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Documento para Captação de Recursos. Ideia e projeto "(…) é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas,

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Apresentação em tema: "Documento para Captação de Recursos. Ideia e projeto "(…) é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas,"— Transcrição da apresentação:

1 Documento para Captação de Recursos

2 Ideia e projeto "(…) é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de tempo e de orçamento dados.” (Definição da ONU) "Defini-se projeto como uma organização transitória, que compreende uma sequência de atividades dirigidas à geração de um produto singular em um tempo dado.” (Thiry-Cherques)

3 Documento para captação de recursos Principais erros: Transportar para o papel o que está no campo do abstrato. Não saber escrever o projeto. Não ser objetivo, não dizer do que se trata. Não saber quanto custa o projeto. Utilizar o mesmo modelo de projeto para diferentes patrocinadores.

4 Proposta comercial Levar em consideração as necessidades de marketing da empresa. Capacidade do projeto de adaptar-se. Não deve estar com as portas fechadas, amarrado. Criar situações de interesse para o patrocinador. Prever situações que readequem e redimensionem o projeto. Jogo claro, limpo e transparente.

5 Documento para captação de recurso. Linguagem leve e objetiva. Textos curtos, tornando a leitura mais atraente. Quem são as pessoas que vão avaliar o projeto? Quais informações elas esperam receber? Quais são as expectativas dessas pessoas quanto ao modo de apresentação das informações? A redação e o trato visual devem ser primorosos. Algumas vezes é necessário um investimento inicial.

6 Capa Atenção especial. Embalagem do documento. Aparência atraente para que se destaque em meio às outras propostas. Sem excessos. Estética diferenciada com sobriedade. Ilustrações e fotografias desde que tenham apelo visual e funcionem como argumentos de venda.

7 Folha de rosto Nome do projeto Responsáveis por sua realização.

8 Apresentação, objetivos e justificativa Função: situar os leitores sobre o projeto e suas características gerais. O que é o projeto: Local e data de realizaçãol Histórico de sua concepção; Identificação dos eventos ou produtos gerados pelo projeto; Citação de atividades paralelas que estejam programadas.

9 Apresentação, objetivos e justificativa "A objetividade é indispensável. Raramente um patrocinador dedica seu tempo à leitura pormenorizada do projeto. Por isso, é importante que todas as informações relevantes sejam colocadas no início. Os complementos vêm em seguida.” (BRANT) Em nome da objetividade necessária à negociação de projetos culturais, recomenda-se fundir os tópicos objetivos, e justificativa com a apresentação no documento para captação de recursos. (AVELAR)

10 Apresentação, objetivos e justificativa Incluir finalidade ou por que torná-lo realidade. Questões que podem ser abordadas: as eventuais carências que serão supridas com a execução do projeto; A importância de sua inserção no contexto cultural e social; A sua adequação ao momento. Ressaltar os diferenciais do projeto e os atributos que o tornam único -> ganchos entre projeto e empresa.

11 Dica do autor (AVELAR) Antes de começar a escrever o projeto, tente estruturar um primeiro orçamento daquilo que está sendo proposto. Confronto da ideia inicial com a realidade. A elaboração do orçamento ajuda a colocar os pés no chão e a abandonar as “viagens”.

12 Ficha técnica Profissionais envolvidos por atividade. Destacar profissionais, instituições ou grupos que o prestígio funcione como argumento de venda. Anexar breves currículos, inclusive do realizador: realizações mais expressivas.

13 Cronograma Apresenta graficamente os principais momentos de cada fase da execução do projeto. *Sua inclusão é facultativa em casos de propostas de natureza simples ou cuja execução ocorra em breve espaço de tempo.

14 Público-alvo A quem se destina o projeto. Do ponto de vista do patrocinador é um dos itens indispensáveis!!! O público que será atingido diretamente (quantidade de espectadores, visitantes, leitores, ouvintes, etc); O perfil do público a ser atingido (classe social, faixa etária, sexo); A abrangência do projeto (local, regional, estadual, nacional, internacional); O potencial de atração de mídia espontânea do projeto e de seus participantes; O perfil do local de realização e a justificativa de sua escolha.

15 Público-alvo Para as empresas, o patrocínio é uma técnica de comunicação associativa. Atributos simbólicos da ação: jovialidade; exclusividade, contemporaneidade, transgressão, tradição, bom gosto, independência, erudição, popularidade, seriedade, irreverência, etc. Explicitação dos valores mais evidentes.

16 Divulgação Estratégias de divulgação do projeto: mídia, peças gráficas, créditos no local do evento; assessoria de imprensa, promoções. As especificações técnicas das diversas peças de divulgação e as quantidades que serão produzidas precisam ser informadas à empresa. Quais as mídias programadas; formato dos anúncios; espaços onde serão veiculados e sua frequência. Eventuais parcerias previamente firmadas com veículos de comunicação.

17 Investimento e retorno Valor a ser desembolsado pelo patrocinador. Primeira estratégia: apresentação total do patrocínio em cota única de participação. Outra opção: divisão do patrocínio em cotas, com a apresentação de um plano de reciprocidade: valores; hierarquia de créditos e retorno aos investidores. Possibilidade de obtenção de benefícios fiscais por intermédio das leis de incentivo à cultura, quando for o caso. Citar limites dos benefícios aprovados e os percentuais de abatimento. Estabelecer valores adequados para os investimentos das empresa: nem superestimar, nem subestimar.

18 Investimento e retorno Moedas de troca oferecidas à empresa em troca do apoio ao projeto. Quanto mais diversificada a lista de itens de retorno para o patrocinador, mas força de venda tem a proposta. Cada item da listagem deve estar previsto no orçamento para garantir o cumprimento do que foi acordado.

19 Itens complementares Podem ser incluidos no documento ou apresentados separadamente. Apenas se realmente funcionarem como argumento de venda. Clipping de projetos anteriores Fotografias Vídeos Fitas Livros Catálogos CDs / CD-ROMs Projetos de cenários e figurinos Maquetes Layouts de peças gráficas e anúncios Story boards

20 Assinatura Ausência: erro primário!! Nome; nome da empresa; endereço completo; telefone e e-mail para contato. Nem sempre o empreendedor tem a oportunidade de apresentar o projeto diretamente à pessoa que decide sobre o assunto. Sem a argumentação verbal é necessário que o documento para captação venda o projeto por si e provoque impressão positiva naqueles que o recebem.

21 Referências Montagem de documentos para captação de recursos. In: AVELAR, Rômulo. O avesso da cena: notas sobre produção e gestão cultural. 3.ed. Belo Horizonte: Ed. do Autor, 2013. Projeto Cultural: formatação. In: BRANT, Leonardo. Mercado cultural: investimento social, formatação e venda de projetos, gestão e patrocínio, política cultural. São Paulo, Escrituras Editora, 2001.


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