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SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO AMBIENTAL

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Apresentação em tema: "SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO AMBIENTAL"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO AMBIENTAL
APOSTILA 4º SEMESTRE Módulo 1 Profa. Lenita Saad Rodrigues

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A Gestão Integrada apresenta a sistemática e as diretrizes do Sistema de Gestão da Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde do local de implantação da Gestão, as quais provêem confiança a todas as partes interessadas em seu desempenho em relação aos requisitos especificados e procurando superar as expectativas do cliente. BREVES CONCEITOS: ISO 14000 O objetivo da ISO é fornecer assistência para as organizações na implantação ou aprimoramento de um SGA – Sistema de Gestão Ambiental. Ela é consistente com a meta de “Desenvolvimento Sustentável” e é compatível com diferentes estruturas culturais, sociais e organizacionais. Um SGA oferece ordem e consistência para os esforços organizacionais no atendimento às preocupações ambientais através de alocação de recursos, definição de responsabilidades, avaliações correntes das práticas, procedimentos e processos. A Diretriz especifica os elementos de um SGA e oferece ajuda prática para sua implementação e aprimoramento.

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Ela tbém fornece auxílio às organizações no processo de efetivamente iniciar, aprimorar e sustentar o SGA. Tais sistemas são essenciais para a habilidade de uma organização em antecipar e atender às crescentes expectativas de desempenho ambiental e para assegurar, de forma corrente, a conformidade com os requerimentos nacionais e/ou internacionais. A ISO inclui os elementos centrais do SGA a serem utilizados para certificação/registro. A ISO inclui princípios e elementos adicionais que a organização poderá considerar. As relações entre elas estão apresentadas a seguir: Usando a ISO – Diretrizes para Princípios, Sistemas e Técnicas de Suporte, ou parte dela, para iniciar e ou aprimorar o SGA. A ISO não é destinada ao uso por entidades de registro Usando a ISO – Especificação do Sistema de Gestão Ambiental, para alcançar certificação por terceiros. A ISO é destinada ao uso por entidades de registro Usando a ISO – Diretrizes ou a ISO – Especificações, para reconhecimento de segunda parte, entre contratados, o que pode ser apropriado para algumas relações comerciais Usando documentos ISO pertinentes. A escolha dependerá de uma série de fatores, tais como:

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Grau de maturidade da organização: se já existir um gerenciamento sistemático, poderá ser facilitada a introdução de um gerenciamento ambiental sistemático Possíveis vantagens e desvantagens, influenciadas pela posição no mercado atual, relações externas Dimensão da organização A diretriz ISO pode ser usada por organizações de qualquer tamanho. Todavia, a importância das Pequenas e Médias Empresas (PME) vem sendo crescentemente reconhecida pelos governos e meios empresariais. A diretriz reconhece e acomoda as necessidades das PME A ISO oferece diretrizes para o desenvolvimento e implementação de princípios e sistemas de gestão ambiental, bem como sua coordenação com outros sistemas gerenciais. Tais diretrizes são aplicáveis a qualquer organização, independente do tamanho, tipo ou nível de maturidade, que esteja interessada em desenvolver, implementar e/ou aprimorar um SGA As diretrizes são destinadas ao uso interno como uma ferramenta gerencial voluntária, não sendo apropriada para uso por parte de entidades de certificação/registro de SGA, como uma norma de especificações. As diretrizes baseiam-se nos elementos centrais da especificação para SGA encontrados na ISO

