A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIOLOGIA. COORDENADOR TECNICO COORDENADOR DE ÁREA ADJUNTOS COORDENADOR INSTITUCIONAL EQUIPE BIOLOGIA AVALIADOR ESPECIALISTA LI + LD AVALIADO R LI + LD.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIOLOGIA. COORDENADOR TECNICO COORDENADOR DE ÁREA ADJUNTOS COORDENADOR INSTITUCIONAL EQUIPE BIOLOGIA AVALIADOR ESPECIALISTA LI + LD AVALIADO R LI + LD."— Transcrição da apresentação:

1 BIOLOGIA

2 COORDENADOR TECNICO COORDENADOR DE ÁREA ADJUNTOS COORDENADOR INSTITUCIONAL EQUIPE BIOLOGIA AVALIADOR ESPECIALISTA LI + LD AVALIADO R LI + LD Apoio técnico Centro de Tecnologia de Software

3

4 BIOLOGIA CRITÉRIOS ELIMINATÓRIOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA utiliza a contextualização e a interdisciplinaridade como premissas básicas para a organização didático-pedagógica dos assuntos e o desenvolvimento das atividades. traz uma abordagem integrada dos conteúdos tratados e apresenta atividades de caráter interdisciplinar, considerando a importância da articulação entre os diferentes componentes curriculares da área de Ciências da Natureza e de outras áreas. desenvolve os conteúdos e apresenta as atividades, de forma contextualizada, considerando tanto a dimensão histórica da produção de conhecimento, quanto a dimensão vivencial dos estudantes no que se refere à preparação para a vida e para o mundo do trabalho. possibilita o contato com diferentes linguagens e formas de expressão cultural para desenvolver os conteúdos de Biologia, Física e Química.

5 BIOLOGIA CRITÉRIOS ELIMINATORIOS ESPECÍFICOS PARA O COMPONENTE CURRICULAR BIOLOGIA (uma síntese) Compreende o fenômeno da vida em sua diversidade de manifestações, inter- relações e transformações com e no ambiente; Organiza os conhecimentos biológicos em torno de temas estruturadores como origem e evolução da vida;identidade dos seres vivos e diversidade biológica;transmissão da vida, ética e manipulação genética interação entre os seres vivos e desses com o ambiente; qualidade de vida das populações humanas; Auxilia na construção de que os conhecimentos biológicos e as teorias em Biologia se constituem em modelo explicativos elaborados em determinado contexto, superando uma visão a-histórica; Evita a visão finalista e antropocêntrica do fenômeno biológico.

6 BIOLOGIA Auxilia a construção do conceito de biodiversidade para o entendimento e defesa da vida e a qualidade de vida humana; Possibilita a participação no debates de temas contemporâneos que envolvam conhecimentos biológicos; Possibilita o reconhecimento das formas pelas quais a Biologia faz parte das culturas e influencia a visão de mundo; Propicia a relação dos conceitos de biologia com os de outras ciências para entender processos como a origem da vida e do universo, fluxo de energia, sustentabilidade dos ambientes naturais etc. Apresenta o conhecimento biológico formas específicas de expressão da linguagem científica e tecnológica, suas manifestações na mídia, na literatura e na arte como forma de expressão dos códigos da biologia e da cultura; Contribui para que os conhecimentos biológicos sirvam para reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero, bem como para a formação de atitudes, posturas e valores que eduquem os cidadãos no contexto étnico-racial na construção de uma sociedade democrática;

7 BIOLOGIA MANUAL DO PROFESSOR Apresenta a disciplina escolar Biologia no contexto da área de Ciências da natureza, suas metodologias de produção e apreensão do conhecimento. Considera o papel mediador do professor na condução das atividades, rompendo com a visão finalista e antropocêntrica do fenômeno biológico. Oferece ao professor oportunidade de refletir sobre as diferentes propostas pedagógicas do ensino de Biologia e suas implicações para os processos de ensino e de aprendizagem. Oferece indicações de leituras diversificadas sobre educação em ciência-ensino de Biologia e sugestões de atividades pedagógicas complementares e interdisciplinares. Fornece possibilidades teórico-metodológicas que favoreça no processo de ensino-aprendizagem o reconhecimento de formas de discriminação racial, social, de gênero, sexualidade e de como pode favorecer processos educativos emancipatórios (não excludentes)

