perfil de desembarques no Brasil (2000 – 2012). Fonte: Infraero Legenda Percebe-se uma drástica queda de representatividade de desembarques internacionais dentre os anos de 2000 a 2012, de 19% para 11% do total dos desembarques em aeroportos brasileiros No entanto, essa estatística não indica que foram reduzidos os volumes de desembarques internacionais. Na realidade, os desembarques internacionais cresceram em 73% no período, enquanto os vôos domésticos, 195% Percebe-se uma drástica queda de representatividade de desembarques internacionais dentre os anos de 2000 a 2012, de 19% para 11% do total dos desembarques em aeroportos brasileiros No entanto, essa estatística não indica que foram reduzidos os volumes de desembarques internacionais. Na realidade, os desembarques internacionais cresceram em 73% no período, enquanto os vôos domésticos, 195%

8 Partindo-se para análises do setor hoteleiro, avaliou-se, primeiramente, a distribuição de estabelecimentos¹ registrados no CADASTUR 1 – Fonte: SIDRA IBGE. Tratam de Hoteis, alberques, flats, pousadas, resorts, e alojamentos. Legenda 10 estabelecimentos A amostragem avalia os principais 395 municípios que oferecem serviços hoteleiros no Brasil O total de estabelecimentos registrados na amostragem é de ~17 mil Os estados de SP, RJ e MG representam, juntos, 40% dos estabelecimentos oferecidos, sendo 18% segurados por SP sozinho A amostragem avalia os principais 395 municípios que oferecem serviços hoteleiros no Brasil O total de estabelecimentos registrados na amostragem é de ~17 mil Os estados de SP, RJ e MG representam, juntos, 40% dos estabelecimentos oferecidos, sendo 18% segurados por SP sozinho

9 A mesma análise foi realizada em termos de capacidade de leitos oferecidos pelos estabelecimentos, visando-se avaliar o porte de estabelecimentos Legenda 100 leitos Da capacidade total de ~1,59 milhões de leitos oferecidos na amostragem, os estados de SP, RJ e MG, novamente representam mais de 40% do total (42%), com São Paulo concentrando 21% dos leitos Devido à grande representatividade no setor hoteleiro, o estado de São Paulo foi definido como o foco das análises Dessa forma, optou-se pela escolha de associação que atue, em grande parte, no estado, para que seja guiada o restante das análises realizadas

10 A metodologia utilizada no estudo partiu de análises de “alto nível”, como forma de compreensão geral do setor para posterior fornecimento de racionais na definição da associação a ser aprofundada Análise Macro de Dados do setor de turismo/hoteleiro Escolha da Associação para aprofundamento Aprofundamento e questões norteadoras

11 Em pesquisa referente a organizações e associações do setor hoteleiro, baseou-se em referências da ABEOC, e foram inicialmente estudadas 4 FOHB O Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil nasceu em 2002 da iniciativa de doze empresas, com o objetivo de criar um fórum representativo do segmento das grandes redes do país São responsáveis pela operação de mais de 530 hotéis no Brasil Representação, interesses e difusão de informação entre os associados do setor hoteleiro FBHA Criada no ano de 1955, no Rio de Janeiro, como uma união de diversos sindicatos que lutavam por melhorias nas condições de trabalho dos meios hoteleiros e de alimentação Objetiva a garantia de estrutura econômica sólida a fim de assegurar sustentabilidade interna e benefícios para o setor Atuar em prol das causas do sistema e fornecer relação política entre os representantes ABIH Entidade das mais atuantes no setor, surgiu no ano de 1936, como uma entidade empresarial associativista, sem fins lucrativos, atuando como órgão técnico e consultivo na busca de soluções para o setor Atua também na valorização e organização do setor hoteleiro, promovendo aproximação e ampliação das oportunidades de negócios para os seus associados Possui sedes estaduais para maior descentralização e organização focada Resorts Brasil Surgiu da associação das 14 maiores redes de resorts do país, que se uniram para identificar, avaliar e discutir a situação deste importante e exclusivo setor Conta, atualmente, com mais de 47 resorts do Brasil Tem como objetivo maior a otimização do setor como produto turístico de alto padrão de qualidade, no mercado interno e internacional, avaliando sinergias entre os associados Marketing e divulgação do setor

