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Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Curso de Mestrado Sociedade da.

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1 Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Curso de Mestrado Sociedade da Informação e inclusão digital: quais vias possíveis? Seminário apresentado à disciplina Fontes de Informação, ministrada pela Profª Ursula Blattmann. Alessandra Galdo Veridiana Abe Florianópolis 03/05/2007

2 Alessandra Galdo Veridiana Abe Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina Fontes de Informação Prof. Ursula Blattmann "Compete conhecer as políticas de acesso à informação sejam elas oriundas de países ou de área comercial, pois a crescente ‘comercialização’ da Internet, acompanhada da proliferação de produtos e serviços digitais acessíveis apenas por assinatura ou por mecanismos de pay-per-view podem ser empecilho ao acesso a essas fontes de informação para os info-excluídos." (BLATTMANN; FRAGOSO, 2003). Políticas de acesso à Informação

3 Alessandra Galdo Veridiana Abe Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina Fontes de Informação Prof. Ursula Blattmann “O Brasil, apesar de ter problemas socioeconômicos como a concentração de renda excessiva e alto índice de analfabetismo, dispõe de elementos essenciais para a condução de uma política nacional para a sociedade da informação. São eles: uma sofisticada base tecnológica instalada; um contingente considerável de recursos humanos qualificados; um sistema de telecomunicações moderno; e uma agência reguladora, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).” (RODRIGUES; SIMÃO; ANDRADE, 2003, p. 91) Políticas de acesso à Informação

4 Alessandra Galdo Veridiana Abe Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina Fontes de Informação Prof. Ursula Blattmann “[...] o governo precisa ter clareza de objetivos e de ação, com relação ao segmento econômico denominado indústria da informação e criar mecanismos concretos de ação, através dos diferentes programas governamentais.” Valentim, citado por Reis (2005, p. 21) Políticas de acesso à Informação

5 Alessandra Galdo Veridiana Abe Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina Fontes de Informação Prof. Ursula Blattmann Sociedade da Informação Informação como fonte de poder Sociedade da informação X Sociedade da Desinformação “Uma sociedade perversa na qual os donos do poder são os donos dos meios de comunicação e as desigualdades são cada vez mais acentuadas.” (RODRIGUES; SIMÃO; ANDRADE, 2003) Nações: reconhecimento da importâncias das TICs  Diretrizes e políticas voltadas para a inserção de seus países: Livros Verdes: Brasil, Portugal, União Européia e Finlândia

6 Alessandra Galdo Veridiana Abe Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina Fontes de Informação Prof. Ursula Blattmann Livro Verde O Ministério da Ciência e Tecnologia lançou  em 1999  o Programa Sociedade da Informação (SocInfo)  estabelecendo as bases para inserir o Brasil de maneira competitiva na sociedade global da informação. O Programa Sociedade da Informação fez parte de um conjunto de projetos que compuseram Plano Plurianual 2000-2003 com investimentos previstos de R$ 3,4 bilhões Uma das diretrizes contemplava a implementação de um conjunto de ações de políticas públicas que visassem integrar e coordenar o desenvolvimento de serviços com o uso das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Conjunto de propostas que contemplavam os aspectos: ampliação do acesso, meios de conectividade, formação de recursos humanos, iniciativa à pesquisa e desenvolvimento de nossas aplicações Infra-estrutura: [...] a motivação de iniciativas nacionais na linha do que hoje denominamos ‘Sociedade da Informação’ foi explicitamente econômica, ou industrial com um forte viés econômico.(TAKAHASHI apud SILVA, 200?,p.108).

7 LIVRO BRANCO Ciência, Tecnologia e Inovação

8 Alessandra Galdo Veridiana Abe Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina Fontes de Informação Prof. Ursula Blattmann Expressão dos resultados da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada em setembro de 2001. Vai, entretanto, além e reflete longos anos de consistente e continuado apoio do Governo Federal à pesquisa e à inovação brasileiras e contém uma proposta estratégica de rumos para os próximos dez anos. (FHC - Livro Branco)

9 Alessandra Galdo Veridiana Abe Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina Fontes de Informação Prof. Ursula Blattmann Livro Branco Políticas de Ciência,Tecnologia e Inovação Concluído em 2001: encerra as Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (set. 2001) Políticas de longo prazo: 2002-2012 “O conhecimento torna-se variável chave do desenvolvimento e do aumento de competitividade de qualquer setor da economia. O desafio da política sintetiza-se em ampliar a base desse conhecimento e transformá-lo em riqueza para todos os brasileiros. Em síntese, uma estratégia centrada no papel do conhecimento” (BRASIL, 2002, p. 18) Carlos Américo Pacheco