8 PROCESSO DE AVALIAÇÃO  1 obra (Tipo 1 ou Tipo 2) por dupla de avaliadores*, no formato duplo-cego;  16 obras (Tipo 1 ou Tipo 2) por avaliador, analisando somente a área de especificidade da Biologia: botânica, ecologia, embriologia-citologia-histologia-fisiologia, genética e zoologia no material impresso e digital;  Reuniões de trabalho. * Professores do Ensino Superior - área específica da Biologia e da Educação - Professores de Biologia do Ensino Médio e Professores / Especialistas das áreas de Biologia.

9 PARTE DA FICHA DE AVALIAÇÃO

10 BIOLOGIA ASPECTOS GERAIS DAS OBRAS DE BIOLOGIA os conhecimentos biológicos encontram-se numa perspectiva que favorece a explicitação e consideração dos conhecimentos prévios dos estudantes, a interdisciplinaridade e a contextualização. a contextualização e a interdisciplinaridade na maior parte das vezes estão apresentadas em seções e boxes. No caso da interdisciplinariedade é crescente a presença de sugestões de projetos para sua implementação em sala de aula. presença de maior articulação, no texto principal, entre conhecimentos biológicos e culturas, embora o diálogo ainda esteja focalizado mais nos boxes, seções e textos complementares. apresentação e discussão de temas atuais no debate acerca da produção dos conhecimentos biológicos e de outros temas a eles atrelados com maior intensidade no diálogo com outros campos de saber.

11 BIOLOGIA Algumas obras relaciona o conhecimento biológico nas produções artístico-culturais possibilitando abordar como a biologia está presente nas sociedades e na cultura. Para tal inserem artigos de jornais, manifestações artísticas como poemas, pinturas, filmes. Algumas obras estabelecem relações entre os objetos de conhecimento e suas funções socioculturais em diversos grupos sociais, principalmente em temas de saúde e questões sócio ambientais. Apresenta, por vezes, o conhecimento biológico e suas teorias e modelos explicativos elaborados em determinados contextos sociais e culturais apresentando-os, por exemplo, nas sugestões de filmes.

12 BIOLOGIA CONTEÚDOS trazem conceitos e informações corretas e atualizadas, contextualizada muitas vezes, dentro da construção histórica da Ciência e dialoga com os conteúdos com outras ciências: em textos, atividades, ilustrações, imagens e OED. os conteúdos biológicos organizam-se em torno de temas estruturadores: a maioria origem da vida ou da evolução. distam de uma visão finalista e antropocêntrica. contribuem para a formação de valores e atitudes, pois articulam-se em aspectos sócio culturais, políticos e econômicos. contribuem para a percepção de que os conhecimentos biológicos não devem contribuir com a discriminação racial, social e de gênero. evidencia a relação entre o desenvolvimento do conhecimento científico e a promoção da qualidade de vida.

13 BIOLOGIA ATIVIDADES estão propostas em seções específicas, buscam contextualizar o conhecimento biológico e fazer conexões interdisciplinares. estimulam os estudantes a encontrar informações em fontes diversas e a realizar atividades práticas estruturadas: entrevistas com diferentes atores sociais; experimentos simples; projetos de pesquisa. exercícios que desenvolvem o pensamento crítico e autônomo do estudante, apoiados na problematização e que contemplam questões de vestibulares e do ENEM. exploram atividades em espaços não escolares como museus, zoológicos, reservas e outros espaços culturais.

