A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Depressão Infantil: uma realidade presente na escola?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Depressão Infantil: uma realidade presente na escola?"— Transcrição da apresentação:

1 Depressão Infantil: uma realidade presente na escola?
Fundação Educacional de Ituverava Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Depressão Infantil: uma realidade presente na escola? Alunas: Orientadora: Alessandra Lopes Prof.(a) Dra. Ana Cristina Ana Paula Barroso Troncoso

2 Justificativa A depressão também se manifesta na infância, porém muitas pessoas desconhecem este fato. Qual deve ser postura dos professores diante de algum caso de depressão infantil em sala de aula?

3 Objetivos Analisar o conhecimento que os professores têm a respeito da depressão infantil; Conhecer o que profissionais da área da saúde pensam sobre a depressão infantil e sua incidência na escola; Levantar dados sobre a manifestação de quadros sugestivos de depressão infantil na escola.

4 A estrutura do trabalho
A depressão infantil Universo da pesquisa Procedimentos e resultados Considerações finais

5 O que é a depressão infantil?
É um transtorno de humor; Caracteriza-se por um conjunto de sintomas com duração prolongada;

6 O que é a depressão infantil?
Os sintomas podem variar de acordo com a idade; Altera comportamento, sentimento, pensamento e até fisiologia da pessoa.

7 Principais sintomas Irritabilidade, Em lactentes Desinteresse,
Atraso no desenvolvimento motor, Choro excessivo, Falta de apetite.

8 Principais sintomas Hiperatividade, Em crianças com idade pré-escolar
Irritabilidade, Alterações no sono e apetite, Dores somáticas, Prazer diminuído, Fobias.

9 Principais sintomas Desinteresse, Isolamento,
Em crianças com idade escolar Desinteresse, Isolamento, Dores somáticas, Dificuldade de concentração, Choro fácil, Tristeza e tédio.

10 Tratamento Psicoterapêutico Psicofarmacológico

11 A escola Espaço ativo na vida da criança
Papel fundamental na identificação dos sintomas

12 Alunos com depressão Dificuldade de expressão
Queda no rendimento escolar Capacidade intelectual

13 O papel do professor Possibilidade de percepção
Estar atento às alterações de comportamento dos alunos Se manter informado sobre o assunto Encaminhamento para avaliação clínica

14 Universo da pesquisa Cidade de Ituverava;
Escola pública de ensino fundamental; Clientela de classe popular.

15 Procedimentos Coleta de dados Questionários
Inventário de Depressão Infantil (CDI)

16 Os sujeitos 08 Professores 01 Psiquiatra 03 Psicólogas 73 Crianças

17 A amostra infantil

18 A amostra infantil

19 O que é o CDI Identifica sintomas depressivos em crianças e adolescente, Contém 27 questões 3 alternativas de resposta Não exige treinamento para aplicação

20 O que é o CDI Questão 01: ( ) Eu fico triste de vez em quando
( ) Eu fico triste muitas vezes ( ) Eu fico triste o tempo todo

21 O que é o CDI Pontuação Significado Ausência do sintoma 1 Sintoma leve
Ausência do sintoma 1 Sintoma leve 2 Sintoma bem definido

22 Resultados As professoras:
Conhecem superficialmente a depressão infantil Identificam alguns sintomas Comunicam aos pais Tentam reintegrar a criança ao grupo Gostariam de usar o CDI Afirmam que não têm apoio de outros profissionais

23 Resultados Psicóloga Judiciária: É comum a depressão infantil
Encaminha para tratamento Conjunto de métodos diagnósticos O professor deve reconhecer sintomas e indicar avaliação clínica

24 resultados Psicólogas clínicas Não responderam
Apenas 1 justificou motivo Falta de conhecimento sobre o assunto?

25 Resultados Psiquiatra: - É comum a depressão infantil
- CDI + avaliação clínica - Orienta pais e professores - Tem apoio de psicólogas Coerente com a literatura O professor deve reconhecer sintomas e indicar avaliação clínica

26 Resultados Crianças: - pontuação que obtiveram através do CDI

27 Resultados Crianças: - Manifestação de indícios de Depressão Infantil de acordo com o CDI

28 Resultados Crianças: A Depressão infantil de acordo com sexo dos alunos pesquisados

29 Resultados Crianças: Questão 9: ideação suicida
( ) Eu não penso em me matar ( ) Eu penso em me matar mas não faria isso ( ) Eu quero me matar

30 Resultados Crianças: - Análise das respostas da questão 9 do CDI

31 Resultados Crianças: - O pensamento suicida relacionado a depressão

32 Considerações finais Estrutura da personalidade
Poucas pesquisas sobre o assunto A DI causa várias conseqüências Alta incidência de quadros sugestivos de DI na pesquisa realizada Existe interferências nos resultados do CDI

33 Considerações finais Informação x preconceito
O uso do CDI por professores A postura das psicólogas A avaliação clínica

34 Considerações finais Falta de apoio às escolas Necessidade de projetos

35 Referências ANDRIOLA, Wagner Bandeira; CAVALCANTE, Luanna Rodrigues. Avaliação da depressão infantil em alunos da pré-escola. Psicol. Reflex. ,  Porto Alegre,  v. 12,  n. 2, 1999 .  Disponível em: < Acesso em: 29  Jul  doi: /S BAHLS, Saint-Clair. A depressão em crianças e o seu tratamento. São Paulo: Lemos Editorial, 2004. BALLONE GJ, Alfred Adler. Sigmund Freud. PsiqWeb, Disponível em: Acesso em:19 Ago 2008. BARRACHI, Sônia Bernadete Martins. A Escola Normal de Ituverava: trajetórias e memórias. Ituverava. Ed. do Autor, 2006.

36 Referências CARDOSO, Silvia Helena. As necessidades vitais dos bebês. Campinas, Disponível em: Acesso: 16 Set 2008. CRUVINEL, Miriam; BORUCHOVITCH, Evely. Sintomas depressivos, estratégias de aprendizagem e rendimento escolar em alunos do ensino fundamental. Psicologia em estudo, Maringá, v. 9, n. 3, Disponível em: Arttex&pid=S &Ing=PT&nrm=iso. Acesso em: 22 Fev2008. doi: /S FONSECA, Maria Helena Gonçalves, et al. Sintomas depressivos em escolares.Pediatria (São Paulo) 2005;27(4): Disponível em: Acesso em: 23 Ago 2008.

37 Referências GOLFETO, J.H.; VEIGA, M.H.; SOUZA, L.; BARBEIRA, C. Propriedades psicométricas do Inventário da Depressão Infantil (CDI) aplicado em uma amostra de escolares de Ribeirão Preto. In: Revista Psiquiatria Clínica. 29 (2):66-70, Disponível em: Acesso em: 23 Ago 2008. HEMERY, Jean-Jacques Roger. Depressão infantil.In: Revista do Professor - nº 80 Acesso em:14 Ago 2008. LIMA, Dênio. Depressão e doença bipolar na infância e adolescência. Jornal de Pediatria - Vol. 80, nº 2 (Supl), p ISSN , Porto Alegre, Disponível em: Acesso em: 01 Jul doi: /S  

38 Referências MILLER, Jeffrey A. O livro de referência para a depressão infantil. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda., 2003. SUKIENNIK, Paulo Berél; SEGAL, Jair; SALLE, Emilio et al. Implicações da depressão e do risco de suicídio na escola durante a adolescência. Adolesc. Latinoam, vol.2, no.1, Disponível em: < ISSN Acesso: 14 Ago 2008.


Carregar ppt "Depressão Infantil: uma realidade presente na escola?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google