12 Em pesquisa referente a organizações e associações do setor hoteleiro, baseou-se em referências da ABEOC, e foram inicialmente estudadas 4 ABIH Entidade das mais atuantes no setor, surgiu no ano de 1936, como uma entidade empresarial associativista, sem fins lucrativos, atuando como órgão técnico e consultivo na busca de soluções para o setor Atua também na valorização e organização do setor hoteleiro, promovendo aproximação e ampliação das oportunidades de negócios para os seus associados Possui sedes estaduais para maior descentralização e organização focada

13 A metodologia utilizada no estudo partiu de análises de “alto nível”, como forma de compreensão geral do setor para posterior fornecimento de racionais na definição da associação a ser aprofundada Análise Macro de Dados do setor de turismo/hoteleiro Escolha da Associação para aprofundamento Aprofundamento e questões norteadoras

14 A empresa participa do planejamento estratégico para melhorias do setor e análises que almejam benefícios e incentivos para o desenvolvimento do setor hoteleiro no país União das principais redes hoteleiras do estado e do país, identificando sinergias entre os atuantes Treinamentos e seminários para melhoria de gestão Apoio e consultoria jurídica fundamentados em anos de know-how Negociação com órgãos políticos para vantagens agregadas e leis que beneficiem a categoria Tem como principais parceiros redes de hotéis, agências de turismo e informação, prefeituras municipais, dentre outros players da indústria de turismo Composta de membros técnicos, executivos e conselho fiscal Atua no planejamento de projetos e definição de metas para a associação como uma empresa Representatividade perante órgãos do governo, e na publicidade de indicadores e situação do setor Escopo de atuaçãoParceiros e associadosComposição da Diretoria

15 A diretoria do ABIH-SP é composta de membros representantes e gestores de variadas redes hoteleiras do estado de São Paulo Bruno Hideo Omori – Business Director (Omori Corporate e Lorena Hotel Internacional) Presidente Adolpho Cyriaco – Hotel Holiday Inn Parque Anhembi Vice-Presidentes Antonio Dias – The Royal Palm Plaza - Campinas Ariel Cardoso Gaiolli – Rádio Hotel – Serra Negra Carlos Bernardo – Novotel Jaraguá – São Paulo Carlos Kaoru Omori – Lorena Hotel Internacional Fernando Emanuel Mamede – Atibaia Campo e Chalés - Atibaia Luiz Pedro Nathan – Asstur – Campos do Jordão Importância de conhecimento e know-how para a manutenção do teor técnico e estratégico da Associação

16 Os projetos e estudos em geral são de análises e apoios à fortificação do setor no país Em apoio com o SEBRAE, o projeto abrange todas as regiões do país e tem como objetivo principal, profissionalizar funcionários dos pequenos meios de hospedagem, de forma a garantir competitividade no setor Busca promover a educação empresarial através de cursos de gestão e estratégia Os cursos podem ser geridos de forma presencial ou a distância, com preços acessíveis (<R$50,00) Competitividade dos Pequenos Meios de Hospedagem Feira/Congresso realizada há mais de 50 anos, tida como ponto de encontro dos grandes operadores dos setores de Hotelaria e Gastronomia Pólo de negócios, lançamentos, tendências de mercado, parcerias de operadores Reunião de expositores para exposição de resultados e novos planos Feira EQUIPOTEL Também realizado há mais de 50 anos, reune grandes nomes da indústria nacional de hotéis A ABIH auxilia fortemente na estrutura e viabilidade do evento Realização de palestras, workshops e discussões de temas atuais e relevantes ao setor Congresso Nacional de Hotéis (CONOTEL)

