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PGDI Plano de Gestão do Desempenho Individual

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Apresentação em tema: "PGDI Plano de Gestão do Desempenho Individual"— Transcrição da apresentação:

1 PGDI Plano de Gestão do Desempenho Individual
O PGDI é o instrumento que possibilita o planejamento do trabalho e o acompanhamento do desempenho do servidor durante o ciclo de avaliação.

2 ELABORAÇÃO DO PGDI Resolução SEPLAG nº 01/2013, de 03 de janeiro de 2013: (...) “Art. 7º - A elaboração do PGDI, constante do Anexo I, consistirá os seguintes campos: I - Planejamento: serão listadas as principais entregas acordadas, que devem ser relacionadas às competências, conhecimentos e/ou habilidades que precisarão ser desenvolvidas pelo servidor. II - Pontos Fortes: serão citados os pontos de destaque, habilidades e atitudes que o servidor possui e que se destacaram ao longo do ciclo avaliatório ou etapa de avaliação anterior e que contribuíram para o servidor apresentar um bom desempenho. III - Acompanhamentos: serão verificadas se as entregas acordadas estão de acordo com o estabelecido, além de acompanhar a melhora do desempenho do servidor.”

3 PGDI Plano de Gestão do Desempenho Individual
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS Resolução SEPLAG nº 01/2013, alterada pela Resolução SEPLAG nº 02/2014 PGDI Plano de Gestão do Desempenho Individual DEZEMBRO JANEIRO

4 PGDI Plano de Gestão do Desempenho Individual
Ferramenta de planejamento Melhoria do trabalho Momento de planejar, negociar e acordar PGDI Desenvolvimento das competências do servidor Gestão de pessoas mais participativas Alcance das metas

5 INÍCIO DO CICLO DE AVALIAÇÃO
HORA DE DESTACAR O PAPEL DE CADA SERVIDOR NO DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES DA UNIDADE

6 MOMENTO DE DIALOGAR E ACORDAR AS AÇÕES
CHEFIA IMEDIATA SERVIDOR

7 Características de um servidor de acordo com as percepções da chefia
PERFIL FICTÍCIO Características de um servidor de acordo com as percepções da chefia

8 ESTUDO DE CASO (fictício)
Francine Servidora efetiva da SEE/MG, no cargo de Analista Educacional, desde 2006. Está em exercício na Diretoria de Avaliação de Desempenho. É membro da Comissão de Avaliação da DIAD. Conhecimentos: Possui formação em Direito e Letras o que lhe facilita a interpretação e estudo da legislação. Possui conhecimentos sobre legislações específicas do trabalho. Habilidades e Atitudes: Comprometida e empenhada com o desenvolvimento de suas ações . Atua de forma integrada com os membros da equipe e demais áreas da SEE. É acessível às demandas do cliente (interno e/ou externo). É criativa, apresenta boas ideias aplicáveis ao aperfeiçoamento do trabalho. Possui facilidade de comunicação e de se expressar em público. Necessidades de aperfeiçoamento: Necessita aprofundar no modelo de Avaliação de Desempenho por Competências. Possui dificuldades no uso de planilhas eletrônicas e na elaboração de apresentações em Power Point. Apresenta dificuldades para administrar seu tempo, às vezes, deixando de cumprir alguns prazos. PGDI Competências - Res_SEPLAG_001_2013.doc

9 1.1 ENTREGAS ACORDADAS (chefia/servidor)
Responder as demandas de referentes à Avaliação de Desempenho em até 3 dias. Orientar e analisar de acordo com a legislação ou com as especificidades de cada caso, processos relativos à AED, ADI e ADGP conforme demanda, em até 5 dias. Monitorar in loco as pastas de AD na Unidade Central, periodicamente, conforme cronograma estabelecido pela Diretoria, elaborando relatório mensal dos acompanhamentos realizados. Monitorar as inserções no SISAD da Unidade Central e das SRE de acordo com o cronograma de 2016. Realizar capacitação sobre legislação e procedimentos da avaliação de desempenho no 1º semestre, para os Gestores e membros da Comissão de Avaliação. Secretariar a comissão de avaliação de desempenho da Diretoria no decorrer do ciclo de avaliação, sendo responsável pela inserção dos Instrumentos de Avaliação no SISAD. PGDI Competências - Res_SEPLAG_001_2013.doc

