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Trabalho em equipe. Relações humanas. Concepções de Educação e Escola.

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Apresentação em tema: "Trabalho em equipe. Relações humanas. Concepções de Educação e Escola."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho em equipe. Relações humanas. Concepções de Educação e Escola.
Curso Preparatório Prefeitura Municipal de Campinas Cargo: Agente de Organização Escolar Trabalho em equipe. Relações humanas. Concepções de Educação e Escola. Professora: Cristhiane R. Peruzzo Diretora Educacional PMC Trabalho em equipe. Relações humanas. Concepções de Educação e Escola. Cristhiane R. Peruzzo

2 CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO SEÇÃO I DA EDUCAÇÃO
A Educação nas legislações: CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 Primeira Constituição depois da Ditadura militar (período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil, de 1964 a 1985); - Preocupação com os direitos sociais, dentre eles, a Educação: CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO SEÇÃO I DA EDUCAÇÃO Art A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Trabalho em equipe. Relações humanas. Concepções de Educação e Escola. Cristhiane R. Peruzzo

3 Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; V - valorização dos profissionais do ensino, garantido, na forma da lei, plano de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, assegurado regime jurídico único para todas as instituições mantidas pela União; Trabalho em equipe. Relações humanas. Concepções de Educação e Escola. Cristhiane R. Peruzzo

4 V - valorização dos profissionais do ensino, garantidos, na forma da lei, planos de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) Art O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009) (Vide Emenda Constitucional nº 59, de 2009) Trabalho em equipe. Relações humanas. Concepções de Educação e Escola. Cristhiane R. Peruzzo

5 LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO
NACIONAL N.º 9394/1996. Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. § 1º Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias. § 2º A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. Trabalho em equipe. Relações humanas. Concepções de Educação e Escola. Cristhiane R. Peruzzo

6 Dos Princípios e Fins da Educação Nacional
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL N.º 9394/1996. TÍTULO II Dos Princípios e Fins da Educação Nacional Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Trabalho em equipe. Relações humanas. Concepções de Educação e Escola. Cristhiane R. Peruzzo

7 O que é EDUCAÇÃO?  1. Ato ou efeito de educar. 2 Aperfeiçoamento das faculdades físicas intelectuais e morais do ser humano; disciplinamento, instrução, ensino. (Dicionário Michaellis). A educação, inclusive a educação escolar, acontece num contexto histórico-social - que inclui elementos culturais, políticos, econômicos e tecnológicos.  A Educação, em sentido amplo, representa tudo aquilo que pode ser feito para desenvolver o ser humano e, no sentido estrito, representa a instrução e o desenvolvimento de competências e habilidades. O que é ESCOLA? Uma Instituição formal, pública ou privada, destinada ao ensino. Local de conhecimento (processos de ensino e aprendizagem). Espaço fundamental de produção do conhecimento e de valores. Trabalho em equipe. Relações humanas. Concepções de Educação e Escola. Cristhiane R. Peruzzo

8 EDUCAÇÃO ESCOLAR Formar indivíduos capazes de pensar e de aprender permanentemente; Prover a formação global que constitua um patamar para atender à necessidade de maior e melhor qualificação profissional, de preparação tecnológica e de esenvolvimento de atitudes e disposições para vida; Desenvolver conhecimentos, capacidades e qualidades para o exercício autônomo, consciente e crítico da cidadania; formar cidadãos éticos e solidários. Trabalho em equipe. Relações humanas. Concepções de Educação e Escola. Cristhiane R. Peruzzo

9 A Aprendizagem se dá pela INTERAÇÃO (VYGOTSKY)
- É mediada pelo outro, nas relações sociais. Não só a conceituação sobre os eventos da vida, mas também a afetividade e as emoções são construídas na interação com o outro - Na interação com a natureza e com os outros homens, os sujeitos desenvolvem a consciência de si e do mundo, resignificando experiências, recriando para si o mundo físico e social que encontram ao nascer. Trabalho em equipe. Relações humanas. Concepções de Educação e Escola. Cristhiane R. Peruzzo

