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EVENTO DE DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS Análise Pedagógica SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO SAEPE 2014.

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1 EVENTO DE DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS Análise Pedagógica SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO SAEPE 2014

2 2 Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco

3 SAEPE 2014 3 Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco 1) Parâmetros Curriculares estabelecem as expectativas de aprendizagem dos estudantes, ano a ano, em todas as etapas da Educação Básica: anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, e modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Trata-se de um documento fundamental para o planejamento e acompanhamento escolar docente;

4 SAEPE 2014 4 Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco 1) Parâmetros Curriculares construção coletiva de professores da rede estadual, das redes municipais, de universidades públicas do estado de Pernambuco e do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz Fora/CAEd;

5 SAEPE 2014 5 Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco 2) Parâmetros de Formação Docente criar um norte para a preparação dos professores das redes públicas de ensino de Pernambuco e contribuir para que eles se tornem familiarizados e aptos para o trabalho docente em projeto de tal alcance; estão relacionados ao processo de formação continuada dos professores e são apresentados considerando as questões conceituais que envolvem os Parâmetros Curriculares e os Parâmetros na Sala de Aula, bem como as especificidades de cada componente curricular.

6 SAEPE 2014 6 Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco 3) Parâmetros na Sala de Aula são documentos que se articulam com os Parâmetros Curriculares do Estado, possibilitando ao professor conhecer e analisar propostas de atividades que possam contribuir com sua prática docente no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

7 SAEPE 2014 7 Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco 4) Padrões e Níveis de Desempenho do Estudante finalidade de aferir o nível de desempenho dos estudantes das redes estadual e municipais de Pernambuco; estabelecer relação entre as expectativas de aprendizagem dos professores e os padrões de desempenho dos estudantes da Educação Básica;

8 SAEPE 2014 8 Expectativas de Aprendizagem

9 SAEPE 2014 9 Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco Expectativas de Aprendizagem passagem de uma preocupação com o ensino (do professor), para uma preocupação com a aprendizagem (do estudante); reorganização dos tempos e espaços escolares, em atendimento às diferenças dos estudantes, em busca da consolidação de aprendizagens significativas;

10 SAEPE 2014 10 Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco Expectativas de Aprendizagem para a Educação de Jovens e Adultos - EJA para estudantes da EJA, faz-se importante atualizar conhecimentos, trocar experiências, participar de práticas sociais e culturais, aprofundar estudos e ter acesso a novas dimensões do mundo do trabalho e da cultura; serão valorizados interesses, conhecimentos e expectativas, bem como consideradas a diversidade e pluralidade de seus sujeitos

11 SAEPE 2014 11 Momentos de Formação 1º Momento Análise Pedagógica dos Resultados de 3º ano do EF 2º Momento Análise Pedagógica dos Resultados de 5º e 9º ano do EF e 3º ano do EM

12 SAEPE 2014 12 1º Momento Análise Pedagógica dos Resultados de 3º ano do EF

13 SAEPE 2014 13 O SAEPE - 3º EF Histórico O SAEPE avaliou os estudantes ao final do 3º ano do EF, em Língua Portuguesa e Matemática, em 2000, 2002 e 2005; Desde 2008 essas avaliações acontecem anualmente;

14 SAEPE 2014 14 O SAEPE - 3º EF – Rede Estadual Resultados de Proficiência 14 Elementar I – até 400 Elementar II – 400 a 500 Básico – 500 a 575 Desejável – acima de 575

15 SAEPE 2014 O SAEPE - 3º EF – Rede Municipal Resultados de Proficiência 15 Elementar I – até 400 Elementar II – 400 a 500 Básico – 500 a 575 Desejável – acima de 575

16 SAEPE 2014 16 O SAEPE - 3º EF Padrões de Desempenho – Língua Portuguesa Elementar I – até 400 pontos não desenvolveram habilidades básicas de leitura que permitam considerá-los alfabetizados. Apresentam dificuldades de uso das convenções do sistema alfabético para a leitura de palavras formadas por padrões silábicos mais complexos, diferentes do padrão consoante vogal. Demandam intervenções focalizadas em suas dificuldades, ainda relacionadas às expectativas de aprendizagem do eixo “Apropriação do sistema alfabético, propriedades e convenções” dos Parâmetros Curriculares de Pernambuco;

17 SAEPE 2014 17 O SAEPE - 3º EF Padrões de Desempenho – Língua Portuguesa Elementar II – de 400 a 500 pontos desenvolveram algumas habilidades importantes, relacionadas à apropriação do sistema alfabético, ainda não podem ser considerados alfabetizados, uma vez que suas habilidades de leitura se restringem à leitura de palavras, frases e à interpretação de textos não verbais, ou que conjugam linguagem verbal e não verbal (p.e. tirinhas). Não demonstram o desenvolvimento das expectativas de aprendizagem relacionadas ao eixo Leitura e previstas como objeto de sistematização na etapa de escolarização em que se encontram.