10 Alessandra Galdo Veridiana Abe Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina Fontes de Informação Prof. Ursula Blattmann Livro Branco e visão para a competitividade e desenvolvimento do ponto de vista econômico do país: Nesta era, marcada pelo impacto das tecnologias de informação e comunicação, deter e produzir conhecimento – científico e técnico – e transformá-lo em inovações nas esferas econômica e social é, mais do que nunca, estratégico tanto para o dinamismo e a prosperidade da sociedade quanto para que a nação se defina de forma soberana.... comércio internacional... É esse cenário que motiva os países em desenvolvimento a investirem em CT e Inovação, mesmo reconhecendo as dificuldades que enfrentarão, por força dos hiatos existentes entre suas trajetórias passadas e a complexidade dos processos contemporâneos de avanço científico e tecnológico.

11 Alessandra Galdo Veridiana Abe Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina Fontes de Informação Prof. Ursula Blattmann Livro Branco e visão para os aspectos sociais como consequência do desenvolvimento econômico: Não basta, porém, promover o desenvolvimento científico. Deve-se reconhecer que é limitada a capacidade, até agora demonstrada no País, em transformar os avanços do conhecimento em inovações traduzidas em efetivas conquistas econômicas e sociais. É necessário, portanto, difundir esse conhecimento e transformá-lo em fonte efetiva de desenvolvimento. É por intermédio da inovação que o avanço do conhecimento se socializa, e se materializa em bens e serviços para as pessoas.... cooperação universidade-empresa é um fenômeno crescente e constitui forte instrumento de promoção da inovação tecnológica e do desenvolvimento em geral. (p.26)

12 Alessandra Galdo Veridiana Abe Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina Fontes de Informação Prof. Ursula Blattmann O primeiro objetivo é criar um ambiente favorável à inovação que contribua para a competitividade das empresas e para o melhor aproveitamento da capacidade instalada em C&T de forma a acelerar os processos de transformação do conhecimento em serviços e produtos para a sociedade. Livro Branco: primeiro objetivo

13 Alessandra Galdo Veridiana Abe Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina Fontes de Informação Prof. Ursula Blattmann ampliar a capacidade de inovação e expandir a base científica e tecnológica constituem o segundo objetivo da Política Nacional de CT&I. Livro Branco: segundo objetivo

14 Alessandra Galdo Veridiana Abe Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina Fontes de Informação Prof. Ursula Blattmann o terceiro grande objetivo proposto é o aperfeiçoamento, a consolidação e a modernização do aparato institucional de CT&I. Livro Branco: terceiro objetivo

15 Alessandra Galdo Veridiana Abe Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina Fontes de Informação Prof. Ursula Blattmann o quarto grande objetivo da Política Nacional de CT&I é promover a integração de todas as regiões brasileiras em tal esforço, fortalecendo-se suas oportunidades e possibilidades de usufruir dos resultados alcançados. Livro Branco: quarto objetivo

16 Alessandra Galdo Veridiana Abe Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina Fontes de Informação Prof. Ursula Blattmann A efetiva consolidação desses objetivos dependerá do constante e persistente envolvimento da sociedade brasileira. Por isso, a conquista de uma base ampla de apoio para esta Política constitui o quinto objetivo identificado. Livro Branco: quinto objetivo

17 Alessandra Galdo Veridiana Abe Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina Fontes de Informação Prof. Ursula Blattmann Ciência, Tecnologia e Inovação desempenham relevante papel em praticamente todas as atividades da sociedade, e suas atividades afetam todos os segmentos da economia e da atividade humana. Incorporar tal dimensão como elemento estratégico da política nacional de desenvolvimento constitui o sexto objetivo proposto. Livro Branco: sexto objetivo

18 Alessandra Galdo Veridiana Abe Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina Fontes de Informação Prof. Ursula Blattmann Síntese dos objetivos propostos no LIVRO BRANCO para a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: 1. Criar um ambiente favorável à inovação no País; 2. Ampliar a capacidade de inovação e expandir a base científica e tecnológica nacional; 3. Consolidar, aperfeiçoar e modernizar o aparato institucional de Ciência, Tecnologia e Inovação; 4. Integrar todas as regiões ao esforço nacional de capacitação para Ciência, Tecnologia e Inovação; 5. Desenvolver uma base ampla de apoio e envolvimento da sociedade na Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; 6. Transformar CT&I em elemento estratégico da política de desenvolvimento nacional.

