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Mapeamento da Cadeia Produtiva de Móveis do Rio Grande do Sul: análise de gargalos e oportunidades de investimento.

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Apresentação em tema: "Mapeamento da Cadeia Produtiva de Móveis do Rio Grande do Sul: análise de gargalos e oportunidades de investimento."— Transcrição da apresentação:

1 Mapeamento da Cadeia Produtiva de Móveis do Rio Grande do Sul: análise de gargalos e oportunidades de investimento

2 Introdução: condicionantes do estudo 1) O desafio da competitividade industrial em nível nacional e internacional. 2) O esforço de “upgrading” das empresas: melhoria de processo, melhoria de produto, desenvolvimento de atividades que gerem maior valor adicionado, melhor posição na curva custo-qualidade.

3 Introdução: condicionantes do estudo 3) A interdependência entre as empresas que integram a cadeia produtiva; 4) A necessidade de cooperação interempresarial (vertical e horizontal, ou seja, entre fornecedor-comprador e entre concorrentes).

4 Introdução: condicionantes do estudo 5) A necessidade de aprimoramento das relações interempresariais;

5 Objetivo do estudo Identificar a evolução das condições de suprimento sob dois aspectos básicos:

6 Objetivo do estudo 1) a evolução do grau de adensamento da cadeia produtiva moveleira local, em termos da existência ou não de fabricantes locais nos diferentes elos produtivos, ou, inversamente, da existência de lacunas na configuração da cadeia produtiva local;

7 Objetivo do estudo 2) no caso da existência da fabricantes locais, quais as características da produção no que se refere ao atendimento dos requisitos competitivos que se apresentam para o elo da fabricação de móveis, na condição de ofertante do produto final e demandante da produção intermediária.

8 Objetivo do estudo Portanto, podem-se definir como objetivos específicos deste estudo (i) a identificação de gargalos ou problemas que representem perda de competitividade ou inibição de expansão da capacidade produtiva geral da cadeia moveleira;

9 Objetivo do estudo e (ii) a identificação de oportunidades de investimento para o adensamento da cadeia produtiva local.

10 6 Questões Básicas 1 Quais as implicações da existência de diferentes clusters moveleiros, em termos dos desafios competitivos para as empresas, individualmente, e para as entidades que representam o conjunto das empresas em cada cluster?

11 A competição é marcada pela presença de vantagens competitivas associadas a relações interempresariais caracterizadas por proximidade geográfica e cooperação

12 Questões Básicas 2 Qual a importância do adensamento da cadeia produtiva no âmbito da região em que está localizado o cluster moveleiro?

13 Amplia-se o potencial de vantagens competitivas associadas a relações interempresariais caracterizadas por proximidade geográfica e cooperação

14 Questões Básicas 3 Como tem evoluído e qual o grau de adensamento da cadeia produtiva no âmbito da região em que está localizado o cluster moveleiro?

15 Questões Básicas 4Quais as características das relações entre as empresas ao longo da cadeia produtiva existente no âmbito da região em que está localizado o cluster moveleiro? De modo especial, as condições de suprimento para o elo de fabricação de móveis são satisfatórias, em termos dos requisitos competitivos dos mercados interno e externo?

16 Questões Básicas 5Quais as oportunidades e/ou necessidades de investimentos para o estabelecimento ou ampliação da capacidade produtiva ao longo da cadeia produtiva moveleira, no âmbito da região em que está localizado o cluster moveleiro?

17 6 Quais as oportunidades e/ou necessidades de melhorias nas condições de suprimento ao longo da cadeia produtiva moveleira, no âmbito da região em que está localizado o cluster moveleiro? Questões Básicas

18 Análise da Pesquisa

19 1.A evolução da indústria moveleira no Brasil: a estrutura produtiva e a distribuição geográfica

20 2. A evolução dos principais clusters moveleiros

21 Há uma dupla dimensão da competição na indústria moveleira do Brasil, no que se refere às características de localização e estrutura das empresas:

22 1. Há uma competi ç ão (ao menos no n í vel potencial) entre os clusters, embora a especializa ç ão e “ segmenta ç ão ” dos mercados entre os clusters possa amenizar o n í vel da competi ç ão.