18 SAEPE 2014 18 O SAEPE - 3º EF Padrões de Desempenho – Língua Portuguesa Básico – de 500 a 575 pontos já desenvolveram habilidades de leitura que permitem considerá-los ALFABETIZADOS, embora sua capacidade de interação com os textos não seja satisfatória para essa etapa de escolarização. Reconhecem gêneros textuais que circulam em contextos mais próximos às situações da vida cotidiana e que apresentem uma estrutura típica do gênero (p.e.: receita dividida em ingredientes e modo de preparo). Interpretam textos que conjugam linguagem verbal e não verbal, como histórias em quadrinhos, e textos exclusivamente verbais de pequena extensão (com até 10 linhas). A partir da leitura desses textos, esses estudantes localizam informações que se encontrem na superfície textual, especialmente se estiverem localizadas no início ou no final do texto.

19 SAEPE 2014 19 O SAEPE - 3º EF Padrões de Desempenho – Língua Portuguesa Desejável – acima 575 pontos consolidaram as expectativas relativas à leitura do eixo “Apropriação do sistema alfabético” dos PCPE. Reconhecem a função comunicativa de gêneros textuais presentes nas práticas de letramento escolar (narrar contos, fábulas, lendas, poetar - poesias, instruir - receitas, regras de jogos, expor - textos didáticos). A dimensão da decodificação do texto escrito não se apresenta como um empecilho para que eles possam interagir de forma satisfatória com esses textos. Interagem satisfatoriamente com textos mais extensos (entre 10 e 20 linhas), localizando informações que se encontram na superfície textual e produzindo inferências a partir da conjugação dessas informações, mesmo quando os textos são exclusivamente verbais. Identificam elementos de narrativas canônicas, como personagens, tempo e lugar onde os fatos acontecem. Também conseguem ler de forma satisfatória gêneros da ordem do expor, como textos sobre curiosidades científicas.

20 SAEPE 2014 20 O SAEPE - 3º EF – Rede Estadual Percentual de Alunos por Padrão de Desempenho - LP Elementar I – até 400 Elementar II – 400 a 500 Básico – 500 a 575 Desejável – acima de 575

21 SAEPE 2014 O SAEPE - 3º EF – Rede Municipal Percentual de Alunos por Padrão de Desempenho - LP Elementar I – até 400 Elementar II – 400 a 500 Básico – 500 a 575 Desejável – acima de 575

22 SAEPE 2014 22 O SAEPE - 3º EF Os Resultados e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental;

23 SAEPE 2014 23 O SAEPE - 3º EF Os Resultados e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter: a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

24 SAEPE 2014 24 O SAEPE - 3º EF Qual o papel da Matemática no processo de alfabetização? Segundo consta nos PNCs: Interfere na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento e no desenvolvimento do raciocínio; Insere-se em um processo de resolução de problemas, capaz de conduzir a formação de conceitos; Primeiros passos no ambiente escolar: classificar, ordenar, quantificar, medir;

25 SAEPE 2014 25 O SAEPE - 3º EF – Rede Estadual Resultados de Proficiência – Matemática Elementar I – até 475 Elementar II – 475 a 550 Básico – 550 a 625 Desejável – acima de 625

26 SAEPE 2014 O SAEPE - 3º EF – Rede Municipal Resultados de Proficiência – Matemática Elementar I – até 475 Elementar II – 475 a 550 Básico – 550 a 625 Desejável – acima de 625

27 SAEPE 2014 27 O SAEPE - 3º EF Padrões de Desempenho – Matemática ELEMENTAR I - ATÉ 475 Associam um objeto do cotidiano à figura espacial a que se assemelha, reconhecendo nessas condições o cubo, o cilindro e o paralelepípedo. Selecionam medidas de massa expressas simbolicamente em receitas culinárias, demonstrando ser capaz de associar um número à grandeza. Realizam contagem de objetos de um grupo dispostos de várias maneiras. Conseguem ordenar os números em um grupo de números de um algarismo. Conseguem adicionar ou subtrair números de um algarismo com apoio concreto. São capazes de ler e selecionar uma informação fornecida em quadros representados pictoricamente e nos diagramados em tabelas de uma entrada.

