A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRISE DO IMPÉRIO. Ao final do século XIX o império brasileiro sofrerá uma série de críticas que provocará o isolamento do imperador e à sua deposição,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRISE DO IMPÉRIO. Ao final do século XIX o império brasileiro sofrerá uma série de críticas que provocará o isolamento do imperador e à sua deposição,"— Transcrição da apresentação:

1 CRISE DO IMPÉRIO

2 Ao final do século XIX o império brasileiro sofrerá uma série de críticas que provocará o isolamento do imperador e à sua deposição, ocasionado a proclamação da república. A proclamação da república foi um golpe militar com o apoio dos cafeicultores paulistas sem a participação popular.

3 O MOVIMENTO ABOLICIONISTA O Debate: Emancipacionismo: defesa da extinção lenta e gradual da escravidão, feita através de medidas estritamente legais, respeitando o direito de propriedade e a ordem pública. Abolicionismo: defesa de uma “abolição imediata” e “sem indenização”, tendo seus adeptos, muitas vezes, lançado mão de atitudes mais incisivas, como o incentivo a fugas, proteção a escravos fugidos e pronunciamentos públicos contra o escravismo.

4 O MOVIMENTO ABOLICIONISTA Leis Abolicionistas * Lei do Ventre Livre (1871): tornou livre os filhos de escravos nascidos após a promulgação da lei, podendo utilizar a mão-de-obra até os 21 anos a título de indenização. * Lei dos Sexagenários (1885): dava liberdade aos escravos ao completarem 60 anos de idade podendo utilizar a mão-de-obra até os 65 anos a título de indenização. * Lei Áurea (1888): assinada pela Princesa Isabel, aboliu a escravidão no Brasil.

5 O MOVIMENTO REPUBLICANO Manifesto Republicano * Evolucionistas: a República viria a partir de um movimento pacífico e gradual, sem a participação popular. A República manteria a ordem agroexportadora, monocultora e latifundiária. Não discute a questão da escravidão. Corrente ligada aos cafeicultores paulistas. * Revolucionários: a República viria a partir de um movimento com a participação popular. A República transformaria a ordem agroexportadora, monocultora e latifundiária. Discute a questão da escravidão. Corrente ligada a classe média (profissionais liberais, funcionários públicos, etc.)

6 CRISE DO IMPÉRIO QUESTÃO RELIGIOSA: * interferência de D.Pedro II em questões religiosas, gerando um descontentamento nas lideranças da Igreja Católica no país; * pela Constituição de 1824, foi instituído o Padroado, que tornava oficial e única a Religião Católica. Contudo, o Estado poderia interferir nos assuntos da Igreja. Uma divergência entre a Igreja e o governo sobre a Maçonaria, levou ao conflito conhecido como Questão Religiosa, que desgastou o Império.

7 QUESTÃO MILITAR: * críticas e oposição feitas por integrantes do Exército Brasileiro, que mostravam-se descontentes com a corrupção existente na corte. Além disso, os militares estavam insatisfeitos com a proibição, imposta pela Monarquia, pela qual os oficiais do Exército não podiam dar declarações na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da Guerra;

8 QUESTÃO MILITAR: * O exército havia se organizado de forma absolutamente nova, moderna, para as condições brasileiras. A Guerra do Paraguai (1865-70) trouxera essa necessidade. A partir de agora o Exército tinha uma estrutura hierárquica baseada no mérito, não nos favores pessoais, como o resto da sociedade e do Estado brasileiros. Este fator, tornou o Exército o principal canal para as camadas médias realizarem sua aspiração de ascensão social, bem como deu a seus membros um “espírito de corpo”, que os levava a uma crescente confrontação com a aristocracia rural e suas instituições militares, como a Guarda Nacional e a Marinha, bem como com a sua estrutura de poder político, a Monarquia escravista. Isso gerou crises no relacionamento do Exército com o governo, conhecidas como a Questão Militar

9 CLASSE MÉDIA: * a classe média brasileira (funcionário públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar a implantação da República no país;

10 BURGUESIA AGRÁRIA: * falta de apoio dos proprietários rurais, principalmente dos cafeicultores do Oeste Paulista, que desejavam obter maior poder político, já que tinham grande poder econômico.

11 * o Império, escravista e centralizador, era um regime hegemonizado pela aristocracia rural tradicional, especialmente nordestina. Essa classe controlava as principais decisões políticas e econômicas do regime, ainda que estivesse em decadência econômica, sobretudo se comparada à ascendente burguesia agrária cafeicultora paulista. Sendo assim, haverá o conflito entre o centralismo do Império, que torna insatisfatória a imigração, e a descentralização, a autonomia, desejada pelos cafeicultores, para agilizar a imigração. Agilizar e financiar. Logo, caberia ao Estado organizar de forma ágil e financiar a imigração. Para tanto seria necessário um Estado ágil, um sistema federativo. Federação é praticamente sinônimo de República. A oligarquia paulista do café lançará em 1870 o Manifesto Republicano, e se lançará à Campanha Republicana, visando um Estado federativo, que resolvesse o problema de mão-de-obra complementar à escravidão.

12 ARISTOCRACIA RURAL: * fazendeiros de regiões mais pobres do país também estavam insatisfeitos, pois a abolição da escravatura, encontraram dificuldades em contratar mão-de-obra remunerada. * tendo como função precípua a manutenção da escravidão, a crise desse sistema e as pressões sociais pela sua total extinção, levam o Império a um beco sem saída. Várias leis foram feitas para postergar uma decisão, que quando tomada – Lei Áurea, 1888 – afastou definitivamente a aristocracia que apoiava a Monarquia, e foi vista com indiferença pelos que queriam a abolição, significando o completo isolamento político do regime e sua iminente queda


Carregar ppt "CRISE DO IMPÉRIO. Ao final do século XIX o império brasileiro sofrerá uma série de críticas que provocará o isolamento do imperador e à sua deposição,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google