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COMPREENDENDO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR

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Apresentação em tema: "COMPREENDENDO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR"— Transcrição da apresentação:

1 COMPREENDENDO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR
Facilitadora: Claudia Pedral Ipiaú – Ba Agost/13

2 COMPREENDENDO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR

3 COMPREENDENDO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR

4 INCLUIR-SE PARA INCLUIR
A INCLUSÃO TRAZ PARA NOSSA CONSCIENCIA ALGUNS PONTOS IMPORTANTES: 1- Termos consciência de quem somos -PROFISSIONAL X CONHECIMENTO PESSOA X EMPATIA

5 INCLUIR-SE PARA INCLUIR
2- SENTIMENTO DE INCLUSÃO X PRECONCEITO 3- QUEM É A CRIANÇA DEFICIENTE?

6 CONHECER PARA INCLUIR SOBRE CONCEITO:
Deficiência: perda ou anormalidade de estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, temporária ou permanente. Incapacidade: restrição, resultante de uma deficiência, da habilidade para desempenhar uma atividade considerada normal para o ser humano. Surge como conseqüência direta ou é resposta do indivíduo a uma deficiência psicológica, física, sensorial ou outra. Desvantagem: prejuízo para o indivíduo, resultante de uma deficiência ou uma incapacidade, que limita ou impede o desempenho de papéis de acordo com a idade, sexo, fatores sociais e culturais

7 CONHECER PARA INCLUIR SOBRE CLASSIFICAÇÃO 1 - DEFICIÊNCIA MENTAL
- Síndromes - Lesões cerebrais - Má formação congênita - Alterações genéticas

8 CONHECER PARA INCLUIR DEFICIÊNCIA VISUAL - Baixa visão - Cegueira
DEFICIÊNCIA AUDITIVA - Surdo

9 CONHECER PARA INCLUIR - Paralisia Cerebral DEFICIÊNCIA FÍSICA
- Lesões Cerebrais - Má formação genética - Traumas ortopédicos

10 CONHECER PARA INCLUIR TRANSTORNOS
TID – TRANSTORNO INVASIVO DO DESENVOLVIMENTO - Transtornos de modo geral - Autismo - Asperge - Síndrome de Reth

11 CONHECER PARA INCLUIR DÉFICITS COGNITIVOS - TDAH
- Distúrbio da atenção - Dislexia - Dificuldade de aprendizagem - Distúrbios psicomotores

12 MAS...COMO SABER?

13 MAS...COMO SABER? NÃO A MEDICALIZAÇÃO NÃO A DIGNOSTICAÇÃO
O QUE POSSO OBSERVAR? NÃO A MEDICALIZAÇÃO NÃO A DIGNOSTICAÇÃO

14 MAS...COMO SABER? 1- AOS 2 / 3 ANOS
A ausência total de linguagem / fala Apatia Falta de integração com o meio Agitação motora Não atende a ordens simples Não explora brinquedos

15 MAS...COMO SABER? AOS 4 / 5 ANOS
Linguagem com omissões, supressões, trocas, gagueiras. Apatia Falta de interação com o meio social Ausência de troca com o meio Agitação motora Não atende e compreende ordens simples/complexas baixa de criatividade Empobrecimento com manuseio de brinquedos Não responde a estímulos cognitivos : cores iniciais e formas; conceitos básicos Inicio do processo alfabético – sem resposta positiva Motricidade atípica Comportamentos atípicos agressividade

16 MAS...COMO SABER? 6 anos - Todos os elementos anteriores
- Ausência de apropriação a conteúdos pedagógicos. - Desenhos empobrecidos – garatujas - Dificuldades para e na alfabetização

17 MAS...COMO SABER? PARA O FUNDAMENTAL 1 E FUNDAMENTAL 2
Todas as anteriores em estágios avançados Não estar alfabetizado Baixa estima Comportamentos agressivos ou inibidos

18 Deficientes???

19


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