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26 2. As empresas que integram determinado cluster tamb é m enfrentam a concorrência com as empresas de menor porte que vão se estabelecendo em á reas de maior expansão urbana

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28 Tabelas Selecionadas

29 ---60Total de empresas respondentes 13,33%8Cadeiras para escritório 13,33%8Estofados 28,33%17Cozinhas 30,00%18Móveis para sala de jantar 33,33%20Mesas, cadeiras, bancos e banquetas 35,00%21Outros 40,00%24 Armários e escrivaninhas para escritório 50,00%30 Racks 50,00%30 Móveis para sala de estar 61,67%37 Dormitórios Freqüência* Número de citações Linha de produção Tabela 12 Linhas de Produção * A freqüência, nesta e nas demais tabelas, é medida em relação ao total de empresas que responderam às questões; o número de citações é superior ao número de observações devido às respostas múltiplas (10 no máximo).

30 60Total de empresas respondentes 1,67%1Móveis de plástico 3,33%2Outros 11,67%7Móveis aço e outros metais 16,67%10 Sofás e estofados 50,00%30 Móveis de madeira 78,33%47 Móveis retilíneos de chapa derivada de madeira FreqüênciaNúmero de citaçõesMateriais utilizados Tabela 15 Tipos de Materiais Utilizados no Produto Final * A freqüência, nesta e nas demais tabelas, é medida em relação ao total de empresas que responderam às questões; o número de citações é superior ao número de observações devido às respostas múltiplas (10 no máximo).

31 60Total de empresas respondentes 0,00%0Estruturas de plástico 3,33%2Serviços de transporte e logística 5,00%3Embalagens 5,00%3Serviços de informática e comunicações 6,67%4Tampos e estrutura de vidro 6,67%4Chapa de metal plana, aço e perfis metálicos 6,67%4Serviços de design 8,33%5Outros 10,00%6Acessório de metal e plástico 10,00%6Colas e adesivos 15,00%9Sem resposta 26,67%16 Tecidos 26,67%16 Tintas e Vernizes 35,00%21 Máquinas e equipamentos 53,33%32 Painéis industrializados Freqüência Número de citações Itens Tabela 17 Itens de Suprimento com percepção de oferta local (RS) inexistente ou insuficiente

32 60Total de empresas respondentes 1,67%1Estruturas de plástico 5,00%3Chapa de metal plana, aço e perfis metálicos 5,00%3Tampos e estrutura de vidro 8,33%5Serviços de informática e telecomunicações 8,33%5Sem resposta 11,67%7Serviços de design 11,67%7Serviços de transporte e logística 11,67%7Colas e adesivos 16,67%10Embalagens 18,33%11Tecidos 25,00%15 Acessório de metal e plástico 28,33%17 Máquinas e equipamentos 30,00%18 Vernizes e tintas 70,00%42 Painéis Industrializados Freqüência Número de citações Itens Tabela 22 Itens de Suprimento com percepção de oferta local (RS) existente e acarretando problemas de competitividade

33 * A freqüência, nesta e nas demais tabelas, é medida em relação ao total de empresas que responderam às questões; o número de citações é superior ao número de observações devido às respostas múltiplas (10 no máximo). Tabela 25 Itens de Suprimento com percepção de oferta local (RS) existente e acarretando problemas de competitividade por porte empresarial Itens de Suprimento com percepção de oferta local (RS) existente e acarretando problemas de competitividade Número de Funcionários Até 19 De 20 até 99 De 100 até 499 Acima de 500 TOTAL Painéis Industrializados71,43%64,29%72,73% 100%70,00% Chapas de metal planas, aços e perfis metálicos0,00%7,14%4,55%0,00%5,00% Tampos e estruturas de vidro14,29%7,14%0,00% 5,00% Estruturas de plástico0,00% 33,33%1,67% Colas e adesivos14,29% 9,09%0,00%11,67% Tintas e vernizes 28,57%25,00% 40,91% 0,00%30,00% Acessórios de metal e plástico 42,86% 28,57%18,18%0,00%25,00% Tecidos e espumas14,29% 18,18% 66,67% 18,33% Máquinas e equipamentos 14,29%21,43% 40,91% 33,33%28,33% Embalagens0,00%14,29%22,73%33,33%16,67% Serviços de transporte e logística28,57%14,29%4,55%0,00%11,67% Serviços de design28,57%14,29%4,55%0,00%11,67% Serviços de informática e telecomunicações14,29% 0,00% 8,33% Não-resposta0,00%3,57%18,18%0,00%8,33% TOTAL100%

