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PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA: CRIANDO ATIVIDADES E MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Art 170., Área de conhecimento: linguística aplicada.

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1 PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA: CRIANDO ATIVIDADES E MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Art 170., Área de conhecimento: linguística aplicada. Carlos Dobrail Rodrigues Junior. Bolsa de pesquisa Artigo 170. Curso de Letras Português/Inglês, Campus Tubarão. Resultados Como resultados este trabalho produziu uma série de atividades a partir de gêneros do discurso. charge Comentário Conclusões A Proposta Curricular de Santa Catarina (1998) constitui-se em diretriz norteadora do trabalho docente, e como tal fornece uma orientação teórica e metodológica, devendo o professor, a partir destes pressupostos teóricos, construir os conhecimentos necessários a sua atuação. Desde a elaboração da PCSC (1998), muitos trabalhos têm sido elaborados acerca dos problemas relativos à educação, citaremos aqui apenas os trabalhos relativos ao letramento que se fazem posteriores à PC, tendo esta apenas uma pequena menção àquela. Neste sentido, evidencia-se a necessidade de uma atualização da PCSC no campo de ensino de língua materna. Bibliografia REFERÊNCIAS BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2004. ______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BONINI, Adair. Os gêneros do jornal: o que aponta a literatura da área de Comunicação no Brasil. Linguagem em (dis)curso, v.4, n. 1, p , jul./dez BUNZEN, Clecio. O ensino de “gêneros” em três tradições: implicações para o ensino-aprendizagem de língua materna Acesso em 10 fev ______. Os gêneros do jornal: questões de pesquisa e ensino. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZCA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. Palmas/União da Vitória: Kaygangue, p BRESSANIN, Alessandra. Gênero charge na sala de aula: o sabor do texto. Disponível em: < > . Acesso em 13 mar CAZARIN, Ercília Ana. Leitura: Uma prática discursiva. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão. v. 6, n. 2, p , mai./ago DELA JUSTINA, E.W.N. Nível de letramento do professor: implicações para o trabalho com o gênero textual na sala de aula. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 4, n. 2, p , jan./jun FURLANETTO, M.M. Proposta Curricular de Santa Catarina: revisão e perspectivas para a formação docente. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 2, p , 2006. ______. Proposta Curricular de Santa Catarina: Avaliando o percurso, abrindo caminhos. Tubarão, 2007, 4° SIGET. Disponível em: < . GERALDI, J.W. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. PRUDÊNCIO, P. G. Proposta Curricular de Santa Catarina: um lugar de confronto entre o discurso pedagógico e o discurso científico f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão. Disponível em < . Acesso em: 20 jun RIBEIRO, V. M. 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Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998. ______. Proposta Curricular de Santa Catarina: estudos temáticos. Florianópolis: IOESC, 2005. SIGNORINI, I. Gêneros catalisadores: letramento e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006. SILVA, Alessandra A. Pereira. A formação discursiva através de charges. Disponível em: . Acesso em 13 mar SILVA, José R. Carvalho. O gênero tira de humor e os recursos enunciativos que geram o efeito risível. Disponível em: . Acesso em 13 mar SOARES, Magda. Letramento. Educação e Sociedade, v. 23, n. 81, p , dez Disponível em . Acesso em: 9 out SOUZA, Ana C. Luiza. Análise do discurso aplicada em charges e Cartum políticos. Disponível em: < Acesso em 13 de março 2009. VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. 4. ed. Tradução de José Cipolla Neto, Luis Silveira Mena Barreto, Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1998a. ______. Pensamento e linguagem. Tradução Jefferson Luiz Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998b. Apoio Financeiro: Unisul Introdução Este trabalho constitui-se em uma retomada da Proposta Curricular de Santa Catarina (PC-SC, daqui em diante, sempre que conveniente) em sua versão de 1998 (objeto imediato), e envolve o levantamento e o estudo mais atual atinente à questão dos gêneros do discurso, objeto de trabalho da área de Língua Portuguesa nas escolas do Estado. O projeto de pesquisa está inserido na proposta do Grupo de Análise de Discurso, Pesquisa e Ensino – GADIPE, do Curso de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Unisul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de intervenção em que se retoma, revisa e recompõe, para fins pedagógicos, um documento institucional, tratando-se, contudo, do estudo de um caso específico – refletido na formulação da PC-SC em uma área: a de Língua Portuguesa. O objetivo é, a partir do estudo, a construção de atividades correspondentes que poderão ser utilizadas por professores do Ensino Fundamental em práticas sociais específicas. Para tanto, serão avaliados os aportes teóricos e características dos gêneros consentâneos com os fundamentos filosóficos e teóricos da PC-SC. Desta forma, o trabalho aqui desenvolvido pretende promover a adequada formulação dos materiais de estudo, com base no conceito de gênero, para o professor e para o aluno. Metodologia Ao aplicarmos os conhecimentos teóricos para a produção de material didático em acordo com a terminologia baktiniana, utilizaremos as seguintes etapas metodológicas: Caracterização da esfera de circulação; Sempre que possível, estudo sócio-histórico de desenvolvimento do gênero; Caracterização da situação de produção do texto selecionado; Análise do conteúdo temático; Análise da construção composicional; Análise de estilo de gênero; Análise de estilo do autor se for o caso.


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