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TEMA-PROBLEMA 1.3. A comunicação e a construção do indivíduo

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Apresentação em tema: "TEMA-PROBLEMA 1.3. A comunicação e a construção do indivíduo"— Transcrição da apresentação:

1 TEMA-PROBLEMA 1.3. A comunicação e a construção do indivíduo
Condição necessária da vida humana e da ordem social (impossibilidade de não comunicar) COMUNICAÇÃO O ser humano, desde o início da sua vida, adquire as regras da comunicação que irão influenciar o seu processo de interacção DIFERENÇAS ENTRE OS INDIVÍDUOS - CULTURAIS - PSICOLÓGICAS E SOCIAIS CÓDIGOS DE COMUNICAÇÃO DIFERENTES – COMUNICAÇÃO VERBAL (LÍNGUA) E NÃO VERBAL OBSTÁCULOS Indivíduos estão integrados em grupos sociais diferentes (classes sociais, famílias, etc.)

2 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO - CARACTERÍSTICAS
EMISSOR CODIFICAÇÃO CANAL DESCODIFICAÇÃO RECEPTOR FEEDBACK EMISSOR - emite a informação, codificando-a. MENSAGEM – verbal (oral ou escrita) ou não verbal (imagens, sinais, etc.). RECEPTOR – recebe e descodifica a mensagem. CANAL DE TRANSMISSÃO – meio que põe em contacto o emissor e o receptor. CONTEXTO – relações entre os indivíduos que estabelecem a comunicação, as suas características pessoais e as condições em que esta se processa (espaço e tempo). ELEMENTOS DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

3 CODIFICAÇÃO DAS MENSAGENS
MENSAGENS são codificadas SÍMBOLOS Significado Significante Conjunto de signos e de regras da sua utilização - CÓDIGO SIGNO Pode assumir duas formas: - VERBAL (linguagem) NÃO VERBAL (mímica, etc.)

4 Comunicação – sistema de estímulos e respostas
- INTENCIONAL - NÃO INTENCIONAL - não depende, muitas vezes, da intenção do sujeito que comunica - NÃO É UNIDIRECCIONAL (não é de sentido único, ou seja, tem uma retroacção do receptor para o emissor) COMUNICAÇÃO - NÃO É LINEAR (troca e interacção entre o emissor e o receptor)

5 LÓGICA Ciência que se ocupa da estrutura formal do pensamento - pensamento discursivo Poderá contribuir para os indivíduos melhorarem as suas competências nos domínios do pensamento e da comunicação ESTUDO DA ARGUMENTAÇÃO ARGUMENTOS As premissas, quando o argumento está correcto, são as razões que apoiam a conclusão. Afirmações misturadas e relacionadas umas com as outras, em que uma delas é a CONCLUSÃO e as outras são as PREMISSAS.

6 Não se pode afirmar que são verdadeiros ou falsos.
VERDADE E VALIDADE Conjunto de PROPOSIÇÕES que estabelecem uma relação, afirmativa ou negativa, entre conceitos ARGUMENTOS Verdadeiras ou Falsas Não se pode afirmar que são verdadeiros ou falsos. Podem ser VÁLIDOS OU INVÁLIDOS, mas não podem ser verdadeiros nem falsos. Lógica não se interessa pelo problema da verdade, mas sim pela correcção da argumentação e pela construção de argumentos bons e sólidos.

7 SILOGISMO Forma padronizada de apresentar um argumento DUAS PREMISSAS
(maior e menor) TRÊS PROPOSIÇÕES UMA CONCLUSÃO Universal afirmativa ou negativa Particular afirmativa ou negativa TRÊS TERMOS: maior, médio e menor Surge na premissa maior e é predicado da conclusão. Surge na premissa menor e é sujeito da conclusão. Só surge nas premissas.

8 ARGUMENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO
Depende do público e desenvolve-se em torno de temas polémicos Não exige um público para ser concretizada e é utilizada em temas de natureza científica. Discurso argumentativo é utilizado para persuadir alguém que, à partida, não partilha os mesmos pontos de vista. Desenvolve-se em função de um destinatário (auditório) Tendo de ter-se em atenção: . A pessoa enquanto orador (inspirar confiança na audiência) . O conteúdo e a forma do discurso

9 ASPECTOS FORMAIS DO DISCURSO
FORMA E CONTEÚDO DO DISCURSO ASPECTOS FORMAIS DO DISCURSO ESTRUTURA DO DISCURSO Encadeamento lógico - Prever possíveis objecções à tese Duração e/ou extensão do discurso Forma de apresentação CONTEÚDO DO DISCURSO LÓGICOS ARGUMENTOS FACTUAIS Quase-lógicos, baseados na estrutura do real ou que fundam a estrutura do real.

10 DISCURSO ARGUMENTATIVO E PERSUASÃO
PERSUASIVO Impõe-se através da razão, da imaginação ou da emoção, influencia as pessoas, alterando pontos de vista e opiniões e produzindo as mudanças desejadas. Novas técnicas de persuasão Actualmente, a arte de persuadir tornou-se mais complexa e sofisticada. Novos agentes (marketing, relações públicas, técnicas de mercado, etc.).


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