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ISO 9000 Sistema de Gestão da Qualidade (Guia Internacional para medição de satisfação do Cliente): o objetivo geral deste guia é oferecer às organizações uma maior compreensão das opções disponíveis para coleta de dados sobre satisfação de clientes. Ele inclui diversos exemplos reais de negócios em que a satisfação do cliente é medida de forma contínua, e explica os diferentes métodos que podem ser utilizados para coleta de dados. A edição revisada da ISO 9000 é mais fácil de usar e mais pertinente aos negócios. Ela põe o foco no cliente, vindo daí a exigência de se entender suas necessidades e expectativas. OSHAS 18001 Especificação para sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho: (sigla significa Occupacional Health and Safety Assessment Series) é uma especificação que tem como objetivo fornecer às organizações os elementos de um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SST) eficaz, passível de integração com outros sistemas de gestão (qualidade e meio ambiente, principalmente) de forma a auxiliá-las a alcançar seus objetivos de segurança e saúde ocupacional. Esta especificação define os requisitos de um Sistema de Gestão da SST, tendo sido regida de forma a aplicar-se a todos os tipos e portes de empresas, e para adequar-se á diferentes condições geográficas, culturais e sociais

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BS 8800 Guia para Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho: é um guia de diretrizes, reconhecido mundialmente, para implantação de um sistema eficaz de gerenciamento de questões relacionadas à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Assuntos abordados: Notas explicativas sobre o guia; Elementos do sistema de Gestão SST; Política de SST; Planejamento; Implementação e operação; Verificação e ação corretiva; Análise crítica pela administração; Anexos informativos SA 8000 É a norma de Responsabilidade Social, desenvolvida em 1997 e revisada em 2001 pela Social Accountability Internacional – SAI, uma organização nâo governamental com sede nos Estados Unidos e com representantes de entidades de vários países. A SA 8000 é uma norma voluntária que se baseia em Convenções da OIT – Organização Internacional do Trabalho, na Convenção das Nações Unidas sobre os

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criança, e na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ela abrange nove temas: Trabalho infantil Trabalho forçado Segurança e saúde no trabalho Liberdade de associação e direito à negociação coletiva Discriminação Práticas disciplinares Horário de trabalho Remuneração Sistemas de gestão O sistema de certificação SA 8000 foi estruturado em moldes similares ao esquema internacional de Avaliação da Conformidade por Organismos Certificadores de Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9000) e de sistemas de Gestão Ambiental (ISO 14000). Atualmente, há nove Organismos Certificadores credenciados pela SAI. A certificação de empresas com base na norma SA 8000 se assenta nos méritos comprovados das técnicas de auditoria preconizadas nas normas ISO: Implementação de ações corretivas e preventivas; Incentivo à melhoria contínua;

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E foco na documentação que comprove a eficácia desses sistemas de gestão. Além disso, o sistema de cerificação SA 8000 inclui 3 elementos essenciais para a auditoria (e monitoramento) social: Conjunto de padrões específicos de desempenho com requisitos mínimos; Exigências para que os auditores consultem e entrevistem as partes interessadas, tais como ONG`s, sindicatos patronais e obviamente, de trabalhadores; e Mecanismos de reclamação e apelação, que permitem que trabalhadores individuais, organizações e outras partes interessadas encaminhem questões de não-conformidade em empresas certificadas pela SA 8000. PGR A Gerência ou Gestão de Risco é a arte ou a função que visa a proteção dos recursos humanos, materiais, ambientais e financeiros de uma empresa, quer através da eliminação ou redução dos seus riscos, quer através do financiamento dos riscos remanescentes, conforme seja economicamente mais viável. O conteúdo específico e os processos básicos do Plano de Gerenciamento/Gestão de riscos PGR são apresentados à seguir:

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Identificação de Riscos A identificação de Riscos é, indubitavelmente, a mais importante das responsabilidades do PGR. É o processo através do qual contínua e sistematicamente, são identificadas perdas potenciais (as pessoas, à propriedade e por responsabilidade da empresa), ou seja, situações de risco de acidentes que podem afetar a organização. Para cumprir melhor esta tarefa, o gerente de riscos, antes de tudo, deve obter informações que lhe permitam conhecer em profundidade a empresa. Principais metodologias e roteiros de Identificação de Riscos: Checklists e Roteiros Inspeção de Segurança Investigação de Acidentes Fluxogramas Análise de Riscos Série de Perigos APP - Análise Preliminar de Perigos AMFE – Análise de Modos e Falha e Efeito Técnica de Incidentes Críticos HAZOP – Análise de Operabilidade de Risco 3. Avaliação de Riscos:

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Prevenção (Eliminação e Redução); Financiamento (Retenção/auto-adoção. Auto-seguro) e Transferência (Sem seguro, através de seguro) AAF – Análise de Árvores de Falhas Análise de Árvores de Causa Controle de Danos: programa para identificar, registrar e investigar todos os acidentes com danos à propriedade e determinar o seu custo para a empresa. todas essas medidas deverão ser seguidas de ações preventivas. PCL Toda empresa com potencial de gerar uma ocorrência anormal, cujas conseqüências possam provocar sérios danos a pessoas, ao meio ambiente e a bens patrimoniais, inclusive de terceiros, devem ter, como atitude preventiva um plano de Contingência (ou Emergência). O PLANO DE CONTINGÊNCIA é um documento onde estão definidas responsabilidades, detalhadas sobre as características da área envolvida. É um documento desenvolvido como intuito de treinar, organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar ações necessárias às respostas de controle e combate às ocorrências anormais.

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A EQUIPE DE CONTINGÊNCIAS (ORGANIZAÇÃO DE COMBATE À EMERGÊNCIA –OCE) deve possuir um corpo técnico altamente qualificado para desenvolver e auditar o Plano de Contingência e sempre de forma a atender as necessidades e condições da empresa. As ações p/ controle de emergência devem ser, prioritariamente, no sentido de preservar a vida e a integridade das pessoas, inclusive a dos participantes do Plano de Contingência. Toda informação sobre anomalias externas com o potencial para se transformar em emergências, e que tiver relacionada com as atividades do local em que o PC se refere, deverá ser prontamente verificada. As ações de combate e controle às emergências, terão prioridade sobre as demais atividades do local referente ao PC, e serão exercidas, em tempo integral com dedicação exclusiva enquanto durar a situação. Qualquer acidente que possa vir a apresentar um risco ao meio ambiente deve ser prontamente comunicado à Autoridade Legal. O Plano de Contingência Local – PCL deve contemplar, no mínimo, os seguintes requisitos: Campo de aplicação Atividades do local de implantação/aplicação

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Abrangência do plano e caracterização das instalações do local Hipóteses acidentais Dimensionamento dos recursos Áreas vulneráveis Organização p/ controle de emergências Gerenciamento do plano Auditoria: Segundo OSHAS , auditoria é o exame sistemático para determinar se as atividades e os respectivos resultados estão de acordo com os planos estabelecido e se esses planos foram implementados efetivamente e se são adequados para a política da empresa e para atingir seus objetivos. Trabalho em grupo: Grupo 1 - Apresentação sobre um roteiro de ISO 9000 Grupo 2- Apresentação sobre um roteiro de ISO 14000 Grupo 3 – OSHAS Grupo 4 – BS 7750/8800 Grupo 5 - SA 8000 – Grupo 6 – ISO 26000 Site sugerido: Apresentação 24 e 25/08

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SISTEMAS DA QUALIDADE ISO 9001:2000 E “PDCA” (“Planejar – Fazer – Checar – Agir”) ISO 9000:2000 é uma série de 3 normas. Aqui em Foco a as seções encontradas na ISO 900, uma norma criada para especificar os requisitos de um sistema de gestão da qualidade onde a organização: Visa aumentar a satisfação dos clientes através de uma aplicação efetiva do sistema incluindo processos para melhoria contínua do negócio, e Necessita demonstrar a sua habilidade em prover produtos e serviços que cumprem constantemente com os requisitos dos clientes e regulatórios. Globalmente mais de companhias usam a ISO 9000 para ajudá-los atingir sua organização. Os benefícios que eles encontram são: Consciência melhorada no desempenho de produtos/serviços portanto níveis mais altos de satisfação do cliente Percepção melhorada dos clientes em relação à imagem, cultura e desempenho da organização Produtividade e eficiência melhoradas, o que leva a reduções de custo.