28 SAEPE 2014 28 O SAEPE - 3º EF Padrões de Desempenho – Matemática ELEMENTAR II 475 A 550 Reconhecem figuras tridimensionais nos objetos que vê figuras planas como o círculo, o triângulo, o quadrado e o retângulo em objetos representados por desenhos. Identificam objetos situados à frente, dentro, longe, (...) tendo como referência um ponto. Leem horas exatas em relógio analógico, evidenciando conhecimento da função de cada ponteiro. Identificam as moedas e cédulas do nosso sistema monetário e consegue associar grupos de moedas a uma nota. Resolvem problema envolvendo números de um algarismo em situação aditiva com significado de acrescentar e problema inserindo estrutura subtrativa com significados de tirar e completar. Conseguem ler gráficos de colunas simples envolvendo números menores de até dois algarismos, apontando a coluna que indica menor ou maior frequência.

29 SAEPE 2014 29 O SAEPE - 3º EF Padrões de Desempenho – Matemática BÁSICO 550 A 625 Reconhecem o cilindro representado em posições diferentes. Localizam a direita e esquerda de objeto representado em croqui, tendo como referência o ponto de vista do estudante. Selecionam instrumentos (balança, régua e metro, relógio) de medida de massa, comprimento, tempo apropriados à grandeza a ser medida. Leem hora exata e meia hora em relógio de ponteiros. Resolvem problemas: envolvendo adição; de multiplicação; e de divisão com suporte de imagem envolvendo significado de partilha.

30 SAEPE 2014 30 O SAEPE - 3º EF Padrões de Desempenho – Matemática DESEJÁVEL - ACIMA DE 625 Situam, em mapas e croquis, objetos. Consegue identificar as figuras bidimensionais pelo número de lados. Reconhecem o metro, o litro, o quilo como unidades de medidas de comprimento, capacidade e massa. Comparam grandezas, sem recorrer a medições. Leem horas em relógio digital. Resolvem problemas envolvendo situação de divisão com significado de partilha e de medida em contextos simples e relacionada à ideia de inclusão. Associam um problema aditivo inserindo três números ao registro simbólico de uma expressão numérica indicada para resolvê-lo. Consegue, também, em contexto com apoio de imagem, determinar o valor de um fator quando são conhecidos o produto e o outro fator. Leem tabelas de duas colunas com cinco e seis categorias e gráficos com cinco e seis colunas representando números maiores de até três algarismos.

31 SAEPE 2014 31 O SAEPE - 3º EF – Rede Estadual Percentual de Alunos por Padrão de Desempenho - Mat Elementar I – até 475 Elementar II – 475 a 550 Básico – 550 a 625 Desejável – acima de 625

32 SAEPE 2014 32 O SAEPE - 3º EF - Rede Municipal Percentual de Alunos por Padrão de Desempenho - Mat Elementar I – até 475 Elementar II – 475 a 550 Básico – 550 a 625 Desejável – acima de 625

33 SAEPE 2014 33 2º Momento Análise Pedagógica dos Resultados de 5º e 9º EF e 3º EM

34 SAEPE 2014 34 O SAEPE - 5º EF – Rede Estadual Resultados de Proficiência – LP Elementar I – até 125 Elementar II – 125 a 175 Básico – 175 a 210 Desejável – acima de 210

35 SAEPE 2014 O SAEPE - 5º EF – Rede Municipal Resultados de Proficiência – LP Elementar I – até 125 Elementar II – 125 a 175 Básico – 175 a 210 Desejável – acima de 210

36 SAEPE 2014 36 O SAEPE - 5º EF Padrões de Desempenho – LP Elementar I - até 125 pontos Não desenvolveram habilidades básicas de leitura que lhes permitam interagir de forma satisfatória com textos compatíveis com a etapa de escolarização em que se encontram. Esses estudantes não alcançaram, ainda, a maioria das expectativas de aprendizagem previstas para o 5º ano, uma vez que interpretam apenas textos que conjugam linguagem verbal e não verbal, como tirinhas e histórias em quadrinhos. As expectativas de aprendizagem relacionadas à leitura de gêneros poéticos, da ordem do narrar, do expor, do descrever, do argumentar e do relatar ainda não foram desenvolvidas por esses estudantes.

37 SAEPE 2014 37 O SAEPE - 5º EF Padrões de Desempenho – LP Elementar II - 125 a 175 pontos Necessitam do apoio de imagens para compreenderem os textos que leem. Quando se trata de textos exclusivamente verbais, esses estudantes só conseguem extrair informações dos mesmos se forem textos curtos, de até 10 linhas, com vocabulário simples e que abordem temática familiar aos seus contextos de vida. Os gêneros textuais que esses estudantes conseguem ler de forma satisfatória são aqueles que circulam em contextos da vida cotidiana, o que provavelmente dificulta a interação desses estudantes com textos relativos aos diferentes componentes curriculares do 5º ano.