17 Em contato com representantes da Associação, fomos orientados sobre algumas perguntas e encaminhados para outras empresas, em alguns momentos Desafio: como aprimorar a utilização de sistemas, sem a perda do foco na Cultura da hospitalidade Finalidades: interface de contato com o cliente, cadastro de pedidos, registros de ocorrências, acompanhamento de ações comerciais, identificação de perfis de consumo, controles financeiros Geração de grande vantagem competitiva quando utilizado como ferramenta de Gestão Estratégica Tendências: utilização de aplicativos para smartphones e divulgações em redes sociais Entrevistados: Cláudio Azevedo (APP Sistemas-SJRP) e Gilberto Pacheco (MW Ways) Utilização de Sistemas de TI Conceito: identificação e associação de perfis ao tipo de hotel adequado, em termos de preços, localizações, serviços oferecidos Sinergias: Busca por sinergias de viagens com pontos turísticos e redes de hotéis/pousadas próximas Atendimento customizado: Oferecimento de serviços e confortos ao consumidor, não de maneira em escala, mas com serviços customizados Busca por qualidade de atendimento As informações relativas a estratégias competitivas possuíam uma certa burocracia em divulgação pela associação, devido aos associados Foram mencionadas a identificação de grandes oportunidades e eventos, como por exemplo, Copa e olimpíadas, como forma de atração de atenção por parte do governo para investimentos no setor Associações privadas e Verticalização de negócios compõe a estratégia competitiva, como forma de se atuar em diversos setores do turismo, diferentes da hotelaria somente Estratégias Competitivas

18 Como parte da abordagem, também avaliou-se a distribuição de voos entre domésticos e internacionais num horizonte passado do país, indicadores mencionados por membros do setor Funcionários do setor hoteleiro e ocupação dos hoteis (2008-2012) Legenda Como era de se esperar, o aumento das ocupações de hotéis estão fortemente relacionados ao aumento do número de funcionários atuantes no setor A indústria acompanha a tendência Como era de se esperar, o aumento das ocupações de hotéis estão fortemente relacionados ao aumento do número de funcionários atuantes no setor A indústria acompanha a tendência

19 Em se tratando do perfil do profissional atuante, foram avaliadas quebras por faixa etária, nível de escolaridade, faixa de salário mínimo, grupo de funcionários e tempo de experiência (1/2) Faixas de distribuição nível de escolaridade (2011)

20 Em se tratando do perfil do profissional atuante, foram avaliadas quebras por faixa etária, nível de escolaridade, faixa de salário mínimo, grupo de funcionários e tempo de experiência (1/2) Faixas de distribuição por tempo de experiência (2011) Faixas de distribuição por salário mínimo (2011)

21 A projeção não avalia a capacidade de desenvolvimento aeroportuário no setor Estão ocorrendo, atualmente, obras e investimentos em aeroportos par melhoria de serviços, com programas de invesstimentos e concessões A projeção não avalia a capacidade de desenvolvimento aeroportuário no setor Estão ocorrendo, atualmente, obras e investimentos em aeroportos par melhoria de serviços, com programas de invesstimentos e concessões A projeção de desembarques domésticos teve correlação de 91% com o PIB, e estima um volume de 414 milhões de desembarques nos aeroportos brasileiros, em 2050 21 Movimentação e projeção de desembarques nacionais(Brasil) [M desemb] Regressão Desembarques Domésticos [M desembarques] PIB [Bi R$]

22 A análise avalia a condição atual, não levando em consideração eventos de maiores públicos, como Copa e Olimpíadas, que aumentariam ainda mais as receitas cambiais Não se colocou eventos na análise por se tratarem de eventos sensíveis e de maior grau de aprofundamento A análise avalia a condição atual, não levando em consideração eventos de maiores públicos, como Copa e Olimpíadas, que aumentariam ainda mais as receitas cambiais Não se colocou eventos na análise por se tratarem de eventos sensíveis e de maior grau de aprofundamento Em 2050, estima-se que o turismo será uma indústria de 40 bilhões de US$, em valores de 2012, que ajustados a 2050, serão muito superiores 22 Projeção de receitas cambiais geradas pelo turismo no Brasil [bi US$ @2012] Regressão Receitas Cambiais [bi US$ @ 2012] PIB [Bi R$]