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4. Melhora na Comunicação, moral e satisfação no trabalho – o pessoal compreende o que se espera deles e um do outro 5. Vantagem competitiva e maiores oportunidades de marketing e vendas TODOS NÓS COMPREENDEMOS O QUE É ISO 9001? É uma norma internacional para sistemas de gestão da qualidade e é reconhecida mundialmente. e o que é um Sistema de Gestão da Qualidade? é um sistema de gestão do negócio, de bom senso, documentado, que pode ser aplicado a todos os setores de negócio e a todos os tamanhos de empresas. Se vocês pensarem em um negócio como um conjunto de processos, ele identifica as áreas de processos chaves que necessitam ser enfocados para garantir que a qualidade seja gerenciada efetivamente. Sobre processos... Um processo é uma atividade, apoiada por recursos e pela direção, para permitir a transformação de entradas em saídas. As saídas de um processo freqüentemente constituem a entrada para o seguinte.

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Então... o que a ISO 9001 tem a ver com processos? A ISO 9001 sugere que a aplicação e a gestão de um sistema de processos seja uma forma efetiva de garantir uma boa gestão da qualidade. Para adotar esta “abordagem de processos”, a ISO 9001 inclui uma metodologia PDCA (“Planejar – Fazer – Checar – Agir) que pode ser aplicada a todos os processo e que pode ser brevemente descrita como segue: PLANEJAR: Estabelecer os objetivos e processos necessários para gerar resultados de acordo com os requisitos dos clientes e com as políticas da organização FAZER: Implementar os processos VERIFICAR: Monitorar e medir os processos e produtos em relação às políticas, objetivos e requisitos para o produto e relatar os resultados AGIR: Tomar ações para melhorar continuamente o desempenho dos processos

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Melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade Responsabilidade da direção Clientes Clientes Gestão de recursos REQUISITOS SATISFAÇÃO Medição, análise e melhoria Realização de Produto Produto Entrada RESUMINDO: Saída Um sistema de Gestão da qualidade ISO 9001:2000 se baseia na gestão de processos individuais os quais quando tomados como um todo ajudam a gerenciar efetivamente o negócio inteiro. O modelo PDCA ajuda a gerenciar os processos individuais. Então o modelo de melhoria contínua demonstra as diferentes áreas onde a gestão de processos pode ser aplicada, incluindo a interação da organização c/ os clientes, e como, quando estes estiverem trabalhando em conj., a melhoria contínua poderá ser atingida

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Entendo um pouco mais sobre os FUNDAMENTOS de um bom SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ou... Os 8PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE. 1º Foco no Cliente: O modelo de melhoria contínua apresentado anteriormente é bem simples. Á esquerda no modelo, como entradas ao sistema de gestão da qualidade, temos os requisitos dos clientes e à direita, temos à satisfação dos clientes. Tudo tem a ver com o atendimento das necessidades dos clientes, com o objetivo de aumentar o seu nível de satisfação c/ os produtos e serviços. 2º Liderança: Necessitamos demonstrar e praticar habilidades de liderança sólidas dentro de nossa organização, ou seja, “Lidere dando o exemplo”. 3º Envolvimento das Pessoas: As pessoas são o nosso recurso mais valiosos e portanto, é de importância vital que elas estejam envolvidas em quaisquer decisões executadas no sistema de Gestão da Qualidade. 4º Abordagem de Processo: Apresentado anteriormente quando falamos da aplicação e a gestão de processos e a sua interação.