14 BIOLOGIA O Manual do Professor contempla a dimensão conceitual. traz atividades para o levantamento de conceitos prévios no formato de questões. traz sugestões de bibliografia voltadas para o campo da Biologia e para as discussões da Educação em Ciências. considera e respeita o papel mediador do professor de biologia. possui leituras complementares e apresenta filmes, sites, textos e atividades complementares. sugere atividades que promovam diversas habilidades: atividades colaborativas, elaboração de pesquisas, trabalhos de campo, recursos tecnológicos para aprendizagem, mapas conceituais, etc apresenta outras formas de avaliação da aprendizagem no entanto, mais raramente auxilia o professor a refletir sobre as suas ações e amplia as possibilidade de abordagens.

15 BIOLOGIA PROJETO GRÁFICO adequado aos objetivos da obra e funcional para a explicitação de fenômenos e processos, complementando textos. as imagens e ilustrações são claras, precisas e motivadoras e possuem escalas, legendas e proporções tão importante no ensino da biologia. Em algumas obras vêm acompanhadas de questões que permitem o levantamento de conhecimentos prévios. as imagens e ilustrações permitem a contextualização dos conceitos, respeitando a regionalização e a diversidade cultural. as imagens e ilustrações não reforçam ou induzem preconceitos e estereótipos, no entanto, apresentam limitações em explorar aspectos relacionados à diversidade étnica e cultural da população brasileira. Em destaque as imagens de índios, negros e brancos.

16 Objetos Educacionais Digitais Componente Curricular: BIOLOGIA

17 BIOLOGIA Quantidade variável Diversidade entre obras: 38 a 231 OED por obra – 10 a 80 OED por volume 1 OED cada 32p. a 1 OED cada 4p.

18 BIOLOGIA Perfil Geral Diversidade de tipologias (maior ou menor em cada obra) – Áudio – PDF – Vídeos – Jogos, simulações e infográficos interativos Denominações diversas

19 BIOLOGIA Áudio Imagens Fotos; Galerias; Galerias de imagens; Imagens; Imagem 360º; Imagem com camadas; Slide show; Mapas Animações e Vídeos Hipermídia Hipermídia (infográficos, interativos, mapas); Infográficos; Interativo; Aplicativos Jogos e Simulações Jogos Educacionais; Simulações; Simuladores Hiperlink Páginas da web Textos e Questões PDF; Quiz; Testes; Textos

20 BIOLOGIA Qualidade - Relação com livro impresso Complementaridade (exigida edital) Complementaridade, mas que dialoga de forma mais clara com conteúdos e abordagem didática do livro – Ex.: Atividades associadas – Ex.: Orientações coordenadas (LI e LD)

21 BIOLOGIA Qualidade - Relação com livro impresso Possibilitam: – elementos para construção de explicações; – reforço às ideias apresentadas; – foco em temas pouco explorados ou explorados superficialmente; – questões contemporâneas e/ou polêmicas; – orientações para uso fora contexto escolar.

22 BIOLOGIA Qualidade – Abordagem gráfica/didática Imagens 2D, parecidas com as do Livro Impresso; Animações lineares, sequências de fotografias e/ou ilustrações estáticas; Imagens 3D, impossíveis no Livro Impresso; Dinamismo na ilustração de processos mais abstratos ou complexos (fototropismo, metamorfose, decomposição, etc.)

23 BIOLOGIA Qualidade – Informativo-Crítico Nível de interação OED: – PDF; – Simulações; – Jogos (diferentes níveis de interação e uso pedagógico).

24 BIOLOGIA Qualidade - Manual Orientações úteis, completas e relevantes no Manual e/ou no Manual Digital. Orientações sobre importância dos OED. Bibliografia e sugestões de leitura relacionadas aos recursos digitais. Orientações específicas para cada objeto. Objetos específicos para os docentes.

25 BIOLOGIA Qualidade Adaptações Material estrangeiro traduzido – Boa qualidade – Atenção especificidades brasileiras Materiais de níveis diversos (EF e EM), com orientações mais aprofundadas.


Carregar ppt "BIOLOGIA. COORDENADOR TECNICO COORDENADOR DE ÁREA ADJUNTOS COORDENADOR INSTITUCIONAL EQUIPE BIOLOGIA AVALIADOR ESPECIALISTA LI + LD AVALIADO R LI + LD."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google