19 Alessandra Galdo Veridiana Abe Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina Fontes de Informação Prof. Ursula Blattmann Item VII - Educar para a sociedade do conhecimento É necessário mobilizar a população e sua participação consciente em torno ao tema da importância da educação e da CT&I para a sociedade do conhecimento; abrir canais concretos de participação da sociedade no processo de debate e discussão da política; reforçar as ações de educação e divulgação em Ciência, Tecnologia e Inovação, assim como as de conscientização da importância dessas como fatores da promoção do desenvolvimento e da qualidade de vida. É preciso desenvolver e implementar mecanismos eficientes de comunicação dos resultados, ações e atividades de CT&I para os diversos segmentos da sociedade.(BRASIL, 2003, p. 66) Livro Branco

20 Alessandra Galdo Veridiana Abe Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina Fontes de Informação Prof. Ursula Blattmann [...]A construção de um verdadeiro Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil requer a continuidade e reforço de políticas visando a capacitação de recursos humanos em todos os níveis, do básico ao cientista especializado, a elevação significativa do esforço nacional de pesquisa, a produção e difusão do conhecimento envolvendo a academia e a empresa, a criação de um complexo sistema de instituições, infra-estrutura [...]” (BRASIL, 2003, p. 49-50) Livro Branco

21 Alessandra Galdo Veridiana Abe Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina Fontes de Informação Prof. Ursula Blattmann Usuários Em 2000  segundo dados do IBGE (IIZUKA  2002, p. 7)  havia de 10 a 20 usuários de informática a cada 100 mil habitantes. A região sudeste concentra 58% dos provedores de acesso, sendo que 12% estão na cidade de São Paulo e 8% na cidade do Rio de Janeiro. Em apenas 6% dos municípios brasileiros (5.500 ao todo), pouco mais de 300 cidades possuíam uma infra-estrutura mínima necessária para que pudessem ser instalados serviços locais de acesso à Internet. Segundo a pesquisa do Ibope/NetRastings, que iniciou a medição de audiência domiciliar no país em 2000, em março de 2006, foram contabilizados 14,1 milhões de brasileiros que utilizaram a Internet em suas residências (REISDÖRFER, 2006, p. 15). Esses números ainda estão aquém das metas traçadas pelo Programa Sociedade da Informação, que estipulava até o final de 2003, 36 milhões de pessoas com acesso à Internet, fato este que não se verifica no corrente ano de 2007.

22 Alessandra Galdo Veridiana Abe Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina Fontes de Informação Prof. Ursula Blattmann Inclusão digital: discursos Binômio inclusão/exclusão social = ascensão social Software pagos Trabalhadores globais Estratégias mercadológicas (consumo) Indústria digital = provendo informações

23 Alessandra Galdo Veridiana Abe Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina Fontes de Informação Prof. Ursula Blattmann Considerações gerais: Desafios  infra-estrutura de telecomunicações  computadores  altos custos de conexão e serviços de acesso  analfabetismo em informação = letramentos  divulgação do conhecimento científico para o público leigo

24 Alessandra Galdo Veridiana Abe Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina Fontes de Informação Prof. Ursula Blattmann

25 Alessandra Galdo Veridiana Abe Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina Fontes de Informação Prof. Ursula Blattmann

26 Alessandra Galdo Veridiana Abe Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Disciplina Fontes de Informação Prof. Ursula Blattmann Referências BLATTMANN, U.; FRAGOSO, G. M.(Org.). O zapear a informação em bibliotecas e na Internet. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. Livro Branco: ciência, tecnologia e inovação. Brasília: MCT, 2002. IIZUKA  E. S. A exclusão digital e as organizações sem fins lucrativos da cidade de São Paulo: um estudo exploratório. In: ENANPAD  26.  2002  Salvador. Resumos de trabalhos. Rio de Janeiro: ANPAD  2000. 1 CD- ROM. MACIEL, M. L. Estímulos e desestímulos à divulgação do conhecimeno científico. In: BAUMGARTEN, M. (Org.). Conhecimento e redes. Porto Alegre: UFRGS, 2005. REIS, Margarida Maria de Oliveira. Acesso e uso do Portal de Periódicos CAPES pelos professores da Universidade Federal do Acre. Florianópolis, 2005. 102f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005. REISDÖRF, A. F. Inclusão digital: um desafio para a sociedade e governos. Conselho em revista, Porto Alegre, n. 21, p. 15-17, maio 2006. Revista mensal do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul. RODRIGUES, G. M.; SIMÃO, J. B.; ANDRADE, P. S. de. Sociedade da informação no Brasil e em Portugal: um panorama dos livros verdes. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 32, n. 3, p. 89-102, set./dez. 2003. TAKAHASHI, T. (Org.). Sociedade da Informação no Brasil: Livro Verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.


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