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10 de junho de 2015 - VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.

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1 10 de junho de 2015 - VDPG

2  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º. semestre de 2015  Público alvo ◦ Docentes que ofereceram vagas em 2015/1º. sem. ◦ Coordenadores de programa de pós-graduação SS ◦ Representantes dos alunos ◦ Docentes que oferecerão vagas em 2015/2º. sem. ◦ Representantes das secretarias dos programas SS

3  Aspectos gerais do Estágio em Docência ◦ Atividades realizadas pelo aluno relacionadas à prática docente ◦ Atividade curricular obrigatória aos bolsistas Capes de doutorado e facultativa aos demais alunos ◦ Contribuir para a formação profissional, mais especificamente, como docente do Ensino Superior  Responsável pela supervisão dos alunos ◦ Atividade supervisionada pelo professor responsável pela disciplina ou curso

4  Atividades curriculares consideradas ◦ Planejamento, preparação e aplicação das estratégias educacionais a serem utilizadas na disciplina: aulas teóricas, aulas práticas, seminários, estudos dirigidos, casos, situações- problema, avaliações etc. ◦ Acompanhamento dos processos de avaliação planejados e aplicados ao longo da disciplina, no sentido de se compreender a lógica, o sistema, os critérios e normas adotados ◦ Elaboração, pelo aluno, de um breve relatório final de estágio, descrevendo as atividades realizadas

5  Estágio em docência ◦ Art. 18. O estágio em docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência, e a qualificação do ensino de graduação sendo obrigatório para todos os bolsistas do Programa de Demanda Social, obedecendo aos seguintes critérios:  I – para o programa que possuir os dois níveis, mestrado e doutorado, a obrigatoriedade ficará restrita ao doutorado;  II - para o programa que possuir apenas o nível de mestrado, a obrigatoriedade do estágio docência será transferida para o mestrado;

6  III - as Instituições que não oferecerem curso de graduação, deverão associar-se a outras Instituições de ensino superior para atender as exigências do estágio de docência;  IV - o estágio de docência poderá ser remunerado a critério da Instituição, vedado à utilização de recursos repassados pela CAPES;  V - a duração mínima do estágio de docência será de um semestre para o mestrado e dois semestres para o doutorado e a duração máxima para o mestrado será de dois semestres e três semestres para o doutorado;  VI - compete à Comissão de Bolsas CAPES/DS registrar e avaliar o estágio de docência para fins de crédito do pós- graduando, bem como a definição quanto à supervisão e o acompanhamento do estágio; Regulamento do Programa de Demanda Social Objetivos do Programa e Critérios para Concessão de Bolsas

7  VII - o docente de ensino superior, que comprovar tais atividades, ficará dispensado do estágio de docência;  VIII - as atividades do estágio de docência deverão ser compatíveis com a área de pesquisa do programa de pós- graduação realizado pelo pós-graduando.  IX - havendo específica articulação entre os sistemas de ensino pactuada pelas autoridades competentes e observadas as demais condições estabelecidas neste artigo, admitir-se-á a realização do estágio docente na rede pública de ensino médio;  X - a carga horária máxima do estágio docência será de 4 horas semanais. Regulamento do Programa de Demanda Social Objetivos do Programa e Critérios para Concessão de Bolsas

8  Convênios em discussão e análise: ◦ Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – formação de nível médio ◦ Universidade Federal do Rio de Janeiro – graduação em saúde coletiva

9  Como foi receber alunos para o Estágio na disciplina?  O aluno teve a oportunidade de participar do planejamento das atividades?  Como o estagiário se inseriu na disciplina?  Como foi a relação do aluno com a turma?  Alguma crítica sobre o relatório de atividades do aluno e a avaliação final do coordenador?  Quais os pontos positivos e os negativos?  O que se pode aperfeiçoar no processo?

10  Críticas sobre o processo de seleção do 1º. Semestre - tempo para seleção e preparação do estágio  Definição de Pré-requisitos para o estágio ◦ Considerar situação do aluno bolsista Capes e orientação.  Disciplina de Introdução à prática docente  Definição e disponibilidade de vagas  Definição sobre disciplinas para estágio - curso de inverno é válido?  O que pode melhorar no fluxo? ◦ Formulário para preenchimento das disciplinas

11 Obrigado pela participação em todo o processo.


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