A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEB/MEC. Números da consulta pública 304.677 cadastrados no Portal: -4.286 organizações; -44.997 escolas; -8.621 estudantes de educação básica; -6.714.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEB/MEC. Números da consulta pública 304.677 cadastrados no Portal: -4.286 organizações; -44.997 escolas; -8.621 estudantes de educação básica; -6.714."— Transcrição da apresentação:

1 SEB/MEC

2 Números da consulta pública 304.677 cadastrados no Portal: -4.286 organizações; -44.997 escolas; -8.621 estudantes de educação básica; -6.714 pais e responsáveis por estudantes da educação básica; -209.179 professores de educação básica e ensino superior. 12.226.510 contribuições ao texto preliminar 24 milhões de respostas às perguntas sobre clareza, objetividade e pertinência dos OAs 27.147 novos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

3 Principais alterações nos documentos Introdutórios I – Sobre a construção de uma BNCC para o Brasil o percurso que leva à construção da BNCC, sua relação com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e seu papel na construção de um Sistema Nacional de Educação; o papel dos movimentos sociais na definição de direitos de aprendizagem e desenvolvimento, papel da BNCC na superação de desigualdades e discriminações; relações da BNCC com outras políticas curriculares; processo de elaboração da BNCC, de seu caráter democrático, de sua representatividade e legitimidade.

4 II- Princípios que regem uma Base Nacional Comum Curricular e Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento – revisão dos 12 direitos da versão preliminar

5 Direitos de aprendizagem e desenvolvimento que se afirmam em relação a princípios éticos As crianças, adolescentes, jovens e adultos, sujeitos da educação básica, têm direito. a serem respeitados e acolhidos na sua diversidade, sem preconceitos de origem, etnia, gênero, orientação sexual, idade, convicção religiosa e quaisquer outras formas de discriminação, bem como terem valorizadas suas identidades, saberes, culturas e potencialidades, reconhecendo-se como parte de uma coletividade com a qual devem se comprometer.. à apropriação de conhecimentos referentes à área socioambiental que afetam a vida e à dignidade humanas em âmbito local, regional e global, de modo que possam assumir posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmos, dos outros e do planeta.

6 Direitos de aprendizagem e desenvolvimento que se afirmam em relação a princípios políticos As crianças, adolescentes, jovens e adultos, sujeitos da educação básica, têm direito. às oportunidades de constituírem-se como indivíduos bem informados, capazes de exercitar o diálogo, analisar posições divergentes, respeitar decisões comuns para a solução de conflitos, fazer valer suas reivindicações a fim de inserirem-se plenamente nos processos decisórios que ocorrem nas diferentes esferas da vida pública. à apropriação de conhecimentos que lhes permitam realizar leitura crítica do mundo natural e social, por meio da investigação, reflexão, interpretação, elaboração de hipóteses e argumentação, com base em evidências, colaborando para a construção de uma sociedade mais solidária, na qual a liberdade, a autonomia e a responsabilidade sejam exercidas. à apropriação de conhecimentos e experiências que possibilitem o entendimento da centralidade do trabalho no âmbito das relações sociais e econômicas e que permita fazer escolhas autônomas alinhadas ao seu projeto de vida pessoal, profissional e social.

7 Direitos de aprendizagem e desenvolvimento que se afirmam em relação a princípios estéticos As crianças, adolescentes, jovens e adultos, sujeitos da educação básica, têm direito. à participação em práticas e fruições de bens culturais diversificados, valorizando-os e reconhecendo-se como parte da cultura universal e local;. ao desenvolvimento do potencial criativo para formular perguntas, resolver problemas, partilhar ideias e sentimentos, bem como expressar-se em contextos diversos daqueles de sua vivência imediata, a partir de múltiplas linguagens: científicas, tecnológicas, corporais, verbais, gestuais, gráficas e artísticas.

8 Alterações na estrutura de apresentação dos documentos Entrada por etapa de escolarização. No interior das etapas: - Eixos de formação; -Os sujeitos na etapa; -Objetivos gerais das áreas na etapa (referidos aos eixos); -Componentes e seus objetivos de aprendizagem.

9 Alterações para a educação infantil Apresentação de objetivos de aprendizagem e desenvolvimento em relação a três grupos etários distintos: Bebês0 a 18 meses Crianças bem pequenas19 meses a 3 anos e 11 meses Crianças pequenas4 anos a 6 anos e 11 meses

10 Exemplos de definição de objetivos para os diferentes grupos etários CAMPO DE EXPERIÊNCIA O EU, O OUTRO, O NÓS BebêsPerceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos, construindo relações de amizade Crianças bem pequenasDemonstrar atitudes cuidadosas na interação com várias crianças e adultos Crianças pequenasSeguir regras nas brincadeiras e jogos com outras crianças, aprendendo a lidar com o sucesso e com a frustração.

11 CAMPO DE EXPERIÊNCIAS CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS BebêsExpressar corporalmente emoções, necessidades e desejos, ampliando suas estratégias comunicativas Crianças bem pequenasExplorar gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nas diversas brincadeiras corporais e de faz de conta. Crianças pequenasFazer uso de movimentos cada vez mais precisos ao interagir com colegas e adultos em brincadeiras e atividades da cultura corporal.

12 Explicitação do papel da educação infantil com relação à leitura e à escrita CAMPO DE EXPERIÊNCIA ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO Crianças pequenas Registrar experiências pessoais ou atividades realizadas na escola em fotografias, vídeos, desenhos e escrita (convencional ou não). Ditar textos orais ao professor, individualmente ou em grupo. Produzir suas próprias escritas, convencionais ou não, em situações com função social significativa. Levantar hipóteses sobre as características de textos escritos: frases, palavras, espaços em branco, sinais de pontuação e outras marcas.

13 Ensino Fundamental Definição de eixos que articulam todas as áreas do EF com base nos quatro objetivos apresentados pelas DCNEF para a etapa. Eixo 1- Letramentos e capacidade de aprender; Eixo 2- Leitura do mundo natural e social; Eixo 3- Ética e pensamento crítico; Eixo 4- Solidariedade e sociabilidade.

14 Outras alterações relevantes Linguagens: organização do documento de Língua Portuguesa em eixos – oralidade, leitura, escrita – e inclusão de um tópico de estudos da língua e norma. Ciências Humanas: maior clareza aos documentos de História e Geografia e maior integração entre ambos; Ensino religioso como área de conhecimento Matemática e Ciências: melhor adequação dos objetivos às etapas de escolarização.

15 Exemplos Língua Portuguesa


Carregar ppt "SEB/MEC. Números da consulta pública 304.677 cadastrados no Portal: -4.286 organizações; -44.997 escolas; -8.621 estudantes de educação básica; -6.714."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google