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Por fim, adotamos a premissa de que a escola é o espaço por excelência que pode permitir uma ampliação cultural musical dos alunos, sobretudo dos menos.

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Apresentação em tema: "Por fim, adotamos a premissa de que a escola é o espaço por excelência que pode permitir uma ampliação cultural musical dos alunos, sobretudo dos menos."— Transcrição da apresentação:

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3 Por fim, adotamos a premissa de que a escola é o espaço por excelência que pode permitir uma ampliação cultural musical dos alunos, sobretudo dos menos favorecidos (como é o caso da escola em questão), desde que forneça instrumentos efetivos de apropriação da linguagem musical (PENNA, 2010). Quando se exime de cumprir esse papel, a escola passa a ser um mero instrumento de reprodução das situações postas social e familiarmente (BOURDIEU, 1998), pois os alunos que já chegam na instituição com referências culturais privilegiadas terão mais chance de se sair bem nas atividades artísticas do que aqueles cujas referências são bastante limitadas. Alguns pressupostos teóricos

4 Alguns achados do Trabalho de conclusão de curso (2013), que impulsionaram a o anteprojeto

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6 Hierarquização das manifestações musicais

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8 Segundo Castro (2010), a música erudita contemporânea, envolta por seus símbolos, muitas vezes é eleita por um pequeno grupo. Ainda segundo Castro (2010), faz-se necessária uma etnografia da musica eridita contemporânea nos cursos de música, para compreensão das possibilidades de sua feitura Segundo Castro (2011, p 613): “As culturas urbanas das minorias étnicas e as culturas nacionais devem estar presentes no campo da musicologia da mesma forma que deve ser praticada uma etnograia da tradição clássica para democratizar o cânone e desvendar as estratégias conscientes de ocupação desse campo cultural.” A obra de Agnes Heller adquiriu especial interesse para a pesquisa educacional, sobretudo no que se refere ao estudo da vida cotidiana como lugar privilegiado de apreensão do processo histórico(Patto, 1993). Mais alguns pressupostos

9 Refletir sobre o material sonoro (música) presente em uma escola regular (em sala de aula ou não e os “gostos” e percepções dos atores sobre música) pública e particular, e em uma universidade de música, para uma discussão sobre as consequências destes olhares sobre a prática no ensino (recepção e preparação das aulas). Objetivos específicos Levantar aspectos sobre os universos musicais presentes nos diferentes grupos (alunos, professores músicos, professores de artes não músicos, professores de outras disciplinas, funcionários, pais de alunos) Verificar a relação dos participantes com música (alunos, professores músicos, professores de artes não músicos, professores de outras disciplinas, funcionários, pais de alunos) a, quais musicas ouvem habitualmente, quais músicas conhecem; Verificar que tipo de música o meio oferece (escola, casa, festas) Realizar levantamento sobre o “estado da arte” na literatura sobre ensino de música e etnomusicologia aplicada ao ensino de música. Observação de posturas e condutas frente a diferentes músicas, seja no recreio, na sala de aula ou outro. Verificar a relação dos atores com ensino de música- suas experiências Verificar suas relações com as músicas oferecidas na escola e fora dela (praticas folcloricas, por exemplo)

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