A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JAPÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JAPÃO."— Transcrição da apresentação:

1 JAPÃO

2 CLIMAS DO JAPÃO -O clima japonês apresenta uma clara diferenciação entre as estações e sofre a influência de massas de ar frias vindas da Sibéria no inverno, bem como de massas de ar quentes do Pacífico no verão. -Os tufões são comuns entre o fim do verão e o início do outono. O país pode ser dividido em quatro regiões climáticas: a de Hokkaido, de clima subártico, a da costa do Pacífico, temperado, a da costa do Mar do Japão, mais chuvoso, e o da região sudoeste, subtropical. -O clima que predomina na maior parte do território japonês é o temperado. De forma geral, os climas japoneses apresentam chuvas em todos os meses do ano, com amplitude térmica relativamente elevada: verões quentes e invernos suaves ou frios.

3 Florestas japonesas -A presença de elevados índices pluviométricos e clima temperado na maior parte do arquipélago japonês produz ricas florestas e vegetação exuberante, especialmente nas áreas mais afastadas dos grandes centros e nos conservados e bem cuidados parques japoneses.

4 Demografia do Japão A expectativa média de vida no país é de aproximadamente 86,3 anos. -A mudanças na demografia trouxeram uma série de questões sociais, em particular um provável declínio da força de trabalho e o aumento dos custos com a seguridade social. Nota-se também que uma parcela dos jovens prefere não formar famílias quando adultos.

5 Distribuição populacional do Japão
-A distribuição da população japonesa é desigual, onde as maiores densidades ocorrem nas regiões urbanas conurbadas que formam as megalópoles, como por exemplo, o eixo Tóquio-Osaka, trecho mais importante da magalópole japonesa.

6 Industrialização e economia japonesa
-Século XIX -No ano 1868 teve início da Era Meiji, que foi um período de abertura da economia japonesa para o Ocidente. A industrialização e a modernização foram seus traços principais. As medidas mais importantes foram: a criação de infraestrutura, como ferrovias e portos; a instalação de indústrias de bens de produção; os grandes investimentos na educação para obter mão-de-obra qualificada; os investimentos feitos na indústria pelos grupos familiares, ZAIBATSUS, que se tornariam grandes conglomerados.

7 -A Era Meiji, se estendeu até 1912 e foi de fundamental importância para o Japão, porque foi nesse período que o país se modernizou. Tendo o Estado como agente indutor do processo de modernização-industrialização, o Japão emergiu como potência já no início do século XX. Nesse período, o Estado encarregou-se de abrir o país ao exterior, de investir em educação, de implantar a infraestrutura necessária para a industrialização, de abrir as primeiras fábricas e de investir na sua capacitação bélica etc.

8 -Início do século XX - No início do século XX, o processo de industrialização japonês deparou com um problema estrutural que, se não fosse resolvido, poderia inviabilizá-lo: a escassez crônica de matérias-primas e de fontes de energia, a limitação de seu mercado interno. Na tentativa de solucionar esses problemas, o Japão trilhou o mesmo caminho já seguido pelos europeus e norte-americanos, ou seja, procurou expandir-se territorialmente. O imperialismo japonês apoderou-se de vastos territórios no leste e sudeste da Ásia. A fase de maior expansão territorial coincidiu com a Segunda Guerra Mundial, que, no entanto, também marcou o fim do Imperialismo japonês após a sua derrota.

9 -Pós-Segunda Guerra Mundial
-- Depois de ter sido derrotado na Segunda Guerra Mundial, a reconstrução do Japão foi favorecida por vários fatores: os Estados Unidos investiram capital na reconstrução japonesa. A ajuda norte-americana recebeu o nome de Plano Colombo, que correspondeu ao que o Plano Marshall significou para a reconstrução europeia; mais uma vez o Japão investiu maciçamente na educação da população e a presença dessa mão-de-obra qualificada, numerosa e mais barata que a europeia ou norte-americana facilitou a reestruturação econômica e industrial do Japão; as indústrias bélicas transformaram-se em indústrias de alta tecnologia; o governo privilegiou e incentivou as exportações de produtos industrializados; os fatores culturais também contribuíram para essa ascensão; no início da retomada os trabalhadores guardaram seus salários e foi essa poupança interna que permitiu novos investimentos sociais e industriais direcionados pelo Estado.

10 -Final do século XX (Anos 1990)
-O Japão foi responsável pelo crescimento da economia de vários países asiáticos, na qualidade de grande investidor, exportador e importador de mercadorias da região.

11 Século XXI e atualmente
- O Japão sofre com a crescente concorrência comercial e industrial de outras nações asiáticas, com destaque para a China e para a Coreia do Sul.

12 FIM


Carregar ppt "JAPÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google