A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA APOIO: IEMCI/UFPA UMA QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA: Bullying na Escola Orientadores: Felipe Bandeira Netto, Antônio Pedro de Souza Dias, Odielson.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA APOIO: IEMCI/UFPA UMA QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA: Bullying na Escola Orientadores: Felipe Bandeira Netto, Antônio Pedro de Souza Dias, Odielson."— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA APOIO: IEMCI/UFPA UMA QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA: Bullying na Escola Orientadores: Felipe Bandeira Netto, Antônio Pedro de Souza Dias, Odielson Duarte Leão CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS Universidade Federal do Pará Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI Clube de Ciências da UFPA Turma: Ensino Médio OBJETIVO Expositora: Eloize da Silva Costa RESULTADOS E DISCUSSÕES INTRODUÇÃO O bullying é um tipo de violência, tanto física quanto verbal e psicológica. As pessoas que sofrem essa agressão, na maioria das vezes ficam com depressão, vive apreensiva e com medo de tudo. Como diz FANTE (2005, p. 28 e 29) “bullying é um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais alunos contra outro (s), causando dor, angústia e sofrimento. Insultos, intimidações, apelidos cruéis, gozações que magoam profundamente, acusações injustas, atuação de grupos que hostilizam, ridicularizam e infernizam a vida de outros alunos levando-os à exclusão, além de danos físicos, morais e materiais”. O trabalho tem por objetivo mostrar algumas consequências negativas do bullying e o quanto isso influência na vida social das pessoas que o sofreram, evidenciando muitas vezes a negligência de algumas pessoas. Assim como as principais causas do bullying e o porque a vítima sofre calada. Após a leitura e alguns artigos e experiências vivenciadas, foram elaboradas dez perguntas, das quais somente cinco foram utilizadas em uma entrevista feita com um jovem de dezessete anos, ex aluno do clube de ciências, que sofreu bullying por um longo período em sua escola, as perguntas foram registradas em áudio. Após essas respostas serem dadas, a análise foi feita mediante ao entendimento a respeito, com o auxilio de artigos. O bullying acontece normalmente em ambientes escolares, mas pode ocorrem em diversos lugares, como diz FANTE (2008) sobre o bullying “Pode ocorrer em diversos espaços da escola ou fora dela, como também em ambientes virtuais, denominado bullying virtual ou cyber bullying, onde os recursos da tecnologia de informação e comunicação são utilizados no assédio”. “Zoacão”, é como muitas vezes surge o bullying, e essa prática muitas vezes pode ser vista como natural, mais pode levar a consequências graves, como agressões físicas, afetar psicologicamente algumas pessoas e até em casos extremos ao suicídio e homicídio. Na grande maioria das vezes a criança se isola, apresenta dificuldades ao se comunicar, falar em grupos com medo de ser ‘Avacalhado’, e também pelo que foi visto é sempre o último a ser escolhidos em jogos. Durante o tempo que Melissa estudou no clube, contou que foi uma moça que sofreu de obesidade na infância e por conta disso sofria, pois os alunos da escola onde estudava, falavam coisas horríveis para ela, ofendiam com palavras maldosas e que vieram a afetar seu psicológico durante um bom tempo, como diz FANTE (2008) “O bullying tem como marca constitutiva o desrespeito, a intolerância e o preconceito - que impregna as relações humanas em todas as sociedades - contra alguma característica que destaca ou diferencia a vítima dos demais.”, levando quase a uma depressão. Melissa nunca era chamada para jogos e brincadeiras dentro da escola pelo simples fato de ser diferente da maioria, sempre a ignoravam e a desprezavam, deixando assim ela cada vez mais solitária. E nunca tomava nenhuma providência. Houve um tempo que ela comunicou a diretoria da escola mas nada foi feito, como ela diz em um trecho da entrevista: “Bem no inicio não tomei nenhuma providência, mas depois de algum tempo eu decidi contar pra diretora da escola, mas nada foi resolvido” Isso fez com que melissa mudasse, e logo após emagrecer, as relações com seus colegas de classe mudou, ela passou a ser chamada para as brincadeiras, começaram a conversar com ela, hoje as relações dela com as pessoas é muito boa, não se tornando uma pessoa fechada para as relações pessoas, como ela mesmo explicita em um outro trecho da entrevista: “Hoje em dia sou uma pessoa bem aberta, atualmente eu tenho vários amigos e uma boa relação com todos eles” FANTE, Cleo. 2005. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2ª edição. Campinas. Editora Versus, 224 p. LEÃO, L. G. R. O fenômeno bulliyng no ambiente escolar. FACEVV, Vila velha, n. 4, p. 119 - 135, jan./jun. 2010. Lopes Neto AA. Bullying – comportamento agressivo entre estudantes. J Pediatr (Rio J). 2005;81(5 Supl):S164- S172. SILVA, A. B. B. Cartilha 2010 – Projeto justiça na escola. Bulliyng, Brasilia, ed. 1, n. 1, 16 p., 2010. O bullying precisa ser combatido, para evitar que pessoas percam parte importante da vida, ou até mesmo percam a vida, o descaso de algumas pessoas que são autoridades, e o riso das pessoas de coisas que aparentemente são coisas bobas, pode e muitas vezes da força para que o agressor continue a cometer o bullying, o riso e piadinhas legitimam as atitudes agressivas. Muitas vezes cometemos bullying e nem nos damos conta, piadas de mal gosto e brincadeiras, nunca pensamos que a pessoa possa não estar gostando e que somente aceita por que é amigo. Devemos rever nossas atitudes para com a pessoa que nos cercam.


Carregar ppt "METODOLOGIA APOIO: IEMCI/UFPA UMA QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA: Bullying na Escola Orientadores: Felipe Bandeira Netto, Antônio Pedro de Souza Dias, Odielson."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google