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5º Abordagem Sistêmica p/ a Gestão: Uma forma segura de melhorar os produtos e serviços e, conseqüentemente, os níveis de satisfação dos clientes, tantos internos quanto externos, é estar consciente de quais sistemas estão instalados e melhorar estes sistemas. 6º Melhoria Contínua: Conhecendo o fazemos e quão bem o fazemos, podemos identificar formas de melhorar tanto nossos sistemas quanto nossos processo. 7º Abordagem Factual p/ Tomada de Decisões: Através da análise de dados, da condução de auditorias internas e análises críticas pela direção, podemos melhorar o desempenho do negócio e a qualidade de nossos produtos e serviços. 8º Benefícios Mútuos nas Relações com os Fornecedores: Comunicando-se e trabalhando com nossos fornecedores, nós podemos garantir que, no processo deles de satisfazer nossas necessidades, eles também possam se beneficiar em termos de custos menores e de desempenho melhorado

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Notem... Que em muitos negócios já se fazem essas coisas sem se darem conta, já que são questões de bom senso. Onde a ISO 9001 pode ajudar, é promovendo uma estrutura para construir sobre estes princípios. Ao final a ISO 9001 é uma ferramenta para melhorar o desempenho do negócio. CLÁUSULA SEÇÃO 4.0 SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE A Cláusula 4.0 estabelece o cenário p/ o restante da norma ISO Ela enfatiza a necessidade de documentar, implementar e manter um sistema de gestão da qualidade e melhorar continuamente a sua efetividade. Esta Seção cobre os requisitos de Documentação, incluindo a necessidade de criar um manual da qualidade e dos procedimentos documentados requeridos pela norma. Tbém requer declarações documentadas da política e dos objetivos da qualidade. Além disso: requer que controlemos os documentos que criamos e que controlemos os registros que demonstram que seguimos o sistema.

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FALANDO ASSIM... PARECE QUE UMA GRANDE QUANTIDADE DE DOCUMENTAÇÃO ESTÁ ENVOLVIDA. Mesmo soando desta forma, esta é uma interpretação errada comum. Muitas empresas estão se tornando engenhosas na forma em que apresentam o seu sistema da qualidade e seu manual. Um sistema da qualidade pode ser uma única página criativa ou um documento muito grande. As organizações devem procurar o que é melhor p/ seus negócios. MAS... DEVEM EVITAR CRIAR UMA DOCUMENTAÇÃO EXCESSIVAMENTE PESADA – Já que essa ´~ao é a intenção da norma. Muitas companhias estão usando softwares de mapeamento de processos e de mapeamento de negócio para claramente identificar que documentação é crítica na aplicação de seu sistema de gestão da qualidade. Muitas outras estão colocando seu sistema da qualidade em intranets ou referenciando material na internet Intranet é uma rede de computadores privativa que utiliza as mesmas tecnologias que são utilizadas na Internet.

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Sobre controle de dados e documentos: Procedimentos e outras informações são somente distribuídas aqueles que realmente necessitam deles, sendo necessário manter apenas um registro do que foi distribuído a quem. Se acontece alguma mudança... Atualiza-se a informação e informa-se às pessoas relevantes, como parte do sistema formal. CONTROLE DE REGISTROS DA QUALIDADE: Que informações precisamos manter? Necessitamos reter informações que demonstram que as atividades estão sendo executadas dentro do sistema da qualidade foram satisfatórias. Por exemplo: Registros de treinamento de pessoal; Contratos submetidos à análise crítica e produtos inspecionados, Bem como evidência de conformidade legal e regulatória.