10 RELAÇÕES HUMANAS: Mas o que são “relações humanas”?
É a arte do relacionamento humano, que surge quando dois ou mais indivíduos se encontram. Desta forma, num ambiente de trabalho, em que duas pessoas partilham ideias e tarefas, gera-se um convívio que poderá resultar em cooperação, em atritos, comparações, etc. A Teoria das Relações Humanas, surgiu nos Estados Unidos como conseqüência imediata das conclusões obtidas na experiência da empresa Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo, médico e sociólogo, e seus colaboradores. Eles realizaram testes na linha de produção, na busca por variáveis que influenciassem, positiva ou negativamente, a produção. Trabalho em equipe. Relações humanas. Concepções de Educação e Escola. Cristhiane R. Peruzzo

11 Inevitavelmente, em qualquer profissão e quase em
qualquer outra atividade, o ser humano necessita estar em relacionamento com seus semelhantes.  Quando este relacionamento é harmonioso, contributivo, espontâneo, gera-se satisfação e progresso.  Ao contrário, quando é conflituoso, surgem obstáculos aos desenvolvimentos das atividades, gerando “emperramento” nos propósitos a alcançar. Há dois tipos de relações humanas: 1.     Interpessoal: é o relacionamento entre pessoas, caracterizada através dos eventos ou acontecimentos que se verificam no lar, na escola, na empresa, na igreja, etc. 2.     Intrapessoal: é a comunicação que mantemos conosco mesmo. É o diálogo interior. Exemplos: oração, meditação, etc. Trabalho em equipe. Relações humanas. Concepções de Educação e Escola. Cristhiane R. Peruzzo

12 DICAS: AÇÕES NEGATIVAS: COMODISMO; JULGAMENTO; IRRITAÇÃO; LEVIANDADE;
MENTIRA; CRÍTICAS. AÇÕES POSITIVAS: ACEITAÇÃO; SABER OUVIR; TER PACIÊNCIA; ELOGIAR; INTERESSAR-SE; SORRIR. Trabalho em equipe. Relações humanas. Concepções de Educação e Escola. Cristhiane R. Peruzzo

13 TRABALHO EM EQUIPE: O termo “equipe” significa grupo, reunião ou agrupamento de pessoas destinadas a realizar uma, ou várias atividades visando o bem e a satisfação da coletividade. A prática do trabalho em equipe já existe há muito tempo. A partir do momento em que a humanidade começou a raciocinar sobre os processos de trabalho e passou a ponderar sobre as vantagens de se trabalhar em conjunto, inicia-se a estruturação de princípios para organizar o que hoje chamamos de trabalho em equipe. Desse modo, pode-se conceituar trabalho em equipe como sendo uma estratégia racional de organização criada para aprimorar a efetividade do trabalho e aumentar o contentamento do homem com o seu trabalho. Trabalho em equipe. Relações humanas. Concepções de Educação e Escola. Cristhiane R. Peruzzo

14 A realização de trabalhos em equipe é cada vez
mais valorizada, tanto em contexto de educação formal como na vida profissional. O trabalho em equipe ativa a criatividade e em grande parte das vezes produz resultados melhores do que o trabalho individual, isso quando sabe-se integrar, em caráter de complementaridade, as habilidades dos integrantes do grupo. O Trabalho em Equipe é algo necessário para a vida em sociedade. É visto como algo melhor do que a atuação individual. A dificuldade que aparece para a sua concretização é a competição entre as pessoas, onde é identificado mais diferenças do que semelhanças, tendo um resultado de antagonismo e conflitos. Trabalho em equipe. Relações humanas. Concepções de Educação e Escola. Cristhiane R. Peruzzo

15 Questões: Inspetor de alunos/ Caipimes/ 2013
São competências pessoais que um inspetor de aluno deve cultivar para o bom exercício de sua profissão, exceto: demonstrar paciência. demonstrar equilíbrio emocional. evidenciar cordialidade procurando sempre elevar a autoestima dos alunos. impor sua autoridade através de ameaças. Do perfil de um funcionário que exerce as funções de inspetor de alunos escolar não deve fazer parte: simpatia e compreensão. inflexibilidade, impaciência e severidade. equilíbrio emocional. senso agudo de observação e percepção. Trabalho em equipe. Relações humanas. Concepções de Educação e Escola. Cristhiane R. Peruzzo

