A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação Outubro/2010. Do nascimento A rede de Mulheres da Uni no Brasil foi criada em 2005, após várias tentativas anteriores. Em 2004, durante a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação Outubro/2010. Do nascimento A rede de Mulheres da Uni no Brasil foi criada em 2005, após várias tentativas anteriores. Em 2004, durante a."— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação Outubro/2010

2 Do nascimento A rede de Mulheres da Uni no Brasil foi criada em 2005, após várias tentativas anteriores. Em 2004, durante a Conferência Regional da Uni Américas Mulheres, na Cidade do México, o Brasil assume em pela primeira vez a Presidência nas Américas, isto foi um fator estimulante para efetivas a criação da rede. As mulheres das entidades filiadas à UNI se unificaram em torno de uma bandeira que virou um verdadeiro marco na história da rede. O dia 25 de novembro Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, ganhou um novo destaque com a organização e unificação das entidades e um grande motivo de articulação da rede. As mulheres tomaram as ruas, confeccionaram material em conjunto, demonstrando um grande esforço de unidade, respeitando as diferenças e formas de atuação das centrais envolvidas.

3 Da Consolidação Para Consagrar esta unidade na ação a rede se engajou no processo formativo em 3 módulos. Foram muitas emoções, construção e desconstruções em temas como conceito de gênero e feminismo, capitalismo e mercado de trabalho, empoderamento e transversalidade. Estes momentos foram importantes para troca de experiências, fortalecimento e integração do grupo para qualificar as ações sindicais nas questões de gênero.

4 Do Amadurecimento Hoje, a rede de mulheres da UNI no Brasil, reuni sindicalistas do ramo gráfico, bancário, comerciário, serviços, telefônico e da comunicação, para desenvolverem atividades conjuntas através de reuniões periódicas e participação em campanhas internacionais. Além disto, a rede atuou ativamente em campanhas de solidariedade às mulheres sindicalistas que sofreram violência ou práticas anti- sindicais.

5 Principais atividades  Manifestação conjunta no Dia Internacional de Combate a violência contra Mulher desde 2006  Participação na atividade promovida pela rede de jovens da UNI de combate à violência contra mulher e de prevenção do HIV/AIDS  Realização de 3 módulos de formação da Rede  Ato no Consulado da Colômbia contra a violência e práticas antissindicais  Ato conjunto contra demissão de dirigente sindical no interior de São Paulo  Juri simulado da Lei Maria da Penha, de combate à violência doméstica  Seminário do Projeto “Decisões para Vida”  Seminário de Negociação Coletiva do Projeto Decisões para a Vida  Encontro da Rede Brasil com a Rede Argentina em p/potencializar ações

6 Dos Desafios Os desafios e as razões para a continuidade do trabalho da rede de Mulheres da UNI no Brasil terá em todas as fases e decisões para a vida que às mulheres trabalhadores possam conquistar através da sua autonomia e liberdade, considerando sempre as diferenças de raça/etnia, de orientação sexual ou de ter ou não uma deficiência. Para isto a rede se propõe:

7 Propostas da Rede  Defesa e ampliação da Licença Maternidade para 180 dias;  Ampliar a rede de mulheres UNI no Brasil para outros estados, a começar pelo Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul;  Avançar nas Relações compartilhadas na vida, no trabalho e no movimento sindical, através da ratificação da Convenção 156 da OIT no Brasil;  Desenvolver campanha por melhores condições de trabalho e saúde da mulher;  Desenvolver campanha de sindicalização e empoderamento das mulheres nos sindicatos.

8 Propostas da Rede  Realizar 2º Encontro das Redes Brasil e Argentina no Brasil  Construir Encontro com a Rede UNI Mulheres da Colombia  Buscar a implementação das propostas que fazem parte da ação estratégica UNI américas Mulheres para período nov/10 a outubro/2012

9 Prioridades Estratégicas UNI americas Mulheres  1. Empresas globais e regionais  a. Garantir a inclusão de questões de gênero incorporando-as na base de dados da UNI sobre as multinacionais;  b. Apoiar desenvolvimento de campanhas para obter acordos globais e regionais que incluam disposições com uma perspectiva de gênero  c. Contribuir na elaboração de cláusulas nos acordos globais e regionais para promover a igualdade de oportunidades

10 Prioridades Estratégicas UNI américas Mulheres  2. Sindicalização e desenvolvimento de capacidades  Colaborar para o reconhecimento sindical e seguir fortalecendo a organização sindical entre mulheres, migrantes ( tanto legais qto ilegais), trabalhadoras(es) com diferente orientação sexual, trabalhadores(as) c/ deficiência, incluindo trabalhadoras(es) temporários, informais, incorporando a igualdade de oportunidades em todos os setores da UNI na região.