23 No ano de 2025, a infraestrutura atual do setor hoteleiro passará a ser um gargalo no atendimento de visitantes. Para o ano de 2049, estima-se que o setor hoteleiro ultrapassará a faixa de 1 milhão de funcionários, demandando maior atenção na manutenção e estudos do setor 23 Projeção do Número de trabalhadores no setor hoteleiro [1000 func.] Projeção da ocupação de hotéis (gargalos de capacidade) [M desemb]

24 Bibliografia Ministério do Turismo – Dados e Fatos: Anuários e estatísticas Estudo do Setor Hoteleiro – CONTRACS / DIEESE (2010) Future Travellers Tribes 2020 – Relatório para a Indústria de Viagens – Henley Centre Headlight Vision & Amadeus SIDRA (IBGE) BACEN OECD: Looking to 2050 (nov 2012) Estratégias Competitivas: Um estudo no setor hoteleiro de Itapema/SC (Univali-SC) – Cláudia Fabiana Gohr, Luis Moretto Neto, Edvaldo Alves Santana (http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rtva/article/viewFile/1172/928)http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rtva/article/viewFile/1172/928 Websites : FOHB, ABIH, Resorts Brasil e FBHA ABEOC: “Setor hoteleiro esclarece sobre tarifas de hospedagem nos grandes eventos” – 2013 (http://www.abeoc.org.br/2013/06/setor-hoteleiro-esclarece-sobre-tarifas-de-hospedagem-nos- grandes-eventos/)http://www.abeoc.org.br/2013/06/setor-hoteleiro-esclarece-sobre-tarifas-de-hospedagem-nos- grandes-eventos/ BNDES: “Perspectivas da Hotelaria no Brasil” Entrevistas com representantes da ABIH, APP Sistemas e MW Way Ministério do Turismo – Dados e Fatos: Anuários e estatísticas Estudo do Setor Hoteleiro – CONTRACS / DIEESE (2010) Future Travellers Tribes 2020 – Relatório para a Indústria de Viagens – Henley Centre Headlight Vision & Amadeus SIDRA (IBGE) BACEN OECD: Looking to 2050 (nov 2012) Estratégias Competitivas: Um estudo no setor hoteleiro de Itapema/SC (Univali-SC) – Cláudia Fabiana Gohr, Luis Moretto Neto, Edvaldo Alves Santana (http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rtva/article/viewFile/1172/928)http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rtva/article/viewFile/1172/928 Websites : FOHB, ABIH, Resorts Brasil e FBHA ABEOC: “Setor hoteleiro esclarece sobre tarifas de hospedagem nos grandes eventos” – 2013 (http://www.abeoc.org.br/2013/06/setor-hoteleiro-esclarece-sobre-tarifas-de-hospedagem-nos- grandes-eventos/)http://www.abeoc.org.br/2013/06/setor-hoteleiro-esclarece-sobre-tarifas-de-hospedagem-nos- grandes-eventos/ BNDES: “Perspectivas da Hotelaria no Brasil” Entrevistas com representantes da ABIH, APP Sistemas e MW Way

