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"A Gestão da Estratégia e o papel da Liderança em Organizações Públicas"

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Apresentação em tema: ""A Gestão da Estratégia e o papel da Liderança em Organizações Públicas""— Transcrição da apresentação:

1 "A Gestão da Estratégia e o papel da Liderança em Organizações Públicas"

2 Como conduzir as organizações para o alcance de sua visão de futuro? A propósito, sabemos onde nossa organização deve estar daqui a cinco anos? Quais são os desafios para formular, planejar, alinhar, acompanhar, avaliar e revisar uma estratégia? Como implantar um processo para a gestão da estratégia? Como liderar e mobilizar as pessoas para as mudanças que serão necessárias? Essas e outras questões serão tratadas neste painel, a partir da experiência de instituições da área da Saúde.

3 Quem Somos... - Hospital Geral - Grande porte (360 leitos) - Uma sociedade civil, filantrópica, sem fins lucrativos - 117 anos desde a fundação - Localizados na cidade de São Paulo - Força de trabalho contratada direta: 2200 colaboradores - Faturamento anual previsto 2014: R$ 0,65 B

4 Quem Somos... - Uma instituição que possui 12 projetos para o Desenvolvimento Sustentável do SUS – PROADI/SUS: - Entre os projetos: Reestruturação Hospitais Públicos com atuação em 06 hospitais do país: - Hospital Universitário – Salvador - Hospital da Base – DF - HGV – Recife - HGV Teresina - Hospital Barão Lucena – Recife - Hospital Universitário Minas Gerais

5 Contextualização Hospital Edifício D Edifício A Edifício C Edifício B Edifício E

6 Visão de Futuro “ Ser uma instituição de saúde reconhecida pela sociedade por sua excelência em atender seus pacientes de forma integral e individualizada, com ênfase nas áreas de Doenças Digestivas, Circulatórias, Osteomusculares, Oncológicas e Atenção ao Idoso.”

7 Valores Acolhimento - Nos comprometemos com o bem-estar das pessoas. Queremos que elas se sintam bem e compreendidas frente as suas necessidades. Ética - Mantemos o respeito, a integridade e a honestidade em tudo o que fazemos. Comprometimento - Estamos dispostos e disponíveis para cuidar e dar o melhor de nós mesmos. Valorização do colaborador - Aqui, todos são importantes e queremos que cada colaborador se sinta assim. Responsabilidade social - Sabemos que nossos atos podem interferir na sociedade e na natureza e por isso somos cuidadosos com todas as nossas ações. Desenvolvimento Técnico Científico - Um hospital nunca para de se desenvolver. Acompanhamos de perto os avanços da ciência para podermos oferecer o melhor a nossos pacientes. Acolhimento - Nos comprometemos com o bem-estar das pessoas. Queremos que elas se sintam bem e compreendidas frente as suas necessidades. Ética - Mantemos o respeito, a integridade e a honestidade em tudo o que fazemos. Comprometimento - Estamos dispostos e disponíveis para cuidar e dar o melhor de nós mesmos. Valorização do colaborador - Aqui, todos são importantes e queremos que cada colaborador se sinta assim. Responsabilidade social - Sabemos que nossos atos podem interferir na sociedade e na natureza e por isso somos cuidadosos com todas as nossas ações. Desenvolvimento Técnico Científico - Um hospital nunca para de se desenvolver. Acompanhamos de perto os avanços da ciência para podermos oferecer o melhor a nossos pacientes.

8 Posicionamento Estratégico

9 Contexto atual das organizações de saúde Corpo clínico aberto ou corpo clínico fechado? verticalização dos planos de saúde... O conceito de cliente traz na sua essência uma relação comercial Pacientes cada vez mais informados chegam aos Serviços de Saúde Saúde como direito social Relação ganha ganha