10 1.2 Competências / Conhecimentos / Habilidades
Francine 1.2 Competências / Conhecimentos / Habilidades 1.3 Ações de Desenvolvimento Aperfeiçoar a habilidade de administração do tempo. Realizar o planejamento das atividades diárias, priorizando as mais importantes. Manter-se atualizada com a legislação sobre Avaliação de Desempenho por Competências. Aprimorar suas habilidades na utilização das ferramentas Excel e Power Point. Estudar permanentemente as legislações pertinentes ao trabalho. Fazer check list de suas atividades diárias e prioritárias. Buscar conhecimento nos meios disponíveis (cursos on line ou colegas) para utilização de planilhas eletrônicas e elaboração de apresentações em Power Point. Ler textos sobre administração de tempo e planejamento de atividades. * Neste campo a chefia poderá dar dicas de como o servidor pode melhorar seu desenvolvimento. PGDI Competências - Res_SEPLAG_001_2013.doc

11 Francine 2. PONTOS FORTES
Neste campo cite os pontos de destaque do servidor, habilidades e atitudes que ele possui e que facilitam o cumprimento das atividades dentro da organização (máximo 8 itens) 1 Conhecimento da legislação 2 Experiência no setor 3 Sabe ouvir (o outro) 4 Articulada 5 Acessível 6 Bom relacionamento com os colegas 7 8 Data: ___/___/_____ ________________________ ________________________ Assinatura Servidor Assinatura Chefia Imediata

12 3. ACOMPANHAMENTOS Francine
Nestes campos a chefia deverá verificar se as entregas acordadas (produtos, projetos etc.) estão de acordo com o estabelecido, além de acompanhar se o servidor melhorou seu desempenho por meio das ações de desenvolvimento sugeridas no planejamento. O feedback deverá ser baseado em fatos ocorridos ao longo do período avaliatório e não em opiniões. Nesse momento é possível que seja revisto ou alterado algum ponto acordado.

13 Francine 3. ACOMPANHAMENTOS
Data: ___/ 07 /2016 2º Acompanhamento Data: ___/ 10 /2016 A servidora realizou a análise tempestiva dos processos de AD. A servidora orientou às SRE sobre os registros de AD. A servidora monitorou as diretorias da Unidade Central e orientou gestores e secretários das Comissões de AD sobre a documentação das pastas de AD seguindo o cronograma estabelecido. Entrega não realizada: a capacitação prevista não foi realizada por falha no planejamento das ações da servidora. A servidora realizou suas entregas com Foco em Resultados: deu continuidade às ações do primeiro semestre, com melhorias no planejamento do seu trabalho e na administração do seu tempo, por meio de leituras de textos disponíveis nas Trilhas do Desenvolvimento; participou de cursos on line sobre Excel e Power Point; monitorou as pastas de AD e orientou as SRE sobre as devidas adequações e registros no SISAD, tempestivamente. * Neste campo, a chefia deve potencializar os pontos fortes do servidor, não ressaltar somente os pontos fracos. Assinatura Servidor: Assinatura Chefia Imediata: PGDI Competências - Res_SEPLAG_001_2013.doc

14 OBSERVAÇÕES SOBRE O PGDI
O PGDI subsidiará o processo de avaliação de desempenho, cabendo à chefia preenchê-lo em conjunto com o servidor. Não se deve usar como “Ponto Forte” o nome das Competências (Foco no Cliente; Foco no Resultado; Inovação; Comprometimento Profissional; Trabalho em Equipe). Caso a chefia tenha um contato recente com o servidor poderá preencher este campo posteriormente. Os dois acompanhamentos são obrigatórios para os servidores que trabalharam nos dois semestres. Mesmo o servidor não tendo tempo para ser avaliado, deve ser feito o PGDI e, pelo menos, um acompanhamento. Quando houver divergência entre a percepção da chefia e do servidor no momento de realização do(s) acompanhamento(s), deve-se registrar no PGDI as duas percepções. O PGDI é adequável: novas entregas podem ser inseridas, assim como outras podem ser finalizadas registrando e justificando as possíveis alterações de suas tarefas.

15 CRONOGRAMA 2016 SEPLAG AÇÃO PRAZO RESPONSÁVEL Elaboração do PGDI 2016 do servidor e definição das ações/entregas Até março Chefia imediata e servidor avaliado (individualmente) Importação do PGDI/Competências 2016 no SISAD Até abril Secretário da Comissão de Avaliação de Desempenho Realização do 1º acompanhamento do PGDI/ Competências 2016 para verificação do cumprimento das metas pactuadas e redefinição das metas, se necessário Até julho Importação do registro do 1º acompanhamento do PGDI/Competências 2016 no SISAD Até agosto Realização do 2º acompanhamento do PGDI/Competências 2016 para verificação final do cumprimento das metas pactuadas Até outubro Importação do 2º acompanhamento do PGDI/Competências e do Instrumento de Avaliação de Desempenho/2016 no SISAD Até fevereiro

16 SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS – SRH
DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO – DIAD Página da DIAD: seeavaliacaodesempenho.educacao.mg.gov.br Trilhas de Desenvolvimento: da Avaliação de Desempenho - DIAD:


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