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Seção 5.0 RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO: Alta direção: No contexto da ISO 9001, alta direção são as pessoas responsáveis por definirem a política da qualidade para um dado local ou atividade. Eles podem ser: o presidente executivo, o gerente local ou um diretor da qualidade administrativo. A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, garante que todo o pessoal esteja consciente das linhas de responsabilidade e que entenda o impacto que suas decisões têm sobre a organização. IMPORTANTE: Nesta seção existe um requisito quanto a uma declaração de comprometimento da alta direção com a qualidade, através da política de qualidade. Seção GESTÃO DE RECURSOS: A Gestão da Qualidade no dia-a-dia e sua efetividade depende do uso de recursos apropriados p/ cd tarefa. Estas incluem as pessoas executando as atividades, as ferramentas que elas têm e os serviços de apoio. Treinamento de pessoal é parte do sistema da qualidade. Assim como é importante que o ambiente de trabalho esteja bem ventilado, iluminado e correto ergonomicamente, treinar os colaboradores na busca da melhoria contínua encaixa-se não no sistema de qualidade, mas também na melhoria da organização como empresa.

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Seção REALIZAÇÃO DE PRODUTO: Realização de produto significa os produtos e serviços que são fornecidos. Quando entendemos o que o cliente quer, necessitamos de processos instalados para garantir que estes requisitos sejam cumpridos e que sua efetividade seja medida. É necessário sempre manter registros de forma que se houver erro eles não sejam mais cometidos, e em caso de sucesso, que esse sejam registrados p/ uso em uma próxima oportunidade IMPORTANTE: Planejar o processo de produção. Planejamento, Recursos de programação e compras, são todos parte deste processo. É preciso garantir que: a provisão de serviços, as instruções de trabalho (as pessoas tem que saber o que estão fazendo), rastreabilidade, preservação, instrumentos de monitoramento e medição estejam todos disponíveis

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COMO SABEMOS O QUE O CLIENTE QUER? Devemos estabelecer os requisitos do ciente desde o início, assim como nos anteciparmos e compreender os requisitos não declarados, tais como em que o produto ou serviço vai ser usado. Ao mesmo tempo, devemos cumprir com os requisitos estatutários e regulamentares. Esta é uma forma de garantir que os clientes recebam o que querem e que a empresa mantenha a qualidade. Mas não para por aí... O FEEDBACK so cliente é parte do sistema de gestão da qualidade, tanto (-) qto. (+). Seção MEDIÇÃO, ANÁLISE E MELHORIA: A Seção 8.0 é a chave p/ um negócio bem sucedido. Ela inclui aquelas medições sendo feitas que nos ajudam a melhorar o negócio e demonstrar conformidade do produto. Geralmente inclui o uso de técnicas estatísticas, caso apropriado O QUE UMA ORGANIZAÇÃO PRECISA MEDIR E ANALISAR? Medir os níveis de satisfação dos clientes é uma boa forma de começar. Auditorias internas, é outra Além de muitas outras possibilidades, incluindo monitoramento e medição dos processos e produtos

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NÃO-CONFORMIDADE – AÇÕES CORRETIVAS E PREVENTIVAS: O objetivo da norma é a prevenção de não-conformidade Isto pode ser feito de 2 formas: as ações corretivas ou preventivas. Ações corretivas devem ser executadas quando se identifica algo que saiu errado. Ações preventivas são mais pró-ativas e são executadas quando se identifica algo que possivelmente poderá dar errado. Passando-lhes uma idéia do que está envolvido no desenvolvimento de um Sistema de Gestão da Qualidade, concluo com os benefícios mais comuns observados pelas organizações: Aumento da competitividade Aumento do moral do pessoal Redução de desperdícios Melhora da conscientização quanto a oportunidades de melhoria.

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SGA E ISO 14001 O QUE SÃO? Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma estrutura desenvolvida para que uma organização possa consistentemente controlar seus impactos significativos sobre o meio ambiente e melhorar continuamente as operações e negócios. A ISO é uma norma internacionalmente aceita que define os requisitos para estabelecer e operar um Sistema de Gestão Ambiental A norma reconhece que organizações podem estar preocupadas tanto com a sua lucratividade quanto com a gestão dos impactos ambientais. A ISO integra estes dois motivos e provê uma metodologia altamente amigável para conseguir um Sistema de Gestão Ambiental Na prática, o que a norma oferece é a gestão de uso e disposição de recursos. É reconhecida mundialmente como o meio de controlar custos, reduzir os riscos e melhorar o desempenho. Não é só uma norma “no papel” ela requer um comprometimento de toda a organização. Se os benefícios ambientais e seus lucros aumentam, as partes interessadas verão os benefícios.