11 Prioridades Estratégicas UNI américas Mulheres  A. Desenvolvimento das capacitação/formação na organização  a.1 Propor a criação de um fundo específico para programas de formação para as mulheres;  a.2 Impulsionar a capacitação de companheiros em programas que abordem a dimensão de gênero e igualdade;  a.3 Desenvolver programas específicos de sindicalização das mulheres trabalhadoras.

12 Prioridades Estratégicas UNI américas Mulheres  b. Ferramentas de comunicação  b.1 Administrar/criar uma lista eletrônica das organizações, em cada área, que tenham informações e programas sobre as questões de gênero;  b.2 Contribuir com informações para preparação de um Boletim de notícias de UNI Igualdade de oportunidades para ser publicado em sítio da web a cada quatro meses;

13 Principais Estratégias UNI américa Mulheres  b.3 Publicizar/ Divulgar os êxitos dos sindicatos nos meio de comunicação;  b.4 Propor a criação de uma biblioteca eletrônica com material sobre temas que inquietam as mulheres.

14 Principais Estratégias UNI américa Mulheres  3. Trabalho com seguridade social e justiça p/ todos e todas  A. Campanhas para melhorar as normas de emprego  a.1 promover campanhas para garantir políticas em benefício das mulheres para eliminar todo tipo de discriminação;  a.2 Apoiar iniciativas para garantir igualdade salarial e de oportunidades no mundo do trabalho; 

15 Principais Estratégias UNI américa Mulheres  a.3 Trabalhar para incluir a licença familiar como um princípio fundamental nos contratos e nas política social. Por exemplo no Brasil ratificação da Convenção 156 ( Responsabilidades Familiares compartilhadas);  a.4 Estimular os sindicatos regionais e setoriais para apoiar campanhas específicas contra discriminação, a violência no mundo do trabalho, incluindo:  - Campanha da UNI “Basta de Violência contra a Mulher”;  - Dia Internacional da mulher 8 de março;  - Dia Mundial do Trabalho Decente 7 de outubro;  - Dia internacional p/ erradicação da pobreza 17 de outubro  - 16 dias de ativismo contra violência 25/nov a 10/dez  - Dia Internacional contra violência contra a Mulher 25/nov

16 Prioridades Estratégicas UNI américas Mulheres  a.5 Incentivar os filiados da UNI a aderirem a Campanha “Basta de Violência Contra a Mulher” desenvolvida pela CSI-CSA na América Central e República Dominicana em toda a América.  B. Ampliar o alcance das negociações coletivas  b.1 Trabalhar para que os filiados da UNI incluam cláusulas contra a violência e o assédio contra as mulheres nos acordos coletivos;  b.2 Combater assedio moral nos sindicatos.  b.3 Trocar informações para promover avanços nas condições de trabalho nos acordos coletivos 

17 Prioridades Estratégicas UNI américas Mulheres  C. Compromissos com direitos humanos e sindicais  c.1 Estabelecer protocolos para denunciar todo o tipo de violação contra as mulheres;  c.2 Propor a criação de campanhas para sensibilizar os Estados e Governos federais a apoiar leis que protejam os direitos humanos e sindicais das Mulheres nos locais de trabalho e seu lar;  c.3 Colaborar na luta por respeito aos direitos humanos e trabalhistas das trabalhadoras migrantes.

18 Prioridades Estratégicas UNI américas Mulheres  4. Influência Política e Regulatória  UNI américa Mulheres manter o compromisso de incorporar o tema de gênero na agenda sindical, além de promover a inclusão de mais mulheres nas mesas de negociação coletiva para que as reivindicações das mulheres sejam priorizadas nos acordos coletivos  A. Alianças com outras organizações que trabalham por justiça social  B. Ampliar o alcance da negociação coletiva a todas e todos trabalhadoras(es)

19 Prioridades Estratégicas UNI américas Mulheres  5. UNI como organização pró ativa c/ capacidade de inovação e integração  UNI américas juntamente com UNI américas Mulheres promoverá a igualdade em todas suas estratégias; e também promoverá a inclusão de mulheres nas atividades sindicais e desenvolverá trabalho de gênero para conseguir uma maior representação das mulheres em todas as estruturas da UNI, com o objetivo de alcançar os 40% de representação de um sexo ou outro.

20 Entidades que formam a rede o Contracs o Contraf o Contec o CNTV o Federação dos Gráficos o Fitert o Fenattel o Fisenge o Sindicato dos Comerciários de São Paulo o Sintetel o Sindicato dos Gráficos de São Paulo

21 A as mulheres da Rede

22 Obrigada Mara Feltes Vice –Presidenta da UNI Américas Mulheres E-mail: luziafeltes@yahoo.com.br


Carregar ppt "Apresentação Outubro/2010. Do nascimento A rede de Mulheres da Uni no Brasil foi criada em 2005, após várias tentativas anteriores. Em 2004, durante a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google