A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado Florianópolis, 2005

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado Florianópolis, 2005"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado Florianópolis, 2005

2 Gestão de processos em Bibliotecas Incorporação de novas tecnologias da informação Gestão por processos / de processos Tipos de processos Gerenciamento de Processos Produtos e serviços em bibliotecas Conclusão Referência do artigo

3 Incorporação de novas tecnologias da informação e comunicação - TICs Alteram-se os processos administrativos, técnicos e operacionais Acompanhar estas alterações Tecnologia da digitalização Gestão da informação

4 USP -

5 UFSC -

6 Gestão por processos / de processos Instrumento de melhoria contínua na qualidade de processos, serviços e produtos É um conceito fundamental no projeto dos meios pelos quais um empresa pretende produzir e entregar seus produtos e serviços aos seus clientes Hierarquia do processo: SUBPROCESSOS PROCESSO TÉCNICO ATIVIDADES

7 Tipos de Processos Processos de negócio ( ou de clientes ) – são aqueles que caracterizam a atuação da empresa e que são suportados por outros internos, resultando no produto ou serviço que é recebido por um cliente externo; Processos organizacionais ou de integração organizacional – são centralizados na organização e viabilizam o funcionamento coordenado dos vários subsistemas dela em busca do seu desempenho geral garantindo o suporte adequado aos processos de negócio; Processos gerenciais – são focalizados nos negócios e nas suas relações.

8 Gerenciamento de processos Trata-se de uma metodologia empregada para definir, analisar e gerenciar as melhorias no desempenho dos processos da empresa, com a finalidade de atingir as condições ótimas para o cliente. Vantagens do GP: Atendimento das necessidades dos clientes; Conhecimento global dos processos com melhor utilização dos recursos: otimização e priorização; Melhoria na comunicação; Redução dos custos administrativos; Visão ampla e horizontal do negócio.

9 Produtos e serviços dinâmicos e qualitativos na informação Se estabelece uma cultura organizacional adequada para incrementar técnicas de planejamento estratégico, gerencial e operacional para entender as causas, os impactos, as características, as conseqüências e as dimensões que envolvem o processo. Será possível utilizar a técnica do mapeamento do processo da prestação de serviços e produtos de informação tanto para o planejamento de novos serviços quanto da prestação serviços e produtos de informação tanto para o planejamento de novos serviços quanto para a análise de processos existentes.

10 Conclusão As novas tecnologias da informação e comunicação alteram significativamente as relações das pessoas no ambiente profissional, social e pessoal. Os bibliotecários (de referência ) precisam acompanhar as inovações tecnológicas seja para estarem atualizados e conseqüentemente oferecer com qualidade seus produtos e serviços a sociedade contemporânea. Ao inserir inovações tecnológicas é necessário acompanhar o processo de implementação, treinamento e realizar a avaliação constante para analisar, diagnosticar e realizar melhorias contínuas nos diversos processos.

11 Referência do artigo BLATTMANN, Ursula ; REIS, Margarida Maria de Oliveira. Gestão de processos em bibliotecas. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 1, n. 2, p. 1-17, Disponível em: nclude/getdoc.php?id=54&article=15& mode=pdf


Carregar ppt "Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado Florianópolis, 2005"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google