38 SAEPE 2014 38 O SAEPE - 5º EF Padrões de Desempenho – LP Básico – 175 a 210 pontos Desenvolveram habilidades fundamentais para a leitura de textos de diferentes gêneros que circulam no contexto escolar. Começam a desenvolver habilidades necessárias à leitura de gêneros da ordem do expor e do argumentar, que têm ampla circulação no contexto escolar. Identificam uma opinião expressa em um texto, quando marcada pelo verbo “acho” ou por outro verbo que denota esta opinião. Reconhecem o interlocutor provável de textos. Inferem o assunto tratado por gêneros da ordem do expor que tratam de temáticas relativas à vida cotidiana e em narrativas comuns às práticas de letramento escolar. Começam a comparar textos que tratam de uma mesma temática. Desenvolvem habilidades relacionadas à reflexão linguística, ou seja, à capacidade de refletir sobre a língua e suas estruturas. Refletem sobre estruturas textuais.

39 SAEPE 2014 39 O SAEPE - 5º EF Padrões de Desempenho – LP Desejável – acima de 210 pontos Identificam a finalidade de notícias, fábulas e textos da ordem do expor que apresentam várias informações. Compreendem textos mais extensos e de gêneros mais variados, especialmente aqueles que circulam no contexto escolar, veiculando informações relativas aos diferentes componentes curriculares. Estabelecem relações entre partes de um texto e de apreenderem o sentido global de textos que tratam de temáticas diversas. Extraem informações de textos mais extensos, ou o sentido de palavras e expressões menos usuais e que aparecem em textos exclusivamente verbais. Diferenciam fato de opinião em textos que apresentem vários fatos. Estabelecem relações de causalidade entre partes de um texto, mesmo quando não marcadas explicitamente por conjunções; reconhecem diferentes níveis de linguagem (formal e informal).

40 SAEPE 2014 40 O SAEPE - 5º EF – Rede Estadual Percentual de Estudantes por Padrão de Desempenho – Língua Portuguesa Elementar I – até 125 Elementar II – 125 a 175 Básico – 175 a 210 Desejável – acima de 210

41 SAEPE 2014 41 O SAEPE - 5º EF – Rede Municipal Percentual de Estudantes por Padrão de Desempenho – Língua Portuguesa Elementar I – até 125 Elementar II – 125 a 175 Básico – 175 a 210 Desejável – acima de 210

42 SAEPE 2014 42 O SAEPE - 5º EF – Rede Estadual Resultados de Proficiência – Matemática Elementar I – até 150 Elementar II – 150 a 185 Básico – 185 a 220 Desejável – acima de 220

43 SAEPE 2014 43 O SAEPE - 5º EF – Rede Municipal Resultados de Proficiência – Matemática Elementar I – até 150 Elementar II – 150 a 185 Básico – 185 a 220 Desejável – acima de 220

44 SAEPE 2014 44 O SAEPE - 5º EF Padrões de Desempenho – Matemática Elementar I – até 150 pontos Calculam a medida de área, pela contagem de “quadradinhos” de uma figura plana apresentada em malha quadriculada, e calculam a medida do perímetro de uma figura poligonal com suporte da imagem. Resolvem problemas que envolvam adição ou subtração de pequenas quantias de dinheiro, contextualizados em situação de compra de produtos. Estabelecem relação entre diferentes unidades monetárias em uma situação de troca, incluindo a representação dos valores por numerais decimais. Conseguem localizar os números na reta numérica, reconhecem o valor posicional dos algarismos, calculam adição com números de até três algarismos sem reserva. Reconhecem a quarta parte de um todo em representações gráficas. Identificam a categoria de maior ou menor frequência em gráficos de colunas e de barras e em tabelas.

45 SAEPE 2014 45 O SAEPE - 5º EF Padrões de Desempenho – Matemática Elementar II – 150 a 185 pontos Identificam duas figuras simétricas por reflexão, apresentadas em malha quadriculada. Identificam a planificação de um cubo apresentada em meio a outras planificações. Localizam um objeto desenhado em croqui, considerando dois referenciais, e identificam a movimentação de um objeto no espaço a partir de mudanças de direção. Identificam a data de um evento a partir da indicação do dia da semana e resolvem problemas que envolvem medidas de tempo. Resolvem problemas de estrutura aditiva e problemas com mais de um tipo de operação (adição e subtração), todos contextualizados em situações cotidianas. Resolvem problemas com adição e subtração de números racionais, na representação decimal, contextualizados em situações de compra de produtos e de medições. Associam uma representação fracionária simples à sua representação percentual.

