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Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.

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Apresentação em tema: "Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015."— Transcrição da apresentação:

1 Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015

2 Universalizar o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos (PNE). COMPROMISSO PNE

3 PONTO DE ATENÇÃO Demandas EJA: 45,8 milhões de pessoas com 18 anos ou mais não frequentam a escola e não têm o ensino fundamental completo. (PNAD/IBGE, 2012). Educação de Jovens e Adultos (Censo INEP) - queda de 3,7% (141.055), totalizando 3.711.207 matrículas em 2013 - 2.427.598 (65,4%) no ensino fundamental e 1.283.609 (34,6%) no ensino médio.

4 METAS PNE Meta 10: oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional. Meta 11: triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% (cinquenta por cento) da expansão no segmento público.

5 Expansão da oferta. Mudanças na base legal: – Lei nº 11.741/2008; – Diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional técnica de nível médio; – Diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação básica; – Diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio. Mudanças conceituais e nos instrumentos de regulação da EPT (catálogos nacionais, sistemas de informações etc.). Novas demandas aos sistemas de ensino e às instituições de ensino públicas e privadas. CONTEXTO DA EPT DE NÍVEL MÉDIO

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11 Têm por finalidade proporcionar ao estudante conhecimentos, saberes e competências profissionais necessários ao exercício profissional e da cidadania, com base nos fundamentos científico-tecnológicos, socio- históricos e culturais. Técnico integrado ao ensino médio - para quem concluiu o Ensino Fundamental, com matrícula única na mesma instituição. Técnico concomitante ao ensino médio - para quem está realizando o Ensino Médio. Cursos de Educação Profissional Técnica articulados ao Nível Médio

12 1. Assegurar o direito à educação de qualidade ao longo da vida e de acordo com as condições e necessidades dos sujeitos. 2. Fortalecer o compromisso com a elevação da escolaridade articulada à educação profissional e tecnológica. 3. Promover o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania sua qualificação para o trabalho. 4. Contribuir com os processos de inclusão social e com o desenvolvimento do país. PRINCÍPIOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS

13 -educação profissional técnica de nível médio desenvolvida como parte orgânica da educação básica; -incorporação das dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia e suas relações na formação humana, nas práticas educativas e no desenvolvimento curricular; -organização da educação profissional pautada na noção de eixos tecnológicos como base de sustentação dos currículos e identidade dos cursos; -organização da educação profissional pautada na noção de itinerários formativos. DESAFIOS

14 1. Projeto pedagógico dos cursos de ensino médio integrado ao técnico: -novo desenho curricular; -redimensionamento das práticas pedagógicas e desenvolvimento de material didático apropriado à integração curricular e às características e interesses dos estudantes; -articulação entre professores. 2. Política de formação inicial e continuada e de valorização dos profissionais que atuam na educação básica, inclusive na EPT. Questões estratégicas

15 Contato: Nilva Schroeder Diretoria de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica nilva.schroeder@mec.gov.br Fone: 61 2022-8507


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