34 Tabela 27 Média por Atributo dos Níveis de Problemas Atribuídos pelos Fabricantes de Móveis em Relação aos 14 Elos Estruturais e Funcionais de Suprimento Elos de Suprimento Estruturais e Funcionais Preço/PrazoQualidade Rapidez na Entrega Capacidade Produtiva (volume) Adaptação às especificações de mix de produto/projeto Facilidade de Acesso/Contato Avaliação Geral Média Geral Máquinas e Equipamentos3,363,023,282,913,052,533,263,06 Serviços de Design2,972,332,952,872,712,612,92,76 Serviços de Informática e Telecomunicações3,082,622,842,472,562,492,742,69 Tecidos e Espumas2,742,452,912,392,612,352,822,61 Painéis industrializados3,022,42,692,66 1,942,792,59 Plástico3,22,22,62,42,62,42,62,57 Revestimento (laminado plástico, laminado de madeira, papel e hot stamp)2,832,422,672,212,252,332,742,49 Metal2,912,362,731,92,552,092,272,40 Serviços de transporte e Logística2,672,52 2,152,4622,472,40 Vernizes e Tintas (produtos químicos para acabamento e resistência)3,072,12,332,132,511,832,492,35 Ferragem (acessórios metálicos e plásticos)2,852,362,372,022,361,772,42,30 Vidro2,732,12,142,132,141,642,172,15 Embalagem2,592,252,131,872,131,762,272,14 Colas e Adesivos2,721,71,851,72,051,72,171,98 Alta intensidade de problemas (Média do atributo > 2,7) Média intensidade de problemas (2,6 < ou = Média do atributo < ou = 2,7) LEGENDA

35 Critérios para caracterização dos elos da cadeia produtivo quanto à acarretados no processo de suprimento e implicações para as iniciativas de fortalecimento da cadeia produtiva moveleira local (RS):

36 Elo restritivo: Nível III Condições: o enquadramento neste nível máximo de intensidade ocorre quando a avaliação geral é superior a 2,70 (observando que a escala do questionário é crescente com a intensidade de problemas percebidos pelos fabricantes de móveis) e quando uma das duas condições seguintes ocorre: i) dois atributos de suprimento com avaliação média superior a 3,00 ou (ii) um estrato por porte com avaliação média de três atributos superior a 3,00.

37 Elo problemático: Nível II Condições: o enquadramento neste nível ocorre quando a avaliação geral é superior a 2,40 ou pelo menos um atributo com avaliação superior a 2,7, sem atender evidentemente os requisitos para o Nível III. Elo não problemático: Nível I Condições: o enquadramento neste nível ocorre quando a avaliação geral é inferior ou igual a 2,40.

38  Necessidades de iniciativas para melhoria (de gestão) nas condições de suprimento:  Os elos com nível II e III são considerados como elos com necessidade de melhorias (M) a partir de ações de fomento e articulação interempresarial, no sentido de aprimorar os atributos sob os quais são analisados os desempenhos dos fornecedores;

39  Necessidades de iniciativas para estimular investimentos nos elos de suprimento:  Os elos com freqüência de citações acima de 20% na Tabela 17 (percepção de oferta local inexistente ou insuficiente) são considerados como elos com oportunidades e necessidades de investimento (I) em plantas industriais (novas plantas ou ampliação da capacidade produtiva no âmbito da área geográfica da cadeia produtiva local).

40 Tabela 43 Classificação dos elos de suprimento quanto ao nível de problemas acarretados para a competitividade da indústria moveleira Itens Nível de Problemas Ações Painéis Industrializados Nível IIII e M Chapas de metal planas, aços e perfis metálicos Nível IIM Tampos e estruturas de vidro Nível I Estruturas de plástico Nível IIM Colas e adesivos Nível I Tintas e vernizes Nível III e M Acessórios de metal e plástico Nível I Tecidos e espumas Nível IIII e M Máquinas e equipamentos Nível IIII e M Embalagens Nível I Serviços de transporte e logística Nível IIM Serviços de design Nível IIIM Serviços de informática e telecomunicações Nível IIM M = melhoria (conforme Tabela 27 e critérios nesta seção); I = investimento (conforme Tabela 17 e critérios nesta seção)

41 Conclusões A percepção de que houve avanços importantes ao longo dos últimos quinze anos em termos de maior oferta de insumos e serviços

42 Conclusões A necessidade de aprimorar as condições de suprimento como forma de enfrentar o desafio da concorrência

43 Conclusões A importância de gerenciar - em um esforço coletivo e institucional - o processo de melhoria das condições de suprimento, incluindo investimentos em ampliação em nova capacidade produtiva e melhorias no atendimento aos requisitos do suprimento.


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