46 SAEPE 2014 46 O SAEPE - 5º EF Padrões de Desempenho – Matemática Básico – 185 a 220 pontos Reconhecem a nomenclatura de alguns polígonos. No campo das construções geométricas, além de identificar planificações do bloco retangular, conseguem associar a planificação do cilindro a objetos do mundo físico. Resolvem problemas de multiplicação, envolvendo as ideias de proporcionalidade e de elementos apresentados em disposição retangular, e problemas de divisão envolvendo a ideia de repartir uma coleção em partes iguais. Identificam e associam números a pontos na reta numérica (racionais na sua representação decimal). Determinam porcentagem em situação de compra com desconto. Reconhecem a tabela que apresenta as informações representadas em um gráfico de linhas ou em um gráfico de setores.

47 SAEPE 2014 47 O SAEPE - 5º EF Padrões de Desempenho – Matemática Desejável – acima de 220 pontos Identificam ângulos de 90° em giros representados em objetos do cotidiano. Reconhecem os eixos de simetria em uma figura plana. Identifica a redução desenhada em malha quadriculada. Calculam e comparam a medida de perímetro e de área de figuras poligonais, desenhadas em malha quadriculada, pela contagem de “quadradinhos” e de metade de “quadradinhos”. Reconhecem frações de quantidades contínuas, relacionando representações pictóricas à representações simbólicas, e reconhecem a representação simbólica de fração de quantidades discretas em situação cotidiana. Resolve problemas contextualizados em situação cotidiana, determinando 25% de uma quantidade, e associa uma representação percentual às suas representações fracionária e decimal.

48 SAEPE 2014 48 O SAEPE - 5º EF – Rede Estadual Percentual de Estudantes por Padrão de Desempenho - Matemática Elementar I – até 150 Elementar II – 150 a 185 Básico – 185 a 220 Desejável – acima de 220

49 SAEPE 2014 49 O SAEPE - 5º EF – Rede Municipal Percentual de Estudantes por Padrão de Desempenho - Matemática Elementar I – até 150 Elementar II – 150 a 185 Básico – 185 a 220 Desejável – acima de 220

50 SAEPE 2014 50 MATEMÁTICA Expectativas de Aprendizagem nos anos Finais do Ensino Fundamental Temas Geometria; Estatística e Probabilidade; Álgebra e Funções; Grandezas e Medidas; Número e Operações.

51 SAEPE 2014 51 Expectativas de Aprendizagem Resumo

52 SAEPE 2014 52 Expectativas de Aprendizagem Resumo deve começar a ser abordada nas intervenções pedagógicas, sem preocupação com a formalização do conceito envolvido deve ser abordada sistematicamente nas intervenções pedagógicas, iniciando-se o processo de formalização do conceito deve ser abordada sistematicamente nas intervenções pedagógicas, iniciando-se o processo de formalização do conceito

53 SAEPE 2014 53 Expectativas de Aprendizagem para os Anos Finais do EF A ideia de medição contempla as medidas relativas a comprimento, área, volume (capacidade), ângulo, tempo, massa e temperatura, sempre em situações que permitam dar significado a essas grandezas;

54 SAEPE 2014 54 Expectativas de Aprendizagem para os Anos Finais do EF Atividades que relacionem a área de algumas figuras planas com a área do retângulo permite o estabelecimento de expressões algébricas que possibilitam generalizar procedimentos de medidas de áreas a outras figuras, levando, assim, à sistematização de algumas fórmulas (áreas de quadrados, paralelogramos, triângulos,...).

55 SAEPE 2014 55 Expectativas de Aprendizagem para os Anos Finais do EF 6º ano EF Resolver e elaborar problemas envolvendo as ideias de perímetro e área (sem emprego de fórmulas); Reconhecer as grandezas: comprimento, área, massa, capacidade, volume e temperatura, e selecionar o tipo apropriado de unidade para medir cada uma delas. Resolver e elaborar problemas envolvendo o cálculo da medida da área de triângulos e retângulos sem utilização de fórmulas.

56 SAEPE 2014 56 Expectativas de Aprendizagem para os Anos Finais do EF 7º ano EF Compreender a noção de equivalência entre áreas de figuras planas, comparando-as por meio da composição e decomposição de figuras; Resolver e elaborar problemas envolvendo os conceitos de perímetro e área de figuras planas; Resolver e elaborar problemas envolvendo o cálculo da medida do volume de prismas retangulares, sem utilização de fórmulas.

57 SAEPE 2014 57 Expectativas de Aprendizagem para os Anos Finais do EF 8º ano EF Resolver e elaborar problemas envolvendo o cálculo da medida de área de triângulos, paralelogramos, com ou sem utilização de fórmulas. Compreender que o volume de um prisma pode ser obtido pelo produto da medida da área de sua base pela medida de sua altura.