10 Transparência Precisão / Competência Sensibilidade Aprendizado e Crescimento Processos Internos Mercado Sustentabilidade Valores: Desenvolvimento Técnico-científico, Responsabilidade Social e Ambiental, Comprometimento, Valorização do Colaborador,alho, Ética, e Acolhimento Promover o desenvolvimento técnico e comportamental de colaboradores e corpo clínico. Praticar um sistema de gestão que garanta transparência, excelência operacional e a implementação da estratégia. Promover o pioneirismo preservando a identidade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Alinhar as soluções de informática às necessidades institucionais. Criar condições de trabalho e promover a saúde do colaborador, caracterizando o hospital como a melhor instituição de saúde para se trabalhar. Fortalecer a participação do corpo clínico em decisões, que sustentem os programas assistenciais, assegurando ganhos mútuos. Desenvolver e qualificar parceiros que viabilizem financeira e operacionalmente o modelo assistencial. Assegurar práticas assistenciais multiprofissionais e custo-eficientes, atuando de forma integrada na cadeia da saúde. “Ser uma instituição de saúde reconhecida pela sociedade por sua excelência em atender seus pacientes, de forma integral e individualizada, com ênfase nas áreas de Doenças Digestivas, Circulatórias, Osteomusculares, Oncológicas e Atenção ao Idoso.” Ser reconhecido pelo paciente como a melhor opção para atendimento das suas necessidades de saúde. Garantir um atendimento eficaz e que respeite a pessoa. Ser a instituição preferida para o exercício da medicina Ser o parceiro de negócio preferencial das operadoras de saúde Contribuir para preservação do meio ambiente. Sustentabilidade ambiental, social e financeira Assegurar a geração de valor econômico-financeiro da instituição garantindo o seu desenvolvimento. Proporcionar ganhos sociais através do aumento na qualidade de vida e da redução dos custos totais na cadeia da saúde Aumentar o conhecimento da marca através de constante divulgação dos resultados clínicos e assistenciais do hospital, em especial das áreas de conhecimento-foco. Assegurar eficiência operacional dos processos de apoio. Fomentar a cultura de preservação ambiental e responsabilidade social. Foco na Excelência Consolidar as áreas de conhecimento-foco através da atuação integral na cadeia da saúde, assegurando a excelência em resultados. Consolidar o Instituto de Ciências e suas parcerias com enfoque no apoio ao ensino e pesquisa. Adequar infra- estrutura e tecnologia para melhor atender ao paciente.

11 GERENCIAIS CADEIA DE VALOR - HAOC 03. Gerir Credenciamento e Contratos Comerciais 04. Gerir Corpo Clínico 05. Gerir Pesquisa e Desenvolvimento Científico/Educacional 01. Desenvolver planejamento estratégico NEGÓCIO SUPORTE Cadeia de Valor : Macro-Processos

12 Quais os desafios para a Estratégia ? Cenário Social Organização: Governança Lideranças Cultura Organização: Governança Lideranças Cultura

13 13 Estratégia Competitiva E Sustentável Estratégia Competitiva E Sustentável Futuro Todos os diretamente envolvidos Periodicamente Business Intelligence

14 14 Desenvolvimento de Líderes orientados para a Estratégia

15 Indicadores Estratégicos – Painéis

16 BI 17/04/2014

17 Painel Bordo Gestão da Saúde do Colaborador

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19 19 Desafios  Necessidades de melhorar processos e reduzir custos ao mesmo tempo;  A pressão por competitividade requer mudanças nos processos e sistemas em um curto espaço de tempo;  O constante aumento pela necessidade de informações no formato digital;  O aumento no número de dispositivos móveis e diversas formas de consultar informações;  A mudança no perfil dos envolvidos no ambiente da saúde (geração X, Y e Z).  Apagão de mão de obra???

20 Onde nossa Organização quer estar daqui a 5 anos? - Com saúde financeira... - Entre as melhores empresas para se trabalhar... - Cuidando cada vez melhor de quem cuida... - Com processos revisitados, padronizados e sistematizados... - Com sólida credibilidade para todas as partes interessadas... - Com Responsabilidade e Sensibilidade Social... - Orientada para sólidos valores.

21 Cultura da Discussão Estratégica...

22 Comunicação da Estratégia... Envolvimento das pessoas

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25 Obrigada! cleusaenck@haoc.com.br


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