16 Inspetor de alunos/ Caipimes/ 2010
A função de inspetor de alunos, principalmente no relacionamento com os alunos, requer do profissional um perfil que apresente, dentre outras, no mínimo, duas virtudes: A) sensibilidade e paciência. B) cordialidade e aspereza. C) autoridade rígida e inflexibilidade. D) insegurança e simpatia. Garante um bom relacionamento profissional o funcionário que: respeita o próximo. controla suas reações agressivas. evita atos de indelicadeza e ironia. procura superar suas antipatias. demonstra solidariedade. São itens corretos: apenas quatro dos citados. apenas três dos citados. apenas dois dos citados. todos os citados. Trabalho em equipe. Relações humanas. Concepções de Educação e Escola. Cristhiane R. Peruzzo

17 Inspetor de alunos/ Caipimes, 2009-
Para ser harmonioso e produtivo, o ambiente de trabalho deve ser livre de respeito às individualidades e diferenças. superação de antipatias e invejas. provocação de conflitos e desavenças. foco no trabalho e profissionalismo. O Inspetor de Alunos deve zelar pela sua imagem e manter uma conduta com atitudes positivas dentro da escola, pois é um elemento que poderá servir de exemplo aos alunos. Portanto, no dia-a-dia do trabalho é condenável que ele A) demonstre bom senso em situações complicadas, para refletir equilíbrio. B) reflita bem antes de prometer e sempre cumpra o prometido. C) seja pontual para poder exigir pontualidade. D) compareça com a aparência descuidada (barba sem fazer, cabelos mal lavados, etc..) Trabalho em equipe. Relações humanas. Concepções de Educação e Escola. Cristhiane R. Peruzzo

18 Inspetor de alunos/ Caipimes, 2009-
Do perfil de um funcionário que exerce as funções de Inspetor de Alunos não deve fazer parte a: intolerância. honestidade. paciência. responsabilidade.. É correto afirmar que, por força de suas atribuições, exige-se do Inspetor de Alunos que ele: A) seja autoritário e inflexível. B) seja manipulador. C) saiba comunicar-se, entender e cumprir ordens a contento. D) demonstre arrogância e superioridade. Trabalho em equipe. Relações humanas. Concepções de Educação e Escola. Cristhiane R. Peruzzo

19 Inspetor de alunos/ Vunesp/ 2008-
De acordo com a LDB, considera-se educação escolar aquela que: (A) se desenvolve predominantemente por meio do ensino, em instituições próprias, e deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. (B) ocorre somente nas instituições de ensino e deverá estar vinculada aos movimentos sociais e culturais. (C) ocorre prioritariamente nas organizações educacionais e deverá estar vinculada somente à vida familiar do educando. (D) se desenvolve apenas em instituições educacionais de ensino e deverá vincular-se às práticas sociais e culturais. (E) se desenvolve prioritariamente em organizações sociais e deverá vincular-se ao mundo do trabalho e às manifestações culturais Trabalho em equipe. Relações humanas. Concepções de Educação e Escola. Cristhiane R. Peruzzo

20 Inspetor de alunos/ Vunesp/ 2008-
Considerando os princípios básicos da Educação Nacional, é correto dizer que deve existir a: privatização do ensino público. garantia de acesso ao ensino superior e permanência nele. gestão democrática no ensino privado. gestão democrática do ensino público. garantia de acesso ao ensino médio nos municípios. Trabalho em equipe. Relações humanas. Concepções de Educação e Escola. Cristhiane R. Peruzzo

21 da educação brasileira.
Bibliografia: Evolução histórica do conceito de educação e os objetivos constitucionais da educação brasileira. LIBÂNEO. José Carlos. Educação Escolar: politicas, estrutura e organização. Ortez, São Paulo, 2010; MEC- Constituição Federal; MEC- Lei de Diretrizes e Bases da Educação; OLIVEIRA- Zilma de Moraes Ramos. Educação Infantil; Fundamentos e Métodos. Cortez, São Paulo, 2010; PMC. Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o Ensino Fundamental ANOS INICIAIS : Um Processo Contínuo de Reflexão e Ação. Campinas, 2012. 6 mitos e verdades sobre trabalho em equipe. Trabalho em equipe. Relações humanas. Concepções de Educação e Escola. Cristhiane R. Peruzzo


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