58 SAEPE 2014 58 Expectativas de Aprendizagem para os Anos Finais do EF 9º ano EF Resolver e elaborar problemas envolvendo o cálculo da medida da área de triângulos, paralelogramos e trapézios, inclusive pela utilização de fórmulas. Utilizar a razão de semelhança para resolver e elaborar problemas envolvendo o cálculo de área e perímetro de figuras planas semelhantes

59 SAEPE 2014 59 Expectativas de Aprendizagem Resumo

60 SAEPE 2014 60 Vamos observar as Matrizes de Avaliação 9º ano do Ensino Fundamental I - Geometria D1 Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas. D2 Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com as suas planificações. D3 Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos. D4 Identificar relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades. D5 Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas. D6 Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não-retos. D7 Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram. D8 Resolver problema utilizando propriedades dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares). D9 Resolver problema utilizando relações métricas no triângulo retângulo. D10 Resolver problema utilizando razões trigonométricas no triângulo retângulo. D11 Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações. II. Grandezas e Medidas D12 Resolver problema envolvendo o perímetro de figuras planas. D13 Resolver problema envolvendo área de figuras planas. D14 Resolver problema envolvendo noções de volume. D15 Resolver problema utilizando relações entre diferentes unidades de medida. III. Números e Operações/Álgebra e Funções D16Identificar a localização de números inteiros na reta numérica. D17Identificar a localização de números racionais na reta numérica. D18Efetuar cálculos com números inteiros, envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação). D19Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação). D20Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação). D21Reconhecer as diferentes representações de um número racional. D22Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados. D23Resolver problemas utilizando frações equivalentes. D24Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos. D25Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação). D26Resolver problema com números racionais envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação). D27Resolver problema que envolva porcentagem. D28Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas. D29Identificar uma equação ou inequação do 1º grau que expressa um problema. D30Resolver problema que envolva equação do 1º grau. D31Identificar a equação do 2º grau que expressa um problema. D32Resolver problema que envolva equação do 2º grau. D33Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de números ou figuras (padrões). D34Identificar um sistema de equações do 1º grau que expressa um problema. IV. Estatística, Probabilidade e Combinatória D35Resolver problema elementar envolvendo o princípio fundamental da contagem. D36Resolver problema envolvendo probabilidade de um evento. D37Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos. D38Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.

61 SAEPE 2014 61 O tema Grandezas e Medidas Matriz de Avaliação do 9º ano do EF 9º ano do Ensino Fundamental II. Grandezas e Medidas D12 Resolver problema envolvendo o perímetro de figuras planas. D13 Resolver problema envolvendo área de figuras planas. D14 Resolver problema envolvendo noções de volume. D15 Resolver problema utilizando relações entre diferentes unidades de medida.

62 SAEPE 2014 Os Resultados da Avaliação TRI – Matemática – 9º ano EF – Rede Estadual Elementar I – até 225 Elementar II – 225 a 245 Básico – 245 a 280 Desejável – acima de 280

63 SAEPE 2014 Os Resultados da Avaliação TRI – Matemática – 9º ano EF – Rede Municipal Elementar I – até 225 Elementar II – 225 a 245 Básico – 245 a 280 Desejável – acima de 280

64 SAEPE 2014 64 Padrões de Desempenho 9º ano EF Elementar II No domínio de Grandezas e Medidas, ao trabalhar com grandezas geométricas, converte unidades de medidas de comprimento, em especial metro e quilômetro, na medição de diferentes grandezas. Ao lidar com medidas de massa, converte quilograma para grama;

65 SAEPE 2014 65 Padrões de Desempenho 9º ano EF Básico e Desejável Básico: resolve problemas que envolvem cálculo da medida da área de retângulos e compara as medidas da área de figuras poligonais, desenhadas em malha quadriculada, pela contagem de “quadradinhos”;

66 SAEPE 2014 66 Padrões de Desempenho 9º ano EF Básico e Desejável Desejável: resolve problema que envolve o cálculo da medida de volume de um recipiente em formato de um prisma reto, sendo conhecidas as medidas dos comprimentos de suas arestas;

67 SAEPE 2014 67 Padrões de Desempenho 9º ano EF – Rede Estadual Elementar IElementar IIBásicoDesejável 38,419,226,016,4 compreende a ação de medir um comprimento utilizando régua numerada e estabelece as relações entre as unidades de medida de comprimento (metros e centímetros)

68 SAEPE 2014 68 Padrões de Desempenho 9º ano EF – Rede Estadual Elementar IElementar IIBásicoDesejável 38,419,226,016,4 converte unidades de medidas de comprimento, em especial metro e quilômetro, na medição de diferentes grandezas. Ao lidar com medidas de massa, converte quilograma para grama;

69 SAEPE 2014 69 Padrões de Desempenho 9º ano EF – Rede Estadual Elementar IElementar IIBásicoDesejável 38,419,226,016,4 resolve problemas que envolvem cálculo da medida da área de retângulos e compara as medidas da área de figuras poligonais, desenhadas em malha quadriculada, pela contagem de “quadradinhos”

