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Prof. Lúcia. Existe uma relação entre todos os elementos e constituintes da sociedade. Os fatores essenciais dos problemas públicos, das questões e programas.

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1 Prof. Lúcia

2 Existe uma relação entre todos os elementos e constituintes da sociedade. Os fatores essenciais dos problemas públicos, das questões e programas a adotar devem ser considerados e avaliados como componentes interdependentes de um sistema total.

3 Foi elaborada em 1937, Ludwig Von Bertalanffy. A ênfase é dada à inter-relação e interdepência entre os elementos que formam um sistema que é visto como uma totalidade integrada, sendo impossível estudá-los separadamente.

4 Portanto,um conjunto de partículas que se atraem mutuamente (como o sistema solar), um grupo de pessoas em uma organização, uma rede industrial, circuito elétrico, um computador ou um ser vivo podem ser visualizados como sistemas.

5 Na família, o comportamento de cada um dos membros esta ligado ao comportamento de todos os outros. Todo comportamento se dá em comunicação. Influencia os outros e é por eles influenciado.

6 O grupo familiar pode, então, ser assimilado a um conjunto que funcione como uma totalidade e no qual as particularidades dos membros não bastam para explicar o comportamento do conjunto familiar.

7 Qualquer agravamento ou qualquer melhora no estado de saúde de um do membros, acarreta reações na saúde dos outros membros da família. Neste caso é o sintoma que desempenha um papel de equilíbrio na estrutura do grupo familiar. Qualquer intervenção externa só alimenta o sistema, pois o grupo conforta-se na doença e preserva o seu equilíbrio.

8 Um feedback negativo produz uma reação do grupo. Há uma recusa de qualquer informação que ponha em jogo o equilíbrio do sistema. Somente uma compreensão do equilíbrio familiar e de sua finalidade pode trazer modificações. A psicoterapia individual, a ação sobre um dos membros é insuficiente, pois um sintoma desempenha um papel equilibrador no conjunto do grupo familiar.

9 Assim as mudanças internas (envelhecimento,maturidade dos filhos) e as mudanças externas ( modificações do meio ambiente) não introduzem um reforço de sintomas mas são integradas num novo equilíbrio no qual os elementos do sistema conservam sua autonomia e suas relações com o conjunto.

10 A família, alem de ser um fenômeno natural é também uma instituição social, cuja a forma e finalidade variam segundo fatores culturais, tipo de sociedade, a época vivida e sua trajetória vital, podendo mais de um tipo de sociedade, a época vivida e sua trajetória vital.

11 Pode ser nuclear, composta de pai, mãe e filhos; natural ou incompleta, composta de mãe e filhos; conjugal, marido e mulher extensa, pai,mãe, filhos, avós, tios e agregados.

12  As natureza das relações dentro de uma família também vai se modificando de acordo com a época, incluindo-se ai os papeis ditos especificamente masculinos e femininos, aposição da criança como ¨propriedade¨ dos pais, a posição econômica das mulheres dentro da família e outros.

13 Como toda instituição, a família apresenta aspectos positivos e negativos. Enquanto núcleo afetivo, de apoio e solidariedade, desempenha papel determinante no desenvolvimento da sociedade, afetividade e bem-estar físico dos indivíduos, sobretudo durante a infância e adolescência.

14 Por outro lado, torna-se muitas vezes elemento de coação social, gerador de conflitos e ambigüidade, com a imposição normativa através de leis, usos e costumes.

15 A organização d a vida familiar depende do que a sociedade, através de usos e costumes, espera do pai, da mãe, dos filhos, de cada um dos seus membros.

16 A instituição atual é patriarcal, autoritária e monogâmica, cabendo a cada um encontrar os subterfúgios, o ¨modus vivendi¨, dentro das normas em vigor.

17 A família sofre influencia marcante da igreja. Tanto no plano social, como no individual, tudo o que toca a vida orgânica da família, conta com o apoio e é controlado pela religião. A família colabora na transmissão das crenças, no cumprimento das praticas religiosas, na aceitação das punições impostas.

18 Por outro lado, a igreja que é tanto ou mais tradicionalista que a família, sacramentar as principais manifestações da vida familiar; como o nascimento, o casamento e a morte, e condena a interrupção da gravidez, o divorcio e a pratica sexual livre entre outras.

19 Através da família, o estado pode exercer um controle sobre os indivíduos, impondo-lhes diferentes responsabilidades, conforme o momento histórico, uma vez que detém o controle de todos os mecanismos sociais existentes.

20 Dentro de um mesmo estado há interesses opostos. A industria pode necessitar de mão- de- obra feminina, enquanto o setor social receia o desemprego masculino que possa advir daquela situação.

21 A mulher, uma vez inserida num casamento e constituída sua família, torna-se a garantia de uma infra- estrutura, que permite não só a reprodução da força de trabalho masculina, mas também a reprodução de futuras mãos-de- obra.

22 A família serve também de válvula de segurança das revoltas e conflitos sociais. O homem adquire maior consciência política devido ao maior contato com o exterior. Para manter o equilíbrio da família, ela servirá de conteção às revoltas dele, e com freqüência de ¨bode expiatório¨para suas frustrações, angustias e conflitos irresolvidos no mundo exterior ao lar.

23 Interessa ao estado canalizar todas as energias individuais ou coletivas para a esfera domestica, desviando- as da concentração e de reivindicações sociais.

24  As funções da família dependem, em grande parte, da faixa que cada uma delas ocupa na organização social e na economia do país ou seja, da participação de seus membros, no mercado de trabalho.

25 A família exerce inúmeras funções, sendo que, algumas, recebe apoio e a interferência de instituições sociais, assumindo outras com exclusividade. Assim, a socialização das crianças é dividida pela família e pela escola, enquanto a função reprodutiva é exclusiva da família.

26 As funções são basicamente quatro: a econômica, a reprodutiva, a educativa e a sexual.  Função econômica compreende todas a práticas necessárias à sobrevivência material da família: moradia, alimentação, vestimenta, etc.

27  Função reprodutiva compreende a reprodução biológica dos indivíduos, os seus filhos.  Função educativa engloba todo o processo de transmissão dos conhecimentos, valores, crenças, praticas e etc.  Função sexual implica na possibilidade de os indivíduos realizarem suas necessidades afetivas, segundo padrões socialmente aceitos.

28  Fases de expansão- começa com a união de duas pessoas e vai aumentando com o nascimento dos filhos. Esta fase se segue até a maturidade deste filhos, suas independências econômicas e afetivas

29  Fases da dispersão- começa com o casamento do primeiro filho e termina com o casamento do ultimo. Muitas vezes essa nova família não tem condições de manter sua própria casa, ficando mais fácil agregar as rendas. Em alguns casos a nova família mantem a primeira.

30  Fase da substituição – Estando os filhos adultos e com suas famílias constituídas, chega o memento da substituição da família que é aquela em que morrem os pais e se dá a reposição desta estrutura social pelos os filhos e netos.


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