25 Backup

26 v Questões Norteadoras : Estas empresas já incorporaram em seus procedimentos o uso da tecnologia da informação? De que forma isto está refletindo em sua atuação? Como as empresas turísticas estão gerando “experiências de qualidade” para seus consumidores? Como é a relação das empresas turísticas com os destinos e comunidades nas quais atuam? Quais são as principais estratégias que as empresas estão utilizando para se tornaram cada vez mais competitivas? Qual o perfil dos profissionais que precisam/desejam? Quais os principais desafios e oportunidades que percebem para o futuro? Questões Norteadoras : Estas empresas já incorporaram em seus procedimentos o uso da tecnologia da informação? De que forma isto está refletindo em sua atuação? Como as empresas turísticas estão gerando “experiências de qualidade” para seus consumidores? Como é a relação das empresas turísticas com os destinos e comunidades nas quais atuam? Quais são as principais estratégias que as empresas estão utilizando para se tornaram cada vez mais competitivas? Qual o perfil dos profissionais que precisam/desejam? Quais os principais desafios e oportunidades que percebem para o futuro?

27 Estrutura Obrigatória (também para relatório): Introdução – neste item deverão se preocupar em justificar a escolha da empresa e indicar, detalhadamente, como foi o processo de levantamento e análise de dados. Porque escolheram a empresa? Como se organizaram para buscar os dados? Que fontes utilizaram? Quando fizeram isto? Com quem conversaram? Que critérios utilizaram para definir as estratégias de coleta e análise de dados? A empresa- fazer uma breve apresentação da empresa estudada indicando breve histórico, área de atuação, estrutura e organização, tamanho (numero de funcionários, publico atendido) As questões norteadoras: neste item deverão apresentar dados que possam responder às questões propostas Considerações sobre a realidade estudada: neste item deverão preparar uma análise dos dados obtidos e sua relação com as leituras efetuadas (capítulos 3 e 5 do livro Pósturismo). Os textos indicados correspondem à realidade que observaram? Que aspectos não forma discutidos? As empresas de turismo indicam preocupação com as questões indicadas no texto? O futuro já é outro? Referencias bibliográficas: além de indicar as leituras obrigatórias, podem buscar outras fontes, e todas elas devem estar aqui, não esqueçam das normas da ABNT. Estrutura Obrigatória (também para relatório): Introdução – neste item deverão se preocupar em justificar a escolha da empresa e indicar, detalhadamente, como foi o processo de levantamento e análise de dados. Porque escolheram a empresa? Como se organizaram para buscar os dados? Que fontes utilizaram? Quando fizeram isto? Com quem conversaram? Que critérios utilizaram para definir as estratégias de coleta e análise de dados? A empresa- fazer uma breve apresentação da empresa estudada indicando breve histórico, área de atuação, estrutura e organização, tamanho (numero de funcionários, publico atendido) As questões norteadoras: neste item deverão apresentar dados que possam responder às questões propostas Considerações sobre a realidade estudada: neste item deverão preparar uma análise dos dados obtidos e sua relação com as leituras efetuadas (capítulos 3 e 5 do livro Pósturismo). Os textos indicados correspondem à realidade que observaram? Que aspectos não forma discutidos? As empresas de turismo indicam preocupação com as questões indicadas no texto? O futuro já é outro? Referencias bibliográficas: além de indicar as leituras obrigatórias, podem buscar outras fontes, e todas elas devem estar aqui, não esqueçam das normas da ABNT.

28 Colocar algumas mais representativas (falar um pouco de cada) FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Resorts Brasil - See more at: http://www.abeoc.org.br/2013/06/setor- hoteleiro-esclarece-sobre-tarifas-de-hospedagem-nos- grandes-eventos/#sthash.QmZdDndF.dpuf Colocar algumas mais representativas (falar um pouco de cada) FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Resorts Brasil - See more at: http://www.abeoc.org.br/2013/06/setor- hoteleiro-esclarece-sobre-tarifas-de-hospedagem-nos- grandes-eventos/#sthash.QmZdDndF.dpuf

29 entrevistas APP sistemas – Cláudio Azevedo (17) 2139-8186 MW way – Gilberto Pacheco (11) 4413-6351 APP sistemas – Cláudio Azevedo (17) 2139-8186 MW way – Gilberto Pacheco (11) 4413-6351


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