70 SAEPE 2014 70 Padrões de Desempenho 9º ano EF – Rede Estadual Elementar IElementar IIBásicoDesejável 38,419,226,016,4 resolve problema que envolve o cálculo da medida de volume de um recipiente em formato de um prisma reto, sendo conhecidas as medidas dos comprimentos de suas arestas

71 SAEPE 2014 71 Os Resultados da Avaliação TCT – Matemática – 9º ano do EF – Rede Pública D12 Resolver problema envolvendo o perímetro de figuras planas. D13 Resolver problema envolvendo área de figuras planas. D14 Resolver problema envolvendo noções de volume. D15 Resolver problema utilizando relações entre diferentes unidades de medida.

72 SAEPE 2014 72 Os Resultados da Avaliação TCT – Matemática – 9º ano do EF D03 -Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos.

73 SAEPE 2014 73 Os Resultados da Avaliação TCT – Matemática – 9º ano do EF D04 - Identificar relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades.

74 SAEPE 2014 74 Os Resultados da Avaliação TCT – Matemática – 9º ano do EF D18 e D20 – Efetuar cálculos (18) e resolver problemas (D20) com números inteiros

75 SAEPE 2014 75 Os Resultados da Avaliação TCT – Matemática – 9º ano do EF D19 - Resolver problema com números naturais

76 SAEPE 2014 76 Os Resultados da Avaliação TCT – Matemática – 9º ano do EF Efetuar cálculos (D25) e resolver problemas (D26) que envolvam operações com números racionais

77 SAEPE 2014 77 MATEMÁTICA Expectativas de Aprendizagem para o Ensino Médio O estudante já deve reunir as condições necessárias para a compreensão de demonstrações mais elaboradas que conduzam a fórmulas para o cálculo de áreas e de volumes de figuras geométricas.

78 SAEPE 2014 78 Expectativas de Aprendizagem para o Ensino Médio 1º ano EM Mobilizar conceitos e propriedades para estabelecer as fórmulas para determinação da medida da área e do volume de figuras geométricas e utilizá-las na resolução e elaboração de problemas;

79 SAEPE 2014 79 Expectativas de Aprendizagem para o Ensino Médio 2º ano EM Resolver e elaborar problemas de cálculo da medida do volume de alguns sólidos geométricos (cilindro, prisma, pirâmide);

80 SAEPE 2014 80 Expectativas de Aprendizagem para o Ensino Médio 3º ano EM Compreender o princípio de Cavalieri e utilizá-lo para estabelecer as fórmulas para o cálculo da medida do volume de alguns sólidos geométricos; Resolver e elaborar problemas de cálculo da medida do volume de alguns sólidos geométricos (cone e esfera);

81 SAEPE 2014 81 O tema Grandezas e Medidas Matriz de Avaliação do 3º do EM 3º ano do Ensino Médio II. Grandezas e Medidas D11 Resolver problema envolvendo perímetro de figuras planas. D12 Resolver problema envolvendo área de figuras planas. D13 Resolver problema envolvendo a área total e/ou volume de um sólido (prisma, pirâmide, cilindro, cone, esfera).

82 SAEPE 2014 Os Resultados da Avaliação TRI – Matemática – 3º ano EM – Rede Estadual 82 Elementar I – até 250 Elementar II – 250 a 290 Básico – 290 a 325 Desejável – acima de 325

83 SAEPE 2014 Os Resultados da Avaliação TRI – Matemática – 3º ano EM – Rede Municipal Elementar I – até 250 Elementar II – 250 a 290 Básico – 290 a 325 Desejável – acima de 325

84 SAEPE 2014 Os Resultados da Avaliação TCT – Matemática – 3º ano EM – Rede Pública D11 - Resolver problema envolvendo perímetro de figuras planas. D12 - Resolver problema envolvendo área de figuras planas. D13 - Resolver problema envolvendo a área total e/ou volume de um sólido.

85 SAEPE 2014 85 LÍNGUA PORTUGUESA Expectativas de Aprendizagem nos anos Finais do Ensino Fundamental Temas 1. Apropriação do Sistema Alfabético; 2. Análise Linguística (eixo vertical); 3. Oralidade; 4. Leitura; 5. Letramento Literário; 6. Escrita.

86 SAEPE 2014 86 LÍNGUA PORTUGUESA Expectativas de Aprendizagem nos anos Finais do Ensino Fundamental Temas 1. Apropriação do Sistema Alfabético; 2. Análise Linguística (eixo vertical); 3. Oralidade; 4. Leitura; 5. Letramento Literário; 6. Escrita.