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OHSAS 18001 Enquanto uma organização tenta obter lucros é fácil perder de vista um tema que pode por a perder todos os seus esforços. Hoje, um negócio sem um Sistema efetivo de gestão de saúde e segurança é extremamente vulnerável ao custo do passivo e das horas perdidas, resultantes de acidentes de trabalho. QUALQUER QUE SEJA A NATUREZA, OU O TAMANHO DE UMA ORGANIZAÇÃO, IMPLEMENTAR UM SISTEMA DE GESTÃO DE SAÚDE OCUPACIONAL E SEGURANÇA É UMA QUESTÃO DE BOM SENSO COMO UM REQUISITO LEGAL EM MUITOS PAÍSES DO MUNDO. A OHSAS é um documento que define os requisitos para um OHSMS efetivo. Baseado nos princípios estabelecidos do Planejar – Fazer – Checar – Agir, ele enfoca a redução do risco combinada com um desempenho melhorado. A certificação de um sistema de gestão baseado na OHSAS demonstra a responsabilidade para com os funcionários, clientes e demais partes interessadas, assim como a sociedade em geral, assegurando que a organização faz tudo o que estiver em seu poder p/ reduzir os riscos à saúde e segurança. Isto é combinado com os benefícios de um sistema de gestão genuinamente efetivo o qual o ajudará a reduzir a quantidade de tempo parado que ocorre na organização e ajudará a obter uma força de trabalho altamente motivada, eficiente , produtiva e uma base saudável.

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Os pontos a seguir são as áreas chaves que se deve enfocar ao usar um sistema OHSAS Planejamento de identificação de perigos, avaliação de riscos e controle de riscos - Você identifica perigos, avalia riscos e implementa as medidas necessárias de controle de riscos Programa(s) de gestão OH&S - Mede e monitora o atendimento dos objetivos de desempenho Estrutura e responsabilidade – Estabelece papéis, responsabilidades e autoridades claros para o pessoal que gerencia, executa e verifica as atividades que tem um efeito sobre os riscos OH&S das atividades, instalações e processos da organização. Treinamento, conscientização e competência – Assegura que o pessoal é competente para executar as tarefas que podem impactar sobre o OH&S no ambiente de trabalho Consulta e Comunicação – Assegura que informação de OH&S é comunicada de e para funcionários e outras partes interessadas de forma efetiva Controle operacional – Assegura que as medidas necessárias e condições especificadas estão instaladas para controlar os riscos identificados Preparação e resposta ante emergências – Possui planos e procedimentos implementados para identificar o potencial de situações de emergência e os tempos de resposta subseqüente * OH&S – Occupationa Health and Safety

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Medição e monitoramento de desempenho – Monitora e mede o desempenho de OH&S em base regular. Exercícios: Baseado em pesquisa não só do material apostilado respondam: Porque um SGA é compatível com diferentes estruturas culturais, sociais e organizacionais? O que visa uma organização ao implantar a ISO 9001 ? 2.1. Quais os benefícios? 2.2. Quem se beneficia? 3. Qual a necessidade de se documentar um Sistema de Gestão? 4. O que busca uma organização ao implantar um Sistema de Gestão baseado na OHSAS 18001? 5. Sabemos de conjuntos de normas com relação a Qualidade e ao Meio Ambiente que podem ser certificadas internacionalmente pela International Organization for Standadization. Com relação à Saúde e Segurança no Trabalho e Responsabilidade Social existem normais que integram a padronização e normalização ISO? Px. Aula – Mesa redonda com relação às respostas.


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