87 SAEPE 2014 87 LÍNGUA PORTUGUESA Expectativas de Aprendizagem nos anos Finais do Ensino Fundamental proposta de trabalho escolar com a Língua Portuguesa baseada em uma concepção de linguagem como ação e interação;

88 SAEPE 2014 88 LÍNGUA PORTUGUESA Expectativas de Aprendizagem nos anos Finais do Ensino Fundamental Eixo Leitura eixo central desta proposta curricular; saber ler é condição fundamental para o exercício da cidadania e para a construção de um posicionamento mais autônomo no mundo.

89 SAEPE 2014 89 LÍNGUA PORTUGUESA deve começar a ser abordada nas intervenções pedagógicas, sem preocupação com a formalização do conceito envolvido deve ser abordada sistematicamente nas intervenções pedagógicas, iniciando-se o processo de formalização do conceito deve ser abordada sistematicamente nas intervenções pedagógicas, iniciando-se o processo de formalização do conceito

90 SAEPE 2014 90 Com as Expectativas de Aprendizagem estão apresentadas no SAEPE? Parte da Matriz de Referência de Língua Portuguesa – SAEPE 9º ano do Ensino Fundamental I. PRÁTICAS DE LEITURA D6Localizar informação explícita em um texto. D7Inferir informação em um texto. D8Inferir o sentido de palavra ou expressão a partir do contexto. D9Identificar o tema central de um texto. D10Distinguir fato de uma opinião. D11 Interpretar textos não verbais e textos que articulam elementos verbais e não verbais.

91 SAEPE 2014 91 Com as Expectativas de Aprendizagem estão apresentadas no SAEPE? Parte da Matriz de Referência de Língua Portuguesa - SAEPE 3º ano do Ensino Médio I. PRÁTICAS DE LEITURA D6Localizar informação explícita em um texto. D7Inferir informação em um texto. D8 Inferir o sentido de palavra ou expressão a partir do contexto. D9Identificar o tema central de um texto. D10Distinguir fato de uma opinião. D11 Interpretar textos não verbais e textos que articulam elementos verbais e não verbais.

92 SAEPE 2014 92 Proficiências Médias – Rede Estadual Língua Portuguesa – 9º Ano do Ensino Fundamental Elementar I – até 200 Elementar II – 200 a 235 Básico – 235 a 270 Desejável – acima de 270

93 SAEPE 2014 93 Percentual de alunos por Padrão de Desempenho Rede Estadual Língua Portuguesa – 9º Ano do Ensino Fundamental Elementar I – até 200 Elementar II – 200 a 235 Básico – 235 a 270 Desejável – acima de 270

94 SAEPE 2014 94 Proficiências Médias – Rede Estadual Língua Portuguesa – 3º Ano do Ensino Médio Elementar I – até 225 Elementar II – 225 a 270 Básico – 270 a 305 Desejável – acima de 305

95 SAEPE 2014 95 Percentual de alunos por Padrão de Desempenho Rede Estadual Língua Portuguesa – 3º Ano do Ensino Médio Elementar I – até 225 Elementar II – 225 a 270 Básico – 270 a 305 Desejável – acima de 305

96 SAEPE 2014 96 Proficiências Médias Rede Municipal Língua Portuguesa – 9º Ano do Ensino Fundamental Elementar I – até 200 Elementar II – 200 a 235 Básico – 235 a 270 Desejável – acima de 270

97 SAEPE 2014 97 Percentual de alunos por Padrão de Desempenho Rede Municipal Língua Portuguesa – 9º Ano do Ensino Fundamental Elementar I – até 200 Elementar II – 200 a 235 Básico – 235 a 270 Desejável – acima de 270

98 SAEPE 2014 98 Proficiências Médias - Rede Municipal Língua Portuguesa – 3º Ano do Ensino Médio Elementar I – até 225 Elementar II – 225 a 270 Básico – 270 a 305 Desejável – acima de 305

99 SAEPE 2014 99 Percentual de alunos por Padrão de Desempenho Rede Municipal Língua Portuguesa – 3º Ano do Ensino Médio Elementar I – até 225 Elementar II – 225 a 270 Básico – 270 a 305 Desejável – acima de 305

100 SAEPE 2014 100 Percentual de acerto por descritor Língua Portuguesa – 9º Ano do Ensino Fundamental D6Localizar informação explícita em um texto. D7Inferir informação em um texto. D8Inferir o sentido de palavra ou expressão a partir do contexto. D9Identificar o tema central de um texto.

101 SAEPE 2014 101 Percentual de acerto por descritor Língua Portuguesa – 3º Ano do Ensino Médio D6Localizar informação explícita em um texto. D7Inferir informação em um texto. D8Inferir o sentido de palavra ou expressão a partir do contexto. D9Identificar o tema central de um texto.

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